Partidos do Parlamento sueco querem acelerar a compra do caça que substituirá o Gripen
Todos os partidos no parlamento sueco agora querem acelerar a compra de um novo avião de combate para substituir o JAS Gripen. Em um adendo à próxima decisão de defesa, um comitê de defesa unânime no parlamento também enfatiza a importância de proteger o conhecimento sueco.
No dia 17 de dezembro, o parlamento decidirá sobre a defesa sueca para o período de 2025-2030. Hoje, a proposta para a decisão foi finalizada no comitê de defesa do parlamento. Como todos os partidos apoiam essa proposta, é muito provável que ela se torne a decisão oficial do parlamento.
A maior parte do processo no parlamento tem seguido o caminho proposto pelo governo e coincide com as suas sugestões. No entanto, há uma diferença importante: o parlamento destacou a urgência de tomar uma decisão sobre um novo sistema de caças, considerando a situação de segurança política. Enquanto o governo propôs que isso ocorresse até 2030, o parlamento agora sugere que isso aconteça no período de 2028 até o início de 2030.
O governo já apontou três opções diferentes para um novo plano. A primeira é deixar a Saab desenvolver novamente um avião sueco. A segunda é produzir aviões de combate em cooperação com outros países e a terceira é comprar um avião estrangeiro já pronto. O Riksdag aponta particularmente para os dois primeiros e sublinha a importância de proteger o know-how sueco.
No dia 17 de dezembro, o Riksdag decidirá sobre a defesa sueca durante os anos 2025-2030.
FONTE: Dagens Nyheter
Suécia ja querendo abandonar o Gripen !
E a gente nem recebeu o nosso lotezinho…
Daqui a pouco nem vão querer entregar um 2o lote, com a justificativa que a linha de montagem foi encerrada… heheh
A linha estará aqui.
Sim… Mas poucas peças são produzidas no país !
Por ter vivido essa realidade de perto em fabricas… Fornecedores cobram absurdos por peças, mesmo de reposição… De modelos que já saíram de linha e possuem poucas unidades no mercado.
Creio que o Brasil tinha que correr pra agilizar e acertar os contratos…
As viúvas desesperada, não cansam de criar narrativas, é de rir. Os suecos continuarão a produção de Gripen E, no Brasil, na Suécia para quem quiser compra. Os suecos estão ainda em propostas de um novo jato, não é ainda “o projeto”, levará anos para chegar a fase de embrião. Tira os antolhos.
Ninguém falou em abandonar o Gripen. A Suécia continua com sua encomenda e vai operar o Gripen por décadas.
Só estão acelerando “um pouco” a decisão de desenvolver um caça de nova geração sueco ou de participar em um projeto conjunto.
É simples, a estratégia deles é ter o melhor avião de combate possível. Trata-se de um país avançado, que não possui os problemas sociais que estão presentes no nosso cotidiano, e agravado com o fato de ter uma potência nuclear inimiga por perto. Outro ponto importante e eu não poderia deixar de dizer, é que as forças daquele país, jamais se meteram em política e muito menos tem lado (na política). Este é o caminho correto para ter apoio maciço da opinião pública, e dos partidos de diferentes matizes.
Realmente existem problemas sociais no Brasil.
Os políticos, burocratas e a imprensa usam isso de desculpa para não levar a sério o tema defesa, entre outros. Sempre tem alguma comoção “social” na mídia quando existem temas importantes a serem debatidos.
Um novo caça terá IOC por 2045. Ou seja, vai abandonar com 20 anos de operação de Gripen E já ? Além disso, as primeiras unidades substituiriam o Gripen C.
Abandonar… eles são serios, nao escreve loucura. Leva anos pra desenvolver um novo caça, e se forem proteger o know how deles, um possível novo caça que a SAAB iniciasse o desenvolvimento em 2030 nao estaria integrado da FA Sueca antes de 2040. Até lá os Gripens C (atualizados) e E seriam a espinha dorsal da defesa aérea do país.
País serio pensa a longo prazo, nao igual a Republica de Bananias que atrasa pagamentos e sonha com submarino nuclear…
Relaxe. essa decisão é para produção de um caça lá para 2040-2045
. e olhe lá. o Gripen já tem uns 30 anos. Normal.
Alguém ainda tem duvida que os políticos suecos ira escolher a primeira opção.
A segunda opção é quase impossível.
A terceira opção é impossível, dinheiro do cidadão sueco para comprar avião americano e automaticamente matar a indústria aeronáutica sueca.
