Embraer apresenta estratégia de evolução do C-390 Millennium ao fomentar novas capacidades que irão ampliar a flexibilidade operacional da aeronave, atendendo às necessidades de clientes e demandas do mercado

Brasília, 03 de dezembro de 2024 – A Embraer (NYSE: ERJ/B3: EMBR3) e a Força Aérea Brasileira (FAB) assinaram hoje, na Mostra BID, Feira Nacional de Defesa e Segurança, em Brasília, um acordo para aprofundar os estudos colaborativos que visam ampliar a capacidade da plataforma C-390 Millennium para o segmento de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (IVR), com foco em missões de Patrulhamento Marítimo.

Graças à sua flexibilidade, robustez, sistemas de comunicação e de autoproteção de última geração, a aeronave apresenta grande potencial para atender ou mesmo superar necessidades e expectativas não apenas da Força Aérea Brasileira, mas também de outros clientes.

“Os estudos para adaptação da plataforma C-390 Millennium às missões de IVR têm evoluído de forma estruturada, analisando a aderência e flexibilidade da aeronave às necessidades atuais e futuras da Força Aérea Brasileira, principalmente em relação ao Patrulhamento Marítimo”, aponta o Tenente Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, Comandante da Aeronáutica.

“Temos a honra de avançar com a FAB nos estudos de expansão das capacidades operacionais do C-390 Millennium. Esse acordo reforça nosso compromisso de sempre oferecer aos nossos clientes uma aeronave capaz de realizar as missões mais desafiadoras com eficiência inigualável”, disse Bosco da Costa Junior, presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança. “Este é mais um passo importante no relacionamento de longo prazo construído com a FAB”.

A possibilidade do desenvolvimento de novas funcionalidades operacionais demonstra a capacidade de engenharia e integração de sistemas da Embraer. A aeronave já é considerada por seus usuários como a mais moderna em sua categoria e foi escolhida por diversos países, como Brasil, Hungria, Áustria, Coreia do Sul, Holanda, República Tcheca, Portugal e Suécia, para modernizar suas forças aéreas.

Com uma carga útil máxima de 26 toneladas, uma velocidade máxima de 470 nós e aviônicos de última geração, o C-390 Millennium é a melhor aeronave de sua categoria. Seus potentes motores, amplo compartimento de carga equipado com rampa traseira e trem de pouso robusto permitem realizar as missões mais exigentes em pistas não pavimentadas.

A atual frota de aeronaves em operação em todo o mundo acumula mais de 15.000 horas de voo, demonstra taxa de prontidão para a missão em 93% e taxa de conclusão de missão acima de 99%, demonstrando produtividade excepcional na categoria.

Sobre a Embraer

Empresa aeroespacial global com sede no Brasil, a Embraer atua nos segmentos de Aviação Comercial, Aviação Executiva, Defesa & Segurança e Aviação Agrícola. A Companhia projeta, desenvolve, fabrica e comercializa aeronaves e sistemas, além de fornecer Serviços & Suporte a clientes no pós-venda.

Desde sua fundação, em 1969, a Embraer já entregou mais de 9 mil aeronaves. Em média, a cada 10 segundos, uma aeronave fabricada pela Embraer decola de algum lugar do mundo, transportando anualmente mais de 150 milhões de passageiros.

A Embraer é líder na fabricação de jatos comerciais de até 150 assentos e a principal exportadora de bens de alto valor agregado do Brasil. A empresa mantém unidades industriais, escritórios, centros de serviço e de distribuição de peças, entre outras atividades, nas Américas, África, Ásia e Europa.

DIVULGAÇÃO: Embraer

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Robson Rocha

Do ponto de vista orçamentário, faz todo o sentido. Especialmente se a FAB utilizar parte dos 19 KC390 já contratados para serem convertidos para essa versão, padronizando a plataforma e investindo pouco para ter versões dedicadas. Converter uns 6 dos 19 KC-390 para IVR sairá infinitamente mais barato do que comprar P8 ou bancar o projeto de conversão dos E2 195.
Seria uma opção interessante para exportação para países que já adquiriram ou estão em vias de adquirir o KC-390. Por exemplo, para a Índia complementaria seus P-8 e E-99.

Willber Rodrigues

Sobre transformar o 390 numa plataforma de patrulha-marítima:

Um monte de países precisarão substituir os Orions, mas não tem grana pra adquirir Poseidon.
Vai se formar um “vácuo” de mercado aonde a Embraer e o 390 poderiam explorar muito bem.

Willber Rodrigues

“(…) um acordo para aprofundar os estudos colaborativos que visam ampliar a capacidade da plataforma C-390 Millennium para o segmento de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (IVR), com foco em missões de Patrulhamento Marítimo.”

