Uma análise preliminar do novo caça de 6ª geração da China
Algumas reflexões preliminares sobre este dia histórico:
- Devemos chamar o caça de 6ª geração da Chengdu de J-XXX em homenagem aos seus três motores.
- O J-XXX tem um comprimento comparável ao J-20, mas é significativamente mais largo e espesso. Isso é consistente com os rumores de que ele pode ter um peso máximo de decolagem (MTOW) superior a 50 toneladas.
- Os três motores provavelmente refletem a necessidade de fornecer mais de 40 toneladas de empuxo com turbofans de baixo bypass. No futuro próximo, o WS-15 será o motor principal da China. Assim, três motores são a única opção viável.
- O J-XXX possui aberturas brilhantes muito proeminentes em ambos os lados do “queixo”. Isso provavelmente indica janelas ópticas metálicas revestidas com material absorvente de radiação (RAM), usadas para sensores infravermelhos (IR). A posição dos sensores IR, em uma área prioritária, destaca a enorme ênfase na detecção infravermelha, que será altamente útil contra o B-21, o NGAD e caças de 5ª geração atuais.
- Há radares AESA voltados para os lados no “chine”. Parece haver dois pares de aberturas de RF, uma grande e uma pequena. Estas podem ser matrizes de diferentes bandas de radar, ou a matriz menor pode ser um enlace de dados. Atualmente, não está claro se o J-XXX possui um radar na posição tradicional. As matrizes laterais seriam muito úteis para imagens SAR (radar de abertura sintética).
- Precisamos popularizar o termo furtividade de “todas as direções e banda larga” (all-aspect/broad band – A2B2). “Todas as direções” significa furtividade frontal, lateral e traseira. “Banda larga” significa furtividade que cobre desde a banda Ku até VHF. A furtividade A2B2 será a característica definidora dos caças de 6ª geração. J-XXX, B-2 e B-21 possuem furtividade A2B2. Os caças de 5ª geração são relativamente furtivos apenas na frente e em bandas de alta frequência.
- Surpreendentemente, as entradas de ar ventrais do J-XXX são do tipo “caret” (formato em V), semelhantes às do F-22. Isso provavelmente reflete um requisito de alta velocidade supersônica, excedendo Mach 2, o que está além da eficiência dos designadores de entrada de ar (DSI). O ângulo de varredura da asa é de cerca de 50 graus (ângulos maiores = menor arrasto supersônico = maior velocidade projetada). Para referência, o J-20 e o F-22 possuem ângulos de cerca de 42-43 graus, enquanto o SR-71 tinha 60 graus. A entrada dorsal provavelmente é um DSI, que utiliza de forma inteligente a cabine como “bump” (elevação), o que também reduz a seção radar (RCS).
- Atualmente, não há drones chineses conhecidos com o mesmo alcance e desempenho de voo do J-XXX. Por isso, sou muito cético quanto às afirmações de que a integração próxima com drones será um componente-chave dos caças de 6ª geração. Imagino que o J-XXX coordenará principalmente com outros J-XXX longe do território continental chinês.
- Minha medição muito aproximada do compartimento de armas sugere uma largura de cerca de 4 metros e um comprimento de cerca de 7 metros. Isso é suficiente para o PL-17 de 5,76 metros, mas não para dois PL-15 de 4 metros posicionados em tandem.
- É desnecessário dizer que o impacto estratégico do J-XXX será imensurável. Essencialmente, ele representa uma sentença de morte para todos os planos de batalha americanos existentes. O CSIS precisa reescrever seus relatórios ultrapassados.