Desenvolvimento solo é caro. Uma oportunidade para o Brasil se integrar nesse desenvolvimento.
Suécia não está abandonando o Gripen, está antecipando a próxima geração.
Leia novamente. Ninguém está abandonando nada. O JAS39E será o principal caça da Suécia no minimo até 2050. O que está ocorrendo é que a decisão sobre o futuro caça será tomada entre 2028 e 2030, em vez de 2030.
O brasileiro não consegue nem entender o conceito de projeto de longo prazo e planejamento. Considerar as dificuldades, o tempo e o investimento necessário para uma aeronave futura, muito antes dela efetivamente ser necessária, mas sabendo que um dia será. Tem gente aqui que acha que se deve pensar em substituir uma aeronave quando ela começar a dar baixa no inventário.
Como não conseguimos ? Estamos desde 2001 tentando comprar caças noves e em 2024 só conseguimos 9. 23 anos não é longo prazo o suficiente para você?
Nesse aí adiciona o sub nuc em desenvolvimento desde a ditadura militar… corrupção a longo prazo.
Então é oficial, o Gripen na Suécia subiu no telhado…
Os Gripen C/D mais antigos devem ser desativados entre 2035 e 2040, já o Gripen E é planejado para operar até 2060.
Quem vai comprar mais Gripen agora, Galante? Será uma aeronave com menos de 100 unidades em uso, logo a falta de escala vai deixar ele muito caro de operar, então, sim, subiu no telhado…
Isso não faz sentido. Se leva 20 anos para colocar um caça em operação. Rússia vende Su-35S e Su-57 simultaneamente. Ninguém vai deixar de comprar Gripen E por um caça com IOC por 2045.
França anunciou projeto FCAS em 2018. Nos últimos anos vendeu o Rafale igual água.
Países que querem caças agora ou nos próximos anos podem considerar o Gripen E, um projeto de caça de 5a ou 6a geração para daqui 10 ou 15 anos não vai afetar as vendas do Gripen.
Motor dele é um dos mais usados, sistemas novos que podem atuar aviônicos diferentes e são sistemas digitais, vindos dos EUA e UK Israel, tal item não produzem mais, entao coloca de um novo!
E se quisermos algo mais tecnológico, temos que nos conformar com o risco de
” backdoors” de brinde incluído
e ainda pagar o preço.
Então o negócio é investir em pesquisas e experimentos. Se eles podem conseguir porque não podemos também?
Nossa. É só ler a matéria. O Gripen E foi adquirido pela Suécia 60 unidades e todos continuam contratados e serão usados por décadas. Já a decisão de projetar um caça de nova geração sueco ou participar de um projeto conjunto como o FCAS ou GCAP deve ser acelerada de 2030 para 2028 à início de 2030. A Suécia pretende modernizar 60 Gripen C/D que devem operar ao lado dos 60 Gripen E, totalizando uma frota de 120 Gripen. Estes mais antigos da versão C/D devem operar até 2035. Então a decisão do caça de nova geração deve ocorrer logo… Read more »
que eu saiba a Força Aérea Suiça nunca encomendou 60 Gripen. Apenas adquriu exemplares para avaliação, mas nenhum deles operacional.
nunca encomendou Gripen E, escrevi errado
Sim, muito errado.
Só pesquisar. A Suécia encomendou 60 Gripen E novos.
Vc ta certo, a FA Suíça nao encomendou Gripen E, foi a FA Sueca.
Boa noite, Helio.
A Suíça nunca adquiriu alguns para avaliação, muito menos 60.
Os suíços selecionaram o Gripen E numa concorrência que visava adquirir 22 caças, mas um plebiscito posterior à escolha acabou vetando o financiamento para aquisição de caças naquela ocasião.
Encomendou 60 unidades, em 2013.
Pediu o mais difícil, ler a matéria.
boa noite, caro.
Numa cerimônia na Suécia em 2022, se não me engano, foram apresentados vários Gtipens juntos.
Parte deles eram para a Força Aérea sueca, outros para a FAB. Seriam as primeiras entrega operacionais para as duas forças clientes da Saab.
Não sei como anda o ritmo de entrega dos aviões suecos de lá para cá. Vou olhar se teve matéria por aqui (ou fora) sobre isso.
País avançado, que já tive o prazer de visitar. Leva muito a sério a questão de defesa, que jamais ficou restrita a discussão dentro dos quartéis. A população, e obviamente as forças políticas, entendem a importância da questão, e a discute com seriedade.
