Força Aérea Portuguesa organiza exercício Viper Sword 2024
Durante uma semana, os militares da Força Aérea Portuguesa treinaram operações táticas que colocaram à prova a capacidade de executarem missões em conjunto entre diferentes forças no ar e forças em terra.
Com epicentro na Base Aérea N.º 5, Monte Real, o exercício Viper Sword 2024, que decorreu entre 18 a 29 de novembro, envolveu a participação dos F-16M, KC-390, P-3C Cup+, Ogassa OGS 42N/VN e AW119 Koala nacionais e F-16M da Força Aérea Belga, para além de militares da Tactical Air Control Party (TACP) de ambos os países.
Aquele exercício procurou promover a interoperabilidade e a coesão entre as forças participantes, com foco particular no treino tático em cenários desafiantes. O exercício Viper Sword destina-se a avaliar a prontidão e a operação de meios aéreos de combate e transporte, bem como das equipas TACP – Controladores Aéreos Avançados, que estão prontas para prestar apoio às Forças Terrestres, ao assegurar a manutenção das suas qualificações para os diversos teatros de operações onde intervêm.
Com a organização e participação de exercícios desta tipologia, a Força Aérea vinca o compromisso em manter os elevados padrões de prontidão e eficácia operacional nos mais diversos e exigentes cenários, mantendo-se permanente pronta a atuar em qualquer circunstância.
FONTE: Força Aérea Portuguesa