Embraer assina contrato para duas unidades do C-390 Millennium com cliente não revelado
Nova encomenda destaca o crescente interesse nesta aeronave de última geração
São José dos Campos, 27 de dezembro de 2024 – A Embraer (NYSE: ERJ; B3: EMBR3) assinou hoje um contrato com um cliente não revelado, para a venda de duas aeronaves multimissão C-390 Millennium. O contrato também inclui um abrangente pacote de treinamento e suporte, assim como o fornecimento de peças de reposição.
As aeronaves serão especialmente configuradas para atender aos requisitos do cliente, que incluem transporte tático de tropas e veículos, ajuda humanitária, gestão de desastres e evacuação aeromédica.
“Estamos honrados com a escolha deste novo cliente pelo C-390 Millennium. Essa aeronave está redefinindo os conceitos de aviação de transporte militar com uma combinação imbatível de tecnologia de ponta, confiabilidade e baixos custos operacionais, aliados a um desempenho excepcional”, diz Bosco da Costa Junior, presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança.
O novo cliente é a décima nação a selecionar o C-390, depois de Brasil, Portugal, Hungria, Coreia do Sul, Holanda, Áustria, República Tcheca, Suécia e Eslováquia. O C-390 representa o que há de mais moderno no transporte aéreo militar com capacidade multimissão e interoperabilidade incorporadas de fábrica.
Desde que entrou em operação na Força Aérea Brasileira, em 2019, na Força Aérea Portuguesa, em 2023 e, mais recentemente, na Força Aérea Húngara, em 2024, o C-390 comprovou sua capacidade, confiabilidade e desempenho. A frota atual de aeronaves em operação acumulou mais de 15.500 horas de voo, com uma taxa de capacidade de missão de 93% e taxas de conclusão de missão acima de 99%, demonstrando produtividade excepcional na categoria.
O C-390 pode transportar mais carga útil (26 toneladas) em comparação com outras aeronaves de transporte militar de médio porte e voa mais rápido (470 nós) e mais longe, sendo capaz de realizar uma ampla gama de missões, como transporte e lançamento de carga e tropas, evacuação aeromédica, busca e salvamento, combate a incêndios e missões humanitárias, operando em pistas temporárias ou não pavimentadas, como terra batida, solo e cascalho. A aeronave configurada com equipamento de reabastecimento em voo, com a designação KC-390, já comprovou sua capacidade de reabastecimento aéreo tanto como reabastecedor quanto como receptor, neste caso, recebendo combustível de outro KC-390 utilizando pods instalados sob as asas.
Sobre a Embraer
A Embraer é uma empresa aeroespacial global com sede no Brasil. Fabrica aeronaves para a aviação comercial e executiva, defesa e segurança e clientes agrícolas. A empresa também fornece serviços e suporte pós-venda por meio de uma rede mundial de entidades próprias e agentes autorizados.
Desde a sua fundação em 1969, a Embraer já entregou mais de 9.000 aeronaves. Em média, a cada 10 segundos, um avião fabricado pela Embraer decola de algum lugar no mundo, transportando mais de 150 milhões de passageiros por ano.
A Embraer é líder na fabricação de jatos comerciais de até 150 assentos e é a principal exportadora de bens de alto valor agregado do Brasil. A empresa mantém unidades industriais, escritórios, centros de serviços e de distribuição de peças nas Américas, África, Ásia e Europa. A sede da Embraer na Ásia Pacífico é em Singapura, e a sede na China é em Pequim.
DIVULGAÇÃO: Embraer
Quem seria esse cliente misterioso?
Seria o Mister M?
Provável…. comendo cuscuz.
México ou Grécia
https://www.aereo.jor.br/2024/10/30/governo-do-marrocos-assina-acordo-de-cooperacao-aeroespacial-com-a-embraer/
Vai uma dica.
ITÁLIA
Não acredito. A Itália é cliente para no mínimo uns seis C/KC-390 (fora que há a questão do M-346, seria um anúncio com toda pompa se concretizasse)
Burundi
África do Sul.
Ucrânia
Ai o senhor pegou pesado kkkk
Ucrânia! Pouco provável…os “investimentos” nesse país tendem a diminuir…A Ucrânia possui outras necessidades urgentes.