Na prática o que o Parlamento está fazendo é dar uma autorização p/ o Governo gastar c/ novo projeto que ainda nem existe e que p/ entrar em serviço vai levar vários anos. Quanto mais avançado, mais caro fica então mesmo c/ esse novo caça, o Gripen E será claramente necessário p/ manter uma quantidade suficiente em operação. Ainda vão usar Gripens por décadas.
Só recebemos 8 unidade de 36 e eles já estão procurando um substituto para o Grispen no país deles… triste demais.
Meu Deus…mais um filho da pátria educadora.
Mais um que vive na ilusão que só tem ilustres em Brasilia e que o Brasil honra com seus compromissos como pagamentos em dia de algo escrito em contrato.
Tem muitos comentários enaltecendo o gripe, não que seja ruim, longe disso, mas do jeito com que falam, parece o rei da cocada. Agora percebe-se que está é muito defasado em tecnologias perto de F35, F22, Su57 caças japoneses, chineses e coreanos chegando por aí.
Pobre dada do Brasil.
F22 única vantagem é ser Stelth, F35 tem mais poder de processamento e capacidade EW melhor e é o melhor caça do mundo, Coreia do Sul ainda tem um prototipo, que não é Stelth, J20 sabemos pouco dele, F2 do Japão era incrível até os anos 2000, o que a Suécia tá fazendo é se planejar, o próprio EUA já vem pensando no NGAD e FA/XX antes do F35 entrar em operação, por isso sao os melhores em caças
Não duvido que a Suécia decida operar uma quantidade pequena de F-35 em conjunto com o Gripen E até a entrada de um avião substituto.
A Alemanha fez isso por causa da capacidade nuclear do F-35 com as B61-12.
A Suécia pode não desejar ter armas nucleares, mas pode desejar ter os meios de usar se for preciso.
A Alemanha encomendou os F-35 porque usam armas nucleares do estoque americano e o custo de integrá-las ao Eurofighter seria proibitivo. A Suécia não opera com armas nucleares americanas (ao menos por enquanto).
Foi exatamente isso que eu disse.
Hoje, as B61 estao restritas a Alemanha, Italia, Holanda, Bélgica e Turquia pelo Nuclear Sharing. Qualquer outro país da OTAN teria que ter autorização dos EUA e desses outros 5 paises para operar B61. A Polonia mostrou interesse desde a invasão da Ucrania, mas nao recebeu resposta.
Uk e França tem seu próprio arsenal nuclear dentro da OTAN e nao participam do nuclear sharing.
Então ter F35 dentro da OTAN nao significa que o país poderá operar a B61.
É o Grippen E, que não é o rei da cocada, mas é um excelente caça, dos melhores do mundo.
Deixem os Suecos começar a receber uma quantidade razoável deles e a trabalhar para FOC (full operacional capability) e muitos vão se calar com as capacidades desse caça.
A realidade daquela parte do mundo e a “transição” de muitos países para 5 geração e a entrada em serviço de sistemas eletronicos cada vez mais complexos torna dificil a vida de uma “nova” aeronave de 4 geração em 2030’s.
Nada mais sensato do que olhar para o futuro e não ficar com a cabeça enterrada na areia. Afinal vender aeronaves agora é fundamental para a Saab e o Gripen não está vendendo tanto assim…
Tudo isso logo depois de a SAAB ser sabatinada pelo governo americano.
Não acredito que o Gripen deixe de ser fabricado em no mínimo 10 anos, ainda mais com as compras do Brasil, Suécia e Tailândia, talvez colômbia,,, de qualquer forma e legal ver como os Suecos se preocupam com a Defesa do país
A Suécia resolveu acelerar seu programa de quinta, sexta geração devido estar ficando para trás em relação aos outros países e claro, ao seu vizinho.
Ela não vai abandonar o Gripen, vai manter os dois caças assim como os EUA não abandona seus F15, F16, F18 por ter os F35.
É um modelo bem diferente do nosso esse tipo de questão ter um debate PÚBLICO tão amplo e abrangente sobre um programa estratégico militar na esfera política.
Nem sei como seria promover algo assim no Brasil, há falta de cultura (do debate mesmo e de planejamento de longo prazo) nesse escopo.
