A-10 Thunderbolt II em combate na Síria
Jatos de ataque A-10 Thunderbolt II da Força Aérea dos EUA foram filmados hoje em ação na Síria. Um A-10C foi avistado perto de Deir Ezzor, apoiando os avanços das SDF (Forças Democráticas da Síria) contra o ISIS e as forças apoiadas pelo Irã ao longo do Eufrates.
As imagens mostram o A-10 de apoio aéreo aproximado conduzindo ataques hoje mais cedo, enquanto lançava flares sobre a província de Deir ez-Zor.
Em resposta às crescentes ameaças à segurança, as SDF mobilizaram forças para proteger as vilas em Deir Ezzor. Elas continuam a proteger as comunidades locais da ameaça do ISIS.
VÍDEOS: A-10 Thunderbolt II em operação na Síria
O ISIS salvou o A-10
A USAF tinha decidido desativar o A-10 para redirecionar o orçamento e pessoal de manutenção para o F-35. Mas com o surgimento do ISIS, aumentou a pressão de políticos e de “think tanks” para manter o A-10 em operação por mais tempo.
O A-10, construído durante a Guerra Fria para caçar tanques soviéticos na Europa, teve participação importante na Guerra do Golfo em 1991, na Operação Desert Storm. O avião tem grande autonomia de voo, é altamente manobrável em baixas altitudes e pode também voar em baixas velocidades. Quando as tropas amigas no solo encontram-se em apuros e muito próximas do inimigo, o A-10 pode lançar bombas, mísseis ou usar seu canhão de 30 mm minimizando o risco de fogo amigo.
Em novembro de 2015, durante a operação Tidal Wave II, os A-10 combinados com aviões AC-130 destruíram 116 caminhões-tanque do ISIS.
A-10 Thunderbolt II na Operação Desert Storm, em 1991
O Fairchild Republic A-10 Thunderbolt II “Warthog” é a única aeronave da história da USAF projetada especificamente desde o início para missões de apoio aéreo aproximado.
Ele foi projetado para sobreviver a um ambiente de intenso fogo antiaéreo incluindo canhões antiaéreos e mísseis guiados por infravermelho e por radar, sendo capaz de absorver danos em batalha e continuar a voar. De fato, o A-10 é provavelmente a aeronave mais difícil de derrubar devido à sua extrema manobrabilidade, contra medidas eletrônicas, tanques de combustível auto-selantes, motores a jato bem separados, dois lemes, sistema de voo de backup e longarinas redundantes nas asas.
Um total de 165 jatos A-10 Thunderbolt II foi deslocado de 5 diferentes unidades para participar da Operação Desert Storm em 1991, para expulsar as forças iraquianas que tinham invadido o Kuwait. 144 aeronaves foram agrupadas sob a Ala Provisória 354th no início. Aeronaves adicionais foram incorporadas posteriormente para substituir aeronaves abatidas ou avariadas em combate.
Juntas, aeronaves A-10 e OA-10 realizaram 8.624 missões de combate mantendo 95.7% de disponibilidade, 5% a mais do que a alcançada em tempo de paz, a mais alta entre as aeronaves da USAF. Os A-10 atingiram as seguintes marcas durante a Operação Desert Storm:
- 967 tanques destruídos
- 1.026 peças de artilharia destruídas
- 1.306 caminhões destruídos
- 281 estruturas militares destruídas
- 53 mísseis Scud destruídos
- 10 aeronaves no solo destruídas
- 2 helicópteros destruídos no ar
Os pilotos de A-10 voaram até 3 missões por dia e destruíram 1/4 do arsenal total do Iraque. Quase sempre expostos ao fogo antiaéreo e mísseis superfície-ar, os altamente manobráveis A-10 receberam severos danos de combate durante a Desert Storm.
Cinco aeronaves A-10 foram abatidas e uma sexta aeronave foi perdida num pouso de emergência após ter sido severamente avariada em combate. Cerca de 20 aeronaves sofreram danos significativos em combate.