Cliente misterioso assim, estou achando que não se trata de uma nação, mas sim, de uma mega companhia de mercenários. Blackwater talvez?
Loompaland?
A embraer chegou a divulgar uma imagem com as bandeiras de Chile e Marrocos a alguns meses. Acredito que possa ser um desses
No começo do ano estavam especulando a venda de 2 unidades para o Uzbequistão. Eu apostaria na confirmação da venda para o país asiático:
“A Embraer estaria perto de fechar a venda de dois aviões multimissão C-390 Millennium para o governo do Uzbequistão. A informação consta da ata de uma reunião do Comitê de Financiamento e Garantia das Exportações (Cofig), realizada em 25 de abril”.
https://www.airway.com.br/uzbequistao-pode-ser-o-novo-cliente-do-embraer-kc-390/
Que comecem os chutes! O meu é Marrocos
marrocos é aliado americano, certamente já deve ter seus C-130 Hércules
EDITADO
COMENTARISTA BLOQUEADO.
Colombia
A quantidade de apenas 2 exemplares parece indicar um país de pequenas dimensões e/ou baixo orçamento. Talvez algum país da África ou Sudeste Asiático.
Completando então 10 nações que escolheram o KC-390. Nada mal para um avião que, segundo alguns, não seria escolhido por ninguém além do Brasil e talvez Portugal!!!
Vader
O Vader saiu da Trilogia antes do KC-390 aparecer.
Era o Mauricio, que implicava com tudo que fosse produzido no Brasil.
Tinha o Maurício R.
Ele implicava com tudo da Embraer, mas não com tudo que era do Brasil.
E tinha o Roberto Santana que é fã do C-130 e dizia o KC-390 não tinha chance por ser pior, mais feio e fabricado no Brasil.
Não, ele saiu lá por 2012 com o projeto já em estado adiantado, mas tvz quem implicasse mais mesmo foi o Maurício que citaram acima… nossa, faz tempo.
Discordo.
O Vader ainda está na Trilogia, só que com outros nomes.
“A lebre da neve troca a cor da sua pelagem para o branco, a fim de não ser vista no inverno”…
Não se iludam, tem muito “metamorfo” por aqui…rsrs…
Nah, era um tal Maurício
Acho que era esse Mauricio mesmo
Imediatamente me veio a mente o Chile… bom, a ver quem foi mais para frente.
A FAB para aliviar seu caixa cederá lugar nas suas entregas para a Embraer atender as encomendas recentes?
Olá Marcos. Creio que foi o FernandoEMB comentou algo sobre isto. A FAB tem um contrato para a entrega de uma unidade por ano e a linha de produção teria, pelo que lembro, capacidade de produzir até 12 aviões por ano. Deste modo, há slots na linha de produção para incluir novas encomendas sem afetar a cadência de entregas para a FAB.
Já vi entrevista com o Jackson Shneider para a Jane’s, num desses grandes eventos de defesa antes da pandemia, dizendo que era possível produzir até 18 unidades de KC-390 por ano.
Na época, achava muito otimista pelas encomendas ainda muito limitadas. Pelo que se tinha, se produzisse 4 por ano era para comemorar.
Já hoje, não acho difícil atingir esses 18 por ano não.
Grato pela resposta. Vou ficar atento aos próximos comentários do FernandoEMB.
O Fenando sabe muito.
Cuba, kkk…
Sei que é uma piada mas eu juro que não duvido minimamente disso, e pior, financiado camaradamente pelo BNDES.
Não seria possível, já que o KC-390 possui muitos componentes americanos. E segundo a Embraer, é na casa dos 60% de componentes de origem americana.
Não sei… pode ser que sim. Ninguém sabe até perguntar.
O BNDES serve para financiar exportação. Todo financiamento tem um seguro para o caso do calote. O custo do seguro está incluído no valor do financiamento..
ainda esta discussão…
Nem todo empréstimo tem seguro.
Inclusive Cuba deu um calote de US$ 600 milhões no BNDES para construir o Porto de Mariel.
Ou alguma seguradora pagou essa dívida e não estou sabendo?
Com certeza não.
Ninguém assumiu esse mico. Nem a seguradora do BB.
