Eslováquia aponta o Embraer C-390 Millennium como a melhor opção para sua futura aeronave de transporte militar tático
Brasília, 10 de dezembro de 2024 – O Ministério da Defesa da Eslováquia assinou hoje uma Carta de Intenções com o Ministério da Defesa do Brasil que pretende incentivar uma cooperação industrial mais próxima entre os dois países. Durante visita ao Brasil, o Ministro da Defesa da Eslováquia reconheceu que o Embraer C-390 Millennium é a opção que melhor atende aos requisitos da futura aeronave de transporte militar da Eslováquia. Também foi mencionada a importância dos países vizinhos que já adquiriram o C-390, possibilitando sinergias em termos de treinamento, logística e cooperação no desenvolvimento de capacidades futuras das suas frotas. O Ministério da Defesa da Eslováquia iniciará as negociações para a aquisição de três aeronaves C-390 em janeiro de 2025.
“O C-390 é atualmente a melhor aeronave em sua categoria devido ao seu baixo custo operacional, versatilidade e confiabilidade, sendo capaz de realizar as mais diversas missões a qualquer hora e em qualquer lugar. Estamos certos de que o C-390 é a aeronave mais adequada para atender às necessidades da Força Aérea Eslovaca”, disse Bosco da Costa Junior, Presidente & CEO da Embraer Defesa & Segurança.
O C-390 Millennium está rapidamente se tornando a escolha preferida entre os países europeus membros da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) e seus aliados, contribuindo para a modernização das suas forças armadas, acrescentando novas capacidades e aumentando a sua interoperabilidade com as forças aliadas. O C-390 está em operação em Portugal e na Hungria, e já foi adquirido por Holanda, Áustria e República Tcheca, além da Suécia, que recentemente selecionou a aeronave. Brasil e Coreia do Sul completam a crescente lista de nações que optaram pelo C-390.
Desde sua entrada em serviço na Força Aérea Brasileira, em 2019, e na Força Aérea Portuguesa, em 2023, a frota em operação acumulou mais de 15.500 horas de voo, com disponibilidade operacional em 93% e taxas de conclusão de missão acima de 99%, demonstrando produtividade excepcional na categoria.
Sobre a Embraer
Empresa aeroespacial global com sede no Brasil, a Embraer atua nos segmentos de Aviação Comercial, Aviação Executiva, Defesa & Segurança e Aviação Agrícola. A Companhia projeta, desenvolve, fabrica e comercializa aeronaves e sistemas, além de fornecer Serviços & Suporte a clientes no pós-venda.
Desde sua fundação, em 1969, a Embraer já entregou mais de 9 mil aeronaves. Em média, a cada 10 segundos, uma aeronave fabricada pela Embraer decola de algum lugar do mundo, transportando anualmente mais de 150 milhões de passageiros.
A Embraer é líder na fabricação de jatos comerciais de até 150 assentos e a principal exportadora de bens de alto valor agregado do Brasil. A empresa mantém unidades industriais, escritórios, centros de serviço e de distribuição de peças, entre outras atividades, nas Américas, África, Ásia e Europa.
DIVULGAÇÃO: Embraer
Isso aí é um exemplo que deveria ser seguido, mas infelizmente…
O país joga imensa quantidade de recursos fora simplesmente para atender interesses diversos, que é vão de interesses pessoais, ideológicos, até incompetência pura e simples.
E a onda C-390 avança pela Europa. Que venham Polônia, Grécia, AS, e Índia de brinde.
Parabéns Embraer, mais uma vitória para esse que é o melhor de sua categoria!
Bratislava.
Um bate-volta a 1h de trem desde Viena.
Centro histórico bem bonitinho que permite passar um dia bem agradável.
A arquitetura da cortina de ferro dá um contraste não muito interessante na minha opinião. Como essa ponte de gosto duvidoso com um “disco voador” do MIB em cima do pilar logo ao lado do castelo.
