O misterioso novo cliente do Embraer KC-390
Por Valter Andrade
Em 27 de dezembro de 2024 em São José dos Campos a Embraer assinava um contrato com um cliente não revelado, para a venda de duas aeronaves multimissão KC-390 Millennium. Neste contrato está incluindo um grande pacote de treinamento e suporte, além do fornecimento de peças de reposição.
As aeronaves vão ser especialmente configuradas para atender aos requisitos deste cliente, que deseja um transporte tático de tropas e veículos, ajuda humanitária, gestão de desastres e evacuação aeromédica.
Desde que Bosco da Costa Junior, presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança fez o anúncio, deste novo cliente que é a décima nação a selecionar o C-390, depois de Brasil, Portugal, Hungria, Coreia do Sul, Holanda, Áustria, República Tcheca, Suécia e Eslováquia. Foi gerado uma enorme curiosidade de quem seria este novo usuário.
Fazendo um trabalho de pesquisa em diversos canais de aviação encontramos indícios apontando para o futuro e misterioso usuário, que ainda não se manifestou oficialmente. Mas afinal quem poderia ser este cliente?
De acordo com alguns canais de notícias de aviação da República do Uzbequistão, aquele pais do centro oeste da Ásia seria o novo operador da aeronave brasileira. O governo de Tasquente, capital da nação, vem procurando modernizar sua pequena, mas jovem força aérea criada oficialmente em 1992.
O Uzbequistão manifestou interesse em adquirir a aeronave de transporte militar Embraer KC-390 Millenium e curiosamente, a empresa brasileira anunciou um contrato com um cliente não identificado para o fornecimento de dois KC-390.
A frota de aeronaves de transporte do Uzbequistão consiste principalmente em modelos de fabricação soviética, como o An-12, o An-26 e o Il-76. O país iniciou a atualização dessa frota com a compra de quatro Airbus C-295M, processo que deverá continuar com o KC-390 brasileiro.
Conhecido pela sua versatilidade em missões de transporte, evacuação médica, busca e salvamento e reabastecimento aéreo, o KC-390 fornecerá ao Uzbequistão capacidades semelhantes e superiores às do C-130 Hercules, mas com tecnologias modernas e custos de ciclo de vida potencialmente mais baixos.
Nenhum acordo final ou compra confirmada foi tornado público. Apesar do grande interesse do Uzbequistão como o décimo operador do KC-390, ficamos na expectativa da confirmação oficial.
FORÇAS AÉREAS E DE DEFESA AÉREA DO UZBEQUISTÃO
Aeronaves de Caças das Forças Aéreas e de Defesa Aérea do Uzbequistão:
- Su-25 Frogfoot A – 16 unidades – aeronave de ataque
- Su-25 Frogfoot UB – 4 unidades – aeronaves de treinamento e ataque
- Mig-29 Fulcrum C – 33 unidades caça multimissão
- Mig-29 Fulcrum UB – 6 unidades – treinador multimissão
- Su-27P Flanker B – 18 unidades – caça multimissão
- Su-27C Flanker UB –3 unidades – treinador multimissão
Total de 80 aeronaves de caça ataque e conversão operacional
Aeronaves de Transportes das Forças Aéreas e de Defesa Aérea do Uzbequistão:
- Antonov An-26 Curl – 4 unidades – cargueiro leve
- CASA C-295W – 4 unidades – cargueiro leve
- Antonov An-12 Cub – 2 unidades – cargueiro médio
- Ilyushin Il-76MD Candid – 4 unidades – cargueiro médio
- Ilyushin Il-76TD Candid A – 1 unidade – cargueiro médio
Total de 15 aeronaves de transporte
Treinadores das Forças Aéreas e de Defesa Aérea do Uzbequistão:
- Aero L-39C Albatros – 6 unidades – treinador avançado
Total de 6 aeronaves de treinamento avançado
Helicópteros das Forças Aéreas e de Defesa Aérea do Uzbequistão:
- Mil Mi-24P Hind F – 21 unidades – helicóptero de ataque
- Mil Mi-35M Hind E – 12 unidades – helicóptero de ataque
- Aerospatiale H125M / AS 550C3 Fennec – 10 unidades – helicóptero de uso geral
- Airbus H215M / AS 532AL Cougar – 8 unidades – helicóptero de transporte
- Mil Mi–8T Hip–C / Mi–8MTV / Mi–171E Hip – 42 unidades – helicóptero de transporte
Total de 93 helicópteros
FONTES CONSULTADAS
Com certeza é o Uzbequistão, que já tinha o financiamento aprovado. Para esse ano, a onda de C-390 pela Europa deve aumentar. Além de potenciais acordos em mercados selecionados como a Ásia.
Esperemos que saia também o primeiro cliente latino e potenciais venda na África, nomeadamente Marrocos e África do Sul
Acredito que possa ser a Polônia ou algum país do leste europeu,ambos interessados no KC-390.
Do jeito que a Polônia vem gastando acho difícil eles comprarem somente 2. Não creio que este cliente seja a Polônia.
E a Polônia tem histórico de comprar equipamentos militares em segredo? E a Polônia compraria apenas duas unidades?
Tudo aponta para o Uzbequistão mesmo. E se não forem eles, é um país semelhante, com condições semelhantes. Isso tem tudo para ser Ásia ou África.