Por Claudio Dantas

Pelo menos sete pilotos de caças F-5 dos esquadrões das bases aéreas de Canoas e do Rio de Janeiro deixaram a Aeronáutica. Os capitães aviadores são a elite da FAB e chamados de pilotos operacionais, ou seja; são os pilotos responsáveis por executar as tarefas de defesa aérea e combate. Sua formação durou dez anos e custou mais de 100 milhões de reais aos cofres públicos.

Os aviadores deixaram a carreira militar para entrar na LATAM. Segundo uma fonte da FAB, a baixa dos militares está relacionada com a “falta de perspectiva na carreira”. “Não temos mais aviões para voar. Os Gripen não chegaram e os F-5 possuem mais de 50 anos. Nossa situação é caótica. Além de não conseguirmos cumprir nossas missões por falta de aviões, agora estamos perdendo nossos pilotos para a aviação civil.”

Um coronel da Aeronáutica disse que os pilotos de combate perderam a importância. “Hoje para se ascender na carreira é necessário servir no GTE, que é nosso esquadrão de transporte especial, que faz voos executivos, responsável por atender os políticos. Esse virou um critério não oficial para ser escolhido ao Alto Comando da Aeronáutica e isso tem gerado desconforto nos pilotos mais jovens.”

FONTE: claudiodantas.com.br

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Jagder#44

Faz 25 anos que acontece essa debandada para a aviação civil, penso.

Jorgemateus77

Há 25 anos atrás a quantidade de horas de voo, bem como ANVs disponíveis era muito maior q hj…
Se vc acha normal 7 pilotos deixarem o F-5 na iminência de irem pro Gripen para zarparem para Latam voar A320 acho q vc deveria rever seus conceitos

André

Piloto quer voar, se não tem avião para voar, vamos para onde tenha.
A maior parte dos Oficiais Aviadores, voa menos de 600 horas por ano. O único atrativo é estabilidade, cargo e “status” social.
Tem gente que não aguenta ficar até aposentar para depois ir para a civil.
Piloto quer voar.

Rinaldo Nery

600 quando eu era Tenente. Hoje mal chega a 200.

Gustavo

Rinaldo me tira uma dúvida, as horas dos pilotos dos tucanos, KC e helicópteros atualmente diminuiu nessa proporção também.

Rinaldo Nery

Tudo.

RSmith

Se for no GTE deve ate ser mais de 600 horas por ano, agora num esquadrão de caça se chegar a 200 horas por ano o piloto é um abençoado 🙂

Bigliazzi

Coronel, o Senhor voava todos os dias? Devia ser legal…

Last edited 4 meses atrás by Bigliazzi
hannah w. becker

holla. mas piloto tb tem suas adaptacoes e tb. nao ha vagas pra todos na aviacao civil. lembrando que pilotos de caca da us navy voam ate 25 anos…depois vao pra aviacao comercial e precisam perder os vicios dacpilotagem militar…mais criticos os pilotos embarcados! se a adre ta pedindo voo ataca de planador tche!”

Juliano

Se não tiver vagas no Brasil, segue para o mundo Árabe ou china! Por lá existem vagas sobrando!

Jagder#44

Quem te disse que acho esse fato normal?
Favor voltar para 8 séria do fundamental. Interpretação de texto.

GM199

Nos anos 80 na minha turma foi a mesma coisa! A crise não é nem um pouco nova.

Santamariense

Isso sempre existiu, mas penso que nunca chegou à esta quantidade. E não é só na aviação de combate. O Rinaldo mesmo disse que o filho dele, que voava C-105, saiu para ir para a aviação comercial.

Sandra

Meu marido não se rendeu à Brasília sendo motorista de político e foi preterido em comando e promoção, apesar de ser piloto de caça e segurança de voo. Saiu extremamente magoado. Custou milhões de dólares à nação.

RSmith

ele e mutios outros….

Miguel Felicio

Sandra?

Miguel Felicio

Desculpem o meu “Sandra?”, me parece ser uma “Sandra” que conheço e de há muito não a vejo, simplesmente o Sandra com Interrogação é para talvez obter seu contato novamente…….Abraços aos que interpretaram ou interpretam mal o que aqui se escreve……Tchau!

RSmith

… esta piorando e muito… 🙁 … quando precisarmos de pilotos de combate treinados e com experiencia não vamos ter dois a treis anos para preparalos… vai ser tarde

hannah w. becker

holla…lembrando que nos paises sul americanos voam avioes velhos…mira como o maduro deve ta rindo de nos. ele ainda tem su30 mkk voando e nos alguns gripen somente!

Gerson Carvalho

São fases, na época do Collor cerca de 30% do pessoal da MB pediu baixa, inclusive esta que escreve. De 86 formados da minha turma, ficaram apenas 15. Assim que chegar novos avioẽs usados mais novos que os F5, tudo se normaliza.

fulcrum

Não dá pra fazer um pulo do gato assim: Tira um visto eb1 nos eua. Faz pedido de green card e depois entrar pra Guarda Nacional ou Usaf? Ou um visto de habilidade extraordinária? Duvido que não aceitem. Lá faz falta piloto formado, e os jovens nem querem servir nos EUA. E nesses tempos bélicos os eua estão precisando de mão de obra formada.

Leandro Costa

Nem precisa disso. Entra como turista, vai em um banco qualquer, diz que quer comprar ações na bolsa e por isso tem que abrir uma conta. Eles vão te dar um social security number. Depois disso é só entrar no escritório de um recruiter da força que te interessar, aguentar a ladainha do mundo da fantasia apresentada pelo recrutador e assinar o contrato que você achar melhor.

O recrutador basicamente precisa que você tenha um social security number. O resto resolve depois.

fulcrum

Se é tão fácil assim vou lá fazer o asvab que pode fazer quantas vezes quiser e depois ir no recruiter. lol

Jadson S. Cabral

Nossa, tão fácil… doido pra sair preso de lá mesmo, ser deportado ou ainda ser acuado de tentativa de espionagem e/ou crime contra a segurança nacional dos EUA

Heli

Nos EUA ocorre a mesma coisa. Aviação civil paga muito mais.

Salomon

Alguma surpresa?

Rafael Coimbra

Vídeo da Marinha… noticia de debandada da FAB… é amigos, temos um padrão…

Santamariense

Padrão de desmanche e de diminuição da operacionalidade? Sim!

Maurício.

“Vídeo da Marinha…”

Patético aquele vídeo (para dizer o mínimo) até parece que ____
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COMENTÁRIO EDITADO. NÃO GERE UMA BOLA DE NEVE DE DISPUTA POLÍTICA.

O TEMA DO VÍDEO DA MARINHA PODE SER DEBATIDO NO PODER NAVAL.

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Carlos

Vamos comprar drones FPV. Eficácia garantida por um valor operacional simbólico.

Heinz

Receba inteligência

brutus

kkkkkk

Aurelio

Compra o Tejas que resolve o problema!!! Que situação!

Renato

Acho que o pessoal não consegue entender uma ironia..

Last edited 4 meses atrás by Renato
Neto

Temos muitos problemas no meio militar. ______ _______ _______ . A demandada de militares para outros mercados é um problema latente de nossa obsolecência material. . Precisamos renovar estrutura militar, inclusive a aposentadoria com o pulo de status. . Creio que a problemática é semelhante a educação. Precisamos de cabeças especialistas, isto é investir do ensino técnico e superior. Entretanto ainda temos problemas graves no ensino fundamental. Estruturalmente falando e em formação. . Esse tipo de investimento não se faz por uma perspectiva puramente ideológica. Precisamos de políticos que saibam dialogar e de políticas supra-partidárias com compromisso de todos. .… Read more »

Guacamole

Se isso não é o retrato do país como um todo, eu não sei mais o que é.

Fernando Vidal

Isto é o retrato do crescimento econômico do país. Com baixo desemprego, aumento da renda, o povo viajando e as Cias aéreas contratando e pagando para atrair pessoal experiente frente a sua necessidade imediata (vejam que estão sendo contratados por uma Cia local)… Fosse situação contrária os capitães da FAB permaneceriam na segurança dos seus empregos estáveis… Está é a realidade.

Celso

Crescimento econômico onde, esta falando de aual País? Pois o Brasil tá é quebrando. Governo muito incompetente!!

Gavião

Temos que analisar sem paixão. A economia vai bem, no início do ano o mercado estimava crescimento de 0,9%, hj sabemos que vai passar de 3%, enquanto o desemprego diminuiu para cerca de 6%, o que é um recorde positivo. O problema são os gastos do governo, estes sim, passam por uma trajetória que se não corrigida, quebra mesmo. Daí o pacote fiscal anunciado semana passada, que o mercado achou insuficiente, ou seja, queria mais cortes. Busque apenas informação séria com as críticas pertinentes.

soldado imperial

A economia do Brasil está em voo de galinha! Tudo armada pra um pequeno voo, depois a conta da farra chegará e a galinha vai ter que fazer um forte e problemático pouso! Vide Dilma 1 e Dilma 2

Wilson

Melhor um voo de galinha que o mergulho de uma capivara arrogante e incompetente.