Ok, o foco do memorando é pras versões acima, mas…
E essa imagem do 390 com mísseis? Seriam mísseis anti-navio?

Alexandre Galante

Sim, mísseis antinavio Harpoon que a FAB já tem.

Willber Rodrigues

Ok, mas…

Usar um avião cargeiro pra lançar mísseis contra navios é realmente uma boa idéia?

Maurício.

“Usar um avião cargeiro pra lançar mísseis contra navios é realmente uma boa idéia?”

Na minha opinião, dependendo do adversário, sim.
O B-52 é um avião enorme, e pode transportar até 12 Harpoon, se alguém pensou no B-52 atacando navios, não vejo problema no C-390 fazendo o mesmo.

https://www.militaryimages.net/media/harpoon-missiles-on-b-52.14114/full?d=1521490512

Caçador Cometa

Tente lembrar. Transformaram o L188 Electra, um avião de linha aérea no P-3 Orion! O 737 no P-8 Poseidon…. o 390 já é uma plataforma genuinamente militar.

Matheus

Uma mistura de Harpoon com MANSUP, estranho.

GFC_RJ

Neste momento não tem mistura alguma.
O Salles gravou entrevista com o comandante da FAB prevendo apenas Harpoon. Nada de Mansup, Manaer ou qualquer coisa assim.

Matheus

Vai deixar saudades.

file:///C:/Users/User/Pictures/E190-MPA.jpeg

Roberto B.

Uma vez um “especialista” de fóruns militares me respondeu a uma pergunta sobre a viabilidade dos KC390 ser utilizado para IVR .
A resposta foi que seria impossível, pois a aeronave não tem porão….
É um imenso porão!

Matheus

Péssimo essa ideia de alguns países em transformar aviões de carga em ISR, AWACS etc. Um E195-E2 seria a plataforma mais ideal. Enfim.

FernandoEMB

A ideia não é transformar alguns KC390 da FAB em aeronaves de patrulha… não é isso. A ideia é desenvolver um kit que possa ser aplicado a qualquer dos KC390 da FAB, para que qualquer um, em poucas horas, possa ser convertido para a missão IVR. Depois retira-se o kit e o avião volta a operar como cargueiro. Aí se coloca o kit para missões de reabastecimento e a aeronave vira reabastecedora… depois se coloca o kit de combate a incêndios e por aí vai… Pelo que se comenta seriam 3 kits distintos… de aumento de autonomia, de sensores/ estações… Read more »

André Bueno

Creio que, dessa forma, fica mais atraente.

Rosi

KC390 C390 o primeiro avião cargueiro modular multimissão?

Fernando Vieira

Mas os pilones para mísseis e toda a eletrônica para operá-los não são tão simples assim de retirar e colocar. Fora local para armazenar e lançar sonobóias, dispositivo de detecção de anomalias magnéticas…
E o KC-390 leva uma carga boa, dá até pra colocar uns torpedinhos nessa missão.

Alisson Mariano

Eu imagino as sonoboias sendo lançadas de algum equipamento acoplado à abertura da porta lateral de lançamento de paraquedistas. Algo que já ocorre com o kit de combate a incêndios.

Fico pensando no radar. Acredito que o radar atual deve ter alguma capacidade para busca de superfície. Se não, teria que substituí-lo ou buscar outra solução.

Paulo

Um KC 390 pode fazer Revo com outro KC 390 ou com o KC30 . Significa que as missoes IVR poderiam se estender praticamente à todo atlântico sul, ou até mais distante. Num hipotético ataque á uma frota naval inimiga, ela poderia ser interceptada á milhares de km da nossa costa. Utlizando – se os gripen E como escolta, poderia – se abater porta aviões, ja que os caças embarcados teriam que enfrenta- los ,e hoje apenas caças de 5° geração teriam chance contra os gripens E . Todos estes vetores se conversando através do Link Br2 .

carvalho2008

Mestre paulo, os F-18 seriam o menor dos problemas….já os SM-6….dureza….

Rinaldo Nery

Creio, salvo melhor juízo, que este acordo foi assinado somente para autorizar a EMBRAER a mexer no avião, visto que o projeto é da FAB. Nem conseguem pagar os F-39 e ficam pensando em C-390 IVR. O futuro da Patrulha são drones. E é missão da MB.

