IMAGENS: Sukhoi Su-57 testa motor equipado com bocal retangular de vetorização de empuxo 2D
Foram divulgadas duas imagens do caça Su-57 de quinta geração da Rússia com um motor equipado com bocal retangular de vetorização de empuxo 2D, uma inovação que visa aprimorar sua furtividade e manobrabilidade.
O design retangular reduz a assinatura radar da aeronave ao alinhar as saídas de calor do motor com a fuselagem, além de permitir vetorização de empuxo em dois eixos, oferecendo maior agilidade em combate aéreo.
O Su-57 já é conhecido por suas capacidades avançadas, como sistemas de radar AESA, aviônicos integrados e armamentos de última geração.
Embora a Rússia tenha introduzido o Su-57 na força aérea em números limitados, as melhorias tecnológicas contínuas sugerem que o caça se tornará um pilar central das capacidades aéreas do país nas próximas décadas.
Dizem que é menor e mais potente que o motor atual.
Alguém tem dados/números?
Mas o motor é diferente? Pelo que entendi da matéria, só adicionaram um vetorizador de empuxo na exaustão do motor
AL 51F Saturn…
Como alguem pode negativar um comentario desse? O cara se prontifica a dar um detalhe importante e algum mane idiota se acha à altura de negarivar…. jesus.
Motor atual Izdeliye-30 velocidade máxima de 2.600-2.700 km/h
Ele se chama Saturn AL-51, é uma variante do Saturn AL-31 que é utilizado atualmente nos Su-57 (e outras aeronaves como J-10, J-20, Su27 e Su-30), ele tende ser 80% diferente do AL-31, possui menos estágios, 18% mais eficiente, também é menor, o empuxo é maior, o valor de fabricação vai ser menor. Vai ser aplicado também no Su-75. Pelo que eu me lembro saiu a muito tempo atrás que vai ter ainda mais 2 versões futuras, uma eles querem lançar em 2028 a 2035, chamado “DA VI”, nele iria ter o bocal vetorizado 2D, soldagem por fricção de cerâmica… Read more »
Saiu mais algumas imagens e um pequeno vídeo/Gif do Su-57 taxiando e mostrando o acionamento do bocal(funcionamento semelhante ao do F-22). Pelo que foi divulgado o material será publicado em um programa de tv Russo Domingo.
Não é semelhante ao F-22. O TVC do SU-57 é 2D!
Leonardo, o do F-22 também
O do F-22 não tem movimento lateral horizontal, apenas vertical…
Será que só vetoram na vertical com no F-22 ? Pela foto parece estar inclinado, será que o bocal gira no eixo do motor, criando vetoração “tri-dimensional” ?
Não tem como fazer isso, pois os gases da exaustão e a chama em altíssima temperatura atingiram os estabilizadores, nas laterais, e aquela estrutura central, entre os motores. Nem há espaço para essa manobra
A vetorização TVC sem o bocal já é em 2 eixos. Talvez seja possível que o bocal seja também, ou terá que se anular a variação do bocal no eixo horizontal, ficando somente na vertical, como no F22.
A matéria fala em 2D, então é só vertical mesmo.
Na realidade, o TVC russo é bi-dimensional.
O F22 é mono.
Não. É bi também.
Essa denominação é referente ao sistema poder realizar o movimento em um eixo .
Tanto no Su-35 quanto no F-22 são 2D.
Não há nenhuma aronave operacional dotada de escapes 3D.
Bi-dimensional atua em 2 eixos e o F22 não atua no eixo horizontal, apenas no vertical, diferente do TVC russo que atua em ambos.
A terceira dimensão seria o sentido do próprio empuxo.
Exato…
Mestre Bosco
Por este vídeo da pra notar que o bocal inteiro se move para as 4 direções, e as duas aletas maiores da saída são só para aumentar e diminuir a abertura da saída .
Os russos parecem que conseguiram fazer um bocal em formato stealth que tenha vetorização de empuxo em mais direções que só para cima e para baixo como o F-22.
https://www.youtube.com/watch?v=qyeBNc2A2NI
Mono é fixo, como qualquer aeronave à jato normal.
Neste caso não é empuxo vetorado ( TVC). É bocal convencional.
Empuxo vetorado ou é 1D como o F22 ou 2D como o SU35 e SU57.