Santamariense

Putz…começou o embate dicotômico…

Horacio Rodrigues

Tua justificativa para a incompetência de um governo é o governo anterior ? Vamos ficar nessa eterna dicotomia?

AVISO DOS EDITORES A TODOS: JÁ ADVERTIMOS DIVERSAS VEZES PARA FOCAREM NO TEMA DA MATÉRIA, SEM GERAR UMA BOLA DE NEVE DE COMENTÁRIOS COM BRIGA ENTRE DEFENSORES DESTE GOVERNO E DO GOVERNO ANTERIOR.

COMENTÁRIOS JÁ ESTÃO SENDO APAGADOS POIS AQUI NÃO É PALANQUE.

NÃO INSISTAM.

LEIAM AS REGRAS DO BLOG:
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Gavião

Ué o governo anterior nem isso conseguiu.

AVISO DOS EDITORES A TODOS: A DISCUSSÃO VIROU APENAS UMA DISPUTA POLÍTICA. NÃO USEM O ESPAÇO DE COMENTÁRIOS COMO PALANQUE.

VÁRIOS COMENTÁRIOS JÁ FORAM ADVERTIDOS APAGADOS, NÃO INSISTAM.

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Besourosuco

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COMENTÁRIO APAGADO. OS EDITORES AVISARAM.

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Alex

A economia está crescendo? Essa taxa não é relativa ao crescimento das empresas, que estão em declínio constante, mas sim a gastos do governo; e são esses gastos que estão quebrando o país. Ou você acha normal que 1 dólar seja 6 reais.

Last edited 4 meses atrás by Alex
Ático Freire

Se você pegar um empréstimo no banco para abrir um negócio com certeza você vai contratar novos funcionários e aparentemente você estará crescendo mas com certeza voce estará endividado e terá que pagar a conta!
O problema é voce contrair uma dívida só para fazer umas comprinhas e mostrar que você está bem de vida!

Essa aparente melhora na economia está sendo ao custo de um endividamento muito grande! O défcit está estratosférico, espere… a conta vai chegar!

Alexandre Guimarães Rocha

Crescendo com dinheiro público ,não com crescimento de uma boa administração e o dinheiro está acabando

Horacio Rodrigues

Gerar trabalho usando cheque especial e o cartão de crédito é facil , mas a conta vai chegar bruta.

Ernandes Vieira De Carvalho

Números da economia estam maquiados ,

Ronaldo Simões Guilherme

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COMENTÁRIO APAGADO. NÃO USE O ESPAÇO DE COMENTÁRIOS COMO PALANQUE.

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Júnior

O amigo o desemprego é medido através das pessoas que estão desempregadas e a procura de empregos . Como a turma está vivendo de assistencialismo , bolsa família e outras e não estão procurando emprego. Por isso o Gov diz que o desemprego caiu. Como vc explicar o recorde de pedido de seguros desemprego se segundo vc o desemprego está caindo? Cara estamos entrando em buraco sem fim. O juros futuros já estão em 14% a dívida pública está em quase 80% do PIB. O Gov já não está conseguindo vender os títulos públicos para refinanciar mesmo pagando um bônus… Read more »

Chris

Uma pena que você não tenha noção de onde esse pais poderia estar… Se fosse bem administrado.

China… Que 40 anos atras era mais pobre que o Brasil… Da uma dica.

Marcelo Bulhões

O Brasil cresce a 3 % ao ano. O dobro do governo anterior. Desemprego em níveis mais baixos da história. Ganho real do salário mínimo. Mas o Exército vive sempre em sua bolha informacional e regalias que apenas o militar brasileiro têm. São responsáveis por u. Rombo de 30 bi anuais na previdência. Tem hospital particular, pensão eterna e mesmo se for preso como ladrão, a família recebe o salário até a filha ter a coragem de dizer que casou..me poupem vcs ____
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COMENTÁRIO EDITADO.
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Santamariense

Meu Deus … melhor ler isso que ser cego!

Leo

Em 2022 o Brasil cresceu 3% com superávit, e redução de dívida/PiB

fulcrum

Gol vai falir em poucos meses. E depois a azul.

José N.

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Miguel Felicio

O Brasil já rodou…..

Resende

Crescimento econômico com déficit fiscal, é voo de Galinha …Gastamos mais do que temos pra criar essa falsa impressão que está tudo bem.
Infelizmente.

Gavião

O problema não é o déficit em si, pois o país o tem há décadas, e sim a trajetória (recente) dele. Isso precisa ser corrigido por uma série de ações, e a Defesa é uma pasta que não será poupada.

RMS

Não sei que país é esse com crescimento econômico, baixo desemprego, aumento da renda, o povo viajando e as companhias aéreas. Possivelmente lá, existe uma força aérea com esquadrões voando bastante (Contém ironia).

Rinaldo Nery

Também não entendi aonde ele vive…

Diego

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COMENTÁRIO APAGADO. MANTENHA O RESPEITO.

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MMerlin

Tentou encaixar um discurso político de forma indireta. Falta ele aprender a interpretar a situação atual do país apenas.

Frank Oliveira

Um país que gasta mais do que a arrecada, divida de 8,8 tri, que taxa até pensamento e não consegue pagar um lote de caças de “baixo custo”, não consegue manter minimamente seus programas de segurança aérea, marítima, terrestre. Vendendo avibras, fábricas de munição…
E que é pior, previsão de 50b de corte nas aposentadorias de militares. É preciso ser um ______
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COMENTÁRIO EDITADO. MANTENHA O RESPEITO.
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Leonardo Rodrigues

Bem, o corte nos gastos, nos mostra um país (governo)que não quer gastar mais do que arrecada. Analisar pela dívida, não é a melhor escolha, ha paises que tem dividas monstruosas, quase duas vezes ao PIB (Brasil 88%) e tem FF bem equipas, é uma questão de prioridades no investimento.
A segurança não é prioridade, porque não temos escaramuças.
Agora se essa escolha está correta, aí é outra história.

Last edited 4 meses atrás by Leonardo Rodrigues
Cristiano GR

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COMENTÁRIO APAGADO. NÃO USE O ESPAÇO DE COMENTÁRIOS COMO PALANQUE.
OS EDITORES AVISARAM.

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Júnior

Só corrigindo, o país conseguiria pagar os Caças Gripen com as mãos para trás . A questão é que não é a prioridade desses canalhas da política . Quantos Gripen o fundão eleitoral de 5 bilhões conseguiria pagar ?

Gra

Kkkkk… Gostei da Ironia…. Só pode…
Ou voce está falando de outro País. Ou está muito fora da realidade…
Acho que estão te enganando Fernando, abre o olho… Kkk

Aldemar Antônio de Almeida

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COMENTÁRIO APAGADO. MANTENHA O RESPEITO, SEM ATAQUES PESSOAIS.

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Fernando Miranda

Está comentando sobre qual País ?

Pedro

Ironia.. só pode.. só faltou falar que são viagens internacionais pra aproveitar o dólar

rrangel

Certíssimo, meu camarada, míssil no alvo! Os __ ______ _____ Por isso, jamais aceitarão mesmo tendo as informações sobre os índices à disposição na internet, que o país somente nos últimos dois anos, já avançou anos-luz na economia e no social, ____ ___ ____ Os interesses que movem esses pilotos que estão largando o serviço militar para trabalhar na aviação civil, são os mesmos de qualquer outro trabalhador profissional: ambiente de trabalho satisfatório e mais dindin no bolso. São os mesmos motivos que levam formandos do ITA, a trocarem o trabalho na indústria da aviação, pelo trabalho no mercado financeiro.… Read more »

Santamariense

Cara, vcs sempre conseguem polir o debate com essas papagaiada ideológica….tomara que a moderação apague tudo isso…

RESPOSTA DOS EDITORES: O COMENTÁRIO EM QUESTÃO JÁ FOI EDITADO E ADVERTIDO, OUTROS FORAM ADVERTIDOS E APAGADOS. VOCÊ TAMBÉM ACABOU DE RECEBER ADVERTÊNCIA EM OUTRO COMENTÁRIO.

LEIAM AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Santamariense

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COMENTÁRIO APAGADO. NÃO INSISTA E MANTENHA O RESPEITO.

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Last edited 4 meses atrás by Santamariense
Rinaldo Nery

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COMENTÁRIO APAGADO. OS EDITORES AVISARAM.

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Rudney Buarque

Todos aqui gostariam que essa besteira fosse algo com uma carga enorme de ironia. Mas, infelizmente, parece que não.
Esse foi, de longe, o pior comentário já publicado em assuntos de Defesa…

Last edited 4 meses atrás by Rudney Buarque
0loft

Vejo isso como falta de investimento em defesa.