BlackRiver

Falando em: O futuro da Patrulha são drones

Marinha do Japão 🇯🇵 é o mais novo cliente do MQ9

https://www.ga-asi.com/remotely-piloted-aircraft/mq-9b-seaguardian

Jorgemateus77

Muito contrato, muito vinho e publicidade…. pouca prática e execução

Filipe Prestes

Me fez lembrar dos MoU do STOUT que não deu em nada e daquele drone supersônico que obviamente se fez fumaça tão logo quando surgiu. Alguns diziam que a FAB era a mais lógica das três forças, que gastava corretamente o que tinha pra investir… Taí a fala do comandante considerando um segundo supersônico pra provar que FAB e MB são sim farinha do mesmo saco.

Matheus

Olá Felipe. É verdade. Hoje, ao invés de investir em mais F-39E e no UCAV da Embraer a FAB fala em um segundo avião de caça. Provavelmente dr segunda mão. Riso.

Rosi

Não foi contratado , foi acordado estudos.

Filipe Prestes

Alguns pontos me chamaram a atenção na fala do comandante: 1) Será um coisa modular, algo do tipo setup, put off. Espero que não haja por esse motivo qualquer problema quanto a prontidão 24/7 que a patrulha marítima teoricamente deveria ter. Uma outra coisa que imagino é o arrasto desses mísseis nas asas altas do KC-390. Espero que estejam contemplando também algum modo de carregar mais mísseis no interior do avião. Enfim, suposições. 2) É extremamente incompreensível que a FAB não esteja de olho num derivado lançado do ar do MANSUP-ER. Os Harpoon da FAB são de 2010 e é… Read more »

JT8D

Tejas é horrível, mas pelo menos não é um concorrente direto do Gripen. Já comprar F-16 deveria ser motivo de pena de morte por traição. Um avião que concorre com o Gripen, que não pode ser reabastecido pelos nossos KC-390, que tem hora de voo e manutenção mais caras que o Gripen, é inaceitável. Se tem “caçador” sonhando com isso, não é um profissional sério. Que vá matar a vontade no Flight Simular, não precisa ferrar com o Brasil. E a FAB já foi a força mais bem preparada, hoje é de longe a mais incoerente e perdida.

Last edited 16 horas atrás by JT8D
Bardini

“Tejas é horrível, mas pelo menos não é um concorrente direto do Gripen.” . O Tejas é um concorrente direto de Gripen e F-16, em que pese ser uma grande porcaria e não atrair compradores. . “Já comprar F-16 deveria ser motivo de pena de morte por traição” . A compra de F-16 deve ser algo muito bem analisado, como opção ao atual cenário. Inclussive, para fundamentar outras possibilidades, como o próprio Tejas. Ninguém precisa ser sentenciado a morte, por conta de estudo. . “que não pode ser reabastecido pelos nossos KC-390…” . Mas poderiam ser reabastecidos pelos KC-30, se… Read more »

JT8D

Realidade: o Brasil não tem dinheiro para pagar pelos caças que ele mesmo está produzindo..

“Caçadores”: Dane-se o Brasil, eu quero é voar, compra qualquer porcaria usada aí.

Belos profissionais. Um retrato do que o Brasil está se tornando.

Adriano madureira

É preferível Tejas novos de que aeronaves usadas…

Fora que não acho que adquirir equipamentos americanos,ainda mais com o boçal laranja entrando no poder, seja oportuno.

Não compraria os Blackhawk e nem f-16, ainda mais com aquela historinha do DoJ🤔🇺🇲 de investigar o Gripen e sua venda.

Bardini

No começo, você confunde missão de patrulha com esclarecimento. . Inteligência, Recce e Vigilância, não demandaria capacidade de ataque. Mas pedurar míssil no C-390, cai dentro da necessidade de criar um deserto para colocar camelo. . A FAB gastou uma montanha de dinheiro nos Harpoon. O míssil existe e foram entregues faz pouco tempo. Ainda vão estar disponíveis como AShM da FAB por quase duas décadas, em que pese a situação dos P-3, que tem vida curta. E ainda caberia o recondicionamento destes mísseis. . O que deve ser questionado, é o motivo da FAB estar visando a integração de… Read more »

José 001

Caso a Índia compre uma quantidade grande de C-390, seria interessante desenvolver uma versão AEW&C dele ou seria mais vantajoso utilizar o E-190/5 para essa função?

Por favor apenas opiniões técnicas e sobre a viabilidade econômica comparando, alcance, persistência, teto de voo, capacidade de sensores e carga, uso de peças da aviação civil etc.

Obrigado.

Adriano madureira

Duvido que os indianos comprem KC para MP, eles já tem uma boa quantidade de Poseidon a serviço deles…

BlackRiver

Não é uma má ideia, mas..

Atualmente os principais players do mundo estão usado a versão militar do B737

Soma-se a isso que a França vai investir na versão mais moderna do A321

E195-E2 não seria mais adequado e mais barato para a função de patrulha marítima?

