Força Aérea Argentina apresenta seu primeiro caça F-16
A VI Brigada Aérea da Força Aérea Argentina apresentou o primeiro exemplar do F-16 Fighting Falcon recebido da Dinamarca, após sua transferência para o país, em uma visita que contou com a presença do ministro da Defesa, Luis Petri, do chefe do Estado-Maior Conjunto, brigadeiro-general Xavier Isaac, e do chefe do Estado-Maior Geral da Força Aérea, brigadeiro Gustavo Valverde, entre outras autoridades.
A aeronave, um F-16B Block 10, embora não vá voar na Força Aérea Argentina, será utilizada para instrução em solo e foi completamente inspecionada pela Força Aérea.
Segundo informou o brigadeiro Valverde, já está definido que os 24 F-16 Block 15 que serão operados serão transferidos para o país em voo, em quatro translados de seis aeronaves cada um. No primeiro, que ocorrerá em dezembro de 2025, serão entregados quatro dos oito biplaces e dois monopostos.
Esse translado será conduzido por pilotos dinamarqueses, embora nos assentos traseiros dos biplaces voem pilotos argentinos. Para essa transferência, está sendo negociado o apoio de um avião de reabastecimento em voo, provavelmente da USAF, para algumas etapas do voo, embora também se esperem escalas intermediárias. Leia a matéria completa no site pucara.org.
F-16 fabricado pela Lockheed Martin.
Asas, leme e elevadores vendidos separadamente.
Antes de usar, consulte a faixa etária.
“Para essa transferência, está sendo negociado o apoio de um avião de reabastecimento em voo, provavelmente da USAF, para algumas etapas do voo, embora também se esperem escalas intermediárias.”
A FAA não tem nenhum KC?
No mais, bom ver que essa novela da FAA está tendo um final satisfatório.
Podem até ter KC-130, mas o sistema de REVO do F-16 é flying boom, que a Argentina nunca operou.
Bom para os argentinos. Mas, como eu perco o amigo mas não perco a piada… não sobrou grana a para o resto do avião?
Será que um dia participam da Cruzex com esses modelos?
Com certeza, contudo, não creio que na próxima edição… A ver.
No mais, eles não iriam perder a oportunidade de participar e enfrentar o Gripen, F-16 chileno e outros caças, agora, que, finalmente, estão operando um caça de respeito, mesmo que antigo. Será uma oportunidade única de operar em um ambiente fictício e de alta intensidade até para ver como se comportam e o que precisam mudar.
Eu acredito que os 4 primeiros caças farão escala aqui no Brasil para depois seguir viagem ao país destinatário. Bem, desejo boa sorte e meus parabéns! Que evitem tretar com quem não se deve e fazer graça onde não se deve.
Alguém pode me explicar a “vantagem” (se é que há alguma) em trazer essas aeronaves voando da Dinamarca até a Argentina?
Não seria mais sensato e barato vir de navio?
Seguirão a rota “canadense” ou virão pela rota “africana”?