Santamariense

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COMENTÁRIO APAGADO. MANTENHA O RESPEITO. DEBATA SEM FAZER ATAQUES PESSOAIS. VOCÊ JÁ FOI ADVERTIDO MAIS DE UMA VEZ.

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Vile Molinari

Baixo desemprego?! Aumento de renda?! Tem quem acredita.

Alexandre Guimarães Rocha

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COMENTÁRIO APAGADO. MANTENHA O RESPEITO PARA SER RESPEITADO.

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Luiz Felipe

De onde você tirou essa de “resultado do crescimento econômico “?

Santamariense

Tu tá sendo irônico, não é? Não posso pensar que não esteja sendo irônico.

Carlos

É sério isso? Estamos falando de Brasil. Crescimento econômico bah.

Jorge Cardoso

😳😳

Miguel Felicio

Aiaiaiai……

Júnior

Crescimento econômico a onde meu amigo ? Estamos batendo recorde em pedidos de seguro desemprego, recorde de dívida pública, recorde de imóveis indo a leilão ! Onde está o crescimento 📈? Só nos números do IBGE do Porchament

Maurício.

Na minha opinião, é meio que uma tendência mundial.
Vai desde o Brasil, passando por China, Reino Unido, EUA e assim por diante.

Marcelo

Vivemos no capitalismo, quem paga mais $$ leva.
O conforto da família em primeiro lugar,patriotismo não paga os boletos.

Rinaldo Nery

Exato. Alguém que entendeu.

Flávio

Que país é esse de um desgoverno sem controle de gastos, infelizmente estamos ficando sem defesa e se a moda pegar nas outras duas forças armadas aí sim o Brasil perdeu.
Olha que não é fácil para um piloto de caça chegar nesse patamar e desistir da farda , “”MÁS””, por outro lado a maioria deles tem o que merece ____
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COMENTÁRIO EDITADO.
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Beserra

Pois bem, a debandada chegou. Sou da turma de 2002 da Escola Naval, Fuzileiro Naval. A quantidade de colegas que perdi para a iniciativa privada é grande. Fuzileiros, Marujos e Intendentes. Muitos saindo para serem Mercantes, Engenheiros e até mesmo para Empreender como um amigo meu que tornou-se construtor em Itapema/SC. A realidade no EB é bastante semelhante. O Ad sumus, ou Aqui Estamos logo pode se tornar “Aqui Estávamos”.

Sds

Santamariense

Direita e esquerda sempre com essa maldita dicotomia

carvalho2008

O extremismo de qualquer lado, leva ao totalitarismo e perda das propriedades capitalistas….

Em ambos os casos, a decisão de tudo é centralizada e cabe ao Governo central, a economia é estatizada, as pessoas perdem a autodeterminação de escolhas e a verdade é determinada pelo Estado….

é a discussão mais sem sentido….é hilario e risivel, em ambos, as forças militares servem para conter o cidadão….

BlackRiver

Exatamente isso 👏

Eduardo

Isso sem contar escalas ruins as quais os militares estão sujeitos.

Fernando Vidal

E isso está acontecendo porque apesar das críticas a economia do nosso país vai muito bem. Com emprego em alta, aumento da renda, aumento das viagens, e a retomada de crescimento do setor de transporte aéreo…

Rinaldo Nery

Tirando o crescimento do setor aéreo, o resto é serio?

BR Paraná

E não é verdade? Aqui no estado do Paraná está faltando mão de obra em várias cidades. Mão de obra da mais simples até a mais qualificada.

Cristiano GR

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COMENTÁRIO APAGADO. OS EDITORES AVISARAM.

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carvalho2008

BR Paraná…..

verdade…não só ai, mas em muito lugar…estive no Bairro da liberdade SP este final de semana….todos os restaurantes estavam contratando….

Campos do Jordão tambem….mistério….

estranho, oferta de emprego sem ocupação…..parece ser um problema macroeconomico….não….?

EC1500

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COMENTÁRIO APAGADO. OS EDITORES AVISARAM.

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Alex Tiago

Boa noite Fernando. Porque só você tá defendendo isso???

Pedro

Acorda.

carvalho2008

Mestre Fernando Vidal, O amigo acha que vai muito bem a dona Zeze ir até as casas Bahia, comprar geladeira nova, fogão, Tv, aparelho de som 3X1, sofa novo, fazer o carne monstruoso sabendo que não vai pagar….

Voce está olhando a casa mobiliada ou o calote iminente?

Santamariense

De novo? Insiste na ficção?

Diego

Concordo em partes, mas acredito que pilotos de caça gostam de voar em aviões de caça, do contrário eles iriam para uma escola de aviação civil, e como dito na matéria eles tem um avião caindo aos pedaços (com todo respeito ao F-5 pelo trabalho prestado) e 9 míseros Gripens em Anápolis e sem saber quando vão ser rê equipados, e quando chegarem mais Gripens permaneceram no 1GDA pois, 36 caças não são nada para um país continental como nosso, são 2 esquadrões, e pelo que parece ainda tem a questão do conchavo político, de promoções que vem só para… Read more »

FELIPE

Espero que a FAB acorde, não dá pra concentrar 2 esquadrões de Gripen em Anápolis, se a perspectiva são 4 aviões por ano nos próximos anos. Completando 12 no Jaguar, os próximos Gripen já devem ir para Santa Crus RJ , chegando a 12 ali os próximos 12 em Canoas, e só assim reativar Pacau e colocar outros 12 em Anápolis (admitindo que virá o aditivo). Assim os esquadrões de caça se livrarão dos F-5 mais rápido, aquele planejamento de enfiar 36 em Anápolis é inviável. E para os esquadrões Centauro, Poker e Adelphi, 30 M346FA já resolveria o problema.… Read more »

Last edited 4 meses atrás by FELIPE
Rui Mendes

Portugal.

Willber Rodrigues

“Segundo uma fonte da FAB, a baixa dos militares está relacionada com a “falta de perspectiva na carreira”. “Não temos mais aviões para voar. Os Gripen não chegaram e os F-5 possuem mais de 50 anos. Nossa situação é caótica. Além de não conseguirmos cumprir nossas missões por falta de aviões, agora estamos perdendo nossos pilotos para a aviação civil.””

Então, o problema é mais a defasagem e a pouca quantidade de meios, além da questão do GTE, em sí, do que problema salarial, confere?

Rafael Oliveira

Essa é a opinião da fonte, né?

Aliás, talvez nem seja. Pode ter falado isso porque, no Brasil, é “feio” dizer que está saindo para ganhar mais dinheiro, o que é um grande bobagem. As pessoas devem buscar o que é melhor para si e sua família.

Volpi

O LinkedIn que o diga ! Exaltando a empresa X para no final da frase dizer que está indo para a empresa Y ….. só não fala que é pra ganhar mais ….pois é “feio” como o amigo bem escreveu.

Willber Rodrigues

Não dá pra dizer que quem faz isso tá errado.
Quem tem família, e quem está em um emprego sem perspectiva de crescimento, tem mais é que procurar o melhor pra sí e sua família mesmo.

Léo

A aviação comercial paga um pouco melhor sim , então 3 , 4 mil ou até mais, isso a mais no bolso da uma boa diferença.

Joel

Essa é a verdade: Estão saindo pois o salário está baixo demais

Marina

Motivos, vários: sem perspectiva. Caças atuais F5 obsoletos, Gripen com super faturamento e poucos em operacional. O Principal corte de verbas, corte em horas de vôo e o chute no balde é o pacote de governo Lula. Vocês acham que é fácil os desafios da carreira, nem imaginam, só quem batalhou por isso. Acreditem não é por salário. É um sonho que muitos viveram mas que está ficando um pesadelo para os nossos bravos pilotos que arriscam suas vidas. O resto é conversa fiada.

Rosilaine

Como mãe de piloto te digo que CONFERE!

Heinz

Conheço militares, e a reclamação dos salários é imensa, desde 2016 sem reajuste, claro se não me engano houve em 2019/2020 reajuste para os generais, mas o resto da tropa nada. E ainda ficam falando de “privilégios” dos militares, só se for dos generais, porque o restante da tropa de capitão pra baixo, é sugado.
Esses dias houve muitos fuzileiros saindo do CFN, inclusive sargentos, soldados profissionais preferindo ir para a PMRJ do que ficar no CFN pra você ver como a situação é crítica.

Underground

O que chama atenção é a informação que para subir na carreira, só via GTE.
Daqui a pouco fundam uma Estatal somente para transporte de autoridades.

José Maria de Oliveira

Eu não tenho duvida que esta estatal aparecerá em futuro próximo.

Zorann

Ideia interessante.