“Sergio Machado Visitante Reply to Bosco 13 minutos atrás … A terceira dimensão seria o sentido do próprio empuxo.” O que interessa, e o que se discute, é o empuxo e seu sentido ao sair dos bocais de exaustão. Qualquer bocal convencional já é de 1D, ou seja, na dimensão longitudinal do motor. Se eu colocar um bocal móvel que se mova apenas na dimensão vertical, terei um bocal 2D (longitudinal e vertical). Se colocar um bocal com movimento nas dimensões vertical e lateral, terei um bocal 3D (longitudinal, vertical e lateral). Então, a terceira dimensão que você citou, na verdade… Read more »
“ Qualquer bocal convencional já é de 1D, ou seja, na dimensão longitudinal do motor”.
É um equívoco conceitual. O que é uni ou bi-dimencional é o TVC, não o fluxo. Não há o que se falar em TVC uni-dimensional em bocais sem TVC.
O TVC no bocal de saída vetora o fluxo advindo do motor e o redireciona em no máximo em 2 eixos, ou em 1, como no F22.
Os eixos podem ou não variar em ângulos, como no Su35 e Su57.
“É um equívoco conceitual. O que é uni ou bi-dimencional é o TVC, não o fluxo. Não há o que se falar em TVC uni-dimensional em bocais sem TVC.” Acho que tu não entendeu. O bocal, por si só, não movimenta nada e não serve para nada sem…empuxo! O empuxo é que interessa. E esse vai ser direcionado pelo bocal. Se o bocal é fixo, é unidirecional e uni-dimensional. Não tem como não ser! A física impõe isso! O empuxo gerado pelo motor tem que sair ou ser expelido e direcionado para algum lugar. Nos bocais móveis, entram a segunda… Read more »
“Ah…então, esqueçamos o eixo longitudinal?”
Essa é a questão. O eixo longitudinal não é vetorado. Se fosse, seria para frente e para trás, sobre o eixo.
Thrust Vectoring Control, o próprio nome diz, controla o vetor do empuxo. Vetorar é direcionar ou redirecionar. Se agisse sobre o eixo de fluxo, seria para frente e para trás, sobre esse eixo, o que seria bizarro.
Por isso é 2D, apenas varia no eixo Z e X ( ou Y, depende do plano).
Sergio,
No 2D o escape gira somente em torno de um eixo, o horizontal, e o jato é direcionado para cima ou para baixo.
No 3D o bocal gira em torno de multieixos ou tem palhetas (6) que dirigem o jato para pelo menos 8 direções.
No 2D o controle de direção é dado pelo empuxo assimétrico dos motores, claro, combinado com os lemes.
Esta se misturando as coisas. Movimento para cima e para baixo pertence ao mesmo eixo. Unidimensional.
Se alem de cima e para baixo, ir para esquerda ou direita será o segundo eixo, ou seja, bi-dimensional. O terceiro eixo pertence ao fluxo que tem sentido único.
E as variações dadas pelo TVC, como na diagonal, é uma amplitude angular com variações nos 2 eixos perpendiculares ao fluxo.
“ O design retangular reduz a assinatura radar da aeronave ao alinhar as saídas de calor do motor com a fuselagem, além de permitir vetorização de empuxo em dois eixos, oferecendo maior agilidade em combate aéreo.”
Está no texto.
O primeiro Flanker com motor de empuxo vetorado foi o Su-37. Nesse os bocais eram articulados no eixo vertical reto, tal qual o F-22.
No Su-30MKI, eles inclinaram o eixo para fora, da mesma forma que aparece nesse protótipo aí. Isso deu um efeito “3D” aos bocais, pois agora esses geravam força em dois eixos ao mesmo tempo. Então usar só um bocal gerava forças laterais e usar os dois bocais geravam forças verticais, atingindo na prática efeito semelhante a um bocal 3D, usando um sistema 2D mais simples.
https://www.youtube.com/watch?v=hYi1e4pOQJw
É… aos poucos o caça vai ganhando capacidades interessantes e não duvido que se todos os seus “problemas” forem resolvidos, será um ótimo vetor.
De uma coisa eu sei, o bicho é lindo.
Interessante que só trocaram um lado, então ainda está em testes…
Bocal de saída muito similar ao do Okhotnik.
Igual o do F-22, mas isso é só visual, aos olhos de um sensor infra-vermelho os dois tipos de bocal(redondo e retangular) tem a mesma assinatura, tanto que no F-35 abandonaram esse formato.
Tinha lido em um artigo russo faz ano que um teste feito por eles o tinham feito abandonar este tipo de bocal, do F-22, pós não trazia vantagem nenhuma a furtividade.
Esse bocal não é igual ao do F-22. Ele tem movimentação lateral horizontal tb…
Então, por que o formato similar ao do F-22?
