Irã recebe primeiros caças Sukhoi Su-35SE para substituir os F-14 Tomcat
O Irã recebeu seus primeiros caças Su-35SE Super Flanker (versão de exportação), segundo reportagem da revista alemã Flug Revue. Os dois primeiros jatos Su-35SE foram entregues à Força Aérea Iraniana em 18 de novembro e transportados para o Aeroporto de Mehrabad por aeronaves de transporte An-124.
Inicialmente, o Irã planejava adquirir 25 unidades do Su-35SE para substituir os F-14A do Esquadrão 81 Tomcat. No entanto, o número foi ampliado para 50, e o país também está considerando a compra do caça Su-30SME.
O primeiro grupo de oito pilotos iranianos do Su-35SE deve concluir o treinamento em dezembro de 2024, com um segundo grupo finalizando a formação na primavera de 2025. Há planos para instalar um simulador do Su-35SE em Isfahan, a fim de treinar futuros pilotos no próprio Irã.
Espera-se que 25 Su-35SE estejam operacionais nas bases aéreas de Hamadan e Isfahan até o final de 2025, com a entrega total das 50 aeronaves prevista para ser concluída em 2026.
Coitado desses Tomcats devem estar tudo no osso 🦴
muito estiloso esse Sukhoi 👍
Devem estar no mesmo naipe dos nossos F-5 kkkk
Seria Legal ter um F-14 em um museu no Brasil, um SU30 ou Mig 29
Cairia bem um no MUSAL.
Como eu aprendi na caserna, o não já tem.. Vai que..
Qual a diferença entre um SU-30 e um SU-35?
Aumenta 5 números, um é Su-30 e o outro Su-35.
Kkkkkk….
O seu 35 e monoposto, altamente automatizado, eletrônica mais sofisticada e maior quantidade de material compósito na estrutura o quê reduz um pouco a assinatura radar.
Isso tudo o torna mais caro que o SU-30 que difere pouca coisa do su-27 a não ser o fato de ser biposto.
São várias.
Basicamente o Su-35 é um projeto mais novo de um monoposto com maiores capacidades (teto operacional, carga, armamento, menor peso, etc.).
O SU-30 é um bi posto, um projeto mais antigo com menos capacidades que o SU-35.
A primeira e mais óbvia diferença é que o Su-35 é monoplace (apenas 1 piloto) e o Su-30 Biplace (piloto e co-piloto ou WSO).
O Su-35 trouxe melhorias com motor mais forte 14.500 kg/f de empuxo (AL-41) contra 12.500 kg/f do AL-31, radar mais poderoso IRBIS-E em vez do Bars N011M, entre outras coisas.
Porém na nova versão Su-30 SM2 que a Rússia começou a receber no final de 2022, eles padronizaram e agora utilizam o mesmo motor e radar do Su-35. Então as diferenças ficaram bem menores, basicamente o Su-30 SM2 é agora a versão Biplace do Su-35.
Pessoal pensa só em Israel, mas o Irã é rival regional de uma pá de Estados ali, sobretudo dos Sauditas (inclusive a relação que promete ser mais próxima entre Trump e os Salman é o que me faz acreditar ser possível um conflito direto dos EUA ou Israel com eles) tendo essas rivalidades origem na tentativa dos Aiatolás de espalhar a “revolução islâmica” pela região.
Essa aquisição mexe com o equilíbrio entre eles apesar de egípcios e sauditas continuarem na frente por uma boa e enorme margem no tocante a poder aéreo.
Da Jordânia não dá pra cravar o mesmo.
Ali os países mais alinhados ao Irã são o Iraque, o Iêmen, líbano e a Síria!
Não descarto a Síria mesmo com a mudança de governo pois eles se encontram na mesma situação que o Iraque, que aliás chegou a entrar em guerra brutal por anos com o Irã, o regime caiu, o ocidente entrou com força, mas o Irã tem uma forte influência lá.
Lembre-se do Saddam gritando persas, persas, quando era enforcado. Ele não gritou EUAs, OTAN, gritou persas.
Aposto que o carrasco deve ter dito no ouvido dele, o Irã manda lembranças.
Então os gatos persas vão ter finalmente um descanso ….
Avião perfeito para o Brasil.
Com uma força aérea tecnicamente falida, atolada em pessoal e orçamentos insolúveis, o desmembramento da instituição criando um ramo dedicado à defesa aérea não seria, por assim dizer, absurdo.
Um ramo nos moldes organizacionais da antiga PVO soviética, porém com orçamento próprio e independente da esfera da Força Aérea Brasileira em vários aspectos administrativos. Seria uma Defesa Aérea subordinada hierarquicamente à Foça Aérea porém autónoma quanto ao seu planejamento orçamentário.
Dedicada única e exclusivamente à defesa de nosso imenso território, o Sukhoi iria ajustar-se perfeitamente como principal vetor de interceptação dada sua autonomia e alcance.
Esqueceu do pós venda….e olha lá…
O Brasil poderia fazer como a India que produz locamente seus SU-30 MKI e faz as suas proprias manutenções e hoje exporta peças sobresalentes para outros operadores do SU-27/30 por todo mundo. Um ponto que não temos no gripen NG é a autonomia na construção das peças sobresalentes, temos o direito de produzir mas não de vender ou direito de modificação do projeto.
Para o Irã é uma aquisição importante, já que Israel, Arábia Saudita, EAU tem investido cada vez mais em defesa.
OFF”: Será que os Su-24 e MiG-29 Sírios desertaram para o Irã? No bombardeio de bases sírias, nenhum desses modelos estava entre os destruídos
Talvez foram para a base aérea russa…
O Su-35 cairia muito bem na FAB, temos base industrial para produzir localmente as peças de manuntenção como é feita na india com os SU30MKI, a India exporta peças dos Sukhois por todo o mundo e tem total autonimia na manutenção e midificação das suas aeronaves. Lembrando que os Gripen são apenas montados no brasil, já que as peças produzidas aqui são algumas peças da fuselagens mas não temos o direito de vende de peças ou produçao de componentes chaves da aeronave.