Willber Rodrigues

Bixo, pelo amor de Deus, apaga isso. Vai que essa idéia chega até “eles”, e “eles” criem isso…

Mcruel

A FAB já é estatal de transporte de autoridades, e, eventualmente, de outras missões “menos importantes “… triste..

bit_lascado

Complicado ter que servir no Grande Taxi-aéreo do Executivo pra ascender na carreira…

Claudio de Souza Gomes

Há muitos anos isso já acontece…sou R2 da FAB e vi muito irem para a aviação civil…são melhores remunerados e valorizados !

Michel Lineker

Gastamos 100 milhões por cabeça para servirem a LATAM. Tem que ter algum meio contratual que impeça isso pois é injusto com o pagador de imposto.

Leandro Costa

Se o militar pede baixa em X tempo após formado, ele precisa pagar a União pelo custo de seu estudos.

Nilo

Formas de subsídios não é para qualquer um, mas a conta, é para todos, inclusive o pobre excluído rsrs

Luciano

Não é uma decisão fácil, o militar tem que abrir mão de sua estabilidade e de uma carreira que irá terminar como coronel. Ao se aposentar terá salário integral. Na aviação comercial o futuro é incerto e a aposentadoria bate no teto do INSS, além trabalhar 10 anos a mais.

Luciano

Além de trabalhar…

Rafael Oliveira

Aeronauta em aposentadoria especial. 25 anos de contribuição e 60 de idade.

E o tempo na FAB conta.

Rinaldo Nery

Não, não conta. Não há tempo de contribuição ao INSS. O tempo de FAB não conta. Já fui atrás disso.

Rubens

Me aposentei pelo INSS e os treze anos de serviço, dos quais sete como piloto de caça contou para aposentadoria .

Rinaldo Nery

Rubens, fui no site do INSS anos atrás e não tinha tempo de contribuição. O sistema calcula automaticamente, pelo CPF. Eu e demais companheiros da FAB, que estavam na Azul, esbarraramos no mesmo problema. Pra nós não funcionou.

Last edited 4 meses atrás by Rinaldo Nery
Anderson

Vc precisa dar entrada e averbar este tempo, tal qual se faz no sentido inverso, ou seja, tendo trabalhado CLT e entrado pra FAB.

Teste

Basta averbar o tempo de contribuição como militar…

Rinaldo Nery

Obrigado. Vou ver isso.

Leonardo Garrido

Tenta averbar via administrativa no INSS. Após a negativa, caso ocorra, acione a Justiça Federal. Não chega a demorar muito e compensa.

Afonso Bebiano

Se o militar já está reformado, o tempo de serviço militar não vai contar para a aposentadoria civil.

Bosco

Comandante,
Um piloto de caça da FAB tem experiência em aviões de transporte que possam lhe servir para trabalhar na aviação civil?

Rinaldo Nery

Não. Se ele é caçador não voa transporte. Mas ele tem competência suficiente (e habilidade) pra voar qualquer tipo de avião.

Last edited 4 meses atrás by Rinaldo Nery
Junior

Vc tem que averbar o tempo de contribuição da FAB para o INSS no processo, não fica lá automático

Rubens

Tem que pedir a certidão de tempo de serviço na diretoria do pessoal e de posse dela juntar a do restante de onde trabalhou e dar entrada de toda documentação no INSS .
Vá a uma agência física e não no site .

Marcelo

Já esta sendo discutido para ser revisto essa aposentadoria integral como você diz.
Sera calculada a sua contribuição por patente e sera feito calculo media de contribuição por patente para definir o salário quando passar para a reserva.
Essa mamata de receber salario integral quando passa para reserva vai acabar.

Rinaldo Nery

Amigo, vai demorar. Não cante vitória tão cedo.

Marcelo

Acho que isso só vai ser aprovado si corta o privilégio do judiciário e dos políticos também.
Caso isso não aconteça os militares não vai aceitar.

Marcos

Os servidores civis já que ingressaram há algum tempo no serviço público já se aposentam pela média, inclusive os magistrados

MPO

Mamata, Militar não tem hora extra, não ganha periculozidade, vai no Congresso e no Judiciário e veja os salários, para quem esse povo deixa suas pensões, todos ricos com salários de marajá, mais a classe militar sempre alvo de perseguição.

FELIPE

Gostaria que todos que criticam as mamatas dos militares buscassem saber como são as do Legislativo, Judiciário, ministério público….

Jorgemateus77

100mi por piloto ? q conta é essa ?
deve estar confundido com o deputado e senador q elegeu

Almeida

100mi eh o total daqueles pilotos. Geralmente eh 5mi dólares a formação de um piloto de caça

Rinaldo Nery

É mais que isso.

Fernando

So se estiver computando o valor do caca que ele pilota kkkkk

Rommelqe

Tem que contar sim. O custo de formação do piloto inclui dsde uniforme até o caça, combustível etc. Ou não?

Luciano B

Há 19 anos, em 2005, nos disseram em Curso de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos no CENIPA (COMAR VI, Brasília) que o custo do treinamento de piloto militar equivale ao de aquisição da aeronave para a qual é treinado.

Jose

Tu tem ideia de quanto custa uma hora de voo

Edson

injusto é ficar sem voar baixo salário , servindo no gte para transportar políticos.

Zorann

vc nao entendeu. Quem voa na fab é o gte. Todos querem ir pra lá. Depois partem para o mercado civil ja com experiência em aeronaves que operam em nossas companhias aéreas

Fernando

Vc acha justo o piloto de caça, que defende o território brasileiro, Capitão, ganhar metade do que ganha um piloto comercial?

MPO

Acho que um Coronel ganha menos que um Deputado Federal kkkkkk

Rafael Santos

Isto se comparar só o salário, agora pega o custo total de um deputado não tem nem como comparar. Saiu um estudo em 2022 dizendo que cada congressista brasileiro custava 528 vezes a renda média do brasileiro, e compararam com outros países, o segundo colocado era a Argentina onde custavam cerca de 200 vezes a renda média de lá.

Padofull

100 pilas é o que conta no orçamento dos políticos de Brasília! La na FAB eles devem fazer milagre com nem uma fração disso.

Luiz Antonio Fraga

Caro Michel, tal “contrato” existe. Esses capitães aviadores já cumpriram as condições contratuais (tempo mínimo de serviço).
A vergonha é a União, após 50 anos, ainda não ter substituído os antigos F-5. Sem contar a remuneração incompatível com as capacidades e responsabilidades desses pilotos.

Rodolfo

Injusto seria obrigar o militar que já presta serviço obrigatório a permanecer como escravo de uma instituição que paga mal e sem perspectiva de carreira. Ta cheio de ex pilotos da USAF nas carriers americanas que apos cumprirem seu tempo de serviço escolhem retornar para a vida civil.
Colocar clausulas no contrato vai so agravar o problema de falta de pilotos pois só vai afastar futuros candidatos.

Mcruel

Por essa lógica, todos que se forma em faculdade federal deveriam retribuir a sociedade prestando serviços…

FELIPE

Pelo que sei eles precisam servir pelo menos 5 anos na tropa após o término da formação, do contrário tem que indenizar, salvo o caso do aspirante não ser aprovado para oficial.

Pedro

Injusto é com o militar que não tem nem avião pra voar. Condenar o cara que se esforçou ainda.

Jorge Nunes

Acho que esta situação não é exclusiva do Brasil…

Bernardo

Sim, tem gente saindo de Forças Aéreas de fora pra ser instrutor das Top Aces da vida que pagam MUITO mais. Mesma coisa com mecânico e engenheiro. O que quebra a turma aqui é a falta de experiência em combate real, senão já tinha tudo sido chamado, não tinha sobrado mais piloto nenhum

Willber Rodrigues

Já lí reportagens iguais ou semelhantes falando sobre a USAF e RAF, todas elas passam por esse tipo de problema.
Agora, se na FAB, USAF e RAF está assim, eu fico imaginando como está na FAA…

Groosp

Essa história do GTE é f…!

Rafaelsrs

Só cobrar a formação, cada hora de voo, cada curso, cada centavo.
Já chega o senador espacial que foi conhecer o espaço e voltou se aposentando pra virar “consultor da FAB”

AVISO DOS EDITORES: NÃO INICIE UMA BOLA DE NEVE DE COMENTÁRIOS DESVIANDO A DISCUSSÃO PARA A DISPUTA POLÍTICA.

LEIA AS REGRAS DO BLOG:
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Rinaldo Nery

É cobrado se pedir demissão muito cedo. O que o Pontes tem a ver com isso? Ele já tinha os 30 anos de FAB. E é senador porque votaram nele.

Gengiscanor

Um belo exemplo de quem não entende o que fala. Isso vai permitir só os ricos de serem pilotos militares. Vamos acabar com faculdade pública também e colocar todos para pagar? Bora?

