Portugal investe €200 Milhões na aquisição de 12 aeronaves A-29N Super Tucano
Após as discussões técnicas e negociais decorridas desde a autorização dada pela Resolução do Conselho de Ministros aprovada em 4 de julho de 2024, aprovou uma Resolução do Conselho de Ministros que investe cerca de 200 milhões de euros na aquisição de doze aeronaves A-29N Super Tucano, simulador de voo e bens e serviços de sustentação logística, à Embraer, S.A., e ainda a plena concretização do programa de aquisição e sustentação das aeronaves.
O projeto envolverá uma forte participação da indústria portuguesa em áreas altamente tecnológicas, tendo em vista a reconfiguração das aeronaves para os padrões e especificações NATO.
FONTE: Comunicado do Conselho de Ministros de 12 de dezembro de 2024
Opa, parece que o A29 é sim necessário para a FAP, quem diria..😉
Mais uma ótima notícia envolvendo a Embraer. Fechou o pacote com o KC390.
Boa, excelente notícia
Eu não posso deixar de lembrar que teve forista que declarou aqui com todas as letras que Portugal não precisava, nem compraria Super Tucanos!
Mas é uma venda excepcional, coloca o produto na OTAN, pode gerar enormes dividendos futuros!
Alguém vai ter de explicar o porquê de Portugal adquirir A-29 em vez dos PC-21. A Espanha adquiriu PC-21 para treino e formação de pilotos e o custo unitário ficou na ordem dos 9 milhões de euros e agora Portugal adquire para o mesmo efeito aviões cujo o custo unitário é de 16,6 milhões de euros e o custo unitário ficou 7,6 milhões de euros mais caro do que adquirir um PC-21, e lembrando que o estado não imprime dinheiro e o dinheiro que o estado tem, vem dos impostos pagos pelos portugueses e Nuno Melo que não se esqueça… Read more »
Caro. O A29 não é o PC21. O A29 é um avião de combate projetado para operações COIN, entre outras coisas. Por isso é mais cara. O PC21 é um avião de treinamento avançado.
Quem compra o A29 está focado em operações de combate
Quem compra o PC21 está focado em treinamento
Dá para usar o A29 para treinamento avançado, mas seria prejudicado usar o PC21 como COIN.
Não adianta discutir, esse jovem é viúva do A400, e pra ele os aviões
da Embraer não está à altura do seu país. Parece que o FAP discorda 😉
Olá H. Acho importante o debate… o que é intolerável é ofender.
Eu preferia o Rafale no Fx2, ainda que eu entenda hoje que o Gripen foi a melhor escolha. Eu também critiquei a compra do Kc30 e percebi que eu estava errado. São exemplos de como o debate é importante.
Mas debate só acontece entre gente educada… O Carlos coloca as ideias de modo educado, sem ofender ninguém. Isso é um mérito dele.
Nuno Melo falou sobre a necessidade de se adquiri um avião de treino para substituir os Alfa-jet e opta por um muito mais caro do que o PC-21 que é um avião de treino puro que é usado em Espanha, França e outros mais países, o que Nuno Melo fez não é honesto porque o dinheiro não cai do céu e se fosse para proteção aérea recomendo-te que vejas este vídeo https://www.youtube.com/watch?v=7ld1ntHfnZs&t=749s&ab_channel=For%C3%A7aA%C3%A9reaPortuguesa para poderes ter a mínima noção do que é proteção aérea, apoio logístico, transporte de pessoal e evacuação médica, por isso para treino e sem sombra de dúvida… Read more »
Por ele ter dito que é para treino, não quer dizer que não actue como proteção de tropas.
A experiência portuguesa na Guerra do Ultramar diz-nos que o helicóptero é muito melhor porque além de proteção aérea, também dá apoio logístico, faz o transporte de pessoal e faz evacuações médicas e dei até um link de um vídeo onde podem ver.
O A-29N também vai ser usado para treinar os pilotos da força aérea Portuguesa.
E na República Centro Africana, o A-29N, pode proteger as tropas no terreno, nos Pandur e nos Vantac S5, para transporte de tropas e algum apoio aéreo, podem empregar o AW-119 com um canhão ou metrelhadora pesada.
Assim sem ser contra sua opiniao. Mais talvez eles levam em conta que Portugal fabrica algumas partes de aviões da Embraer não sei se do super tucano tem participação . Possivelmente muitos portugueses, muitos engenheiros estão felizes com o negócio .
Esta maneira de pensar, é uma opção dos brasileiros e não contesto, qualquer um pode ver Tekever AR5 patrulhando o Canal da Mancha e estes drones foram construídos em Portugal, mas Portugal não tem nenhum, os Pandur II foram “construídos” em Portugal ou seja vinha em peças separadas e eram montadas em Portugal, os submarinos portugueses foram construídos na Alemanha, mas o acordo previa investimento da Ferrostaal em Portugal e isso desencadeou uma falcatrua, mentiras, corrupção e o Ministério Público português solicitou ao homologo alemão do estado de Hessen (porque a sede da Ferrostaal fica em Franqueforte Meno (Frankfurt Main)… Read more »
Li todos os comentários Sr. Carlos. Estás certo. O ST não substitui os Helis de ataque, Exemplo, EUA os tinha no Afeganistão, contudo em determinado momento adquiriu os ST, se saiu tão bem os primeiros STs, que os americanos adquiriram mais unidades, foram altamente elogiados pela maior força aérea do mundo. Então Força Aérea Portuguêsa, governo português, colaboradores da OGMA e Embraer, e parceiros do parque industrial dos dois países trabalhando sério, com visão de defesa, comercial, tecnológico, fizeram a melhor escolha, no momento é o ST para Portugal. Aí aparece um Zé ruela, quinta coluna, um promotor do Pilatus,… Read more »
….com tabelinha de custos….
Viu como é fácil Carlos! E só não comparar maçãs com bananas!
Olá Luiz.
Cuidado.., suponha uma caixa de frutas cheia de maças e bananas.
Se alguém perguntar “Quantas bananas têm na caixa”, então tem seria um erro misturar as duas coisas
Se alguém perguntar “Quantas frutar têm na caixa” então tem que somar bananas com maças e bananas..
depende sempre da petgunta
Mesmo na segunda hipótese, todas sendo frutas, uma banana nunca será uma maçã e numa caixa cheia de A-29 e PC-21, o que se pode fizer é que são todos aviões turboélices…e a semelhança para por aí.
Lamento que um comentário meu tenha “desaparecido” mas deixo-te um título “Filme – ALOUETTE III 50 anos de operação na Força Aérea Portuguesa” onde podes ver o que é proteção aérea, apoio logístico, transporte de pessoal e evacuação médica como tal qualquer helicóptero é melhor do que aviões de asa fixa em qualquer guerra em África ou seja qualquer helicóptero é melhor do que um A-29 e para treino até o Canadá comprou PC21 para treinar os seus pilotos e podes ver aqui no Poder Aéreo publicado este mês no passado dia 2.
Não sabes do que falas, a África actual, não é a dos anos 60 e 70, um A-29N pode destruir muito mais equipamento inimigo e até os Helicópteros, e para as funções de transporte, Portugal tem um dos melhores helicópteros do mundo, o EH-101 Merlin.
Vê os vídeos e fica a saber o que é o “Lobo Mau” em vez de dares uma de intelectual que nada sabe
Intelectual???
És um lírico.
O meu pai é um ex/combatente Português, na Guiné-Bissau.
Estou farto de ver videos do Lobo-mau, (Alouette III c/ canhão) das operações com o Fiat G91, a operação pedra verde e muitas outras, mas o que tem isso a ver???
Cara, tu mistura tudo. Helicóptero, em combate, realiza C-SAR e transporte de tropa. No apoio cerrado, o avião turboélice é muito mais eficaz. Tu conhece as missões Sandy no Vietnã? Além disso, tu está reduzindo muito o escopo de uso do avião turboélice.
Já viste o vídeo dos 50 anos do Alouette III? Recomendo que vejas porque podes ter uma opinião diferente da minha mas estás a falar sem conhecimento porque nem sabes o que é o “lobo mau” além do mais a FAP só não utilizou os F86 Sabre porque os EUA não permitiu e a FAP utilizou o T-6 mas dos quais não reza a história porque não fizeram a diferença como a HK G3, o G91, o Chaimite, lanchas de fiscalização costeira, lanchas de desembarque e o maior de todos o Alouette III
Já coloquei minha opinião. Se tu acha que um helicóptero faz o que um A-29 faz, então tá tudo certo. E fique claro, helicóptero no campo de batalha tem seus méritos e suas fraquezas. E isso não é demérito. Cada aeronave faz sua função. Uma missão de C-SAR apoiada e coberto por A-29 tem muito mais chance de sucesso do que uma apenas com helicópteros. E o mesmo podemos dizer para o embarque e desembarque de frações de tropa heli-transportadas.
Olá Carlos. O A29 é um avião de combate projetado para missões COIN/CAS e usado na FAB para a interceptação de aviões pequenos, ainda que também seja usado na formação de lideres de esquadrilha antes de ingressarem nos esquadrões de combate (chamados no Brasil de “terceiros”). O A29 até pode ser usado para treinamento avançado, mas creio que a FAB usa o T27 Tucano, que é um avião de menor tamanho e menor potência, mais parecido com o PC9 (ainda que eu considere o T27 superior ao PC9). O PC21 é mais barato que o A29 porque é um avião… Read more »
Este nem parece um comentário teu. Comparar horas de voo entre o A-29 e um F16 não é minimamente sensato, mas fica descansado porque a assinatura do contrato é efetuado amanhã dia 16 mas o Ministro irá saltar do lugar nas próximas eleições porque é irresponsável por ter gasto mais 7,6 milhões de euros do que gastou a Espanha na aquisição de aviões de treino, isto porque as razões que sempre deu foi da necessidade de adquirir aviões de treino, isto mesmo sabendo que será equipado com tecnologia portuguesa e depois da aquisição de submarinos, Pandur II e de saber… Read more »
Ele vai saltar do lugar porque???
Tu queres, mas existem muitos mais que preferem, pagar mais, por material militar que dê para várias funções.
Já agora, porque não contestas a compra dos EH-101??
(Eu não contesto, são os melhores) , também havia helicópteros multifunções, mais baratos.
Se não tivesses um deficit na interpretação do português e se soubesses minimamente da história saberias que os 12 Merlin ficaram pelo preço de 5 KC390 e quando da aquisição não havia helicóptero que voasse a maior distância, e o Merlin pode transportar 20 soldados totalmente equipados e pode voar mais de oito horas e que poderás ver no final deste vídeo https://www.youtube.com/watch?v=uQAzTimDfEo&ab_channel=MarinhaPortuguesa EH101 Merlin 8 horas de voo
Teus comentários tem, todos eles, viés político e de inconformidade de torcedor. Te conforma e segue em frente. Vai fazer bem para tua saúde.
Portugal está fazendo o mínimo, adquirindo de uma empresa que gera milhares de empregos no país, quantos empregos a Pilatus está gerando em Portugal? Portuguseses participaram do desenvolvimento?
Além disso, o Pc-21 não é comparável ao Super Tucano, o ST é um produto Premium na sua categoria.
Qauntos portugueses a Pilatus emprega? Pelo menos algumas centenas.
Desde quando? Pelo menos 2007
https://newsavia.com/ogma-entrega-1-500a-unidade-do-pilatus-pc-12-e-consolida-aposta-nas-aeroestruturas/
Quem emprega é a OGMA, que hoje é da Embraer. Conformem-se, vocês vão se Super Tucano.
