A versão atualizada da aeronave de treinamento Hürkuş, da Turquia, completou com sucesso seu primeiro voo no dia 30 de dezembro.

O voo, realizado na base aérea de Mürted, na capital Ancara, seguiu os testes em solo. Durante a jornada de 20 minutos, a aeronave atingiu uma altitude de 6.500 pés e uma velocidade de 140 nós, informou a Turkish Aerospace Industries (TUSAŞ) em um comunicado na plataforma X.

O desenvolvimento do Hürkuş atualizado começou em 3 de maio de 2021, como parte dos esforços para aumentar a nacionalização da indústria de defesa da Turquia. A TUSAŞ destacou que a nova versão da aeronave apresenta peso estrutural reduzido e melhorias aerodinâmicas, além de componentes produzidos localmente, como canopis, sistemas de refrigeração, bombas hidráulicas, rádios e sistemas de Identificação Amigo ou Inimigo (IFF).

Durante o voo, a aeronave exibiu um desenho feito pela filha de Zahide Güçlü Ekici, uma funcionária da TUSAŞ que estava entre os cinco mortos em um ataque terrorista ocorrido na sede da empresa em outubro. O ataque foi reivindicado pelo PKK.

As entregas da nova versão do Hürkuş começarão no próximo ano, com as primeiras 15 unidades destinadas às Forças Armadas Turcas. As 40 unidades restantes serão entregues até 2027.

“Ver nossos sonhos se tornarem realidade, um a um, mostra o quão perto estamos de nossos objetivos futuros”, afirmou o gerente geral da TUSAŞ, Mehmet Demiroğlu, em uma publicação na plataforma X. “Gostaria de agradecer a todos os meus colegas que contribuíram para este voo.”

VÍDEO: Nova versão do Hürkuş em voo inaugural

 

LEIA TAMBÉM:

Turquia inicia corte de aço para porta-aviões, destróier e submarino de projeto nacional

Subscribe
Notify of
guest

13 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments