A Saab recebeu um pedido da BAE Systems para o fornecimento de vários sistemas de radar Giraffe 4A em apoio às Forças Aéreas dos EUA na Europa. O contrato tem um valor aproximado de US$ 48 milhões (525 milhões de coroas suecas) e as entregas estão previstas para começar em 2027.

O Giraffe 4A fornecerá vigilância de longo alcance e defesa aérea de bases aéreas em um formato altamente móvel para as Forças Aéreas dos EUA na Europa.

“Giraffe 4A é um radar multifuncional que oferece aos usuários uma ampla gama de capacidades de vigilância em apoio a uma defesa aérea abrangente”, afirmou Erik Smith, presidente e CEO da Saab nos EUA. “Este sistema modernizará as operações de vigilância de aeródromos de combate expedicionário da Força Aérea dos EUA e fortalecerá as capacidades de detecção, atendendo a uma necessidade crítica no exterior.”

O Giraffe 4A é um sistema digital multicanal que utiliza a mais recente tecnologia de varredura eletrônica ativa (AESA) e será entregue a partir das instalações da Saab nos Estados Unidos e na Suécia.

A BAE Systems Technical Solutions & Services Inc. é a principal contratada para este projeto em apoio às Forças Aéreas dos EUA na Europa.

Sobre a Saab

A Saab é uma empresa líder em defesa e segurança com a missão permanente de ajudar as nações a protegerem suas pessoas e sociedade. Com 24.000 colaboradores talentosos, a Saab constantemente ultrapassa os limites da tecnologia para criar um mundo mais seguro e sustentável. A empresa projeta, fabrica e mantém sistemas avançados em aeronáutica, armamentos, comando e controle, sensores e sistemas submarinos. Sediada na Suécia, a Saab possui operações globais e é parte integrante das capacidades de defesa de várias nações.

FONTE: Saab

Subscribe
Notify of
guest

7 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Jadson S. Cabral

A resposta é não. Já temos o M200 vigilante, com capacidades semelhantes, e o M200 multimissão, ainda mais interessante. Todos nacionais.

art

Quantas horas de uso real tem esses dois radares? Quantos mísseis o radar multimissão guiou para alvos reais????? Peguntas para fazer, esses radares tem um longo processo ainda não são produtos prontos.

Jadson S. Cabral

Justo. E para se tornarem produtos prontos, precisam ser acreditados. Precisam ser levados a sério pelo ministério da defesa e as forças armadas, adquirindo unidades para dar fôlego ao fabricante em continue o desenvolvimento. Ou esses radar sueco ou qualquer outro armamento nasceram prontos?

Carlos Campos

Giraffe 4A tem alcance maior que o M200

Fernando "Nunão" De Martini

Não entendi a resposta, alguém fez alguma pergunta?

Jadson S. Cabral

Brincadeira aqui entre os leitores. Acontece quando imaginamos que certamente alguém comentará dizendo que seria bom se o Brasil adquirisse.
Achei que estava implícito, que todos conhecessem ou que fosse engraçado.

Fernando "Nunão" De Martini

Ok.

Achei que algum comentário perguntando tivesse sido apagado pelo editor de plantão antes de mim.

Mas também cogitei que você estivesse falando sozinho, o que teria um lado engraçado de alguma forma.