O que sabemos até agora sobre o acidente com jato comercial E-190 da Azerbaijan Airlines e produzido pela Embraer (como confirmado pela mídia pró-governo):

  1. Ataque da Defesa Aérea Russa: O avião foi atingido por um sistema de defesa aérea russo Pantsir.
  2. Pouso de Emergência negado: A Rússia se recusou a permitir que a aeronave danificada pousasse em três aeroportos próximos, apesar de sua condição crítica.
  3. Bloqueio GPS: O avião foi submetido a bloqueio GPS extremo, forçando-o a desviar sobre o Mar Cáspio e, eventualmente, pousar em Aktau, Cazaquistão.
  4. Tentativa de Esconder Evidências: O desvio para sobrevoar o Mar Cáspio foi uma tentativa deliberada de fazer com que a aeronave caísse no mar, eliminando qualquer evidência de um ataque.
  5. Exigências do Azerbaijão: O governo do Azerbaijão exige reconhecimento oficial, um pedido formal de desculpas e responsabilidade pelos responsáveis pelo ataque.

FONTE: AzeriTimes

NOTA DO EDITOR: esta é a segunda aeronave produzida pela Embraer com evidências de que foi derrubada por sistemas de defesa antiaéreo russo. O outro caso ocorreu no ano passado e acabou matando o chefe do Grupo Wagner, Yevgeny Prigozhin. A Embraer não foi convidada a participar das investigações no caso anterior.

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

21 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments