Minas Gerais recebe primeiros helicópteros H145 para emergências médicas do Brasil
Itajubá, 13 de Dezembro de 2024 – O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) recebeu hoje dois H145, configurados para Serviço Aeromédico de Emergência de Helicópteros (HEMS, na sigla em inglês). Os helicópteros, adquiridos pela pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, serão operados pelo Batalhão de Operações Aéreas (BOA), a serviço do Suporte Aéreo Avançado de Vida (SAAV) para emergências médicas e missões de busca e salvamento no Estado. Estes são os primeiros H145s cinco pás públicos do Brasil.
A configuração do H145 HEMS inclui cilindros de oxigênio, ventilador pulmonar, bombas de infusão, cardiodesfibrilador com monitor multiparamétrico, macas para adultos e crianças e incubadora para transporte neonatal. A customização e instalação dos equipamentos HEMS final foram feitas na fábrica da Helibras em Itajubá, no sul de Minas Gerais. A empresa brasileira é a única fabricante de helicópteros do Hemisfério Sul e é fornecedora de oito em cada dez helicópteros que atuam em serviços públicos no Brasil.
“Os helicópteros são fundamentais para salvar vidas e temos visto diversos exemplos de operações deste tipo realizadas com sucesso. Na maioria das vezes, quando acontecem catástrofes naturais, o helicóptero é o único meio para acessar os locais dos sinistros e prestar apoio às populações. Parabenizamos a Secretaria de Estado de Saúde Minas Gerais e o CBMMG pela aquisição desses helicópteros de última geração para prestar apoio a população”, afirma Alberto Duek, presidente da Helibras.
O H145 é sucesso mundial em diversos segmentos, graças a grande versatilidade e capacidade multifunção. Sua mais recente versão com cinco pás oferece um adicional de 150 kg para transporte de carga, além de baixos níveis de vibração, fatores essenciais nas operações aeromédicas. O desenho do rotor principal do H145, sem rolamentos, facilita a manutenção e garante maior conforto em voo. A versão HEMS conta com equipamentos para tratamento intensivo e permite mais agilidade no transporte inter-hospitalar. O H145 é o mais silencioso e apresenta a mais baixa emissão de CO2 de sua categoria.
Atualmente, a frota mundial da família H145 já ultrapassa duas mil aeronaves entregues e oito milhões de horas de voo.
Lindíssimos! Belíssimos! Helicópteros mais belos da atualidade! (É uma análise imparcial, ok? rsrsrs)
Apesar do Fenestron… Ainda Maravilhosos!
Se não me engano, eram para ter sido 6, lá em 2014. Investiram por causa da Copa. Nos contentamos com somente um, o saudoso Arcanjo 04 (BK117C2 PR-UEA). Não colocaram para voar até 2015/16. O bichinho aguentou o tranco esse tempo todo, junto dos Esquilos, até ser perdido em um triste acidente em outubro (meus pêsames aos familiares e amigos da tripulação).
Esses carinhas chegam em momento oportuno, e espero que sejam adquiridos vários mais!
Lindo demais,aqui existe também a possibilidade de vermos o Black hawk sendo utilizado nos estados para missões de socorro pelos bombeiros e defesa civil principalmente em estados do Norte igual nos EUA?
Com o governo federal passando o facão nas coisas que realmente são úteis é bem difícil disso acontecer, até porque os estados norte recebem muito dinheiro do pacto federativo.
Mas estou me referindo aos estados comprarem a versão civil e de resgate do Black hawk para os seus bombeiros e defesa civil,o exército já tem seus Black hawk comprados sendo produzidos.
Jamais. Black Hawk é helicóptero militar. E bem caro pra qualquer estado comprar e manter.
Segundo alguns, talvez venham a ser também a opção para possíveis (embora improváveis na conjuntura atual) helicópteros utilitários/ataque (com o kit HForce) no EB.
Acredito ser mais fácil na MB com mísseis anti navio,a MB tem mais essa doutrina com helicópteros da família caracal,o EB pelo andar da carruagem vai querer o armed Black hawk como seu helicóptero de ataque já que tem tempo que anda flertando com essa versão e a compra dos Black hawk para a sua aviação pode já ser o início dessa aquisição.