Os líderes do Eurofighter e da NETMA (a Agência de Gestão Eurofighter e Tornado da OTAN) assinaram hoje, em Roma, o contrato para até 24 Eurofighters para a Força Aérea Italiana.

O anúncio ocorre em um momento estrategicamente importante para o programa Eurofighter, sucedendo à assinatura do contrato na última sexta-feira (20 de dezembro) para 25 Eurofighters para a Força Aérea Espanhola.

Os novos jatos Eurofighter Typhoon italianos substituirão as versões Tranche 1 atualmente em serviço na Itália.

Giancarlo Mezzanatto, CEO da Eurofighter, declarou: “A decisão da Itália de adquirir mais 24 jatos é, sem dúvida, uma notícia fantástica para o nosso programa, demonstrando ainda mais a força e a importância que o Eurofighter Typhoon traz para a Europa.

“Durante os últimos sete dias, vimos dois dos quatro países principais do Eurofighter assinarem novos contratos, com um claro desejo de modernizar suas forças aéreas, confirmando o papel crucial que atribuem às nossas aeronaves.”

Stefano Pontecorvo, presidente da Leonardo, afirmou: “O nível de tecnologia entregue pelo programa Eurofighter ao longo dos anos é inquestionável. Seu sucesso também evidencia as notáveis sinergias entre a indústria e as instituições.

“Estamos orgulhosos do que construímos juntos e comprometidos em continuar contribuindo para garantir que a Itália e todas as outras nações parceiras continuem recebendo o nível de capacidade que merecem.”

Lorenzo Mariani, co-diretor-geral da Leonardo, comentou: “Este contrato é um marco importante para o programa Eurofighter na Itália.

“Desde sua concepção, ele desempenhou um papel crucial na defesa e segurança nacional, além de no desenvolvimento de tecnologias avançadas e na geração de empregos para milhares de profissionais qualificados. Com este novo pedido, o programa entregará capacidades ainda maiores e retornos econômicos por muitos anos.”

AVM Simon Ellard (aposentado), gerente-geral da NETMA, afirmou: “Os 24 aviões adicionais para a Itália representam mais um momento de orgulho para o programa Eurofighter.

“O pedido aumentará as capacidades de combate aéreo da Força Aérea Italiana e proporcionará segurança para a Itália, a Europa e a Aliança da OTAN.

“O pedido, que segue o contrato para 25 jatos adicionais para a Força Aérea Espanhola assinado em 20 de dezembro, demonstra que o Eurofighter Typhoon continua sendo a espinha dorsal da defesa aérea europeia.”

Assim como no novo pedido Halcon II da Espanha realizado na semana passada, os novos Eurofighters italianos serão equipados com aviônicos avançados, sistemas de armas aprimorados capazes de operar o Brimstone III e o Meteor, novos sensores e conectividade melhorada.

Com uma vida útil que se estende bem além de 2060, suas capacidades técnicas permitirão a plena integração ao futuro ambiente de combate aéreo europeu.

FONTE: Leonardo

Subscribe
Notify of
guest

3 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments