Voa o primeiro T-25 Universal Modernizado
Aeronave foi utilizada na formação de todos os aviadores da ativa da Força Aérea Brasileira
A Força Aérea Brasileira (FAB) celebra, nesta quinta-feira (05/12), um marco histórico com a realização do primeiro voo oficial do protótipo modernizado da aeronave T-25 Universal. O feito, realizado pelo Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa (PAMA LS), sob supervisão da Diretoria de Material Aeronáutico e Bélico (DIMAB), em parceria com o Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI) e o Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV), representa a concretização de um trabalho visionário e dedicado.
O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, participou da solenidade, juntamente com demais membros do Alto-Comando, entre outros militares.
Em seu discurso, o Comandante da Aeronáutica destacou as vantagens da modernização da aeronave. “O voo inaugural do T-25M, agora equipado com novas tecnologias, simboliza o compromisso da Força Aérea com a inovação, a eficiência e, acima de tudo, com a formação de excelência dos nossos futuros pilotos. Por mais de cinco décadas, o T-25 Universal tem sido responsável pelas primeiras horas de voo de milhares de Aviadores, indo além da missão inicialmente a ele destinada. O início da modernização dessa frota demonstra a capacidade de se reinventar, utilizando recursos próprios para garantir que nossa missão de bem servir ao país seja cumprida com a mais alta qualidade. Com a modernização, proporcionaremos aos nossos Cadetes a oportunidade de voar com ainda mais segurança. Parabéns a todos os profissionais envolvidos que, com dedicação e competência, tornaram essa modernização possível”, pontuou o Oficial-General.
A modernização do T-25 Universal visa fortalecer a capacidade nacional de desenvolvimento e produção aeronáutica, proporcionando à FAB uma aeronave de treinamento de última geração para a formação das próximas turmas de aviadores, especialmente na Academia da Força Aérea (AFA).
O voo
O protótipo T-25M FAB 1880, comandado pelo Major Aviador Peixoto, do IPEV, e pelo Comandante do Segundo Esquadrão de Instrução Aérea da AFA, Major Aviador Fernandes, realizou passagens aéreas sobre o local da solenidade antes de retornar ao solo.
“Realizar o primeiro voo do T-25 Modernizado foi uma grande honra e privilégio. Ficou evidente o excelente trabalho do PAMA-LS, que, com dedicação e competência, entregou uma aeronave que combina tradição e inovação. A modernização da aviônica trouxe maior eficiência, confiabilidade e segurança, atendendo às exigências da formação dos futuros Oficiais Aviadores da Força Aérea. O sucesso desse projeto também é fruto da colaboração fundamental entre o IPEV e o IFI, que garantiram excelência nas atividades realizadas. Participar dessa modernização, que terá um impacto direto na capacitação dos nossos Aviadores, é motivo de imenso orgulho”, disse o Major Aviador Peixoto.
A aeronave foi acompanhada pelo T-25A FAB 1833, tripulada por outros membros da equipe técnica. O voo validou as melhorias tecnológicas incorporadas, incluindo novos sistemas de navegação e um design modernizado.
Além disso, foi revelada a nova pintura externa da frota modernizada, desenvolvida por um Cadete da AFA, em um processo de votação entre os cadetes, reforçando a participação da nova geração de militares da FAB. O evento também contou com a presença de autoridades militares, que participaram do batismo oficial da aeronave, marcando o início de uma nova fase para o T-25 Universal.
Equipe técnica e liderança no projeto de modernização
Sob a liderança do Tenente-Coronel Engenheiro Nelson Muta Hotta, o projeto foi executado com grande eficiência, garantindo que todas as melhorias tecnológicas fossem integradas com precisão à aeronave. A equipe trabalhou incansavelmente para oferecer à FAB uma plataforma de treinamento atualizada, que atenda aos mais altos padrões de segurança e eficiência.
