O primeiro caça F-16 argentino já está a caminho. Os principais componentes estão sendo transportados em um  C-130 Hércules desde Aalborg, na Dinamarca. A Argentina recuperará sua capacidade supersônica, marcando um avanço significativo para a defesa nacional.

Segundo o site Pucara.org, a aeronave F-16B Fighting Falcon Block 10 não voará, será empregada apenas para instrução em terra.

Parte do avião, incluindo o motor, foi carregada hoje no Lockheed C-130H Hercules matrícula TC-66, enquanto se espera que o resto seja carregado no KC-130H TC-69, que está na rota para a Dinamarca.

O F-16B será levado à VI Brigada Aérea de Tandil, onde será apresentado no começo do novo ano.

Subscribe
Notify of
guest

45 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Willber Rodrigues

Como eu não tenho nada contra a Argentina, eu fico feliz que essa “novela” da FAA tenha terminado, e eles tenham conseguido um caça em boas condições e que caiba no bolso deles.

Bueno

Força Aérea Argentina recebe seu mockup do caça F-16.

Rosi

Sim, este seria a frase correta, até o primeiro vôo dos que virão deve demorar 1 ano e meia dúzia

Tomcat4,6

Uai, não veio voando ??? 😜😅😜

Rinaldo Nery

Veio! Dentro do C-130! Hahahahaha
Entendi seu comentário (o nosso vem de navio).

José Gregório

Não tinha pensado nisso, sr. Nery, muito arguto. Vamos aguardar se os próximos virão voando.

José Gregório

Leia a matéria, será usado para instrução em terra.

Trovão Azul

O F-39 Também não amigo kkk

Rosi

Mas todos os 9 estão voando, esta unidade do F16 entregue FAA não voara

Last edited 20 horas atrás by Rosi
Antonio Palhares

E estão voando.

Pedro I

O pior é que tem um monte de “Sheldons” que não entende ironia e sarcasmo, nem com o monte de carinhas…rsrs…

João Moita Jr

Sim, em um C-130 Hércules…😂

José Gregório

Nossa, que inveja, os caras não tem dinheiro, pegaram o país arrasado, e já estão comprando F-16, isso é que é gastar bem o pouco que tem, fazer bom uso do dinheiro público.

EduardoSP

É tudo uma questão de prioridade.

Para gastar nisso, cortaram em muita coisa, como aposentadorias e pensões.

Aqui, por exemplo, se a gente deixasse de reajustar os benefícios do INSS por três anos, economizaríamos, acumulado, uns 280 bilhões de Reais, considerando uma inflação de 5% ao ano.

Como a deles está caindo, mas ainda na casa de mais de 50% ao ano, dá para imaginar a economia.

AVISO DOS EDITORES A TODOS: A DISCUSSÃO COMEÇOU A DESVIAR PARA TEMAS PARALELOS AO DA MATÉRIA.

LEIAM AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Ivanmc

Aqui cortaram o BPC de quem tem doenças crônicas e degenerativas.

Fernando Vidal

____
____

COMENTÁRIO APAGADO.

AVISO A TODOS: A DISCUSSÃO DESVIOU TOTALMENTE DO TEMA DA MATÉRIA.

PELA MILÉSIMA VEZ, NÃO COMECEM NEM AJUDEM A CRESCER BOLAS DE NEVE DE ASSUNTOS PARALELOS QUE DESCAMBAM EM DISPUTA POLÍTICA.

LEIAM AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

carvalho2008

Nos EUA, existem agentes dos seguros e previdencia, que investigam e fotografam …pegaram varios invalidos capinando jardim, cavando ou jogando futebol….lá o negócio é brabo…..a pessoa é enquadrada em fraude…

AVISO DOS EDITORES: MAIS UMA VEZ INSISTIMOS PARA QUE VOLTEM AO TEMA DA MATÉRIA.

LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Pedro I

____
____

COMENTÁRIO APAGADO.

AVISO A TODOS: A DISCUSSÃO DESVIOU TOTALMENTE DO TEMA DA MATÉRIA.

PELA MILÉSIMA VEZ, NÃO COMECEM NEM AJUDEM A CRESCER BOLAS DE NEVE DE ASSUNTOS PARALELOS QUE DESCAMBAM PARA A DISPUTA POLÍTICA.

LEIAM AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

José N.

Enquanto a população na pobreza e pobreza extrema chegou a níveis históricos. Nunca teve tanto miserável morrendo de fome na Argentina, mas são prioridades óbvias para um _____
_____
_____

COMENTÁRIO EDITADO. NÃO USE O ESPAÇO DE COMENTÁRIOS COMO PALANQUE.

MAIS UM AVISO DOS EDITORES A TODOS: LEIAM AS ADVERTÊNCIAS FEITAS EM COMENTÁRIOS ANTERIORES E LEIAM AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Ozawa

Feliz por eles? Sim! Com inveja do equipamento? De forma alguma! Sou mais um F-39 construído aqui, algo que os argentinos querem mas não podem.

E que o Brasil não pensem em mais um “tampão”, tipo esse, em meio ao FX2… Já chega de tampão como ocorreu entre o FX1 e FX2 que, ao fim, até foi bom pois no FX1 parecia que ia dar um tal de Mirage2000BR …

Hoje temos o Gripen e é nele que temos que mirar todos os (limitados) recursos humanos e financeiros que temos.

Rinaldo Nery

Concordo.

Klesson Nascimento

Nesta CRUZEX 2024, muitas dúvidas sobre o Gripen foram respondidas.
E como toda plataforma complexa,ainda em desenvolvimento, responderá muitas outras.
Serão incorporadas melhorias, as limitações serão compreendidas e contornadas.
Mas o fato é que temos uma excelente aeronave…

WELLINGTON RODRIGO SOARES

Que o alto comando te ouça. E ouça em bom volume !