Então? Rsrsr só os russo para dizer porque voltaram aos testes
As pétalas apresentam vanes na saída, o que indica que passam ar mais frio por ali para diminuir a assinatura infravermelha.
Pois é eu tbm já havia reparado, e o F-22 tbm possui… mas isso não me convence muito não, o F-35 não o ter é um bom indício da pouca funcionalidade – isso no espectro infra-vermelho, quanto a assinatura radar não sei dizer.
O que eu quero entender é de como a Russia consegue fazer tanta coisa em matéria de defesa com um PIB menor ou igual ao nosso.
não se pode ter tudo…
“não se pode ter tudo.”
Sim, quando se entrega a fazenda de cenouras ao coelho para cuidar das cenouras rsrsr
Herdou a indústria e tecnologia da URSS e forma 500 mil engenheiros por ano. O Brasil detonou sua indústria e forma 50 mil por ano.
E devem ser engenheiros presumidamente de muita qualidade, visto muitos autores para cursos de engenharia são russos, como Popov, Saraeva, Ufimtsev…fora o que a URSS manteve sob a cortina de ferro
E o sistema tributário, pesadíssimo para a indústria, foi um dos fatores determinantes para essa implosão. Há uma esperança de que a reforma tributária, em vias de ser regulamentada, dê condições para reindustrializar o país.
Alguns economistas, como Mailson da Nóbrega, acreditam ser a última chance do Brasil de fugir da armadilha da renda média, uma vez que perdemos o bônus demográfico, ou seja, envelhecemos sem ficarmos ricos.
AVISO DOS EDITORES A TODOS: A MATÉRIA NÃO TEM ABSOLUTAMENTE NADA A VER COM ECONOMISTAS BRASILEIROS.
PELA MILÉSIMA VEZ, LEIAM AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/
Esqueça. Depois da CF88, tudo acabou.
Eu creio que para ter um indústria aeroespacial tem que ser boa parte do investimento estatal dificilmente vc vai achar um investimento privado em indústria aeroespacial que não venha majoritariamente do estado já que ele vai ser o comprador.O mesmo vale para automóveis não há ninguém no Brasil com capital para montar uma montadora de automóveis pois é muito dinheiro e com risco de ir a falência em poucos anos.
O mesmo Maílson da Nóbrega que, quando foi ministro da fazenda, conseguiu que a inflação batesse em uns mil por cento ao ano…baita conselheiro kkkkk
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COMENTÁRIO APAGADO. MANTENHA-SE NO TEMA DA MATÉRIA.
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Olha Israel tb…
Bem ela só uma das herdeiras da URSS que tinha uma grande indústria aeroespacial e manteve o legado, lá se investe né.
Lindo demais.
Agora só falta a pele lisinha e um canopy condizente com um caça de sexta geração.
Ai é só alegria.
O Raptor ainda é no meu ver o caça mais lindo já feito, agora o Felon com essa repaginada ficaria na bota dele passando o Eagle que é outra coisa linda de morrer…
Concordo contigo, menção honrosa ao YF-23 que é outra “obra de arte”!
Olhando pra primeira foto parece uma gambiarra, colocaram um bocal diferente em cima do motor existente, ficou estranho.
http://www.aereo.jor.br/wp-content/uploads//2010/07/F-22-foto-Lockheed-Martin.jpg
O F-22 são duas placas móveis e outras fixas protetoras.
Esse modelo parece ter 3 partes móveis, mais próximo de um movimento de Y ou V. Na prática o movimento pode ser o mesmo, ninguém sabe.
Imagens do motor a partir dos 0:26s.
https://www.youtube.com/watch?v=qyeBNc2A2NI
Por este vídeo da pra notar que o bocal inteiro se move para as 4 direções, e as duas aletas maiores da saída são só para aumentar e diminuir a abertura da saída .
Os russos parecem que conseguiram fazer um bocal em formato stealth que tenha vetorização de empuxo em mais direções que só para cima e para baixo como o F-22.
Todo avião tem três eixos imaginários que se cruzam em determinado ponto do avião. São eles: eixo transversal, eixo longitudinal e eixo vertical. No caso de empuxo vetorado: Para girar sobre o eixo transversal basta que os bocais se movam para cima e para baixo. Para girar sobre o eixo longitudinal basta que os bocais se movam de maneira oposta, um para cima e o outro para baixo. Para girar sobre o eixo vertical basta que os bocais apontem para os lados, esquerdo ou direito. . É importante notar porém, que o giro sobre o eixo longitudinal só será possível… Read more »
Apenas uma cópia barata do F-22 raptor!