Modernização: a atualização dos sistemas e o impacto na formação dos pilotos
O processo de modernização do T-25 Universal, que agora passa a ser chamado de T-25M, inclui diversas melhorias em sua estrutura e tecnologia. O objetivo central foi aumentar a operacionalidade da aeronave, trazendo-a para os padrões tecnológicos mais avançados, ao mesmo tempo em que se mantém acessível para o treinamento de Cadetes. Dentre as atualizações mais significativas, destacam-se a substituição dos sistemas elétricos e eletrônicos, que receberam equipamentos de última geração, e a renovação total das cablagens.
A modificação estrutural no painel de instrumentos da aeronave foi outro ponto importante. A nova configuração reduz a vibração e facilita a instalação dos novos componentes, o que resulta em uma aeronave 50 kg mais leve e, consequentemente, com maior capacidade de carga útil. Essa atualização não só melhora o desempenho da aeronave, mas também contribui para a economia operacional, um fator crucial em tempos de orçamentos apertados.
Tecnologias Inovadoras: um novo patamar para a navegação e a segurança
O projeto de modernização incorporou diversas tecnologias de ponta, como o Sistema de Navegação Global por Satélite (GNSS), que garante uma navegação precisa, o Sistema de Aviso e Percepção de Terreno (TAWS), que aumenta a segurança durante o voo, e o STORMSCOPE, que permite a identificação de tempestades e outras condições meteorológicas adversas. O sistema ADS-B, que transmite a posição e outros parâmetros de voo em tempo real, também foi integrado, proporcionando maior segurança e comunicação eficiente com o Controle de Tráfego Aéreo.
Além disso, a comunicação interna e externa da aeronave foi aprimorada com a instalação de novos sistemas digitais, oferecendo clareza e intensidade de sinal superiores. O sistema digital de monitoramento de parâmetros do motor, com alertas audiovisuais de velocidade, também contribui para a segurança e a eficiência das operações de voo.
Extensão da vida útil e redução de custos operacionais
O processo de modernização também teve como objetivo estender a vida útil do T-25. O PAMA-LS agora possui total domínio sobre o projeto e pode realizar manutenções e atualizações de forma interna, sem depender de apoio externo. Essa autonomia reduz custos operacionais e garante que a FAB tenha maior controle sobre a logística de manutenção da aeronave.
O Diretor do PAMA-LS, Coronel Aviador Valter Faria Junior, falou sobre o projeto. “Esse primeiro voo é o início de uma campanha de desenvolvimento que vai ocorrer ao longo de 2025, apoiada pelo IPEV e pelo IFI. É uma enorme satisfação participar desse momento e contribuir diretamente com a atividade de desenvolvimento, utilizando a junção da minha bagagem logística com os meus conhecimentos como piloto de prova e equipagem de ensaio”, destacou o Oficial.
A unificação dos modelos T-25A e T-25C em uma única configuração T-25M simplifica ainda mais a cadeia de suprimentos e a manutenção, gerando uma economia significativa. A modernização também permite que os sistemas da aeronave atendam aos padrões mais elevados de segurança, garantindo a continuidade da formação de pilotos com a melhor tecnologia disponível.
Perspectivas e desafios futuros
Apesar dos desafios encontrados durante o desenvolvimento, como a integração de engenharia 100% interna e a gestão da cadeia de suprimentos, o projeto avançou rapidamente. Em apenas 10 meses, o protótipo T-25M estava pronto para os ensaios em voo, com a campanha de testes programada para durar até 2026. Durante esse período, a aeronave passará por cerca de 60 horas de voo, com testes de desempenho e certificações finais que garantirão sua total adequação para operações em espaço aéreo.
A equipe do PAMA-LS, composta por militares especializados em diversas áreas, foi fundamental para a realização desse projeto. A experiência adquirida durante o processo não só contribui para a autonomia da FAB em relação à manutenção e atualização de sua frota, mas também estabelece um novo padrão para os futuros programas de modernização de aeronaves da Força Aérea.