The Aviator

Pior é sindicalista e político, que fingem trabalhar para proteger aqueles que os remuneram e nada fazem…

Santamariense

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COMENTÁRIO APAGADO. NÃO CRIE UMA BOLA DE NEVE DE COMENTÁRIOS ENTRE DEFENSORES DO ATUAL PRESIDENTE E DEFENSORES DO ANTECESSOR.

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Santamariense

‘Já chega o senador espacial que foi conhecer o espaço e voltou se aposentando pra virar “consultor da FAB”

E isso aqui? Pode? Isso não cria uma bola de neve ideológica??

RESPOSTA DOS EDITORES: OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO MODERADOS EM TEMPO REAL E ALGUNS ESCAPAM. O FATO DE VOCÊ TER SIDO ADVERTIDO É PROVA DE QUE A BOLA DE NEVE FOI FORMADA E VOCÊ AJUDOU A AUMENTAR.

DE TODA FORMA, AGRADECEMOS O AVISO E ESTAMOS ADVERTINDO O PRIMEIRO DA SEQUÊNCIA.

AVISAMOS A TODOS MAIS UMA VEZ PARA LEREM AS REGRAS DO BLOG:
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Silvom

Na vida privada, em alguns casos os custos de formação e treinamentos de colaboradores deve ser ressarcido, nos casos de saída do profissional. Seria o momento de aplicar esta mesma medida para os profissionais que custam tanto ao erário público.

Rinaldo Nery

É feito.

Leandro Costa

Não adianta. A gente tenta informar, mas isso persiste. E aposto como vão mencionar isso mais à frente inúmeras vezes junto com as filhas solteiras, etc.

É uma informação inclusive, que poderia constar na matéria.

Silvom

Justo então

Bernardo

Até um certo tempo depois, sim. No serviço público (militar ou civil) funciona do mesmo jeito mas essa pendência (o tempo no qual o servidor deve permanecer sem ressarcir o erário) é muito mais longa. Obrigar alguém a trabalhar em algum lugar mediante dívida impagável se chama “condição análoga à escravidão”. Se você conhece algum lugar que faça essa cobrança um bom tempo depois em qualquer empresa, pode ligar lá no MPT. O propósito do Estado em capacitar os servidores é a melhora do serviço público, e é razoável que isso seja vinculado a um retorno num certo lapso temporal.… Read more »

Fernando

Se vc não sabe, isso é cobrado, mas por um período que deve ser cumprido dentro de cada curso que lhe é proferido.

Pitocador

A escravidão já foi abolida, meu amigo. Não se pode “comprar” o profissional por toda a sua vida.

Quando se faz um curso longo, o militar é obrigado a permanecer 3 anos na força, caso contrário deve sim ressarcir as despesas com o curso.

Agora, você quer que o cara seja impedido de pedir demissão ao longo de toda a sua carreira? Vamos ressuscitar a princesa Isabel pra ajudar esse povo.

Silvom

Nunca falei isso

art

isso já existe é cobrado

jose benedito

Ao contrario, na aviaçao comercial o futuro nao é incerto, tá mais que garantido, pois tem demanda que só tende a aumentar. Quanto a trabalhar mais 10 anos, em uma profissao que nao é braçal, ou seja, não te compromete fisicamente de maneira negativa, nao vejo problema, e até saudavel. Aposentar cedo e´ um conceito ultrapassado não sendo mais o desejo de muita gente, que quer continuar produzindo e se sentindo util,passando até mesmo a ser um problema de saude publica.

Rinaldo Nery

Amigo, vê-se que você não é aviador, tampouco conhece o trabalho dos tripulantes da Aviação comercial. Vá cumprir uma escala acordando de madrugada, voando à noite toda, comendo durante o vôo. Pegando mau tempo, com 214 almas sob sua responsabilidade. Não poste o que não sabe. Ou acha que sabe. Ah, e não tem nada garantido na aviação civil. Tem piloto saindo pelo ladrão. “Ê até saudável.” Essa foi f***. Sem comentários.

Last edited 4 meses atrás by Rinaldo Nery
Jmgs

Tirando as 214 almas você descreveu minha vida de caminhoneiro nos Estados Unidos. Até o meu salário semanal não está muito distânte de um piloto de A320. Uns 20 mil dollars anual de diferença.

Rinaldo Nery

E eu sei. Um amigo da Azul tem um irmão com transportadora aí.

Bernardo

Quantos anos tu já trabalhou em plantão noturno?

Pedro

Saudável foi de matar…kkkk

Pedro I

E o Nery nem chegou a mencionar a exposição aumentada aos raios cósmicos…rsrs…

Jorge Cardoso

🤣🤣

Gilberto de Souza Menezes

O que está acontecendo??De tempos em tempos,ouvi alguns pilotos saírem da vida militar para a vida civil!! Mais, agora, vejo um somatório de tópicos, principalmente na FAB: são caças antigos e a demora de vir os novos, são as novas mudanças de regras nas carreiras militares, são os mandos e desmandos na parte de cima da hierarquia militar, são os conflitos do STF com os militares, são os políticos que fazem pouco para arrumar o país!!!

João

Se está assim na “elite”, imagine nas baixas patentes. A realidade, que não foi citada no texto, é que estão saindo da fab para ganhar mais. Simples assim.

Rinaldo Nery

É muito pior na área de saúde.

TukhMD

O problema a meu ver é o sistema de patentes nas forças, que obriga que pessoas com formações diferentes recebam o mesmo vencimento, mesmo que na iniciativa privada os salários sejam muito diferentes. Um médico e um enfermeiro, por exemplo. Algo semelhante acontece no setor civil do governo, com servidores do mesmo nível com ganhos iguais.

Aéreo

Pesquise por Tenente-Brigadeiro Joseli, amigo de Lula no Google e irão entender como o GTE pode ser um bom trampolim para cargos superiores na hierarquia.

Jorgemateus77

Esse é sem dúvidas um dos mais…. que já foi 4 estrelas na FAB

Rinaldo Nery

Ainda é 4 estrelas. Só é presidente do STM.

José 001

GTE tem que acabar. Não somos EUA, Rússia, China ou França com seus aviões do juízo final, e muito menos temos sheik árabe aqui. Políticos e militares devem voar em aviões comerciais. No caso do Executivo Federal até pode usar aviões fretados nos voos internacionais. Aviação de transporte pode utilizar melhor as aeronaves para levar tropas e equipamentos. Além de ajudar em situações de emergência, como as enchentes no Rio Grande do Sul. Não ter um reabastecedor transformado em avião VIP. Só uma observação, tem coisas piores na FAB. Conheço dentista que é major e tem como função acompanhar Brigadeiro… Read more »

Daniel

Eu entendo eles. Você sonha desde criança em ser piloto de caça em uma força aérea que sequer tem aviões para todos voarem. E a maioria deles são aviões que tem décadas de uso e com uma capacidade, na melhor das hipóteses, bem questionável de garantir a sobrevivência do pilotos em caso de um combate aéreo.

Que a verdade seja dita, infelizmente a FAB é incapaz de proteger o Brasil. É pouco mais do que uma empresa de transporte.

Natan

Isso acontece em todas as forças armadas e de segurança de inúmeros países, os tempos de paz criaram a sensação que não precisamos investimento em defesa e segurança.

Você não passa patriotismo nem vocação no supermercado na hora de pagar a conta.

Os milicos também Tem uma família para sustentar!!!

Almeida

Aer militar eh uma vocação. Se quer ganhar bem e ter estabilidade, escolhe outra profissão. Se quer ser um piloto de combate, ir para guerra, defender o país, tem que aceitar a vida como é. Todas as profissões e famílias tem que fazer escolhas e sacrifícios. Errou a FAB de selecionar e investir nesse pessoal. Teriam outros que fariam tudo para ser um piloto de combate e honrariam o enorme investimento feito pela nação.

Rinaldo Nery

Parece que os “outros” não passaram no concurso…

Paulo Martins

Parece que os “outros” não querem ser militares e ser cívil mesmo 👍🏻

Rinaldo Nery

Sejam felizes e não reclamem porque um caçador entrou na LATAM e você não.

Almeida

Outros da própria FAB. Tem muita gente que gostaria de ser caçador. Foi selecionado para outra aviação. Você eh muito corporativista. Defende demais até aqueles que pedem pra saír e deixam esquadrões de primeira linha sem pilotos. Quem se vende para ganhar 3 mil reais a mais em época de paz, jamais vai pra guerra. Jamais vai decolar num avião velho para interceptar uma aeronave mais moderna.

Rinaldo Nery

Ah, meu amigo, que conversinha…¨Jamais vai pra guerra¨. Pára com bobagem.

Fernando

Vocação ou não o militar não é escravo. O desejo de ser militar, aviador, intendente, infantaria, outras especialidades e quaisquer que seja a graduação ou posto que almeja, vem junto com a possibilidade de um dia poder dar o melhor para sua família, que é em primeiro lugar o seu porto seguro, pode pode contar com sua missão de defender a pátria, em qualquer lugar que tiver. As pessoas nao sabem p sacrifício que é ser militar.

