F-22 e F-35 em missão integrada de treinamento - foto USAF

Falando em um programa da televisão nacional iraniana sobre o recente exercício militar realizado em todo o país pelo IRGC (Corpo de Guardiões da Revolução Islâmica) e pelo Exército, o General Alireza Shaykhian, Comandante da Unidade de Defesa Aérea da Força Aeroespacial do IRGC, afirmou que, apesar de identificar caças F-22 e F-35 não ser fácil, o Irã desenvolveu sistemas de defesa aérea de forma autônoma para confrontar essas aeronaves avançadas.

“Temos planos para os caças F-22 e F-35”, disse o general Shaykhian.

“Após o desempenho bem-sucedido do sistema [de defesa aérea] Dey-9 no exercício conjunto de defesa aérea do país, codinome Poder, um grande número desses sistemas será incorporado ao anel de defesa do país”, acrescentou.

O 9-Dey é um avançado sistema de mísseis terra-ar iraniano projetado para interceptar e destruir uma variedade de ameaças aéreas, incluindo caças, drones e mísseis de cruzeiro, com alcance de disparo de 5 a 30 km e altitude de até 20 km

“O desempenho bem-sucedido desse sistema, junto com sistemas como o Dezful e o Khordad 3 no exercício conjunto de defesa aérea do país, demonstrou que a alegação de destruição da defesa do Irã feita pelos sionistas era falsa”, afirmou o alto comandante do IRGC.

As forças armadas iranianas realizaram recentemente o exercício Payambar-e Azam (O Grande Profeta) 19 como parte dos exercícios anuais denominados Power Drills no país.

FONTE: Mehr News Agency

SAIBA MAIS:

A Força de Defesa Aérea da República Islâmica do Irã

Subscribe
Notify of
guest

23 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Afonso Bebiano

Eu imaginava que o Qaher-313 seria mais do que suficiente para dar conta dos F-22 e F-35.

Last edited 3 horas atrás by Afonso Bebiano
GM.ia

Seria um desperdício usar os Qaher-313 numa missão tão prosaica.
Pelo anunciado, o 313 é capaz de abater os F22 e os F35 sem sequer sair do solo.
Chuck Norris teria afirmado: “Não temo nada, mas respeito os Qaher-313 como adversários dignos”

Brito

Interessante..

Helio Eduardo

Eu não vou subestimar a notícia ou tomá-la por falsa logo de cara. Propaganda faz parte do negócio, mas semrpe me forço a lembrar que o Irã está em uma cruzada de vida ou morte com EUA, Israel e o Ocidente. Se a dupla F-35 e F-22 está no grupo das armas inimigas mais temidas, natural que invistam muito em equipamentos que possam reduzir a vantagens dessas armas.
E, como quase tudo por aqui, a efetividade só será conhecida quando houver um conflito…

carcara_br

Lembra bastante o BUK, principalmente o radar integrado ao lançador de mísseis provavelmente com um sistema ótico pra auxiliar a busca, e travamento de alvos. Pelas distâncias e altura máxima de lançamento vão pegar esses caças stealth nas melhores condições possíveis, imaginando que eles voarão acima dos 10.000m, ou seja, vistos por baixos com as barrigas achatadas apontadas para os radares. É uma questão de planejamento, como vão distribuí-los e em quais quantidades.

Heinz

Não concordo com o sistema de governo do Irã, entretanto, é inegável os esforços deles no âmbito da defesa, gostaria que nós brasileiros tivéssemos o mesmo ímpeto, estamos em pleno 2025 e nossas forças armadas ainda não possuem um misero sistema de defesa AA de médio alcance, isso é inadmissível para o maior país da américa do sul, a economia mais forte deste “continente” sulista. Pode ser propaganda? pode. Mas parece que eles estão sempre estudando e lançando novos projetos, e por aqui NADA.

JuggerBR

Aqui a elite corporativa parasita habitando os três poderes suga todos os recursos, sobra nada pra investir.

Kornet

A do judiciário e do legislativo que o digam.

JuggerBR

Israel acrescentou mais uns alvos pra lista do dia 1…

Rodrigo

Game changer no oriente médio.

Marcos

Alguém conhece as especificações do sistema?

Paulo Montezuma

Quem sabe, além desse sistema de defesa, teremos os primeiros combates entre caças de 5ª geração: F35 de Israel contra os Qaher 313 iranianos

GM.ia

Acho inadequado comparar essas duas aeronaves: os Qaher 313 são muito superiores.

Marcelo

Na verdade poucos conhecem, mas os modelos F22 JC são capazes de detectar os sinais dos radares e determinar sua posição, destruindo-os. Esses aviões fizeram a primeira parte do trabalho no ataque de Israel ao Irã. Por isso os S-300 foram inúteis. Só não divulgaram que foram os americanos que fizeram esse trabalho, a partir da base na Alemanha.

BraZil

Primeiro vou falar sério: Não adianta ter radar para detectar a ameaça, se não tiver meios para impedir a destruição do próprio radar. Com relação ao F22 e F35, o primeiro quase não decola mais e o segunda quase não se mantém voando. Melhor se preocupar mesmos com os F15 e F16 …

Jozimar Rodrigues

É tanta falácia com esses aviões F22 e F35 e pouco se vê sobre combate real, se os EUA tivessem tanta certeza poderiam ter testados os mesmos na Ucrânia, dar F16 ou QQ um desses é praticamente a mesma coisa, ou será que não confiam nos seus próprios aviões assim? É mais fácil atacar os pés de chinelos terroristas.

Hcosta

Israel fez há pouco tempo um ataque ao Irão com caças F-35 e vem com essa de não ter combate real?

Kleber Peters

Um F-16C com JSOW já inutiliza este sistema. Ela tem alcance em baixa altitude de 22 KM e em alta altitude de 130 KM. Se for num F-35 então. 30 KM é muito pouco de alcance.

Padofull

Quando leio que o Irã está desenvolvendo um novo drone, um novo míssel, um novo avião, um novo blindado, uma nova embarcação, novas instalações… Eu só penso: um novo alvo de treinamento israelense!

Paulo

O caso do Irã é o típico desperdício de dinheiro com geringonças com tecnologia do século XX, não possuem know-how, não tem expertise, pelo tempo, desde a década de 1980 já era pra se compararem tecnologicamente, pelo menos, com a Turquia, mas nem isso. A Ucrânia por possuir o know-how do parque bélico da era soviética, logo vai se equiparar a Rússia e provavelmente com armas nucleares, pois era onde as aramas nucleares soviéticas eram construídas e armazenadas. O lado bom dessa queima de dinheiro dos aiatolás é que vai acelerar a queda do regime, que ja está perdendo sua… Read more »

Godofredo Nadler

Papo furado do Irã. Apenas propaganda para amenizar a insustentável situação dos Aiatolás hoje

Eu mesmo

Irã desenvolveu sistema pata derrubar F22, kkkk, Israel pisou do jeito que quiz no território do Irã e nem ficou sabendo quem esteve lá.
Conta outra que essa foi boa.

Paulo

Queria ter a autoestima desse general iraniano, as defesas aéreas do Irã não suportam os F-16I Sufa de Israel, que destruiu seu principal projeto nuclear mês passado, o que dirá então dos F-35. O Irã tem que primeiro ultrapassar a barreira tecnológica do século XX antes de pensar em falar algo diferente de como não ser aniquilado pela IDF.