O legado do T-25 e a continuidade do treinamento militar
A modernização do T-25 Universal, agora na versão T-25M, representa um marco na história da aviação de treinamento da Força Aérea Brasileira. A aeronave, que já desempenha um papel fundamental na formação de pilotos desde a década de 1960, agora está equipada com tecnologia de ponta, pronta para continuar sua trajetória de sucesso no treinamento de Cadetes e no fortalecimento da capacidade operacional da FAB.
T-25 Universal: um marco na Aviação Militar Brasileira
O T-25 Universal é um ícone da aviação militar brasileira, desenvolvida pela Neiva (posteriormente adquirida pela Embraer) nos anos 60. Com capacidade para dois tripulantes e um design simplificado, a aeronave se destacou pela confiabilidade, robustez e facilidade de manutenção, essenciais para a formação de pilotos.
Seu motor oferece desempenho adequado para missões de instrução básica e avançada. Versátil, a T-25 tem sido usada para treinamento de navegação e manobras táticas, além de outras missões de apoio. Desde 1972, o Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa assume a responsabilidade pela manutenção e suporte das aeronaves T-25, incluindo o gerenciamento de peças e logística.
Com um legado de formação de pilotos e uma modernização que garante sua relevância, o T-25 Universal permanece como um pilar fundamental na aviação de treinamento da FAB, refletindo o compromisso da Força Aérea com a inovação e a autonomia operacional.
FONTE: Força Aérea Brasileira
Uma vez em uma live perguntei para o Caiafa porque não substituir o T-25. Ele respondeu que o T-25 não acaba, a célula dele e muito durável e pode ser refeito várias vezes. Agora com essa modernização vai durar ainda mais. O aviãozinho é igual Fiat uno kkkk
O avião é ótimo e prestou bons serviços a FAB Mas ñ seja ingênuo… a resposta para sua pergunta é uma: dinheiro Tínhamos em 2013-14 o projeto promissor para substituição dessas aeronaves que era o Novaer SOVI, aeronave brasileira e que aparentava ser um ótimo substituto para o T-25… mas como já deu pra perceber, N aconteceu, e os motivos são sempre os mesmos (falta de verba, governo federal imprudente e oficiais generais apáticos) Com isso.estamos com uma aeronave hoje com.mais de 50 anos, mas só pq colocou-se uma HUD digital agem como se fosse nova…. é rir para não… Read more »
Houve mudança em outros sistemas (elétrico e combustível). Além de diminuir o peso. O avião que você citou nem protótipo era.
https://www.defesaaereanaval.com.br/aviacao/novaer-voa-o-1o-prototipo-t-xc
“…colocou-se uma HUD digital…”
Acho que vc se enganou. O T-25 não tem e nem vai receber HUD. Acho que você se refere às telas MFD que substituíram os mostradores analógicos do painel.
Até na crítica erram…
Ele nem sabe o que é um HUD.
HUD num T-25 é demais hein amigo….muita crítica e pouquíssimo conhecimento mínimo sobre a aeronave.
Minha turma foi a primeira a voá-lo no 2° EIA, em substituição ao T-23 Uirapuru. Solei no T-25 1896, dia 16/10/1984.
O T-25 já operava na FAB desde 1971, e na AFA desde 1974. O T-25 operava no 1⁰ EIA desde 1979, em substituição aos T-37, e os T-23 no 2⁰ EIA. Com a desativação destes, o T-25 assumiu seu lugar e o lugar do T-25 no 1⁰ EIA foi assumido pelo T-27.
Sim. Eu estava na AFA na desativação dos T-23. E na chegada do T-27. Minha turma foi a segunda a voá-lo, em 1986.
Que bacana. Você testemunhou a entrada em serviço, e fez parte dela, de uma das mais icônicas aeronaves da FAB, o T-27.
Voei A/T-27 por 12 anos. 2.334:00h. AFA / 2a ELO / AFA / 2°/3°.