Last edited 20 horas atrás by BlackRiver
Atirador

Com certeza seria

Santamariense

Daqui uns dias lançam um kit de defesa aérea para o KC-390, com uns 30 Meteor ou um kit de treinamento, colocando uns 20 cadetes para pilotar a aeronave….ai nem precisa de mais Gripen e nem T-25 e T-27 …
O problema dessas panacéias é que levam muitos a crer que determinada aeronave é capaz de fazer todo tipo de missão de forma exemplar…
Enquanto isso, a FAB voltou a realizar pouso e decolagem na Antártida…com C-105 (e o Poder Aéreo não noticiou)!!! Quando o KC-390 vai operar lá???

Fernando "Nunão" De Martini

Quando o KC-390 vai operar lá???

Pelo que fiquei sabendo, quando a pista estiver novamente em condições de operar aviões mais pesados.

Santamariense

Obrigado.

carvalho2008

Mestre santamarinense, adoramos o F-14…mas o amigo lembra-se do conceito inicial que lhe deu origem…ficará surpreso….pesquise por Missiler…..é mais ou menos o que o amigo descreveu…

carvalho2008

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willhorv

Excelente seria…mesma plataforma..custos reduzidos e ampla utilização.

BK117

Não sei não, viu… Será que vão conseguir fazer uma solução paletizada realmente eficaz? Pelo o que eu entendi seria para qualquer unidade do KC, então não deveria ter grandes modificações ou sensores externos. Como que coloca um MAD, radar SAR (tudo bem que o radar Gabbiano T20 do KC já é bem interessante), dispenser de sonoboia, esse tipo de coisa no compartimento de cargas? Voar com a porta aberta? Adaptar sensores externamente no momento do uso? Como fica a questão dos Harpoon na ponta das asas? Gera alguma instabilidade no lançamento? Consegue carregar torpedos? Dúvidas. Se é pra vigilância… Read more »

Maurício.

Só notícias boas envolvendo o C-390!

ALTAIR IGNEZ DE SOUZA

Fico imaginando essa aeronave equipada para patrulha marítima, com radares e sensores de última geração e os mísseis Mansup ER, seria um espetáculo.

LucianoSR71

Sobre a fala do Comandante da FAB, sem entrar no mérito da escolha, creio ser mais provável vir Tejas devido as negociações p/ venda do KC-390 p/ a Índia, que vir F-16 usado.

carvalho2008
carvalho2008

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carvalho2008

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carvalho2008

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carvalho2008

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carvalho2008

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André Sávio Craveiro Bueno

Essa sua ideia faz muito sentido, sempre lembro dela.

André Sávio Craveiro Bueno

Faz bastante sentido!!

Guizmo

Cantei essa bola la atrás……P-390 vem aí!!

Guizmo

Imagina um Cargueiro nacional, vendendo no exterior, com capacidade de transporte, Revo e com estudo de um kit missâo de EM e Patrulha Naval? Lindo demais né? E tem gente aqui ainda achando ruim e reclamando……é muita, mas muita amargura e contorcionismo

carvalho2008

Em 2016, havia realizado este exercicio de composição para o KC-390, veja o video:
https://www.youtube.com/watch?v=gKZ-nvQx71c

Guizmo

muito legal!

TeoB

Muito bom, achei acho muito interessante, e acho que da pra fazer mais ainda… pensar no 390 como uma plataforma de vigilância no futuro trabalhando em conjunto com drones nessas missões de vigilância.

carvalho2008

Projeto gremilins da Darpa
comment image?

carvalho2008

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Hélio

Um curiosidade: Quais modelos de Radar SAR disponíveis no mercado poderiam ser adaptados a uso como kit? E como ficaria por ex a instalação da antena AESA?

Burgos

Bom para o Esquadrão Orion, pode ir substituindo os antigos e já cansados P3 pelos P390 👍
A medida que for terminando a vida útil deles 😥
E “morde” mais uma fatia do mercado que futuramente vai abrir uma lacuna para os Países que operam esses P3 e que não tem condições de adquirir o P8

Last edited 5 horas atrás by Burgos
Guga

Só lembrando que o KC já tem nas pontas das asas um pilone onde vai todo o aparelho e mangueira do reabastecimento. Aquilo ali não é leve. Pode colocar alguns bons kg. Nessa área já estaria disponível para os futuros mísseis da nova versão IVR. O 190-E2 precisaria de muita intervenção com certeza. Já devem ter feito as analises de ambas aeronaves e chegaram a conclusão ser o C-390 a melhor escolha pelos requisitos e premissas.

Last edited 3 horas atrás by Guga
Perigoso

É uma ótima ideia, o Kc-390 pode ser uma opção para os países que precisam substituir os Orions