No total, metade da frota empregada nas operações (cerca de 70) sofreu algum tipo de dano.
O som do GAU 30mm é inconfundível.
Enquanto houver combate em solo, ele vai seguir tendo utilidade.
O A-10 nao cansa de me impressionar. Imponente e devastador.
Se aproxima em silencio absoluto. Ao passar sobre voce, soh se ouve o assovio. Depois que passa, daih se ouve o ronco dos motores.
Quando voce ouve “Brrrrrrrrrrrrrrr! (silencio)”, alguem jah tomou o prejuizo alguns momentos antes.
EUA apoiando forças extremistas. No oriente médio as configurações políticas parecem ser invertidas quando equacionadas ao ocidente. Apoiar queda de ditadoras não é uma boa ideia; olha só no que deu as quedas dos regimes autoritários na África do norte.
Era o Isis e Irã que deveriam apoiar? Esses tipos de alianças estratégicas entre inimigos sempre existiram em todas as guerras caro colega, Russia e EUA já foram aliados.
Quem eles deveriam apoiar? Não sei. Acho que situação política do mundo islâmico é insolúvel.
Vale lembrar que foram os EUA que expulsaram o Japão da China na II Guerra, assim como na Coreia, também. Inimigo depende de contexto.
No início até parecia que os Americanos estavam a defender os fracos, de uns anos pra cá, so vejo Americanos lutando pra roubar petróleo, onde tem petróleo tem Americanos la querendo guerra pra roubar
Na verdade, os dois lados, ocidente e oriente são bandidos iguais de dois lados da mesma moeda, apoiam “terrositas” que ambos chamam de forças de resistência ou liberdade, ou seja lá que o parta.
Em resumo, brigam por seus interesses, sejam quais forem e apoiam as forças que o representam.
No demais, ambos os lados tem torcidas organizadas.
Que sentam, torcem, discutem, defendem e se alteram para assistir barbáries de mesma forma e proporção.
O detalhe é que desde que o mundo é mundo, isso existe.
E vai continuar existindo.
Quando Saddam caiu o castelo de cartas foi junto. Parece que ele era meio que uma cola que mantinha tudo ao redor mais ou menos em equilíbrio
Sim, isso mesmo. E mais recentemente, na primavera árabe, aconteceu a mesma coisa.
É isso ou ISIS tomando conta da Síria devido a incompetência do gov local e da Rússia (pra variar)…
Funcionaria no teatro operacional da Ucrânia hoje em dia?
Nao poderia participar pois os Ucranianos estão sendo treinados apenas nos F16 pela OTAN, o uso dessas aeronaves implicaria em pilotos americanos.
O aviao em si seria util para retardar o avanço de força mecanizada e apoio de tropas em terra, foi para isso que foi construído.
Acho que não pq na Ucrânia tem muitos SAMs e caças.
O A10 é foi idealizado pra dar apoio em terra em lugares onde já existe a superioridade aérea (e aí ele lida com o que é inevitável, como MANPADS, antiaereo -arma- movel ou fixo etc). Espaço contestado não é a praia dele. Ele é um avião feito bem pra doutrina americana mesmo, a famosa “tesoura destrói pedra” pra lidar com ameaças antiaéreas primárias, ar-ar, entre outras, ele fica pro momento posterior. No caso da Ucrânia, fica fora do que ele pode oferecer de vantagem porque essa fase nunca chegou (e nem deve chegar pra nenhum dos lados).
Aeronave COIN definitiva.
São pontos da geopolítica que fica entre duas potência que serve de teste pra quem tem melhores armas, e a população local não tem nenhum valor, vira uma carnificina humana.
O canhão que tem um avião.
