Irã recebe primeiros caças Sukhoi Su-35SE para substituir os F-14 Tomcat
O Irã recebeu seus primeiros caças Su-35SE Super Flanker (versão de exportação), segundo reportagem da revista alemã Flug Revue. Os dois primeiros jatos Su-35SE foram entregues à Força Aérea Iraniana em 18 de novembro e transportados para o Aeroporto de Mehrabad por aeronaves de transporte An-124.
Inicialmente, o Irã planejava adquirir 25 unidades do Su-35SE para substituir os F-14A do Esquadrão 81 Tomcat. No entanto, o número foi ampliado para 50, e o país também está considerando a compra do caça Su-30SME.
O primeiro grupo de oito pilotos iranianos do Su-35SE deve concluir o treinamento em dezembro de 2024, com um segundo grupo finalizando a formação na primavera de 2025. Há planos para instalar um simulador do Su-35SE em Isfahan, a fim de treinar futuros pilotos no próprio Irã.
Espera-se que 25 Su-35SE estejam operacionais nas bases aéreas de Hamadan e Isfahan até o final de 2025, com a entrega total das 50 aeronaves prevista para ser concluída em 2026.
Coitado desses Tomcats devem estar tudo no osso 🦴
muito estiloso esse Sukhoi 👍
Devem estar no mesmo naipe dos nossos F-5 kkkk
Kkkk
Cairia bem um no MUSAL.
Como eu aprendi na caserna, o não já tem.. Vai que..
Uma ordem da FAB determinou que o MUSAL devera contar em seu acervo, prioritariamente, com exemplares de aviões, helicópteros e demais ítens aeronáuticos, dentre aqueles operados pela FAB. O Jaguar e o F-86 da FAV por exemplo foram parar lá na helisul…
O MUSAL é um museu que visa acessar as aeronaves da FAB e a história delas, na FAB, do público brasileiro que tem interesse.
Seria muito bom se uma empresa ou empresário, possivelmente através de uma PPP ou por empreendedorismo próprio, criasse um museu de aeronaves no Brasil com os aviões mais famosos e icônicos, para encher os olhos dos entusiastas e estudantes.
O mais impressionante de tudo, que ninguém lhe respondeu – e que vão continuar ignorando – é como o Irã conseguiu manter um vetor tão sofisticado como o Tomcat (geometria variável, motor temperamental, radar magnífico) funcionando por décadas,o último sendo recebido em 1979 ! Só isso já daria uma tese de doutorado. E os mesmos que ignoram isso são os mesmos que dizem que se os EUA embargarem a nossa frota de Gripem no “outro dia eles estão no chão” por falta de manutenção no motor, assento etc. Muito pouco(ou nunca) disso foi discutido aqui, se ocorresse esse cenário no… Read more »
Realmente procede sua observação, porém salvo eu esteja enganado, nunca se viu um f14 do Irã fazendo exercícios de voo ou simplesmente voando, no meu entendimento acho que se voam são muito poucos.
E não é que uma hora depois saiu uma matéria sobre o Tomcat no Iran Air show…
Possivelmente poucas unidades aí da voam e sua capacidade de combate deve ser muito limitada.
Amigo, estamos falando de 45 anos desde a última aeronave entregue, e os mesmos 45 anos sem apoio logístico ! É óbvio que não tem mais relevancia militar. Quando eu expus todo meu raciocínio antes, tinha em mente os 30 anos posteriores 1980 – 2010, após isso é apenas hora extra. Se um país consegue manter um vetor nessas condições por 3 décadas é mais que suficiente. Já respondendo a dúvida de outro forista, na guerra com o Iraque até 1988 eles tem registro de vitórias em combate aéreo. ou seja, praticamente 10 anos após o rompimento com os EUA.… Read more »
Lembrem-se do escândalo Irã-contras, no governo Reagan (anos 80), que envolvia fornecimento secreto de equipamentos e peças de uso bélico para o iran em troca de ajuda aos contra revolucionários da Nicarágua.
A engenharia iraniana deve ser incrível para ter conseguido manter aeronaves tão complexas voando por tanto tempo, sem qualquer assistência do fabricante, ainda que a eletrônica do caça seja tão arcaica se comparada com o que temos hoje. Quando penso nisso, lembro daqueles vídeos no yt de indianos e paquistaneses replicando tudo quando é coisa e fazendo coisa nova, tipo transformar radiador velho em panela, reciclar bateria velha e vender como nova… os iranianos devem forjar e usinar tudo quanto é peça desse caça. E mesmo a parte eletrônica, devem ter conseguido fazer a engenharia reversa de muita coisa, mantendo… Read more »
Pelo nivel de ameaça que o Iran sofre de Israel e do ocidente,a aquisição de aeronaves em poucas unidades e a demora para ser recebidas esses caças me causa estranheza.
Na verdade era para o iran esta cheio de equipamento de guerra de todos os tipos e modelos de origem russa e chinesa mais acho que esta faltando plata $$ para essa modernização urgente em todas as áreas das forças armadas iraniana.
Tive um professor de matemática iraniano na minha graduação na USP. O cara era muito inteligente e ele adorava dar aulas.
Lembro que fomos a primeira turma de graduação que ele pegou e ele ficou surpreso que, no Brasil, muitos conceitos de matemática não são apresentados no ensino médio, só na graduação. Segundo ele, no Irã se aprende cálculo diferencial no EM.
Qual a diferença entre um SU-30 e um SU-35?
Aumenta 5 números, um é Su-30 e o outro Su-35.
Kkkkkk….
O seu 35 e monoposto, altamente automatizado, eletrônica mais sofisticada e maior quantidade de material compósito na estrutura o quê reduz um pouco a assinatura radar.
Isso tudo o torna mais caro que o SU-30 que difere pouca coisa do su-27 a não ser o fato de ser biposto.
São várias.
Basicamente o Su-35 é um projeto mais novo de um monoposto com maiores capacidades (teto operacional, carga, armamento, menor peso, etc.).
O SU-30 é um bi posto, um projeto mais antigo com menos capacidades que o SU-35.
A primeira e mais óbvia diferença é que o Su-35 é monoplace (apenas 1 piloto) e o Su-30 Biplace (piloto e co-piloto ou WSO).
O Su-35 trouxe melhorias com motor mais forte 14.500 kg/f de empuxo (AL-41) contra 12.500 kg/f do AL-31, radar mais poderoso IRBIS-E em vez do Bars N011M, entre outras coisas.
Porém na nova versão Su-30 SM2 que a Rússia começou a receber no final de 2022, eles padronizaram e agora utilizam o mesmo motor e radar do Su-35. Então as diferenças ficaram bem menores, basicamente o Su-30 SM2 é agora a versão Biplace do Su-35.
Resposta de leigo:
O SU-27 é o equivalente russo ao F-15 e o SU-35 é uma evolução do SU-27
O SU-30 é o equivalente russo ao F-15E
O SU-30 é biposto voltado mais as funções ar-terra, se não estou enganado.
Pessoal pensa só em Israel, mas o Irã é rival regional de uma pá de Estados ali, sobretudo dos Sauditas (inclusive a relação que promete ser mais próxima entre Trump e os Salman é o que me faz acreditar ser possível um conflito direto dos EUA ou Israel com eles) tendo essas rivalidades origem na tentativa dos Aiatolás de espalhar a “revolução islâmica” pela região.
Essa aquisição mexe com o equilíbrio entre eles apesar de egípcios e sauditas continuarem na frente por uma boa e enorme margem no tocante a poder aéreo.
Da Jordânia não dá pra cravar o mesmo.
Ali os países mais alinhados ao Irã são o Iraque, o Iêmen, líbano e a Síria!