As OGMA tem quase o dobro da idade da Embraer e apenas 2/3 do seu capital é que são da Embraer daí a Embraer não tem a liberdade de mudar as OGMA para outro lugar ou mesmo para a encerrar. Aliás os investimentos da Embraer em Portugal deu para colmatar os buracos que a Embraer teve no Brasil e não tem interesse nenhum em vender a sua participação nas OGMA além de ter construído duas fábricas (usinas) em Évora com fundos europeus destinados ao desenvolvimento do interior de Portugal e como empresa brasileira que é já vendeu estas fábricas e… Read more »
apenas 2/3…
Plot twist: A OGMA hoje é da EMBRAER 😉
A Embraer tem 65% das OGMA, desde a privatização desta
As OGMA têm o dobro da idade da Embraer e inicialmente a Embraer apenas adquiriu 1/3 do capital e posteriormente comprou 1/3 do capital que estava na pose da EADS, ficando com 2/3 do capital e a Embraer sempre pode vender o capital das OGMA mas não o fará porque viu uma mina de ouro que nunca deu prejuízo e até agora a OGMA construiu mais de 1800 PC-12, ou seja a Pilatus até lucros proporciona à Embraer.
Tá, e daí??
Daí é uma resposta ao comentário do Comentador que fala sem conhecimento
Mas, tu não acrescentou nada! A OGMA tem o dobro da idade da Embraer. Bacana. Mas, aqui cabe um “e daí?”. A Embraer é majoritária na OGMA. Ponto. Tu gosta, ou não? Eu gosto, ou não? Isso não importa. É o que é e pronto.
A OGMA nada mais é do que a EMBRAER Portugal.
Os 2/3 do capital não permitem à Embraer mudar a sede da empresa, o nome da empresa e o lugar da empresa e já agora uma informação adicional, foi o antecessor do detentor da pasta no partido e na pasta da Defesa que privatizou a OGMA, a origem é sempre a mesma
“Além disso, o Pc-21 não é comparável ao Super Tucano, o ST é um produto Premium na sua categoria.”
Depende para a função que se deseja cumprir. Se for para treinamento, o PC-21 é muito melhor. Mas, se for para missões operacionais de combate, o A-29 é muito melhor.
Super tucanos a Swit dele é de um caça moderno para combate. Ele tem praticamente tudo que um caça tem e só ele nessa categoria tem. Até o melhor exército do planeta possui super tucanos. Nessa categoria não existe nada melhor!
“Avião de caça moderno”? Nem rezando a todos os anjinhos consegue intercetar um KC390
São pacotes diferentes, não é só os aviões, e o A-29 dá para usar como avião de ataque leve também.
O Nuno Melo fez muito bem, quem não gosta, paciência, muitos outros, estão de acordo.
O A-29 N na missão na República Centro Africana, junto com os Pandur com torre com canhão de 30mm, protegia e de que maneira as nossas tropas.
Claro, quem não acha que equipar as forças armadas, não é prioritário, está muito enganado, mas seriam os primeiros a pedir proteção dos militares, em caso de sermos atacados.
Eu acho que equipar as Forças Armadas não é prioritário.
Antes disso é necessário um reorganização das unidades, fechar muitas das bases militares e concentrar os recursos para ter Brigadas de Armas Combinadas no verdadeiro sentido do termo e não no papel.
De igual modo na Força Aérea e na Marinha.
E, se me permite, quais seriam as suas prioridades para equipar a Força Aérea?
Andas a leste do paraíso e de certeza não soubeste interpretar o que escrevi e repito o que escrevi “Nas guerras em África o helicóptero é uma arma muito melhor do que qualquer A-29 porque além de darem proteção aérea, dão também apoio logístico, transportam pessoal e fazem evacuação médica” e deixo-te um vídeo onde quase no final se mostra a necessidade de evacuação médica de um soldado ferido que só foi evacuado no dia seguinte e que no final desse dia estava num hospital em Lisboa https://www.youtube.com/watch?v=An29lWTUkns&ab_channel=Associa%C3%A7%C3%A3odeComandos e isto é uma operação que o A-29 nunca poderá fazer e… Read more »
Mestre Carlos,
Nunca diga que nada pode ser feito ou impossivel….
eu acho que a FAP viu até mais além, o conflito da Ucrânia mostrou bem o potencial dos drones, e o ST é uma plataforma excelente para interceptar esse tipo arma, carrega mísseis, tem metralhadora orgânica, pode carregar pods, acho que a FAP fez uma escolha assertiva.
Meu caro apenas quero lembrar-te que na Ucrânia a maioria ou a totalidade dos ataques com drones se dão à noite e o ST não tem radar para os travar no alvo e abatê-los
Tu estás mal informado. Desde 2013 os A-29 operam com FLIR – muito utilizado pela Republica Dominicana – no combate a embarcações e aeronaves, em operações antidrogas geralmente a noite. Lá no Caribe tem ações de perseguições das lanchas rápidas que duram mais de 3 horas, será que os vossos helis conseguiriam? Ah! as ações noturnas são registradas em vídeos.
Também via datalink criptografado, o “N” receberá imagem radar em sua tela e principalmente para treinamento simulará o lançamento de misseis BVR e muitas outras tecnologias em seu recheio que custam.
É uma aeronave tão boa que a FAB deseja o M346 apesar de ter dezenas deA29<
A FAB deseja o M346? Tu já leu uma linha sequer, emitida pelo Alto Comando da FAB, que fale algo nesse sentido?
Uma coisa é um país como a Itália e um de suas empresas oferecer aeronaves para o Brasil.
Outra bem diferente é a FAB demonstrar interesse em uma específica e tornar isto público.
Mestre Carlos, o Super Tucano esta preparado para operação noturna.