Underground

Se tivéssemos ido de Mirage, poderíamos estar pensanfo/planejando/contratando uma aeronave de quinta geração.
Ou sexta.

Clésio Luiz

Depois de tantas propostas e contrapropostas, parece que a novela vai mesmo acabar. Mas só acredito mesmo quando estiverem voando na Argentina com as cores argentinas.

Fica agora a curiosidade de saber se virão voando ou não. Se não me fala a memória, só os F-5 vieram para essas bandas voando. O resto veio carregado por outro vetores.

Fernando "Nunão" De Martini

Mirage 2000 veio voando.

FABIO MAX MARSCHNER MAYER

Se a gente considerar que, DESDE QUE EU (ao menos), acompanho este blog, volta e meia aparecem notícias de interesse da Argentina em aeronave X ou Y, e desde sempre se fala qua não há dinheiro, e que não conseguirão comprar nem receber aeronaves, é um momento histórico, marca o fim de uma era de incertezas e frustrações.

Maurício.

O F-16, mesmo velho e usado, é um caça que tem que ser respeitado, mas, não é uma aeronave barata de manter, assim como qualquer caça de alta performance.
Quero ver se a Argentina vai ter dinheiro para manter todos voando, se eles sofrem pra manter o Skyhawk, acho que com o F-16 não será muito diferente.

Teobaldo

Acho difícil, é muita grana, vi um dia planilhas de custos comparativos qnd tava navegando nas notícias aleatórias, mas não tão aleatórias do google, o gripen é mais barato de manter e voar que o f-16 e qnt mais velhos mais gastos em manutenção,mas eram da Saab as planilhas, então … De qlqr maneira tudo de bom pra eles, mas sou mais o gripen e até o caça indiano, tejas eu acho, que é feio como cachorro chupando manga que tavam especulando sobre possível opção, que o f-16, ainda mais se for usado.

Fabio Araujo

Esse F-16 é um caça extra que ( 24 +1) vai ser usado para treinar o pessoal de terra e para alguma instrução em terra para os futuros pilotos. E por falar em futuros pilotos como anda o treinamento dos pilotos? Já começou?

Tutor

Logo vai estar mais poderosa que a FAB e seus Gripens em doses homeopáticas.

Last edited 19 horas atrás by Tutor
RRN

Para quem está “nu” esse block 10 é melhor que nada.
Quem sabe futuramente a Argentina adquira versões mais atualizadas de F-16.

Fabio Araujo

Não é simplesmente um F-16 A Bloco 10 é um F-16 A MLU que teve um upgrade que elevou para o padrão Block 50/52. É bem mais capaz que um F-16 tipo o venezuelano que são F-16 A/B que não sofreram upgrade.

Fernando "Nunão" De Martini

Vocês estão discutindo um exemplar Block 10 que não vai voar e veio no pacote para instrução de pessoal de apoio – há exemplos do tipo desde pelo menos a época dos P-47 da FAB e dos F-86 da FAA, com recebimento de um ou outro exemplar adicional, sem condições de voo, para instrução de mecânicos em solo. Os caças F-16 que a FAA adquiriu e receberá em condições de voo eram originariamente, conforme foi noticiado, Block 15 que passaram pelo MLU. É fato que várias capacidades desses caças F-16 antigos, modernizados nos programas MLU europeus, se aproximam das capacidades… Read more »

juggerbr

Imagina a logistica de ir da Argentina até a Escandinávia nos Hércules.. viagem demorada…

Ivanmc

Parabéns aos Argentinos, uma escolha pragmática e sensata.

Anderson

Os pilotos estão se tornando obsoletos, estamos entrando na era dos drones. Comprar caças vai ser jogar dinheiro fora porque só vai existir poucos pilotos.

O vingador com cérebro

_____

COMENTÁRIO APAGADO. DEBATA OS ARGUMENTOS SEM PROVOCAÇÕES PESSOAIS INÚTEIS AO DEBATE.
LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Alexandre Galante

Maybe so, sir, but no today.

comment image

Burgos

Talvez Senhor, mas hoje não !!!🤣👍
Boa 😏

Bardini

Nesse processo aí, ele tiveram problemas com um de seus Hércules…
.
Se a relação entre os governos não fosse tão ruim, dada a grande série de erros cometidos, eles finalmente poderíam financiar C-390, dada a prioridade que surgirá dentro do tema transporte e o apoio que Milei tem dado as renovações na área da Defesa.

Marcelo Tatsch

O mais importante é que o F-16 é a plataforma que vai trazer de volta as capacidades supersônicas da FAA.

JB

É um equipamento muito superior ao que os argentinos tem hoje….mas ainda vai MUITO tempo até eles terem alguma capacidade de combate efetiva. A situação econômica do país é crítica – não vou entrar em debate político aqui, é apenas uma ressalva e motivo para longos debates que não devem ocorrer nesse canal. E é essa situação crítica que impede e impedirá por muito tempo a mudança na força aérea hermana. De qualquer forma, bom trabalho aos nossos vizinhos.

Dr. Mundico

A América Latina é o continente mais pacífico atualmente, pelo menos em relação a Ásia, Oriente Médio, África e mesmo Europa.
Talvez tenhamos chegado a um consenso de que guerras nada trarão de vantagem aos países da região.
O motivo me parece óbvio.

João Moita Jr

Eta, Argentina. De mal a pior. Sempre que me deprimo lendo noticias do Brasil, me sinto um pouco melhor quando leio sobre a Argentina…