Não descarto a Síria mesmo com a mudança de governo pois eles se encontram na mesma situação que o Iraque, que aliás chegou a entrar em guerra brutal por anos com o Irã, o regime caiu, o ocidente entrou com força, mas o Irã tem uma forte influência lá.
Lembre-se do Saddam gritando persas, persas, quando era enforcado. Ele não gritou EUAs, OTAN, gritou persas.
Aposto que o carrasco deve ter dito no ouvido dele, o Irã manda lembranças.
A AL Qaeda que assumiu a Síria é sunita, camarada. Falar que sunitas irão se alinhar com xiitas iranianos é um negócio que não tem nem pé nem cabeça. Sem falar que essa galera que entrou na Síria é super próxima da Turquia que considera o Irã um grande rival.
Então os gatos persas vão ter finalmente um descanso ….
Para o Irã é uma aquisição importante, já que Israel, Arábia Saudita, EAU tem investido cada vez mais em defesa.
OFF”: Será que os Su-24 e MiG-29 Sírios desertaram para o Irã? No bombardeio de bases sírias, nenhum desses modelos estava entre os destruídos
Talvez foram para a base aérea russa…
Eu vi num desses grupos de telegram que eles foram levados para o Iraque.
Esqueceu do pós venda….e olha lá…
O Brasil poderia fazer como a India que produz locamente seus SU-30 MKI e faz as suas proprias manutenções e hoje exporta peças sobresalentes para outros operadores do SU-27/30 por todo mundo. Um ponto que não temos no gripen NG é a autonomia na construção das peças sobresalentes, temos o direito de produzir mas não de vender ou direito de modificação do projeto.
Acordo com Rússia só com atestado de otário estampado na testa. É só perguntar prós próprios indianos.
Mesmo com isso, existem diversas notícias, inclusive aqui no Poder Aéreo, da dificuldade de manutenção dos Su-30 indianos
O Su-35 cairia muito bem na FAB, temos base industrial para produzir localmente as peças de manuntenção como é feita na india com os SU30MKI, a India exporta peças dos Sukhois por todo o mundo e tem total autonimia na manutenção e midificação das suas aeronaves. Lembrando que os Gripen são apenas montados no brasil, já que as peças produzidas aqui são algumas peças da fuselagens mas não temos o direito de vende de peças ou produçao de componentes chaves da aeronave.
Que viagem. Todo dia aparece um aqui querendo mudar todo o panorama ___________da FAB. Não faz o menor sentido comprar esse avião. Não tem tradição alguma de operar vetores russos. E o pós venda russo é um desastre.
COMENTÁRIO EDITADO. MANTENHA O BLOG LIMPO.
LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/
Os SU-30 indianos já apareceram aqui várias vezes com problemas de manutenção.
Não adianta só produzir algumas peças, a Índia não produz tudo e mesmo que produzisse a manutenção desses armamentos em nada tem de parecido com o que usamos, sabemos que motores russos tem uma vida útil bem menor, depois o motor precisa ser mandado para a fábrica para manutenção
O Irã entendo na era dos caças de quarta geração. Mas como foi dito só estarão operacionais no fim de 2025. Muita gente pensa que é só os caças chegarem que num passe de mágica já estarão operacionais e não é assim, os caças precisam ser homologados, os armamentos idem, sem falar no treinamentos de pilotos e pessoal de campo e da montagem da infraestrutura para manter os caças.
Boa tarde, pessoal. Pergunta genérica. Porque a Rússia não deu a devida assistência à nossos MI-35. Eu imagino que eles facilitem para países como Irã, China, Índia. Etc. Sei que eles têm leis rígidas de exportação de artigos militares e isso deve ter impedido um fluxo normal de peças. Mas imagino que isso não deve se aplicar a países alinhados. Agradeço os comentários. Forte abraço. Ivan
De modo extremamente resumida:
Foi uma compra política, e não venda técnixa, e a FAB foi obrigada a ficar com ele, enquanto essa aeronave não se encaixava com nada da doutrina da FAB.