Mestre Carlos, basta o pod e não se esqueça que possui o flir…
Hoje com qualquer guerrilheiro portando um Igla ou Stinger é bem sem sentido falar que helicópteros são mais (ou menos) importantes.
A sério que tens inteligência para este comentário? Qualquer Stinger pode abater um helicóptero mas também pode abater um A-29 e se não sabes um igla derrubou um Fiat G91 na Guiné-Bissau e o G91 é mais rápido e mais robusto do que um A.29
Um helicóptero pode levar uma bomba a 10.000 FT e acertar o alvo com precisão. E se Portugal quer uma aeronave capaz de ser empregada em múltiplas missões, então tem que ser o A-29. O PC-21 é um ótimo treinador, e só.
Olá F. Concordo.
Parece-me que os portugueses querem algo maior que um treinador avançado, ainda que também possa ser usado para treinamento avançado.
No caso da FAB, há uma grande vantagem em usar o A29 com uma interface similar ao dos aviões de primeira linha.
Hoje, o A29 tem o mesmo painel do F5M/A1M.
O A29M terá o mesmo painel do Gripen.
Suponho que o A29N possa ter o mesmo painel do A29M, mas que será diferente do painel do F16 português… mas talvez possa emular o painel do F35.. veja você.
Foi isso que eu disse espertão, por isso eu disse que é sem sentido dizer que um é mais ou menos importante que o outro, como você colocou.
O que querias dizer é que um igla ou stinger abatia um helicóptero e respondi-te que da mesma forma que abatia um helicóptero abateria um A-29
Não mestre Carlos, o amigo está enganado…entre asa fixa e asa rotativa, creio que o amigo não irá teimar que o helicóptero opera mais proximo e mais suscetivel a ser alvejado pelo Igla, certo? Quer seja com foguetes burros, ou guiados, bombas burras ou guiadas ou planadoras….não importa o comparativo, o Super Tucano consegue lançar o ataque de precisão fora do alcance do Igla….por exemplo, o que se vê na Ucrania é o desaparecimento dos helis em combate aproximado….
Veja o que é dito no vídeo sobre os Heli canhões, quantas munições são disparadas por minuto e que são munições explosivas. Recordo-me de ler todo o mundo a falar dos A29 como substitutos do A-10, mas parece-me que isso não aconteceu. Na Ucrânia raramente se vê aviões em operação e os que ouçam disparam misseis ou bombas guiadas a mais de cem km do alvo, recordo-me também que antes da queda de Mariupol as forças sitiadas eram abastecidas por ar com helicópteros mesmo sem terem o domínio do ar
Mestre Carlos, tenha a certeza de que eu vi o video sim, antes de postar. Minha avaliação já considerou isto. E o amigo? Já considerou a paridade que fiz em que o Alouetteera o que o little bird ah6 é hoje?
Até o ChatGPT escolheu o A-29N. “Portugal escolheu o A-29 Super Tucano, fabricado pela Embraer, por uma combinação de fatores estratégicos, operacionais e econômicos que tornam a aeronave uma excelente opção para as necessidades específicas das Forças Armadas Portuguesas. Eis os principais motivos para essa decisão: 1. Necessidades Operacionais Portugal buscava uma aeronave capaz de desempenhar missões de treinamento avançado e apoio aéreo leve com eficiência. O A-29 Super Tucano atende perfeitamente a esses requisitos devido às seguintes características: Treinamento: O A-29 oferece um excelente sistema de treinamento para pilotos de combate, incluindo navegação, armamentos e manobras táticas, sendo usado… Read more »
Claro que não leste nenhum dos meus comentários, claro que não viste nenhum dos vídeos que recomendei. Necessidades operacionais: Nuno Melo apenas falou de uma, treinamento e para patrulha Portugal tem os P-3 Orion que permanecem em voo durante 16 horas consecutivas e sobre apoio leve de certeza que não viste nenhum vídeo nem leste nenhum comentário. Versatilidade: claro que não viste o vídeo sobre os 50 anos do Alouette III e nem sabes o que é o “lobo mau” e essa de “evacuação médica” só é para chorar a rir e ver o conhecimento que tens. Histórico comprovado, parece… Read more »
Mestre Carlos, o Alouette foi a sua época, o que o AH-6 Little Bird é hoje….
E o Little Bird foi trocado pela Super Tucano no Afeganistão….era insuficinte…e exigian reforço nas operações que um Helicoptero leve não conseguia num conflito atual…
Errado porque o AH-6 não foi substituído e permaneceu em operação até à queda de Cabul. Arranja outra.
Não há necessidade de contar outra…o Ah6 foi suficiente? Caso fosse, bastaria mais unidades…mas não, o A29 foi opção para cobrir a deficiência
Caro Carlos, você não deve ter acompanhado as missões de helicópteros russos na Ucrânia, pois não falaria isso. Quantos helicópteros de todos os tipos os russos perderam em combate? E os “super” “mega” “excelentes” Ka-50 e Ka-52, como se saíram em combate??? Alvos muito mais fáceis do que o Super Tucano e com valores muito mais alto. O helicóptero tem o seu papel, mas não como você difunde, essa época de “ouro” na África e no Mundo como um todo acabou. Não compare abacaxi com melancia, pois não tem nada a ver um com outro. Sobre o PC-21, uma ótima… Read more »
Quanto do PC21 vai ser feito em Portugal, e qual o nível de envolvimento no projeto do PC21 Portugal teria?
