Todos os partidos no parlamento sueco agora querem acelerar a compra de um novo avião de combate para substituir o JAS Gripen. Em um adendo à próxima decisão de defesa, um comitê de defesa unânime no parlamento também enfatiza a importância de proteger o conhecimento sueco.

No dia 17 de dezembro, o parlamento decidirá sobre a defesa sueca para o período de 2025-2030. Hoje, a proposta para a decisão foi finalizada no comitê de defesa do parlamento. Como todos os partidos apoiam essa proposta, é muito provável que ela se torne a decisão oficial do parlamento.

A maior parte do processo no parlamento tem seguido o caminho proposto pelo governo e coincide com as suas sugestões. No entanto, há uma diferença importante: o parlamento destacou a urgência de tomar uma decisão sobre um novo sistema de caças, considerando a situação de segurança política. Enquanto o governo propôs que isso ocorresse até 2030, o parlamento agora sugere que isso aconteça no período de 2028 até o início de 2030.

O governo já apontou três opções diferentes para um novo plano. A primeira é deixar a Saab desenvolver novamente um avião sueco. A segunda é produzir aviões de combate em cooperação com outros países e a terceira é comprar um avião estrangeiro já pronto. O Riksdag aponta particularmente para os dois primeiros e sublinha a importância de proteger o know-how sueco.

No dia 17 de dezembro, o Riksdag decidirá sobre a defesa sueca durante os anos 2025-2030.

FONTE: Dagens Nyheter

Subscribe
Notify of
guest

49 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Chris

Suécia ja querendo abandonar o Gripen !

E a gente nem recebeu o nosso lotezinho…

Daqui a pouco nem vão querer entregar um 2o lote, com a justificativa que a linha de montagem foi encerrada… heheh

Last edited 16 horas atrás by Chris
Rinaldo Nery

A linha estará aqui.

Chris

Sim… Mas poucas peças são produzidas no país !

Por ter vivido essa realidade de perto em fabricas… Fornecedores cobram absurdos por peças, mesmo de reposição… De modelos que já saíram de linha e possuem poucas unidades no mercado.

Creio que o Brasil tinha que correr pra agilizar e acertar os contratos…

Last edited 16 horas atrás by Chris
Nilo

As viúvas desesperada, não cansam de criar narrativas, é de rir. Os suecos continuarão a produção de Gripen E, no Brasil, na Suécia para quem quiser compra. Os suecos estão ainda em propostas de um novo jato, não é ainda “o projeto”, levará anos para chegar a fase de embrião. Tira os antolhos.

Luís Henrique

Ninguém falou em abandonar o Gripen. A Suécia continua com sua encomenda e vai operar o Gripen por décadas.
Só estão acelerando “um pouco” a decisão de desenvolver um caça de nova geração sueco ou de participar em um projeto conjunto.

Gavião

É simples, a estratégia deles é ter o melhor avião de combate possível. Trata-se de um país avançado, que não possui os problemas sociais que estão presentes no nosso cotidiano, e agravado com o fato de ter uma potência nuclear inimiga por perto. Outro ponto importante e eu não poderia deixar de dizer, é que as forças daquele país, jamais se meteram em política e muito menos tem lado (na política). Este é o caminho correto para ter apoio maciço da opinião pública, e dos partidos de diferentes matizes.

DanielJr

Realmente existem problemas sociais no Brasil.

Os políticos, burocratas e a imprensa usam isso de desculpa para não levar a sério o tema defesa, entre outros. Sempre tem alguma comoção “social” na mídia quando existem temas importantes a serem debatidos.

RICARDO N BARBOSA

Um novo caça terá IOC por 2045. Ou seja, vai abandonar com 20 anos de operação de Gripen E já ? Além disso, as primeiras unidades substituiriam o Gripen C.

Rodolfo

Abandonar… eles são serios, nao escreve loucura. Leva anos pra desenvolver um novo caça, e se forem proteger o know how deles, um possível novo caça que a SAAB iniciasse o desenvolvimento em 2030 nao estaria integrado da FA Sueca antes de 2040. Até lá os Gripens C (atualizados) e E seriam a espinha dorsal da defesa aérea do país.
País serio pensa a longo prazo, nao igual a Republica de Bananias que atrasa pagamentos e sonha com submarino nuclear…

curisco

Relaxe. essa decisão é para produção de um caça lá para 2040-2045
. e olhe lá. o Gripen já tem uns 30 anos. Normal.

Marcelo

Alguém ainda tem duvida que os políticos suecos ira escolher a primeira opção.
A segunda opção é quase impossível.
A terceira opção é impossível, dinheiro do cidadão sueco para comprar avião americano e automaticamente matar a indústria aeronáutica sueca.

Underground

Suécia não está abandonando o Gripen, está antecipando a próxima geração.