Inclusive, um seguro dessa magnitude precisa ser estruturado com co-seguros, resseguros e retrocessões. Nem se querendo muito resolver numa canetada se conseguiria estruturar essa engenharia de crédito.
Ola GFC… há bastante tempo, quanto o pessoal ficava repetindo as mesmas coisas sobre o porto em Cuba, escrevi para o BNDES por meio da Lei de Acesso.. e perguntei se o BNDES arca com o prejuízo quanto acontecia um calote de um financiamento.
O Banco respondeu que as operações de crédito possuem um seguro e qua o BNDES não tem prejuízo mesmo quando não há pagamento.
Inclusive, pelo que lembro, coloquei o texto do email em um comentário.. mas quem quiser pode perguntar de novo ao BNDES
a resposta vem relativamente rápida.
Sim, o seguro foi o Tesouro. Ele ressarciu o banco. Trabalhei 5 anos no IRB. Repetindo, um seguro dessa magnitude não é aceito sem uma engenharia securitária por trás. É um valor muito alto, onde a seguradora não consegue se estabelecer dentro dos parâmetros de segurança regulados na SUSEP, assumindo o risco sozinho. Um sinistro assumido dessa magnitude quebra quase todas as seguradoras do mundo, tirando uma dúzia de 10 ou 11. Por isso, se fazem co-seguros, isto é, um contrato dividido em cotas entre mais de uma seguradora. Mas estas seguradoras resseguram boa parte do risco, mais de 50%,… Read more »
bem.. então tem que perguntar de novo para o BNDES… lá atrás era esta mesma discussão.. tem isso, tem aquilo, tem aquilo outro… usei a Lei de Acesso para peguntar direto ao BNDES.. copie e colei a resposta do banco em um comentário.. acho que foi em 2021.. 2022.. ainda era pandemia. Talvez seja até mais adequado que vocẽ, tendo o background, saiba fazer a pergunta mais apropriada.. e depois cola aqui na trilogia. Vai ver, fiz uma pergunta mais formulada ou entendi a resposta errada…Pode acontecer… melhor mesmo é ir na fonte primária. estas discussões se tornaram chatas a… Read more »
eu lembro que peguei um livro desse que vc indicou e achei bem m… só um choro mal embasado, nem terminei de ler, tem um vídeo do Manual de história, que mostra discurso do Hitler, historia do movimento trabalhista na alemanha, e na Itãlia, fontes primárias,
Que bom que leu… Pelo menos fez opinião… Tem gente que tem opinião e nunca leu nada…
É feito a bíblia… Tem mais ateu que leu a bíblia que católico crisnado
Legal entender o sistema de seguros no Brasil, tem mais onde possa ler?
Então… vocẽ tem a Lei de Acesso para perguntar para o BNDES.
Quando estas discussão apareceu há alguns anos, perguntei ao BNDES o que aconteceria se um governo estrangeiro deixasse de pagar algum financiamento, ficaria o prejuízo com o Banco? A resposta foi simples. Todo empréstimo tem um seguro e o BNDES não terá prejuízo mesmo que não sejam pagasa as parcelas..,
Talvez vocẽ possa resgatar este comentário meu… pelo que lembro, inclui o texto do email do BNDES… mas claro, vocẽ pode fazer o mesmo e tirar a dúvida.
Não preciso resgatar o comentário, pois se trata de fato notório. Nenhuma seguradora privada fez um seguro para Cuba. Aposto que na sua resposta do BNDES não tem o nome da suposta seguradora. Entretanto, o Governo Federal (Camex) autorizou o empréstimo com Seguro Crédito Exportação, sendo ele o garantidor. Para o governo recebíveis da indústria de charutos eram garantia suficiente, inclusive o empréstimo teve prazo de pagamento muito superior ao habitual dentre outras vantagens não usuais. Cuba não pagou. O BNDES acionou o governo (União) que pagou a dívida junto ao Banco e pode cobrar Cuba (pedir dinheiro dos charutos,… Read more »
Fui olhar a Veja Negócios, realmente o Tesouro Nacional foi Segurador, enganaram o Camargoer, cadê o meme do Pica Pau, países africanos poderiam pagar Gauarani com madeira nobrem ouro, petroleo, diamante etc, melhor que charuto cubano
Então.. se quiser acredita em Papai Noel ou tomar banho de chapéu… Vai lá.