A29 pode ser equipado com míssil AR-AR e sistema IRST para localizar drones. mesmo a noite
Preocupa-te com os projetos feitos no Brasil que só encarecem os mesmos, dinheiro público deve ser gasto com conta, peso e medida e comprar uma aeronave podendo adquirir outra por metade do preço, para mim é muito claro a opção. Podes ver um Tekever AR5 patrulhando o Canal da Mancha e estes drones são construídos em Portugal e Portugal ainda não adquiriu nenhum, as OGMA já construíram mais de 1800 PC-12 mas não tenho conhecimento de que tenha sido vendido um em Portugal Um míssil ar-ar para abater um drone de 100 €, claro que se vê que o dinheiro… Read more »
Canhões .50 é uma possibilidade nele presente…está instalado nas asas…missil ar- ar é uma possibilidade, está integrado a ele…foguetes guiados a Laser é uma possibilidade, tambem os americanos já o integraram a eles…pode usar todas as armas ou aquela que melhor se apresentar para a situação…e sua velocidade é perfeita para caçar drones….
OK desisto porque o A29 é tão bom que a própria FAB, que tem dezenas, prefere o M346
Quem disse… ? Ha controversias……e outra…como avião oM346 é categoria acima sim…é um lift…e como lift aventado a substituirr o AmX….mas apenas elocubracoes pois há coisas que o AMX faz e ele não faria com.o também oisas que o A29 faz e ele não faria…auto o.ia,tempo de voo, custos operacionais…etc…
Usando teu nível de irritação, falta de educação e intolerância, vou te responder acerca do teu comentário: tu estás mentindo!! A FAB nunca disse que quer M346!! Tua inconformidade com a compra do A-29 pela FAP é infantil e não passa de torcida contra!! Vai ____
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EDITADO
LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/
Meu caro num dos comentários já me referi ao fato de a OGMA já ter construído mais de 1800 PC-12 e não se prevê no futuro a construção de 1800 ST com muita pena minha.
Claro o PC 12 não é um avião militar, logo é normal que ele venda bastante, o PC21 não tem as mesmas capacidades do ST, o ST então que atire no drone com sua metralhadora .50, bem mais barata que um míssil.
Já tinha dito que desistia porque o A29 é tão bom, até a FAB que tem dezenas, prefere o M346, mas o que fica para memória futura é que o atual ministro da defesa português vai saltar da cadeira na próxima eleição.
Que comentário sem sentido. O que o PC-12 tem a ver com o A-29?
Porque o PC12 é da mesma companhia que o PC21 e veio à mente por causa dos postos de trabalho criados pela produção de A29, algo que ninguém sabia que a Pilatus proporcionava lucros à Embraer, como detentora de 2/3 do capital da OGMA
Se tu não sabe para que serve um A-29 e que um PC-21 não faz o que ele faz, então não adianta querer começar uma conversa.
Sei bem que o PC-21 é um avião de treino que é utilizado, entre outros países, por Espanha. França, Suíça, Canadá, etc. e é de uma aeronave de treino de que a FAP necessita e o PC-21 fica por quase metade do preço do que ficará a compra dos A-29.
Lendo todos teus comentários fico com uma dúvida: será que você sabe mais sobre as necessidades, atuais e futuras, da FAP do que o próprio alto comando desta?
Sei que a FAP necessita de aviões de treino, mas é o poder politico que escolhe qual e iremos ver quando se tratar da compra dos F35 porque estes são especificamente o que a FAP quer.
Portugal não tem precedente de compra exclusivamente política e/ou não justificada de material de defesa. È um país que estuda antes as necessidades de suas FFAA e tenta supri-las no mercado. Se comprou o A- 29 é porque ele vai cumprir uma série de funções atribuídas á FAP, simples assim. Eu não sou militar, você eu não sei se é.. mas o fato é que em países como Portugal (até porque são OTAN), não se adquire produto apenas por alguém gostar dele, é necessário justificá-lo. Portugal foi o primeiro operador do KC-390 depois do Brasil, e o noticiário é bem… Read more »
Não vou repetir o que já escrevi antes, como tal desisto, mas deixo uma questão “se o A-29 é assim tão bom porque será que a FAB, que tem dezenas, quer o M346?”
EDITADO:
COMENTÁRIO BLOQUEADO DEVIDO AO USO DE MÚLTIPLOS NOMES DE USUÁRIO.
De novo, escreve uma mentira.
Faz isso só porque o Moraes não tem jurisdição fora do território nacional. Aí é fácil ficar soltando fake news.
AVISO DOS EDITORES: FOQUEM NO TEMA DA MATÉRIA.
LEIAM AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/
A Força Aérea de Portugal discorda.
Não faltam países que usam monolugares a hélice.
Aliás quase todos usam monolugares a hélice, desde o Grob 120, T-6 Texan, PC-21, PC-9, PC-7, o treinador de origem Polaca e outros mais.
Já me esquecia, e agora o Super-Tucano, que eu acho o melhor, não para treinos, mas por ser concebido de raiz, para coin e treino.
Já uma vez aqui disse, em caso de haver algo igual Europeu, eu prefiro Europeu e depois do Brasil e Palops em geral, mas não havendo nada igual, que se compre o melhor produto.