Rinaldo Nery

Sem contar a impossibilidade de construir patrimônio. É quase impossível adquirir um imóvel, só quem serviu no exterior. Militar não tem FGTS. Só fui adquirir minha casa quando entrei na Azul, e paguei o financiamento com o FGTS.

EduardoSP

Servidor civil também não tem FGTS.

Pedro

Em compensação o salário é bem superior ao mercado…em grande parte dos casos pelo menos

Santamariense

Sim, não tem. Mas, isso não é assunto do tópico. Se tiver algum tópico falando sobre os servidores civis, o teu comentário vai se encaixar perfeitamente.

Guilherme Lins

Dinheiro, simplesmente isso!
Não é preciso ser Oficial Aviador para saber que a satisfação pessoal de pilotar um caça deve ser melhor que um A320 de alguma cia aérea.
Mas no final, família e busca por melhorias para seus entes queridos pesa mais.

Pitocador

O problema de verdade: Piloto da FAB é tratado pior que cachorro. Recebe o mesmo salário que um tenente medico, que trabalha meio expediente, e tem sem consultório por fora, enquanto que o piloto trabalha o expediente + a escala de voo, que normalmente chega a no mínimo 50h semanais. Quando em manobra, trabalha 6 dias e folga 1, sendo esses 6 dias normalmente de 10 a 14h por dia (sem exagero). Logo, o valor que recebe por hora trabalhada é absurdamente baixo, pois não há hora extra nem adicional noturno. Falando em operações, hoje em dia a FAB praticamente… Read more »

Rinaldo Nery

Boa! Mas teu comentário vai receber as críticas daqueles que confundem piloto de caça com frade franciscano.

Tumbleweed

Que comentário cirúrgico

Escalante

É exatamente essa a realidade na qual vivemos. Não é por causa de dinheiro, mas sim porque a FAB nos trata igual cachorro. Não dão a mínima importância para nossas condições de trabalho. Muitos outros irão sair, de todas as aviações. Inclusive eu.

Heinz

excelente comentário, jaja aparece um aqui pra falar que os militares só tem “privilégios”

Santamariense

Perfeito! Mas, muitos vão te criticar.

TukhMD

Se não está satisfeito pede para sair, está correto. Imagina um médico reclamando que plantão são 12 horas ininterruptas ou até mais?

Pitocador

Exatamente, estão insatisfeitos e pedindo para sair. E a culpa é da instituição. A grande diferença do militarismo para o serviço privado é que no serviço privado, quanto mais você trabalha, mais você ganha. No militarismo, quanto mais você trabalha, problema seu (pra não falar outra coisa). Salário é o mesmo. A vida não é fácil para o médico, longe de mim afirmar isso. Mas pelo menos o médico sai do são plantão e vai reclamar da vida andando de Jet Ski com os amigos, ou então afoga as mágoas passando as férias na europa. E está certíssimo em fazer… Read more »

BlackRiver

Pronto,
Mais uma vez os civis são os culpados!

José Pereira

Qual diferença salarial na FAB e na aviação privada?
Quanto ganha um piloto na Latam,Azul em média????

Rinaldo Nery

Amigo, um copiloto na LATAM ganha mais que Major. Um cmte na doméstica ganha mais que oficial General. Meu filho voa na LATAM.

Paulo Martins

Seu filho pagou os cursos e voa na latam ou aprendeu de grátis na fab, saiu e hoje voa na latam?

Velame

Aprendeu de graça? Camarada, ele conquistou o breve as custas de muito estudo e sacrifício pessoal. É assim que se consegue algo nas FFAA. Moleza é o papai pagar uma escolinha de aviação.

Perigoso

Curso privado é super caro, para pagar a maioria precisa de dois empregos eu acho isso mais difícil.

Santamariense

Exatamente!

Santamariense

Aprendeu na FAB, ficou o tempo necessário para devolver em trabalho aquilo que aprendeu e pediu o boné. Penso, só penso, que foi tudo 100% legal. Caso não fosse, ele não teria sido autorizado a sair.

Perigoso

Não deveria ser autorizado ele sair, porque o estado gastou milhões de reais na formação dele, as regras da FAB deveriam ser mais rígidas para a baixa de pilotos de caça pelo valor investido.

Jorge Cardoso

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COMENTÁRIO APAGADO. DEBATA OS ARGUMENTOS SEM PARTIR PARA PROVOCAÇÕES PESSOAIS.

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Rinaldo Nery

Talvez uma tornozeleira eletrônica pra impedir a fuga….

Santamariense

Contacta o deputado federal em quem tu votou e pede para ele criar um projeto de lei para alterar a legislação atual. Até lá, é permitido. Ponto.

Rinaldo Nery

Respondi. Aguardando liberação.

Rafael

10k na fab
20k na comercial

Perigoso

Os salários na área militar são excelentes, quem reclama está fora da realidade e não sabe que o esforço para ele atingir o mesmo salário em empresas civis ele teria que ter se esforçado muito mais.

Veja quanto custa um curso privado para pilotar.

Rinaldo Nery

Você está dizendo que o salário de Capitão é melhor do que copiloto na LATAM? É disso que trata esta matéria.

Perigoso

Mas o copiloto da latam gastou muito dinheiro para se tornar copiloto, é justo ele ganhar mais. Para uma pessoa comum que vem de família pobre se tornar piloto em curso privado ele precisa ter dois empregos e as vezes até fazer bico. Na área privada quando a pessoa começa a carreira é comum a pessoa ganhar pouco mesmo com nível superior, então não é fácil o cara juntar dinheiro para se tornar piloto. Vou descrever o início da carreira para vc ver a diferença na dificuldade de crescer O meu primeiro emprego foi um estágio o meu salário era… Read more »

Perigoso

O copiloto gastou para se tornar copiloto o militar não gastou nada.

É justo o copiloto ganhar mais.

Last edited 4 meses atrás by Perigoso
Jorge Cardoso

😩😩

Rinaldo Nery

Esse seu argumento não faz nenhum sentido. O caçador demorou 8 anos pra se tornar caçador, com muito esforço e sacrifício. O concurso da EPCAR/AFA está aberto à todos os brasileiros natos, ambos os sexos. Se o Capitão também teve competência pra ser selecionado pela LATAM, azar de quem não foi: ___
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Perigoso

O militar não gastou nenhum centavo para se tornar piloto, tudo foi custeado pelos impostos da população, o militar sempre deve ser grato ao seu país pela oportunidade de fazer um curso caro destes de graça, mas infelizmente a maioria não é grata.

Já o copiloto gastou muito dinheiro e o esforço é muito maior que o militar para poder se formar, então lógico ele merece um bom salario, o militar não.

Corporativismo é um grave problema nas forças armadas brasileiras.

Last edited 4 meses atrás by Perigoso
Chris

O militar é que dará a vida pra defender o pais…

Perigoso

Vc sabia que em algumas PMs o militar precisa se virar e pagar o curso dele para aprender a pilotar?

A FAB deveria fazer o mesmo.

Last edited 4 meses atrás by Perigoso
Santamariense

“Veja quanto custa um curso privado para pilotar.”

Tu faz concurso para entrar numa escola de aviação civil? Tem que passar por um processo seletivo intelectual, físico e psicológico que envolve centenas de candidatos por vaga?

Paulo Martins

Nunca deve ter estudado aviação na vida pra achar que só o militar fazem testes intelectuais, físicos e psicológicos kkkkkkk

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Rinaldo Nery

Você fez barra, abdominal, flexão de braço e correu pra entrar na EJ?

TukhMD

Com quantas flexões você “pagou” o curso de piloto? Que segundo, senhores. kk

Santamariense

Igual ao que os candidatos da AFA fazem? Ora, por favor …

Perigoso

Passar em um concurso público não é tão difícil assim, já passei, e quando fui chamado mudei de ideia e optei por continuar no meu emprego.

Para quem é estudioso não é difícil passar.

O grande problema no setor público é o corporativismo e ineficiência, eu não me sentiria bem um ambiente assim vendo o dinheiro público ser desperdiçado.

Last edited 4 meses atrás by Perigoso
Santamariense

Eu também passei e continuo no cargo de servidor até hoje. E daí? Volto a dizer, servidor público paga, e muito, imposto.

Fabio Araujo

No mundo todo tem essa debandada por conta da falta de pilotos civis fazendo as companhias aéreas irem atrás de pilotos militares e quando num país os militares se sentem desvalorizados e estão ganhando pouco a tentação fica muito grande. Não culpo quem tenta dar uma condição de vida melhor para sua família.