Sim, lembro de você ter comentado várias vezes. Grande conhecedor da aeronave. Parabéns!
Imagina um T-27 novinho! Que alegria. Top demais
Sim, novíssimo. Tinha uns 60 na linha de vôo.
Enquanto isso, um verdadeiro êxodo de pilotos está acontecendo justamente porque treinam muito mas não tem aviões de caça para pilotar quando estão no ápice da carreira.
Não é só a falta de aviões e de horas de vôo. Tem outros fatores.
OFF
Hermanos compraram três UH 60 US ARMY daqueles que vc tinha comentado que estão sendo desativados para usarem na Força Aérea Argentina 🇦🇷
Pois é. Foram mais inteligentes. E aqui nos preocupamos com C-390 IVR…
Exatamente!!! E a maioria aqui bate palma para essa “viagem na maionese” de C-390 IVR…
Ué… desde quando vocês deixaram de apoiar a indústria nacional para bater palma pra argentino comprando pela primeira vez black hawk usado que nos já operamos há 30 anos???
Qual é a incrível capacidade que a Argentina está adquirindo agora com esses helicópteros e que nos estamos deixando deixando passar em detrimento do C-390 IVR?
Ah, interpretação de texto, por onde andas? Eu critiquei a ideia da FAB cogitar adotar um kit (que pela quantidade de equipamentos, sensores, consoles e tripulação vai ser, na prática, uma nova versão da aeronave) para usar em uma quantidade tão pequena de aeronaves, que tem outras funções básicas e fundamentais a cumprir.
Pelo menos o C-390 será nosso, fabricado pela nossa indústria e será exportado, gerando divisas. Não são 3 black hawks usados e 24 F-16 antigos que farão da Argentina um país melhor que o nosso, com forças armadas mais preparadas que as nossas
Temos coisas mais necessárias que C-390 de Patrulha. A Operação Taquari que o diga…
De novo…interpretação de texto. O KC-390, na FAB, tem muitas outra funções cruciais e fundamentais a cumprir, dentro daquilo para o qual foi projetado e adquirido, como transporte de carga, tropa, lançamento de carga e pqdt e REVO.
Olha isso tá acontecendo em várias forças aéreas por aí viu, não é só aqui nao. Nos Estados Unidos por exemplo o coisa tá feia lá também. O recrutamento de pilotos caiu bastante por lá!
153 aviadores da USAF deram baixa ano passado e partiram em busca de novos desafios na aviação comercial americana.
Rapaz, eu me lembro de uns 4 ou 5 anos atrás de eu ter lido algo similar. Era em relação à falta de pilotos para voar no F-16.
O déficit de aviadores na USAF ultrapassou mil.
O Brasil ainda é um dos poucos países do mundo que ser piloto de avião é uma profissão desejo, os salários não compensa mais as noites em claro e a responsabilidade.
Os pilotos civis brasileiros que tem experiência e podem expatriar estão expatriando, pois lá fora ninguém mais quer ser piloto o custo benefício não compensa, logo o mercado abre oportunidades.
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ÁPICE é algo muito relativo!
Admiro muito os que quando não estão contentes, ao invés de reclamar ou se acomodar, partem em busca de novos desafios.
Eles tem o meu respeito.
Que saco.
Já tem matéria sobre saída de pilotos da FAB, de poucos dias atrás, com mais de 400 comentários e com várias pessoas ainda debatendo nela.
Pra que trazer a discussão de evasão de pilotos pra essa matéria, se poderia continuar comentando na outra, onde já tem bastante conteúdo pertinente e muitos pontos de vista sendo explorados?
Essa aqui é sobre outro assunto.