kkk k k k k k k k k k desculpa-me mas as pilhas acabaram
E vou continuar a dizer que não foi a aeronave que a FAP queria, foi escolha do anterior governo que fez negociatas da treta com o Brasil e este seguiu o mesmo caminho…querem meter o A-29 a operar em África só que ninguém com 2 dedos de testa percebeu onde e como. Usar o A-29N para treino é um erro crasso, há melhores aeronaves e mais baratas no mercado mas claro teve que ser Embraer, a TAP que é publica não querer mais Embraer’s teve que se usar a FAP para enterrar 200 milhões em um avião que não serve… Read more »
Já ouvi esta mesma conversa de que nenhum outro país da OTAN vai querer… no caso quando falavam do KC-390. Bem tá aí a resposta. Vamos ver como será com o A-29. Quanto a usar o A-29 somente para treinamento, até pode ser, mas o A-29 pode ser usar para treinamento de combate, com emprego de armamento, o que o PC-21 não faz. E para uso como aeronave de ataque na África, vários países o usam lá exatamente para isso, e com sucesso… Portugal testou o A-29, inclusive com lançamento de armamento, e aprovou. Então poder ter a opinião que… Read more »
Na cara não pra não estragar o velório😁😁😁
Quem mais fez na divulgação dos KC390 pela Europa? Quem dos BRICS já comprou? Que forças aéreas compraram o A29? Que ninguém me diga EUA porque apenas compraram para teste e muitas para o Afeganistão porque de resto apenas forças de países com pouca grana. Em África os A29 também pairam no ar para recolher alguém que necessita ser evacuado ou transportado para outro lugar, aterra (aterriza) num pátio ou campo de futebol para descarregar mantimentos e munições numa operação logística, etc.. Quando é que Portugal testou o A29? Não tive conhecimento nenhum deste evento e já agora a FAP,… Read more »
Se vc não tem conhecimento sobre os testes do A-29 por Portugal, é problema seu, pesquise. Mas foi. A continua comparando o A-29 com um helicóptero, coisas totalmente diferentes e para missões completamente distintas, mais uma mostra de falta de coerência. Operadores do A-29, para seu conhecimento: Brasil, Colômbia, Equador, Chile, Filipinas, Indonésia, Angola, Mauritânia, República Dominicana, Mali, Burkina Faso, Nigéria, Estados Unidos, Líbano, Turkomenistão e operou no Afeganistão. E foi vendido e irá operar no Paraguai e Uruguai. Sim, na maioria países pobres e de baixo orçamento, justamente o ponto a favor do A-29, uma plataforma capaz e barata… Read more »
Claro que nada sabes, os PC12 é um projeto da Pilatus, é a Pilatus que paga às OGMA para o construírem e quando saem é produto final pronto a ser entregue. Já antes tinha dito que a OGMA tem quase o dobro d idade da Embraer e que só foi privatizada porque o detentor da pasta (na época) não sabia o que fazer com a empresa, parecia um jogador que tem a bola mas não sabe o que fazer com ela e chuta para o lado. Já antes tinha dito que desistia porque o A-29 é tão bom, tão bom… Read more »
EDITADO:
COMENTÁRIO BLOQUEADO DEVIDO AO USO DE MÚLTIPLOS NOMES DE USUÁRIO.
EDITADO:
2 – Mantenha o respeito: não ataque outros comentaristas.
Ótima notícia para a Embraer, Super Tucano entrando na Otan.
Acredito que ele tem espaço para muitas melhorias, como integração de Pods de radar, e instalação de mísseis ar solo e de mísseis ar ar similares aos empregados em Helicópteros
A massificação do emprego de drones faz com que aviões como o ST adotem uma nova postura na guerra moderna, como um “caça drone”, armado com mísseis e metralhadoras.
é isto ai….pois é….logo estará brilhando nesta missão tambem….
A Embraer está invadindo a OTAN sem piedade.
Isso até o BRICS cometer alguma que leve a OTAN e impedir qualquer coisa que venha dos BRICS e a Arábia Saudita ficou de fora dos BRICS
Vocês cantam essa pedra desde a história do Brasil não querer envolvimento na Ucrânia, descansem… O BRICS é uma aliança econômica, o maior interesse do bloco no momento é uma moeda unificada pra começar a fazer frente ao dólar (vai demorar, mas é um passo).
Admitir ou torcer para que a OTAN sancione o BRICS simplesmente por exercer sua soberania é admitir que são o que sempre foram: Um fantoche do papai EUA.
Carlos,
Volta pro teu planeta.
Eu estou no meu planeta, mas pelo contrário, tu andas no mundo da lua, muito idealista sem ter os pés na terra
BRICS aliança económica? Não passa de uma organização liderada pela Rússia e China para fazerem frente ao poder económico do Ocidente em particular dos EUA, é composta por países democráticos zelosos por manter a Ordem e Progresso e respeito da lei vigente e que nunca violaram as leis internacionais, e que só pode ser piada, mas vejamos já dois países declinaram o convite para o BRICS+, Argentina e Arábia Saudita. Não nenhum país da OTAN que não seja uma democracia e até hoje o único país membro a acenar o artigo cinco, foi imagina os EUA ou seja o filho… Read more »
“Não nenhum país da OTAN que não seja uma democracia…”
A Turquia manda lembranças.
Goste-se ou não de Erdogan, ele foi eleito em eleições livres, se tem comportamentos ditatoriais, não discuto, mas as eleições na Turquia são livres e basta ver que a maior cidade, Istambul, está nas mãos da oposição
Toquem o sino!
Li em algum lugar que os austríacos estariam considerando o A29 também
Quer que toque as badaladas singelas ou dobradas? 👍
Se essa notícia vingar merece as dobradas 😎
Próximos compradores Eslováquia, Croácia, Hungria, Checoslováquia.
A algum tempo atrás, Portugal estava em missão de paz em algum país africano, não me recordo qual.
Eles pretendem usá-lo pra CAS, ou apenas pra treinamento avançado mesmo?
No mais, parabens a Embraer.
Na República Centro Africana, e ainda está.
Se for só para treinamento, teria sido o PC21 menos capaz, porém mais barato também.
Apenas para treinamento, o PC-21 é o avião a ser batido. Para a função, não há melhor. Mas, se for para incluir treinamento de armas e missões reais de COIN, CAS, etc, aí o A-29 oferece o pacote completo.
É isso que faz o dólar baixar e não culpar e chamar o campos neto de chantageador.