Se quiser escrever para o BNDES ou perguntar para o Gemini da Google.. vai firme.
Relaxa e feliz 25.
Tem gente que acha que entropia é uma forme de medir o caos… Não tem sentido algum mas se conforta a alma.. toca em frente..
Se eu colar aredposta do BNDES aqui voce vai bater o pé.. dizer que inventei ou que o banco mentiu..
Adianta?
O que atrasa não adianta.
Não disse que você mentiu. Nem eu menti. Você só não entendeu o que aconteceu. Aí apelou e ficou feio.
O BNDES disse que tem seguro. É verdade.
Só que o seguro é pago pelo Tesouro Nacional e não por uma seguradora privada.
O BNDES não teve prejuízo. Quem pagou a conta de Cuba foi o Tesouro Nacional.
Uma pesquisa básica no Google, incluindo o site do BNDES, é suficiente para esclarecer esses pontos. Nem precisa recorrer ã Lei de Acesso à Informação
Camargoer,
Procure o Fundo Garantidor de Exportações (FGE) e o Seguro de Crédito à Exportação (SCE).
Operados pela Agência Brasileira de Fundos Garantidores e Garantias (ABFG), eles é que bancaram o calote cubano.
O FGE é constituído com aportes do Tesouro.
Vixi, já vai começar essa papo de BNDES de novo.
Gente o bolsonaro abriu a caixa preta do BNDES e nao achou nada blz.
Não é questão de caixa preta ou da opinião do ex-presidente, a qual é irrelevante para mim.
São apenas fatos.
e quando o custo do seguro nem é pago como fica? de onde vem o Dinheiro do Fundo Garantidor de Exportações?
Talvez de todos os seguros incluídos em outros financiamentos que giram pagos.. tem que escrever para o BNDES e pegar uma informação direto com eles.
Vai firme..
“Todo empréstimo tem seguro” é verdade. Não quer dizer nem que seja um seguro stricto sensu, feito por seguradora (que é o normal, o mais comum). Só que existe um “colateral”. O colateral do contrato cubano você pode ver qual foi, esses dados se tornaram públicos. O BNDES de fato, nunca toma prejuízo, tal qual qualquer empresa pública, autarquia e outros exemplos. Havendo necessidade, o Tesouro faz o aporte. A mesma coisa aconteceu nos empréstimos Venezuelanos, que em tese “tem seguro” e colateral, mas as parcelas tão lá em aberto. Isso é fato público e notório, ambos os governos já… Read more »
Bem… o BNDES segue as mesmas regras aplicadas a outros bancos… o BB e a Caixa também… o Bradesco, Itaú, Santander também.. Agora, se vocẽ supõe que o prejuízo de um financiamento do BNDES é coberto pelo Tesouro.. tá bom também. Se vocẽ prefere escrever para o Banco via Lei de Acesso, tá bom também… se prefere perguntar em off para alguém do mercado, também tá bom. Só tem que lembrar que o BNDES tem um função bem clara em seu regimento.. serve para financiar a exportação de bens produzidos no Brasil e de serviços de empresas brasileiras.. também serve… Read more »
“Agora, se vocẽ supõe que o prejuízo de um financiamento do BNDES é coberto pelo Tesouro.. tá bom também.”
Não é suposição. Só ler a Lei n° 13.659/2018 que é um exemplo de pagamento.
Aliás, O Brasil acabou “sendo o seguro” e pagando empréstimos ao BNDES e ao Credit Suisse com dinheiro do Tesouro Nacional.
O calote ao BNDES foi coberto pelo tesouro, portanto o BNDES não levou calote, quem levou o calote fomos nós contribuintes que pagamos impostos.
A resposta que você recebeu do BNDES está correta mas incompleta pois não mencionou que foi pago pelo tesouro, isso é de conhecimento público e com várias matérias jornalísticas cobrindo o fato, não entendo se apegar a uma meia verdade.
E sempre podemos pegar uns charutos como garantia…
Haja charuto cubano, mesmo item que serviu de seguro para o Porto de Mariel
O engraçado disso é que o charuto cubano mais famoso, o Cohiba, sequer pode ser vendido por aqui, está proíbido pela Anvisa por usar agrotóxicos perigosos.