Então, pra que a FAB iria gastar grana com essa aeronave, quando ela era obrigada a empurrar esse heli com a barriga?
Ela deu uma assistência bem ruim. E quando chegou a hora de realizar a grande inspeção o preço foi absurdo. Simples assim. Não compensava realizá-los na frota (12 aeronaves).
Então outros países que são grandes operadores vale a pena pagar ? Ou talvez para o Brasil o preço é outro ?
Além da alegada deficiência russa de pós-venda, também é necessário lembrar que essas aeronaves não foram negociadas diretamente com a Rússia e com com uma empresa do Paquistão que faz lobby para venda de armas. Claro que no Brasil onde não existe corrupção e principalmente na FAB onde reina a eficiência isso que irei dizer não se aplica. Mas em contratos cuja principal variável de decisão é baseada em lobbies e interesses privados, um contrato de aquisição é realizado de forma técnica, contemplando também consumíveis, manutenção preventiva, sobressalentes, treinamentos e toda sorte de itens necessários para a operação do sistema… Read more »
Respeito tua opinião, mas eu considero uma ideia totalmente descabida. Primeiro pela criação de uma outra estrutura, quando o que precisa é enxugar o máximo que puder o que existe hoje. Segundo, adotar uma aeronave desse porte seria necessária por que, visto que o Gripen e Meteor são uma combinação excelente?
Depois dos MI35 o Brasil não compra mas nem liquidificador russo quanto mais caças 😏
Pra onde eles foram??
Nosso país ainda opera e mantém os 9K38 igla no arsenal e não vejo os militares reclamando.
Nosso mais numeroso Manpad aliás
Caraca, 50 aeronaves em praticamente 2 anos?
Deveriam ir de Chackmate depois dos Su35.
Su30 é tiro no pé.
Su30 é aeronave madura, aprovada e testada, Checkmate é protótipo, vai ter 50 voando em 2025? Possivelmente não. Irã deve ter um cronograma apertado, deve estar esperando problemas muito em breve, precisa disso pra ontem…
Pequena correção. Su-75 é mock-up de um projeto. Nem perto de protótipo está ainda.
Sim. De fato.
Mas a ideia seria agora os SU-35 e partirem para o Checkmate em desenvolvimento conjunto.
50 aeronaves até 2026?
Não sei se foi irônico no comentário mas caso negativo, respeitosamente Roberto procure notícias e comentários sobre os membros do Esquadro Poti, que tiveram uma experiência com pós venda, manutenção e suprimento com os equipamentos russos….
Vão precisar. E farão pouca diferença.
Esses 50 SU – 35 deveriam já estar operando em:
Anápolis – GO;
Boa Vista – RR;
Campo Grande – MS
Canoas – RS;
Fortaleza – CE
E aguardando mais 20 por ano até 2030!
Tava razoável pra começar o trabalho!
Prefiro os 36 Gripens.
Eu tbm.
Não… 50 Gripen E/F
O Irã vai ter bons ganhos em p&d e capacitação profissional.
O Irã está incorporando um belo caça, digno de respeito. Agora os F14 terão o merecido descanso, já era hora.
Irã deu-se muito bem com o conflito da Ucrânia.
Forneceu drones funcionais e mísseis, e recebeu apoio técnico em mísseis hipersônicos, satélites, Murmansk, talvez S400, SU35 e uma planta para montagem da Sukhoi em solo iraniano. Nada mal.
Com a renovação da IRIAF, Teerã se consolida como uma potência regional dentro do OM.
Muito em breve, veremos um embate entre F35 X SU35!
Aguardemos as cenas dos próximos capítulos!
Será que vai ter uma integração louca dos Phoenix iranianos com os seus novos Su-35