Alexandre Fontoura

Leia novamente. Ninguém está abandonando nada. O JAS39E será o principal caça da Suécia no minimo até 2050. O que está ocorrendo é que a decisão sobre o futuro caça será tomada entre 2028 e 2030, em vez de 2030.

JuggerBR

Então é oficial, o Gripen na Suécia subiu no telhado…

Alexandre Galante

Os Gripen C/D mais antigos devem ser desativados entre 2035 e 2040, já o Gripen E é planejado para operar até 2060.

JuggerBR

Quem vai comprar mais Gripen agora, Galante? Será uma aeronave com menos de 100 unidades em uso, logo a falta de escala vai deixar ele muito caro de operar, então, sim, subiu no telhado…

RICARDO N BARBOSA

Isso não faz sentido. Se leva 20 anos para colocar um caça em operação. Rússia vende Su-35S e Su-57 simultaneamente. Ninguém vai deixar de comprar Gripen E por um caça com IOC por 2045.

Luís Henrique

França anunciou projeto FCAS em 2018. Nos últimos anos vendeu o Rafale igual água.

Países que querem caças agora ou nos próximos anos podem considerar o Gripen E, um projeto de caça de 5a ou 6a geração para daqui 10 ou 15 anos não vai afetar as vendas do Gripen.

Carlos Campos

Motor dele é um dos mais usados, sistemas novos que podem atuar aviônicos diferentes e são sistemas digitais, vindos dos EUA e UK Israel, tal item não produzem mais, entao coloca de um novo!

Luís Henrique

Nossa. É só ler a matéria. O Gripen E foi adquirido pela Suécia 60 unidades e todos continuam contratados e serão usados por décadas. Já a decisão de projetar um caça de nova geração sueco ou participar de um projeto conjunto como o FCAS ou GCAP deve ser acelerada de 2030 para 2028 à início de 2030. A Suécia pretende modernizar 60 Gripen C/D que devem operar ao lado dos 60 Gripen E, totalizando uma frota de 120 Gripen. Estes mais antigos da versão C/D devem operar até 2035. Então a decisão do caça de nova geração deve ocorrer logo… Read more »

Helio Higuchi

que eu saiba a Força Aérea Suiça nunca encomendou 60 Gripen. Apenas adquriu exemplares para avaliação, mas nenhum deles operacional.

Helio Higuchi

nunca encomendou Gripen E, escrevi errado

Luís Henrique

Sim, muito errado.
Só pesquisar. A Suécia encomendou 60 Gripen E novos.

Rodolfo

Vc ta certo, a FA Suíça nao encomendou Gripen E, foi a FA Sueca.

Fernando "Nunão" De Martini

Boa noite, Helio.

A Suíça nunca adquiriu alguns para avaliação, muito menos 60.

Os suíços selecionaram o Gripen E numa concorrência que visava adquirir 22 caças, mas um plebiscito posterior à escolha acabou vetando o financiamento para aquisição de caças naquela ocasião.

Alexandre Fontoura

Encomendou 60 unidades, em 2013.

EduardoSP

Pediu o mais difícil, ler a matéria.

curioso

boa noite, caro.

Numa cerimônia na Suécia em 2022, se não me engano, foram apresentados vários Gtipens juntos.

Parte deles eram para a Força Aérea sueca, outros para a FAB. Seriam as primeiras entrega operacionais para as duas forças clientes da Saab.

Não sei como anda o ritmo de entrega dos aviões suecos de lá para cá. Vou olhar se teve matéria por aqui (ou fora) sobre isso.

Gavião

País avançado, que já tive o prazer de visitar. Leva muito a sério a questão de defesa, que jamais ficou restrita a discussão dentro dos quartéis. A população, e obviamente as forças políticas, entendem a importância da questão, e a discute com seriedade.

LucianoSR71

Na prática o que o Parlamento está fazendo é dar uma autorização p/ o Governo gastar c/ novo projeto que ainda nem existe e que p/ entrar em serviço vai levar vários anos. Quanto mais avançado, mais caro fica então mesmo c/ esse novo caça, o Gripen E será claramente necessário p/ manter uma quantidade suficiente em operação. Ainda vão usar Gripens por décadas.

Matheus

Só recebemos 8 unidade de 36 e eles já estão procurando um substituto para o Grispen no país deles… triste demais.

Matheus

Meu Deus…mais um filho da pátria educadora.

Rodolfo

Mais um que vive na ilusão que só tem ilustres em Brasilia e que o Brasil honra com seus compromissos como pagamentos em dia de algo escrito em contrato.

José Roberto

Tem muitos comentários enaltecendo o gripe, não que seja ruim, longe disso, mas do jeito com que falam, parece o rei da cocada. Agora percebe-se que está é muito defasado em tecnologias perto de F35, F22, Su57 caças japoneses, chineses e coreanos chegando por aí.
Pobre dada do Brasil.