Não tem nada a ver é verdade, até pelo DNA, não teria empréstimos, financiamento do Estado a Embraer, como dizia o velho pai “vende aos americanos a um real que o Brasil sai no lucro rsrs
No caso brasileiro, é óbvio que uma venda de Eu$ 200 milhões em uma balança comercial que exporta anualmente cerca de US$ 340 bilhões e tem um saldo de US$ 100 bilhões
agora, pelo que sei, o câmbio é livre. Ao contrário do passado, quanto era o presidente do BC que determinava a cotação, o cambio agora é negociado pelos operadores financeiros….
espero ter ajudado e encerro o assunto antes de levar uma bronca por sair do tema
Câmbio livre…em termos. Quando o BC fazia intervenções e essas mostravam resultados era uma coisa. Quando o mercado financeiro aposta e o BC não diz pra que serve, o dólar passa de 6.
Não devia… mas vamos… por muitos anos, o câmbio era determinado com o BC. Era a época do dólar paralelo. Aliás, quem ia viajar para o exterior tinha um limite de compra (creio que teve um período que o limite era de 500 dólares). Acho que apenas o mais velhos lembram que os jornais publicavam o valor do câmbio do mercado paralelo (e por isso, ilegal)… até o JN dava a cotação do dólar paralelo.. coisa de doido. Um câmbio livre sem intervenção do BC é um risco para o setor produtivo, ainda que possa ser uma fonte de ganhos… Read more »
Quando o produto é bom… A Embraer acertou muito lançando o A-29N. Mal posso esperar pra saber qual seria a configuração e para vê-lo com WAD
Olá. Acho que existe uma chance real destes aviões portugueses já usarem o WADS que a FAB adotará no A29 modernizado….
Interessante que a tela do A-29M é chamada de LAD (Large Area Display) pela AEL, e não de WAD. Provavelmente porque não seja o mesmo equipamento do Gripen, e por isso decidiram usar outra denominação.
Portugal adquirindo o KC-390 e, agora, o A-29N…show…além de outros países europeus, no caso do KC-390. Se depender dos arrogantes Alemanha e França, nada.
Não foram os franceses que chamaram o C-390 de “carrinho de mão “? só estamos começando! Kkk
Creio que nenhum dos dois países precisam do A29. Eles também tem o A400… seria estranho a Alemanha ou a França adquirir o Kc390 sendo que eles fabricam o A400.. seria tão estranho quanto a FAB comprar o A400 ao invés do KC390
Lembrando que ambos compraram o C-130J que operam em uma unidade aérea binacional baseada na França.
Pois é.. por isso defendo a.criacao de um.esquadrao compartilhado de kc390 aqui na America do Sul…
Enquanto tu insistir com essa aberração, vou te rebater. Essa ideia (se é que pode ser chamada assim), mistura necessidades, realidades e capacidades totalmente distintas (Europa e america do sul e sua diferenças abissais).
Na verdade, é um posicionamento mais ideológico do que qualquer outra coisa.
Isto que quiz dizer, Camargoer….inclusive o KC-390 e o A400M são de categorias diferentes e complementares.
Não.
O KC390 é um cargueiro multimissao para até 26 toneladas. O A400M é um transportador estratégico pesado para 37 toneladas.
São aviões distintos.
Sim. Entendi seu ponto.
Discordo apenas que Alemanha e França sejam arrogantes… arrogância é uma característica de indivíduos.. alguns alemães e alguns franceses são arrogantes… alguns argentinos são arrogantes. Alguns brasileiros são arrogantes.
Não existem “ṕovos” ou “países” arrogantes…
muitas vezes, a gente não compreende os hábitos, cultura ou costumes de outros grupos, culturas ou nações e ficamos com uma impressão ruim… na maioria das vezes, é a gente a gente que é um pouco preconceituosos.. em outras, é aquela pessoa mesmo que é que arrogante ou cretina. Ai não tem solução.
Alemanha tá carregando sua cruz A400
Porquê? Estão muito satisfeitos e já receberam 47 A-400M. Não é por o C-390 ser um excelente avião, que depois todos os outros não prestam. Eu adorei a força aérea Portuguesa, ter comprado o C-390, mas se fosse o A-400M também gostava, agora o C-390 é de longe melhor opção, que o C-130J. A Turquia tem 10 A-400M e também está muito contente com o avião, tanto que Turcos e Espanhóis estão a negociar, trocar os A-400M que a Espanha comprou, mas diz que não precisa de mais de 15 ou 17, por aí, mas comprou 27, esses que a… Read more »
Sempre foi e sempre será um erro comparar aeronaves de categorias muito diferentes.
A-400 é transporte estratégico, C-390 é tático.
Ambos tem capacidades diferentes, e tamanhos bem diferentes… e isso leva a custos de operação e aquisição também bem diferentes.
Não se comparam.
O KC390 é uma excelente aeronave e está se tornando uma referência em sua categoria.
O A400 também parece ser (não o conheço em detalhes). Mas não duvido que seja.
O A400M foi um projeto que demorou a ficar pronto, e até seus parceiros quiseram sair, do ponto de vista de capacidade, ele é ótimo, porém caro de comprar e manter, ele era tão importante para os envolvidos que no final não desistiram dele, mas ninguém pode apagar o passado de problemas que ele enfrentou, nem que ele quase foi natimorto
E se depender dos (B)RICS…
Eu, pra mim o que fez o super tucano ficar famoso no exterior foi aquele ataque noturno que: a Colombia, fez aos guerilheiros das FARC, utilizando alguns super tucanos, comprados do Brasil. Os super tucanos destruiram os acampamento dos guerilheiros matando os quase todos. Isso a muitos anos atras.
Sem dúvida.
Essa resposta está em todas as pesquisas feitas sobre o sucesso do A-29.
Quando dou Like em um comentário diz que eu fui banido, por qual motivo fui banido sendo que mal faço comentários além dos meus comentários serem curtos, sem xingamentos e nunca é direcionado a ninguém que comenta nessa site?
Nota da moderação:
Você não foi bloqueado; trata-se de um problema no sistema que estamos solucionando no momento.
Ok, obrigado por responder.