Nem aqui, um fórum supostamente especializado, se consegue ter um debate racional, imagine então um que inclua a totalidade dos morons e filhos da “pátria educadora”…
A Suécia sempre fez isso. Sempre começou à pensar na próxima geração de caças quando a ‘geração atual’ entrou em serviço. Foi a mesma coisa com Tunnan, Lansen, Draken, Viggen, e agora Gripen. Estão pensando para daqui a 15, 20 anos à frente e não tem absolutamente nada à ver com abandonar o programa Gripen E.
É aliás, o que o Brasil, se fosse um país sério, deveria estar fazendo, mesmo enquanto não apenas planeja acelerar o ritmo das entregas (pagar o que deve), como também contratar um novo lote de Gripens. Mas como não somos um país sério…
Questão cultural pesa muito, aqui 1 ano é visto como planejamento de longo prazo…
(…)O governo já apontou três opções diferentes para um novo plano. A primeira é deixar a Saab desenvolver novamente um avião sueco. A segunda é produzir aviões de combate em cooperação com outros países e a terceira é comprar um avião estrangeiro já pronto. (…)
.
Para mim… isso está mais para encontrar uma narrativa de desculpas/explicações para emplacar o F-35 de goela a baixo
Ao contrário. O objetivo é desenvolver a solução nacional sueca.
Boa noite, caro. A sequência do texto é esta: “O Riksdag aponta particularmente para os dois primeiros e sublinha a importância de proteger o know-how sueco.” Parece mais que o parlamento (Riksdag) quer deixar claro ao governo e a eventuais interessados e lobistas de um avião estrangeiro (o F35 de les amêricains, claro) que podem tirar seu aviãozinho da chuva (e neve). A escolha terá de proteger o (muito considerável) know-how sueco nesse campo , o que só as duas primeiras alternativas parecem capazes de fazer. Isso é bom para o Gripen, por todas as razões bem expostas néstes comentários… Read more »
Não adianta curioso, entre a turma dos analfabetos funcionais, a do “não li e não gostei”, e a dos torcedores ideológicos, a porcentagem dos que lêem e entendem as matérias é mínima…
Nunca fiz previsão não tive esta disciplina de aula na faculdade, deixo isso para as cartomantes
País maduro e rico, economia avançada, estado de bem-estar social em regime de propriedade privada e orientação social-democrata, com sinndicatos atuantes e respeitados e partdo socialista forte, de esquerda democrática. E Forças Armadas que não se acham um poder à parte, acima dos poderes constituídos. Esta discussão na Suécia de uma política de defesa para 5 anos parece exemplar. O governo eleito (no momento de direita democrática, se não me engano: conservador mas não porra-louca aloprado conspirador delirante) abre o debate enviando uma proposta ao parlamento, que responde definindo uma direção com apoio unânime dos partidos. A direção é clara:… Read more »
Sem querer falar muito em política mas apenas para esclarecer o que para alguns não é tão óbvio. Com a chegada de 1º Ministro de um partido de direita a Suécia começou a se afastar de sua política de neutralidade. Já ingressaram na OTAN e a gora, provavelmente por lobby da Lockheed devem querer comprar o F-35 – apesar do custo astronômico e seus infindáveis problemas. Quem se interessa pelo assunto sabe que ainda existem investigações sobre denuncias de corrupção nas vendas de jatos F-84, F-86, F-104 e F-4 pela Europa. Não se surpreendam se a Suécia anunciar a compra… Read more »
Interessante o nível de planejamento de Estado, onde os partidos políticos pensam no país, suas tecnologias e necessidades de defesa.
Aqui me entristece o nível do parlamento, que independente de partido sempre está chantageando o ocupante do poder executivo com votar ou não votar o que interessa à nação, caso não recebam benefícios.
E ainda temos as forças armadas que se metem em política partidária e esquecem a política de defesa. São gigantescas em número de pessoal e algumas mordomias, vivendo em outro mundo. Aqui, equipamentos e bons salários para a galera que rala não é prioridade.
Por que da lentidão de entrega dos gripens ao Brasil?!
Por causa da lentidão do pagamento.
Sua resposta ‘…LENTIDÃO DE PAGAMENTO…”, refere-se a que O Brasil não está pagando, pagando atrasado ou é burocracia para pagamento ou o que ainda?!!
Sugiro a leitura:
https://www.aereo.jor.br/2024/07/15/financiamento-do-gripen-apos-quase-9-anos-de-carencia-hoje-so-faltam-9-meses-para-comecar-a-pagar/
https://www.aereo.jor.br/2024/07/29/programa-gripen-em-graficos-a-diferenca-entre-as-necessidades-e-os-desembolsos/