Apesar do recente evento da Embraer que mostrou o Marrocos entre os usuários do KC-390, por ser um pedido de apenas 2 und creio mais provável ser mais um país europeu, especialmente a Finlândia, até por não ter nada maior que o C-295.
Lembrando que a Finlândia, assim como a Suécia, acabaram de entrar na OTAN e precisam cumprir c/ certas responsabilidades ou seja têm que reforçar suas forças armadas.
Também mostrou o chile
Creio ser mais provável um país europeu devido a situação geopolítica complicada no momento.
A Irlanda testou o C-390 pelo menos duas vezes recentemente. Um país pequeno que tem necessidade de uma aeronave de carga média. A maior aeronave deles é o CASA C-295.
Pode ser também, quanto ao C-295, é a mesma situação da Finlândia.
Pessoal apostando no Marrocos ( e eu concordo com esse “chute”), mas…
Quais as chances do comprador ser uma empresa de carga civil?
Pequena… é mais provável que estas companhias comprem C130 de segunda mão.
A matéria diz que as aeronaves estarão preparadas para transporte de tropas é equipamentos, e resgate aero médico…não pode ser uma empresa de carga civil. Ademais, empresas de carga geralmente não adquirem aeronaves novas, trabalham com aeronaves mais antigas adaptadas.
Até onde sei não existe versão civil do Millennium e uma empresa não ia pagar esse desenvolvimento comprando apenas duas unidades
Não creio que exista um grande “desenvolvimento” a ser feito nesse caso. Me parece mais provável que seria apenas uma aeronave sem os sistemas militares e o balanceamento ajustado de acordo.
Deve ser o Uzbequistão. havia financiamento aprovado desde o primeiro semestre.
Bingo!
Concordo! Eu estava achando que o negócio com o Uzbequistão seria melado por vetos políticos (alinhamento político com a Rússia), mas isso pode ter sido superado. Outra possibilidade é Ruanda!
tinha esquecido o Uzbequistao, mais provavel até que o Marrocos
África do sul, Ruanda e Egito já foram descritos como potenciais compradores.
Egito não vai comprar somente duas unidades.
Enquanto isso em frente ao portão da Embraer; “Há Vagas”…
Tem tudo parecer a eslovaquia ,,, com certeza
Não queria falar nada não, mas fui eu que comprei… Nem adianta pedir que eu não vou dar carona.
Esse avião é um sucesso! A Embraer fez o avião certo, na hora certa, e está conduzindo do jeito certo. Que orgulho!
Não tá fraco, hein?
Chile
Acabei de fazer um Superbet para o Uzbequistão…
Melhor errar aqui do que na Mega da Virada, mas o que vai ocorrer mesmo é errar nos dois!
Ou seja, ganhar na Mega é um verdadeiro “Unknown Pleasures”.
Sim. Uma “Disorder” só. Tenho nenhum “Control” sobre isso.
O legal de ler todos as pastagens é ver que a galera esta inteirada do mercado que o KC-390 poder prospectar e ganhar encomendas!
Africa do Sul
Egito
Chile
Finlândia
Marrocos
Colômbia
Jordânia
Uzbequistão
Eslováquia
Todos clientes potencias do KC390
India?
Isto , Tem sim a índia
Indonésia
Perú
Emirados Árabes Unidos
Sudão
Oma
Kauawait
Arabia Saudita
Nigéria e
Até o Iraque eu vejo como cliente para o KC399
Mas 2 unidades e para país pequeno e que já está em conversações com a Embraer
Legal vai ser daqui uns 2 anos a quantidade de bandeiras que o KC390 vai carregara…
Orgulho d+
Torcer pelas vendas do KC390 é igual acompanhar o flamengo para mim
Tem México tb.
Mais uma da Embraer, não tem pra ninguém. Avante Brasil! Melhor cargueiro do mundo!
Sem depender de lobby, sem matar denunciantes nem fazer avião que cai sozinho
Chupem essa manga, boeing/lockheed. A gente ganha de vocês com um pé nas costas rs
Aposto no Chile.
eu aposto contra tua aposta
Aos 45 do segundo tempo fez mais um gooooolllll. Sabe de quem? Kkkkkk
Não é gooooolll, é guuuuuoooollllllll
uma máquina, uma besta enjaulada com sede de vendas kkk
Marrocos
Geralmente o Marrocos não esconde esse tipo de compra
Teste drive pra India…
Já são 10 usuários!!!!!! Ebaaaaaa, um viva para o KC 390!