Existe a possibilidade de esta compra abrir as portas do EB para o Suzana II ao invés do Atmos. Antes, a venda para a Suécia viabilizou a expansão do contrato do Gripen. Se o mesmo acontecer na aquisição de Brhamos ou Akash, o KC390 acaba criando um efeito colateral de colaborar com o reequipamento das FA brasileiras.
Uma possível futura compra da Índia dessa quantidade de aeronaves, que estima-se entre 40 e 80, não sei de do Brasil comprar akash ou anda do tipo.
E Brahmos??? Já temos mais de um míssil de Cruzeiro nacional que só não está operacional ainda pq o governo ainda não colocou compras para industrializa. Ai vai gastar o pouco dinheiro que temos com arma importada???
“Ah, mas são mísseis diferentes”. E alguém aqui acredita que se o EB ou a MB comprar Brhamos, vai comprar Mansup e MTC300 tbm???
A verdade é que não podemos ficar trocando um monte de coisas por C390, simplesmente porque embora o projeto e montagem sejam nossos, alumínio, fibras, motores, aviônica, um monte de sistemas e subsistemas são importados.
Fazemos os assentos também.
Concordo!
Penso que nossas Forças Armadas aproveitarão o sucesso do KC-390 para usá-lo como “moeda de troca” com os potenciais clientes.
E nesse momento em que não temos dinheiro e tudo está caindo aos pedaços, será uma jogada bastante inteligente.
Não existe relação entre uma venda da Embraer e uma compra do EB..
Mais ou menos… existem os ‘Offsets’ o governo de lá compra algo daqui e o daqui compra algo de lá – No caso algo que precisamos muito seria um sistema de AA de médio alcance…
A Embraer é uma empresa privada.
O artigo não faz referencia a nenhum tipo de condição para a compra do KC-390 por parte da Eslováquia. Se venda do KC-390 ter a condicionante de aquisição não existirá beneficio.
Não vai ser firmado um contrato de troca, em que uma força aérea adquire o kc390 e o EB adquire um produto X. Até pq, para isso ocorrer, considerando que a Embraer é uma empresa privada, teria que ser algo integrado ao patrimônio do Estado vs algo integrado ao patrimônio do outro Estado, salvo se o produto desse outro estado fosse fornecido por uma estrutura do governo, como o eventual caso de um ente estatal produzindo equipamentos. Mas, acho que ninguém, quando se fala nessas “trocas”, pensa nesse tipo de cenário. É evidentente que, quando se menciona essas “trocas”, se… Read more »
Mais um bom cliente.
Torcendo pelo C-390 na Índia…Mas torcendo contra o Tejas no Brasil.
Que venha outra coisa se o negócio sair. Sistemas de defesa antiaérea, mísseis, blindados…
Sempre fui a favor de uma aproximação Brasil
e Índia. Eles tem vários produtos e programas em P&D que deveríamos olhar com maior atenção e promover intercâmbio.
Mas Tejas, não.
Que não venha nada. Que só vá! Que vendamos o que eles querem e compremos o que queremos, sem receber nada de goela abaixo
E vc acha que não precisamos de defesa anti-aérea de média altura ?
Precisar, precisamos. Mas precisa ser dentro dos requisitos colocados pelo EB e pela FAB e precisa ser integrada ao radar nacional M-200 miltimissão. Nenhum desses sistemas indianos oferece isso.
Hoje já há algum sistema integrado ao M200? E haveria algum tipo de impedimento de integração pelo Akash? Ou, já entrando no campo dos devaneios, uma eventual integração do Barak, por exemplo?
O Robert Fico tá no Brasil, se encontrou com Alckmin hj, esse foi um dos acordos assinados:
https://www.poder360.com.br/poder-governo/ao-lado-de-alckmin-premie-da-eslovaquia-elogia-acordo-ue-mercosul/
Aceitamos os elogios, mas também aceitamos encomendas… hehe
Vendendo como pastel quentinho com chopp!
Bravo Zulu
Sgtº Moreno