Próximos 4 anos, Trump será o funcionário do mês da EMBRAER, com o afastamento e busca de independência dos Europeus em reação aos EUA, se abrirão muitas portas para produtos não-americanos naquele continente….
EUA e Europa…entendendo que Europa é RU e França, depois Alemanha e Itália e por último o resto, são um. Não existe OTAN sem EUA. E não existe Europa sem OTAN.
Ou os russos Estariam jantando em Paris.
OTAN sem EUA é melhor armada que a Rússia.
A menos que se pense em utilização de armas nucleares. Mas daí não sobrariam nem Paris nem russos para o jantar.
A história conta diferente.
Depende de quantos anos você volta na história. Se voltar 40/50 anos eu concordo que A URSS era mais poderosa que a Europa Ocidental. Se voltar 150 anos, o Império Britânico sozinho era mais poderoso que a Rússia. Voltando mais alguns séculos, o Império Romano era mais poderoso. Então não é uma questão de avaliar a história, mas o presente. O que eu comentei é que hoje a Otan sem EUA é mais forte que a Rússia. Basta fazer uma tabela comparando quantidade e qualidade de navios-aeródromos, caças, submarinos, submarinos nucleares, fragatas, corvetas, MBTs, IFVs, militares, populações, capacidade econômica e… Read more »
E Londres.
Pois, a UE não pensa assim,
E mesmo a parte Europeia da NATO, que está a trabalhar, para se acautelar, pois a UE faz parte das 3 grandes economias do mundo, a parte Europeia da NATO, tem dois países, que conseguem dissuadir a parte nuclear Russa.
Então porque razão, uma economia gigante, comparada á Russa, com indústria e tecnologia avançada, teria que se submeter aos Russos?
A NATO é muito importante, mas se um presidente Norte-Americano, prefere estar sozinho, a Europa tem que seguir e continuar a sua vida.
Nem a Kiev chega, e com soldados Norte-Coreanos, que lhes forneceram, é a palavra, pois foram trocados por comida e tecnologia, para carne para canhão, poupando mais Russos.
A Embraer é orgulho do Brasil ! Ótima negociação!
Mas um ponto para a Embraer!
17mi de Euros por avião, 100mi de reais cada… carinho hein
Não deve ser o preço apenas do vetor mas do pacote.
Não estou visualizando em quais missões e os contextos em que eles vão utilizar o A-29.
COIN/CAS. E treinador avançado.
Sim, mas A-29 para COIN/CAS no contexto europeu não faz sentido.
O A-29 foi desenvolvido para ambientes de baixa intensidade, com pouca defesa antiaérea e com espaço aéreo dominado.
Em que lugar com essas características Portugal tem expectativa de combater?
Ou será utilizado para treinamento? Se for para treinamento me parece que há opções melhores.
No contexto africano… por exemplo.
Numa provável guerra contra a Rússia, e ele terá cobertura dos caças maiores, ninguém vai mandar ele enfrentar S300, 400 nem SU57
Corretissimo…. mestre Carlos Campos…..
Baixa altitude e obstaculos urbanos quebram linha de visada de MANPADs….
https://www.youtube.com/watch?v=XNYtQ_jhPss
Isto sem contar que toda esta hist´roria já esta superada e obsoleta…..os armamentos de precisão e grande alcance hoje em dia sequer obrigam o avião a sobrevoar a area do alvo….
https://www.youtube.com/watch?v=_1xN-mIl7DA
Mestre EduardoSP….isto de ambiente de baixa intensidade é falácia….mantra…existem vetores de 300 km/h e baixa alcance e carga de armas chamado de helicópteros….que atuam na alta intensidade….e onde entram…o A-29 entra tambem….
Sabia que SU-34 tava voando a 100 -200 metros de altitude na Ucrania….? Acha que fez ou faz isto a Mach 1 ou 2??? engano…subsonico alto somente é possivel no mar….na terra é muito…muito…absurdamente muito menos….
420/500kt. Por aí.
e olha lá..dependendo do relevo….
E, em particular, combate a drones.
Quem acompanha a trilogia e comprou ações da Embraer teve bons ganhos nesses últimos tempos.
Defesa tem muito a crescer.
As operações COIN (Counter-Insurgency) e CAS (Close Air Support) são conceitos militares distintos.
COIN é uma abordagem estratégica ampla que pode incluir CAS como uma ferramenta em situações específicas. CAS, por outro lado, é uma ação tática com foco no apoio direto e imediato às forças terrestres.
Todo e qualquer país precisa do A-29. Avião robusto, letal, pode evoluir e…é lindo.
Derrubar aviões do tráfico vindo do Marrocos? kkkkkkk
Off topic, sugestão: matéria a respeito dos Lineages do Paquistão modificados para missões de vigilância marítima. Que tal? Abs
Entendo perfeitamente que a pintura camuflada tem seu objetivo na FAB e sei que funciona, mas esse supertucano da foto ta deslumbrante, que coisa linda da outro aspecto para aeronave, e geralmente nao é so ele os f-5, o kc parece que sempre ficam mais bonito com outras cores.
Sei de um cidadão português, amante do CHEGA e que detesta brasileiro, que vai tirar a calça pela cabeça.
Esquisito alguém odiar outra pessoa por ser brasileiro… ou por ser japonês ou ser católico. Esquisito alguém odiar outra pessoas sem conhecer, sem ter sido traído ou prejudicado. Esquisito alguém odiar alguém…
vai entender
Pois é, já não estava contente com a quantidade de brasileiros imigrando pra Portugal, agora com a compra do A-29 ele vai a loucura!
Boas, não consigo entender o ódio por productos bons, sou Português e digo a melhor coisa para a FAP e o A29 e acabar com os f-16 porque o gasto é enorme. Acho que seria uma boa opção complementar aos que já temos e se forem montados em Alverca melhor ainda. Somos países irmãos e prefiro avião brasileiro ou europeu a americano. O Sueco Grippen é top