Fernando Vidal

Isso sempre aconteceu de tempos em tempos… Tanto na FAB como em outras Forças Aéreas pelo mundo… Sobretudo em períodos de aquecimento da economia. Tempos atrás a Força Aérea da Austrália também estava com este problema graças o assédio das companhias aéreas do sudeste asiático. A diferença aqui e que agora a FAB está em campanha contra a perda de alguns privilégios e irá usar isso para tentar apelar ao governo quanto a necessidade de manter atrativos a carreira militar. Contudo independente de estarem numa companhia comercial em caso de mobilização nacional estes seriam convocados para retornar as fileiras da… Read more »

Rafael

Amigo, as coisas não são bem assim.. primeiro que para chegar no patamar desses pilotos são no mínimo 10 anos de formação e treinamentos

carvalho2008

Mestre Fernando Vidal, se o amigo não entende de investimento, não pode falar assim….

Cada Piloto em que se investe Milhões, fica perdido….achar normal é sintoma de ausencia de discernimento de equilibrio financeiro e gasto publico….

Vai querer propor triplicar o numero de formação para perder 2 e ficar com 1…..que coisa sabia heim??? resolve?

Rosilaine

Meu filho é piloto e ama voar, tem tempo que se sente desmotivado exatamente pelos motivos apresentados no texto, falta de perspectiva. Quanto ao GTE não sei, o resto tô cansada de ouvir. A questão não é salário!

Carlos

O interessante é que vão ficar na Latam 14 anos em média para serem promovidos a Cmte. O lado bom é que o salário é o melhor do mercado.

Zorann

quem manda na fab é o gte? pqp

FELIPE

Políticos que fazem dela sua serviçal, e recentemente li que todos ministros do STF também poderão usar o GTE

Alexandre Albuquerque Cavalcante

A formação dos pilotos é cara e essencial. Eles pilotam caças milionários, são treinados para guerra, deixam a juventude dentro da academia militar para estudo e treinamentos de guerra. Depois, se formam e vêem ganhar um salário péssimo se compararmos ao judiciário. Façam um levantamento do valor do salário de um oficial subalterno e de um oficial de justiça ou escrevente judiciário de algum fórum federal e comparem. É conta é simples: – Ninguém deixa de ganhar dinheiro por amor!. É difícil passar num concurso da FAB e acirrado se formar piloto. É fazer uma ótima faculdade e cursos, com… Read more »

JOHN

Seria interessante se houvesse uma reserva parecida com a do EUA, onde o militar pudesse trabalhar menos horas por mês e ter um trabalho civil ao mesmo tempo.

Diego

Se a USAF sofre com esse problema e tem orçamento e aviões de sobra imagina a FAB .

Andreo Tomaz

Não é só com os aviadores isso. Sou da aeronáutica e posso falar com propriedade, todos os meus colegas estão indo para outras carreiras mais vantajosas, não só financeiramente, como também profissionalmente. Muitos são agora auditores fiscais, pf, prf; sou um dos poucos de minha turma que continua na aeronáutica.

Paulo Martins

Muito lindo! Realizaram seus sonhos na aviação militar, aprenderam e brincaram muito com o dinheiro do contribuinte. Agora vão destruir os sonhos dos civis que pagam seus próprios cursos com imposto em cima de imposto kkk. A linha com certeza prefere contratar oficiais aviadores que frequentemente se ejetam por aí do que um civil que ralou para isso.

Rinaldo Nery

Seja competente e passe num processo seletivo de companhia. Eu passei, eles passaram.

Paulo Martins

Sou jovem, fiz todo o meu curso na EJ, um dos melhores e caros aeroclubes da América Latina, irei iniciar agora minha formação em ciências aeronáuticas na PUCRS, também a melhor na América Latina em ciências aeronáuticas, uns 4k todo mês fora as horas em aeroclubes daqui, depois pós em aviation safety *pensando em fazer no ITA mas é pago*e etc… Tudo pago por mim, para competir com piloto militar na banca kkkkk além da concorrência civil, tem os militares pra passar por cima de todos, oq restará? Ser padeiro, caixa de supermercado depois todo sacrifício financeiro feito?

Rinaldo Nery

Seja competente e passe num processo seletivo de companhia. Eu passei, eles passaram.

Vinicius Soares

_________. A PUC oferece bolsa pra todos os cursos. O vestibular da AFA tbm é dificílimo.

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Paulo Martins

Não estou em situação de vulnerável pra usar bolsa não meu fi, usa quem precisa.

carvalho2008

e o jovem…trabalha?

Paulo Martins

Sim, tenho um ecommerce. Já podia ter comprado um Porsche com o dinheiro investido. Já o cadete ganha pra aprender…

Last edited 4 meses atrás by Paulo Martins
carvalho2008

ok, entendi…podia ter um porche, mas não quer ser piloto de carro…quer ter breve de heli…avião…hobby…entendi…

Paulo Martins

Hobby aonde? Um sonho isso sim, aliás ganho mais no ecommerce que qualquer aviador da fab e de linha, grana não é o problema aqui. Mas imagine pra quem vende tudo por esse sonho, trabalha em vários empregos e faz bico…

carvalho2008

sei….

Santamariense

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COMENTÁRIO APAGADO. AVISO A TODOS: VOLTEM AO TEMA DA MATÉRIA.

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Paulo Martins

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carvalho2008

Mestre paulo, vou lhe contar a real….tem duas turmas aqui….na realidade 3…. a) Os antigos que se conhecem a milhoes de anos…sabe porque meu nick é carvalho2008? porque perdi meu usuario anterior…carvalho2005….20 anos postando…e se conhecendo amigos que vieram até de outros Foruns da epoca Base militar…Baschera, Wellington, Bardini, Flanker/Santamarinense, XO, Bosco, dentre outros…sabemos até o estilo que cada colega escreve…e cada um com seu conhecimento e opinião…o pessoal foi migrando para cá por conta do otimo trabalho do Nunão, Galante e outros… b) A turma mais recente, que colabora muito e se empenha, alguns como Camargoer, Dalton, João Moita,… Read more »

Last edited 4 meses atrás by carvalho2008
Santamariense

Perfeito, Carvalho. Melhor que isso, impossível.

Paulo Martins

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COMENTÁRIO APAGADO. OS EDITORES AVISARAM.

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TukhMD

Seja menos corporativista. Os pagadores de impostos tem o direito de cobrar o bom uso do seu dinheiro, nós pagamos a formação de vocês e mesmo os salários, então tenha mais respeito.

Santamariense

Todo mundo, seja civil, militar, funcionário público, trabalhador do setor privado, empresário, enfim, TODOS, pagam impostos!! Isso de “nós pagamos o salário de vocês” é a coisa mais descabida e fora de propósito nesse tipo de debate.

Rinaldo Nery

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COMENTÁRIO APAGADO. MANTENHA O RESPEITO PARA SER RESPEITADO.

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Paulo Martins

Para ficar bem justo seria que os interessados em ser da aviação militar, pagassem e estudassem por conta, como os pilotos de helicóptero da pm,bm, prf e rf, qual o problema? só fazer dps o estágio de adaptação e doutrinação militar que minha irmã inclusive irá fazer na CIAAR. Minha irmã arcou com toda sua faculdade e especialização… e piloto de asa rotativa da pm, bm, prf e rf tbm, pagaram pelos seus cursos e podem sair a hora que quiserem da instituição para subir de carreira em outro local! Estuda de graça, reclama do salário que estava ciente e… Read more »

Last edited 4 meses atrás by Paulo Martins
Rinaldo Nery

Isso! A FAB venderia todos os planadores, T-25 e T-27 e ainda ganharia um dinheiro! Talvez TODAS as Forças Aéreas do mundo devessem adotar sua idéia de “jênio”.

Rinaldo Nery

“Roubar espaço de quem pagou”. Que raciocínio torto… Voei 11 anos na Azul com ___________

COMENTÁRIO EDITADO. MANTENHA O RESPEITO. ESTA NÃO É SUA PRIMEIRA ADVERTÊNCIA.

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Paulo Martins

Aí seria burrice da fab, pode deixar para treinamento, é necessário… mas vcs não melhores que ninguém não! Mas vc me dizer que um piloto de asa rotativa da pm por exemplo é menos militar que vocês e tem menos capacidade só pq a PM não bancou todo o curso dele, tu só pode tá de zueira… Os caras fazem mais que vocês, se man que diariamente kkk

Rinaldo Nery

Ô garoto, ninguém postou nada sobre alguém ser melhor que outro. Pare de chorar e estude prum processo seletivo. Aprenda a voar primeiro e falar no rádio. Não é fácil!

Paulo Martins

Não estou chorando kkk estou indo a pé pro Zaffari comprar pão de leite pra fazer um misto, sei voar e comunicar 👍🏻 me garanto e irei me destacar bastante perante outros civis na banca, porém ao militar, creio que nessas horas os recrutadores viram “jênios”. Grato pelo papo e adeus, tenho mais oq fazer!