Carlos Campos

F22 única vantagem é ser Stelth, F35 tem mais poder de processamento e capacidade EW melhor e é o melhor caça do mundo, Coreia do Sul ainda tem um prototipo, que não é Stelth, J20 sabemos pouco dele, F2 do Japão era incrível até os anos 2000, o que a Suécia tá fazendo é se planejar, o próprio EUA já vem pensando no NGAD e FA/XX antes do F35 entrar em operação, por isso sao os melhores em caças

Last edited 12 horas atrás by Carlos Campos
José 001

Não duvido que a Suécia decida operar uma quantidade pequena de F-35 em conjunto com o Gripen E até a entrada de um avião substituto.

A Alemanha fez isso por causa da capacidade nuclear do F-35 com as B61-12.

A Suécia pode não desejar ter armas nucleares, mas pode desejar ter os meios de usar se for preciso.

Marcelo

A Alemanha encomendou os F-35 porque usam armas nucleares do estoque americano e o custo de integrá-las ao Eurofighter seria proibitivo. A Suécia não opera com armas nucleares americanas (ao menos por enquanto).

José 001

Foi exatamente isso que eu disse.

Toro

A realidade daquela parte do mundo e a “transição” de muitos países para 5 geração e a entrada em serviço de sistemas eletronicos cada vez mais complexos torna dificil a vida de uma “nova” aeronave de 4 geração em 2030’s.

Nada mais sensato do que olhar para o futuro e não ficar com a cabeça enterrada na areia. Afinal vender aeronaves agora é fundamental para a Saab e o Gripen não está vendendo tanto assim…

Last edited 12 horas atrás by Toro
Arildo Alves Cardarelli

Tudo isso logo depois de a SAAB ser sabatinada pelo governo americano.

Carlos Campos

Não acredito que o Gripen deixe de ser fabricado em no mínimo 10 anos, ainda mais com as compras do Brasil, Suécia e Tailândia, talvez colômbia,,, de qualquer forma e legal ver como os Suecos se preocupam com a Defesa do país

Fabio

A Suécia resolveu acelerar seu programa de quinta, sexta geração devido estar ficando para trás em relação aos outros países e claro, ao seu vizinho.
Ela não vai abandonar o Gripen, vai manter os dois caças assim como os EUA não abandona seus F15, F16, F18 por ter os F35.

George A.

É um modelo bem diferente do nosso esse tipo de questão ter um debate PÚBLICO tão amplo e abrangente sobre um programa estratégico militar na esfera política.
Nem sei como seria promover algo assim no Brasil, há falta de cultura (do debate mesmo e de planejamento de longo prazo) nesse escopo.

Leandro Costa

A Suécia sempre fez isso. Sempre começou à pensar na próxima geração de caças quando a ‘geração atual’ entrou em serviço. Foi a mesma coisa com Tunnan, Lansen, Draken, Viggen, e agora Gripen. Estão pensando para daqui a 15, 20 anos à frente e não tem absolutamente nada à ver com abandonar o programa Gripen E.

É aliás, o que o Brasil, se fosse um país sério, deveria estar fazendo, mesmo enquanto não apenas planeja acelerar o ritmo das entregas (pagar o que deve), como também contratar um novo lote de Gripens. Mas como não somos um país sério…

George A.

Questão cultural pesa muito, aqui 1 ano é visto como planejamento de longo prazo…

lucena

(…)O governo já apontou três opções diferentes para um novo plano. A primeira é deixar a Saab desenvolver novamente um avião sueco. A segunda é produzir aviões de combate em cooperação com outros países e a terceira é comprar um avião estrangeiro já pronto. (…)
.
Para mim… isso está mais para encontrar uma narrativa de desculpas/explicações para emplacar o F-35 de goela a baixo

Alexandre Fontoura

Ao contrário. O objetivo é desenvolver a solução nacional sueca.

curioso

Boa noite, caro. A sequência do texto é esta: “O Riksdag aponta particularmente para os dois primeiros e sublinha a importância de proteger o know-how sueco.” Parece mais que o parlamento (Riksdag) quer deixar claro ao governo e a eventuais interessados e lobistas de um avião estrangeiro (o F35 de les amêricains, claro) que podem tirar seu aviãozinho da chuva (e neve). A escolha terá de proteger o (muito considerável) know-how sueco nesse campo , o que só as duas primeiras alternativas parecem capazes de fazer. Isso é bom para o Gripen, por todas as razões bem expostas néstes comentários… Read more »

Roberto da Silva Rocha

Nunca fiz previsão não tive esta disciplina de aula na faculdade, deixo isso para as cartomantes