A Força Aérea Argentina deu um importante passo em sua modernização ao receber o primeiro caça F-16 adquirido da Dinamarca, que será utilizado exclusivamente para treinamento no solo.

Nesta ocasião, a fuselagem da aeronave foi transportada pelo avião C-130 Hércules e desembarcou na base aérea de El Palomar, sendo posteriormente enviada a Tandil, onde será montada e integrada ao programa de formação de pilotos e técnicos.

Embora o F-16 não esteja destinado a voar, sua chegada representa um avanço significativo para o treinamento operacional das equipes da Força Aérea. A aeronave servirá como uma valiosa ferramenta de instrução, permitindo que pilotos e equipes de manutenção adquiram familiaridade com os sistemas, controles e processos de operação do caça, uma etapa crucial para o desenvolvimento de capacidades modernas na aviação militar do país.

Com o F-16 agora em território argentino, inicia-se uma etapa de aprendizado e treinamento que trará benefícios duradouros para a Força Aérea, contribuindo para a valorização das capacidades nacionais e para a preparação de futuras gerações de pilotos e técnicos altamente capacitados.

Subscribe
Notify of
guest

7 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Willber Rodrigues

É legal ver que essa “novela mexicana” da FAA teve um final feliz, e que a Força Aérea deles está, mesmo que a passos muito lentos, saindo do obsoletismo.

Clésio Luiz

Sem manutenção não tem caça no ar. Tem que treinar mesmo.

No caso do F-16, importante atenção tem que ser dada ao motor de partida (quase uma APU), que utiliza um combustível extremamente tóxico e demanda grande cuidado da equipe de solo.

Macgaren

Me impressiona a velocidade que esse negócio avançou.

No brasil tudo demora anos ou decadas.

Camargoer.

Caro…. acho que é o contrário…. o Fx2 teve um desfecho mais rápido que o substituto dos A4 da FAA… e olha que os Gripens são novos e já estão voando, inclusive participaram da Cruzex… o F16 argentina é mais uma maquete do que um avião.

Willber Rodrigues

Comparação injusta.
O deles foi compra via FMS de um produto usado, sem off-set.
O nosso foi um produto totalmente novo, com ToT e vários off-sets inclusos.

mauricio

Bom, agora ja podem tentar invadir as Falklands.

comenteiro

Tem que aproveitar que a Royal Navy está capengando…