Um avião velho, que recebeu telas de LCD seria mais do que uma notícia de rodapé em qualquer lugar do mundo. Mas por causa de décadas de ” passar a mão” nos erros da FA, agora se notícia esse tipo de coisa enquanto as notícias dada sobre outros países é sobre equipamentos de ponta. Aí te pergunto “Nunao”: se esse tipo de notícia sem importância aparece no site e mesmo assim, você dá notícia de outros países sobre o desenvolvimento ou utilização de produtos de ponta, você não acha que tem um problema bem maior do que o meu comentário?… Read more »
Você não entendeu meu comentário e está distorcendo o que escrevi. Você pode criticar o quanto quiser a FAB, nunca isso foi impedido aqui, a questão é que esse assunto da saída de pilotos já tem matéria a respeito e não precisa continuar essa discussão, nesta matéria que é sobre outro assunto, se tem matéria específica sobre evasão de pilotos e cheia de comentários e pessoas ainda comentando. Em suma, vai lá comentar sobre o assunto da saída dos pilotos, junte-se aos mais de 400 comentários com diversas críticas à FAB e deixe essa matéria aqui para falar da modernização… Read more »
Acho, só acho, que o Nunão não está dizendo que não pode-se criticar as Forças Armadas. Ele só disse que tem um tópico próprio para isso, onde já se discute exatamente esse assunto há vários dias. Lá, tu pode criticar o quanto quiser.
Não esquenta não….interpretar corretamente um texto, não é o forte de muitos por aquí.
Cara, tinha até muita gente se perguntando sobre mais detalhes da modernização do T-25 em outras matérias não tem muito tempo atrás. Essa matéria responde isso. Qualquer que seja a notícia sobre as FFAA, elas são relevantes.
Esse é um avião que gostaria muito de ter no meu hangar (quando eu tiver dinheiro para ter um kkkkkkkk)
Verdade! Quanto será que tá custando um desses modernizado? kkkk
Gostei dessa nova pintura do T-25
Pelo menos o novo painel não ficou com a cara de homebuilt do Tucano.
Baita aeronave. Só espero que tenham trocado as asas. No meu tempo já havia muitas empenadas dificultando o voo e exigindo muito do piloto para manter o voo reto.Alguns rediam muito mais que outros devido a essas “particularidades” e eram evitados pelos cadetes!
Sem troca de asas.
Dizem que a aeronave está bem.
Também dizem que a avó centenária também está bem.
Sim, a aeronave está bem. Capaz de participar do velório do F-39. Highlander. “Só pode haver um!”
Pergunto para você e para outro comentarista: qual a taxa de atrito do T-25, considerando que enfrenta pilotos neófitos que sujeitam a aeronave a vários esforços e abusos? E esses abusos se repetindo por mais de 50 anos? Vocês tem essa informação?
Flanker, o avião não sofre “abusos” de Cadete. O avião nem tem performance pra isso. Um ou outro pouso brusco, mas, quando ocorre, o erro foi do instrutor que permitiu. O avião é muito robusto.
Eu sei, Rinaldo. Eu quis “pesar a mão” para demonstrar que, mesmo sendo usado em instrução, onde os erros podem ser mais frequentes, as aeronaves se portam bem e resistem tranquilamente. Talvez não tenha me expressado corretamente.
Ah, sim. Do not worry.
Quantos T-25 tem na frota da FAB?? Todos estão em condições de serem modernizados?
O programa abrange a modernização de 38 células, quantitativo necessário e suficiente para o número de cadetes a serem treinados anualmente.
Obrigado! Abraço
👍👍
O T-25 foi projetado pelo saudoso engenheiro Joseph Kovacs – húngaro de nascimento, mas que viveu no Brasil por 67 anos – ele adorava o estilo do leme do Falco F.8, criação do italiano Stelio Frati e isso acabou se tornando uma espécie de impressão digital sua que pode ser vista no T-25, no T-27 e no K-51 Peregrino, basicamente têm o mesmo desenho do leme.
Pergunta de prova: Vai permitir voos IFR e/ou noturnos? Até aonde sei, só voa diurno
Vai. Eu voei noturno no T-25.