África do Sul ou Chile?
Quantidade muito pequena para ser um Marrocos, provavelmente Uzbequistão mesmo, que só estava esperando o financiamento
Pela quantidade, e pelo sigilo, apostaria no Uzbequistão.
Outro destaque, é que com essa venda, o KC chega no mesmo número de operadores do A400M.
Sendo que o A400M já tá aí há uns 20 anos, né? Excelente!
Eslováquia ou Jordânia.
Eslováquia apesar de estar na lista , mas ainda ano teve contrato compra assinado de
https://www.aereo.jor.br/2024/12/10/eslovaquia-aponta-o-embraer-c-390-millennium-como-a-melhor-opcao-para-sua-futura-aeronave-de-transporte-militar-tatico/
Não é a Eslováquia de acordo com a notícia, pois ela diz que é o décimo cliente e considera a Eslováquia como o nono.
Eu chutaria Chile, Marrocos, Uzbequistão ou os Emirados. Duas unidades apenas podem ser indícios de que se trata de um país pequeno. Entretanto Portugal firmou por 5 e Países Baixos também. Me surpreenderia é se fossem os ceboshitas abaixo de nós que tem uma carta pra 4 unidades e nunca materializaram. Talvez seja a hora de chutar eles do programa…
Eu penso que seja um país da Ásia Central como Turcomenistão( Opera o A-29) , Uzbequistão ou ainda Azerbaijão.
Turcomenistão geralmente compra em segredo como fez com os A-29
Boa tarde!
Acredito que seja o Uzbequistão.
Gente, me lembrei que já houve demonstração do KC-390 no México em julho desse ano e o Brasil será convidado de honra da Feira Aeroespacial do México (FAMEX), de 23 a 26 de abril de 2025. Seria necessária uma quantidade maior, mas por questão financeira pode ser feito um pedido inicial de apenas 2 und p/ receber mais rápido e negociar outro maior depois.
Eu chuto o Marrocos
Logo esse cliente misterioso deve ser divulgado, creio que deva ser alguma questão burocrática e/ou legal desse país que até ter todos os trâmites legais desse país feitos a compra não pode ser divulgada. Mas o importante é que são mais dois vendidos e em alguns anos termos mais um cliente satisfeito com os C-390 em operação.
Foi Angola que comprou. Pronto falei..
Vietnam !!!
Pela quantidade de aeronaves e pelas tratativas iniciadas com o BNDES, aposto no Uzbequistão
bem…. tem gente que vai reclamar que o BNDES estaria financiando uma ex-república soviética.. sabe como é né, vai que,,
Eu chuto a Argentina, e acredtio que o sigilo se dá pelas péssimas relações entre os dois governantes além dos questionamentos sobre como se realizará o pagamento…. mas é apenas um chute.
Acho que seria a última opção da última opção,eles conseguiram C-130 usados e estão bem felizes.
Se tiver que comprar algo novo, com certeza vai de J pra agradar o patrão
Concordo que minha aposta é um legítimo azarão hehehe…. mas vai que acerto.
E aos poucos a Embraer vai entrando no mercado com o seu produto que, sem sombra de dúvidas é o melhor em sua categoria. Acredito que a ameaça de uma possível guerra na Europa, que as tensões envolvendo os países do leste europeu, acelerem as compras. Não creio que nenhum país influente da Europa compre, mas os países menores sim. Vejo também com bons olhos compras em países do Sudeste Asiático e África.
Parabéns Embraer! Orgulho da nação.
Bueno não tenho nenhuma evidência. Mas somente para enriquecer o mercado de palpites com possíveis novos compradores do KC390 lá vai as minhas apostas: Vietnã ou Filipinas.
Acredito em algum país do continente africano…
Se fosse para apostar, eu poderia dizer Argélia, mas esse é cliente russo, fora que a quantidade para um país como eles, a segunda potência militar africana, seria pouco, então chutaria a Nigéria , que vem crescendo militarmente e economicamente..