“Os céus da Síria são de todos nós”. Os russos não estão protegendo o ditador Hassad??? como deixam o espaço aéreo livre para a “moleca”… esses russos são patéticos… passando vergonha na Ucrânia, Síria e em todo lugar que se aventuram. “Em tres dias Kiev… tres semanas Paris”… bem, já na Síria… são anos e mais anos de vergonha absoluta.
E a Turquia já abateu caça russo por lá.
Que mundo vc vive? Passando vergonha na Ucrânia? Sabemos que cometeram muitos erros e que algumas táticas são ultrapassadas, mas passar vergonha? A guerra da Ucrânia é de procuração, ou seja, quem fornece e testa equipamentos é a OTAN. Sem ajuda e financiamento do ocidente, todos sabemos que Kiev já tinha caído a tempos.
Ah… é que a proteção russa é… “relativa”, não é total. Não inclui proteger a Síria da IAF, por ex. Eles não intervém por acordo, desde que a IAF não ataque diretamente o regime de Assad, somente os alvos do Hezbollah e de interesse do Irã. E aí o regime que se vire. Também não inclui nada de proteger de Força aérea americana, com quem já tinham acordo desde a guerra civil de não se atacarem diretamente (ambos com base diretamente lá). Os EUA também não atacam diretamente o regime (parte do acordo). Mas o Assad sabe disso, não tá… Read more »
Espero que derrubem essas aeronaves e seus pilotos …
Estão lá para ajudar seus asseclas e continuarem a roubar petróleo sírio, somente isso, defendendo seus interesses.
Quanta raiva, pequeno gafanhoto…
Engraçado, a Rússia na Ucrânia gera um monte de mimimi, mas, os EUA na Síria é visto como uma forma de “liberdade e democracia”, os EUA só estão defendendo seus interesses…
Penso a mesma coisa. Estão na Síria roubando o petróleo e os russos é que são invasores.
“Estão na Síria roubando o petróleo.”
Veja bem, eles estão de maneira ilegal na Síria, eles tem base na Síria, patrocinam os “moderados”, agora chamados de “rebeldes” e controlam parte dos campos de petróleo.
Mas, isso tudo é para levar ajuda humanitária e para defender seus interesses, só isso! Rsrsrs.
Desse jeito. O pior, se fosse um su-25, estavam cogitando a falta de defesa aérea do inimigo, menos reconhecendo o aparelho.
Que Bagunça está Síria, sinceramente isso não é bom. Mas !!!
É apenas mais uma joga de xadrez , no jogo Politico dos EUA & RUSSIA .
O que nos resta é aguardar no que essa joga vai dar .
A Russia que é parceira do Irã apóis a Siria contra grupos apoiados pelo Irã. Coisas de oriente médio .
Não, a guarda revolucionária iraniana e o hezbollah (apoiados pelo Irã) também lutam a favor do Assad.
“A Russia que é parceira do Irã apóis a Siria contra grupos apoiados pelo Irã.” Na verdade, não é bem assim, de fato, a Rússia é parceira do Irã, mas, na Síria, quem apoia os terroristas, chamados de “moderados” e agora “rebeldes” contra a Síria, são os EUA, seus aliados e a Turquia, ou seja, esses “rebeldes” não são patrocinados pelo Irã! Agora, a Rússia, que é parceira do Irã, deixa Israel atacar os grupos terroristas patrocinados pelo Irã que usam a Síria para atacar Israel. Inclusive, Rússia e Israel tem uma espécie de acordo, onde um não ataca o… Read more »
Será que o piloto desse A-10 da foto vai (ou foi) pra Delta, United, American? Devia ressarcir a USAF…
?
Comentando apenas do avião e não de política, o A-10 é fantástico, mas gosto é gosto
Voar até 3 missões por dia com mais de 95% de disponibilidade… o ritmo das operações deve ter sido insano…
Devem ter chamado os mecânicos da FAB da Segunda Guerra para dar uma consultoria.
Quero ver F35 fazendo isso… Pertinho do Chão, pertinho do chumbo…