El Al suspende todos os voos para Moscou após acidente com E-190 da Azerbaijan Airlines
A companhia aérea israelense El Al suspendeu todos os voos de Tel Aviv para Moscou por uma semana “à luz dos desenvolvimentos no espaço aéreo russo”, depois que um avião da Azerbaijan Airlines caiu na quarta-feira no Cazaquistão.
“Durante a próxima semana será realizada uma nova avaliação da situação para decidir se a rota será retomada”, afirmou a companhia aérea em comunicado.
Evidências crescentes sugerem que o avião foi abatido acidentalmente pela defesa aérea russa enquanto interceptava drones ucranianos.
O voo J2-8243 Baku-Grozny caiu em 25 de dezembro perto de Aktau (Cazaquistão) e 38 pessoas morreram, 3 delas tripulantes, e 29 sobreviveram.
A companhia aérea do Azerbaijão indicou esta sexta-feira que o avião sofreu “interferência física e técnica externa”, conforme indicam os “resultados preliminares” da investigação.
A autoridade da aviação russa reconheceu esta sexta-feira que drones ucranianos realizaram um ataque contra duas cidades da Chechénia, incluindo Grozny, e decidiu aplicar um “plano de contingência” na zona que coincidiu com o voo do avião da Azerbaijan Airlines que mais tarde caiu.
A maioria dos mortos eram azerbaijanos, embora também houvesse russos e cazaques, segundo a agência de notícias Kazinform.