Maverick

Piloto Militar não fica 1 semana desempregado se decidir sair da FAB. Então, não sou eu quem está dizendo que pilotos militares, em geral, são melhores.. eh a LATAM. Para de dor de cotovelo, amigo. Aceite o fato de que pilotos militares sempre terão emprego antes de você. É assim em todo lugar do mundo. Metade da American Airlines é ex militar. Não é porque você torrou rios de dinheiro na EJ e no curso de CA da PUC que você tá no topo da cadeia alimentar. É como se você estivesse falando que porque fez autoescola consegue guiar tão… Read more »

Paulo Martins

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COMENTÁRIO APAGADO. VOCÊ JÁ FOI AVISADO PARA LER AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Santamariense

“… aprenderam e brincaram muito com o dinheiro do contribuinte.”

Todo e qualquer servidor público também é contribuinte. Então, esse teu argumento não cola.

Last edited 4 meses atrás by Santamariense
TukhMD

Não são contribuintes LÍQUIDOS.

Santamariense

Como assim? Pagam imposto de renda, ICMS, IPTU, IPVA, ISSQN, IPI, e toda a sorte de impostos que existem nesse país.

TukhMD

O que recebem do governo obviamente supera o que pagam em impostos, por óbvio.

Leandro Costa

Ainda bem, né? TODO assalariado é assim, caso contrário seria escravidão.

Santamariense

Ah, sério? Não diga? Caramba, essa eu no sabia! Pensei que os servidores estudassem muito para passar num concurso só para pagar impostos e no final do mês ainda ficar devendo … bah, que boa notícia….hehehehe

É cada coisa que se lê! Se me contassem que alguém escreveu algo assim eu duvidaria que fosse verdade …

Last edited 4 meses atrás by Santamariense
Perigoso

Exatamente isso, os caras aprenderam a pilotar de graça tem bom salário maior que de muitos Brasileiros que pagaram impostos para ele aprender a voar de graça e ainda reclamam. Kkkkkkkk

Last edited 4 meses atrás by Perigoso
Jorge Cardoso

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COMENTÁRIO APAGADO. DEBATA OS ARGUMENTOS SEM PARTIR PARA PROVOCAÇÕES PESSOAIS.

VOCÊ JÁ FOI ADVERTIDO AQUI E TAMBÉM NO PODER NAVAL. NÃO INSISTA NO ERRO.

LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

FELIPE

Triste realidade… ainda mais ler essa do GTE…

FELIPE

Um país do nosso tamanho e nona economia do mundo não consegue ter forças minimamente modernas? Temos menos caças que pequenos países da Europa, o mesmo vale para fragatas, carros de combate, por aí vai. Gastamos 1% do PIB com Defesa, mas temos o Judiciário mais caro do planeta que consome 1,6% do nosso PIB, por exemplo.

Heinz

O judiciário mais caro e mais incompetente do mundo, os números mostram isso.

Perigoso

Eu acho nosso judiciário excelente, pelo menos o STF tem feito um bom trabalho.

AVISO DOS EDITORES A TODOS: FOQUEM NO TEMA DA MATÉRIA.

LEIAM AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Perigoso

O problema são os super salários de alguns funcionários públicos eles drenam todos os recursos que deveriam ir para os nossos investimentos.

José Carlos Ortiz

Isso já é antigo,servi em 1982 na AFA, oque mais a gente ouvia era , quando eu me formar migro, pra Varing ou Vasp,a Força aérea sempre foi escassa de aviões,e com os políticos foi pior ainda.

AUGUSTO

Normal, sempre foi assim e teve é Época que foi pior… segue o jogo.

Heinz

“normal” por isso esse país nunca irá para frente, com pessoas normalizadoras de questões críticas como esta.

Guizmo

Nos EUA é a MESMA coisa

Lucas F

A diferença é que a frota de caças, quantidade de pilotos e experiência é muito maior.

Eduardo Prado

Nunca tinha visto um assunto tão comentado como este, porém, ainda não vi um único comentário com foco no problema real, nenhum tem foco na verdade, apenas leigos comentando alhos e bugalhos. A situação do Brasil é preocupante, e não aparece nada próximo de deter essa derrcoda. Sem viés apocalíptico, o tombo vai ser feio.

Fernando "Nunão" De Martini

Nunca tinha visto um assunto tão comentado como este

Então você precisa reparar mais em outras matérias do blog. Tem matérias publicadas aqui com mais de 600 comentários.

Guizmo

Busca o anúncio do Gripen como vencedor do FX2, acho que foi Dez de 2014

Fernando "Nunão" De Martini

Dezembro de 2013

José braga

Aprende a pilotar usa todos os benefícios cospe no prato que comeu e vai trabalhar na iniciativa privada.

Rinaldo Nery

Malvadões…

Perigoso

Exato.

Vlademir Baltazar

Crescimento de 3%???????déficit orçamentário de trilhões. É mesmo o país está ótimo…..nunca antes na história desse país.

Cristiano

Servi à FAB e era comum ver caçador desempenhando atividade administrativa em OM de engenheiro. 😂😂

Gavião

Olha, hoje eu vejo essa “penúria” nas FAs de uma forma diferente. O modelo que temos hoje é o modelo que a alta cúpula sempre buscou ter. Forças inchadas de pessoal, grande burocracia, benefícios previdenciários (hoje) injustificáveis e por aí vai. Não é verdade que o Brasil gasta pouco com Defesa, é que o que gasta, vai tudo para pagamento de pessoal. É só comparar (e tenho estes dados) com outros países. O que justifica por ex a FAB ter um contingente o dobro da RAF e ter muito menos aviões de combate? E os milhares de militares que trabalham… Read more »

Rafael

Amigo, essa comparação é ridícula, o Reino Unido é do tamanho de São Paulo. Sobre trabalhar em escritórios, você acha que as forças armadas não precisam gerenciar e executar processos?

DanielJr

É menor e possui mais aeronaves que são, em média, mais modernas, fato que aumenta a nossa incompetência.

Perigoso

Exato, foi as próprias forças armadas que fizeram o sistema ser assim, isso começou no governo militar, as forças armadas foram inchadas e todo o orçamento vai para pagamento de salários desde aquela época.

Last edited 4 meses atrás by Perigoso
carvalho2008

Se postar um grafico, tabela e analise . acreditaremos….

Perigoso

Não é necessário nem mesmo um gráfico ou tabela, pesquise oque drena os recursos do orçamento do ministério da defesa e quem criou estes benefícios.

carvalho2008

sabe de onde surgiu a logistica…? de Sun tsu, Anibal, Alexandre, Cesar, Napoleão…etc?

sabe de onde nasceu a metodologia de projetos PMI?

e tem mais….

não que com toda a certeza exista N necessidades de melhoria….mas se post não acrescenta informação ou analise tecnica de melhoria…

Pedro

Isso se traduz na prioridade dos políticos. Defesa está em último lugar. O importante é priorizar o táxi aéreo da FAB e os pilotos que operam nele.

naval762

Esse problema é antigo e reflete a desmoralização das forças desarmadas.

Perigoso

Sim começou no governo militar.

carvalho2008

orçamento igual a 4 Custo de pessoal = 50% = 2 a vida continua…. Cortes de Orçamento 25% = Orçamento = 3 Custo de pessoal = 2 = 66%…. matematica….mas não digo que não exista disperdicio….mas a conta que importa objetivamente é esta….com lagosta ou sem lagosta…mesmo pessoal, com cortes, a conta de pessoal fica maior….e os cortes ja vem a 30 anos…. Sobre previdencia…ja postei a solução aqui antes…. manda todo mundo ao serviço publico civil, nas instancias federal, estadual ou municipal, por meio de orgão de específico e lá, o militar completa seus anos de trabalho até a… Read more »

francisco

L … kkkkkkkkk

Claudio Muller

Só uma reflexão…alguém consegue ver na história da republica do Brasil se em algum momento as forças armadas tiveram a devida valorização…salários baixos, falta de equipamentos, equipamentos obsoletos…talvez só o alto comando se sirvam de algum respeito (jantares, medalhas, etc…)

Breno

Gostaria de saber até quando vai as fraudes nos concursos para oficiais temporários não apuradas pela FAB, que beneficiam um certo grupo que frauda documentos e fica nas primeiras colocações, em detrimento dos candidatos de boa-fé que agem na legalidade e ficam nas últimas colocações.

Antonio Souza

Breno, já fez algo mais concreto sobre isso, tendo em vista a gravidade da acusação? Tem provas? Já procurou o Ministério Público, a Policia Federal? Não é competência de ninguém aqui investigar o que vc trouxe à tona…

Rinaldo Nery

É óbvio que não possui provas. Minha nora ingressou na MB porque é competente, sem fraude.

Marcos

É pouco provável que haja fraude, mas não é porque tua nora é competente e foi aprovada

Rinaldo Nery

Se há fraude, ela não precisou dela.