Debandada de pilotos de combate expõe crise na FAB
Por Claudio Dantas
Pelo menos sete pilotos de caças F-5 dos esquadrões das bases aéreas de Canoas e do Rio de Janeiro deixaram a Aeronáutica. Os capitães aviadores são a elite da FAB e chamados de pilotos operacionais, ou seja; são os pilotos responsáveis por executar as tarefas de defesa aérea e combate. Sua formação durou dez anos e custou mais de 100 milhões de reais aos cofres públicos.
Os aviadores deixaram a carreira militar para entrar na LATAM. Segundo uma fonte da FAB, a baixa dos militares está relacionada com a “falta de perspectiva na carreira”. “Não temos mais aviões para voar. Os Gripen não chegaram e os F-5 possuem mais de 50 anos. Nossa situação é caótica. Além de não conseguirmos cumprir nossas missões por falta de aviões, agora estamos perdendo nossos pilotos para a aviação civil.”
Um coronel da Aeronáutica disse que os pilotos de combate perderam a importância. “Hoje para se ascender na carreira é necessário servir no GTE, que é nosso esquadrão de transporte especial, que faz voos executivos, responsável por atender os políticos. Esse virou um critério não oficial para ser escolhido ao Alto Comando da Aeronáutica e isso tem gerado desconforto nos pilotos mais jovens.”
FONTE: claudiodantas.com.br
Faz 25 anos que acontece essa debandada para a aviação civil, penso.
Há 25 anos atrás a quantidade de horas de voo, bem como ANVs disponíveis era muito maior q hj…
Se vc acha normal 7 pilotos deixarem o F-5 na iminência de irem pro Gripen para zarparem para Latam voar A320 acho q vc deveria rever seus conceitos
Nos anos 80 na minha turma foi a mesma coisa! A crise não é nem um pouco nova.
Alguma surpresa?
Vamos comprar drones FPV. Eficácia garantida por um valor operacional simbólico.
Compra o Tejas que resolve o problema!!! Que situação!
Acho que o pessoal não consegue entender uma ironia..
Se isso não é o retrato do país como um todo, eu não sei mais o que é.
Isto é o retrato do crescimento econômico do país. Com baixo desemprego, aumento da renda, o povo viajando e as Cias aéreas contratando e pagando para atrair pessoal experiente frente a sua necessidade imediata (vejam que estão sendo contratados por uma Cia local)… Fosse situação contrária os capitães da FAB permaneceriam na segurança dos seus empregos estáveis… Está é a realidade.
Crescimento econômico onde, esta falando de aual País? Pois o Brasil tá é quebrando. Governo muito incompetente!!
Crescimento econômico com déficit fiscal, é voo de Galinha …Gastamos mais do que temos pra criar essa falsa impressão que está tudo bem.
Infelizmente.
Não sei que país é esse com crescimento econômico, baixo desemprego, aumento da renda, o povo viajando e as companhias aéreas. Possivelmente lá, existe uma força aérea com esquadrões voando bastante (Contém ironia).
Também não entendi aonde ele vive…
Deve ser em Nárnia, lá não tem corte de 70 bilhões no orçamento.
Um país que gasta mais do que a arrecada, divida de 8,8 tri, que taxa até pensamento e não consegue pagar um lote de caças de “baixo custo”, não consegue manter minimamente seus programas de segurança aérea, marítima, terrestre. Vendendo avibras, fábricas de munição…
E que é pior, previsão de 50b de corte nas aposentadorias de militares. É preciso ser um beócio ou puxa saco pra encarar a realidade atual e achar que tá tudo normal.
Kkkkk… Gostei da Ironia…. Só pode…
Ou voce está falando de outro País. Ou está muito fora da realidade…
Acho que estão te enganando Fernando, abre o olho… Kkk
Na minha opinião, é meio que uma tendência mundial.
Vai desde o Brasil, passando por China, Reino Unido, EUA e assim por diante.
Vivemos no capitalismo, quem paga mais $$ leva.
O conforto da família em primeiro lugar,patriotismo não paga os boletos.
Exato. Alguém que entendeu.
Exatamente isso 👏
Isso sem contar escalas ruins as quais os militares estão sujeitos.
E isso está acontecendo porque apesar das críticas a economia do nosso país vai muito bem. Com emprego em alta, aumento da renda, aumento das viagens, e a retomada de crescimento do setor de transporte aéreo…
Tirando o crescimento do setor aéreo, o resto é serio?
Boa noite Fernando. Porque só você tá defendendo isso???
Amigo vc vive no país de Alice ao lado do maravilhoso mundo de Bob?
Concordo em partes, mas acredito que pilotos de caça gostam de voar em aviões de caça, do contrário eles iriam para uma escola de aviação civil, e como dito na matéria eles tem um avião caindo aos pedaços (com todo respeito ao F-5 pelo trabalho prestado) e 9 míseros Gripens em Anápolis e sem saber quando vão ser rê equipados, e quando chegarem mais Gripens permaneceram no 1GDA pois, 36 caças não são nada para um país continental como nosso, são 2 esquadrões, e pelo que parece ainda tem a questão do conchavo político, de promoções que vem só para… Read more »
“Segundo uma fonte da FAB, a baixa dos militares está relacionada com a “falta de perspectiva na carreira”. “Não temos mais aviões para voar. Os Gripen não chegaram e os F-5 possuem mais de 50 anos. Nossa situação é caótica. Além de não conseguirmos cumprir nossas missões por falta de aviões, agora estamos perdendo nossos pilotos para a aviação civil.””
Então, o problema é mais a defasagem e a pouca quantidade de meios, além da questão do GTE, em sí, do que problema salarial, confere?
Essa é a opinião da fonte, né?
Aliás, talvez nem seja. Pode ter falado isso porque, no Brasil, é “feio” dizer que está saindo para ganhar mais dinheiro, o que é um grande bobagem. As pessoas devem buscar o que é melhor para si e sua família.
O LinkedIn que o diga ! Exaltando a empresa X para no final da frase dizer que está indo para a empresa Y ….. só não fala que é pra ganhar mais ….pois é “feio” como o amigo bem escreveu.
Não dá pra dizer que quem faz isso tá errado.
Quem tem família, e quem está em um emprego sem perspectiva de crescimento, tem mais é que procurar o melhor pra sí e sua família mesmo.
A aviação comercial paga um pouco melhor sim , então 3 , 4 mil ou até mais, isso a mais no bolso da uma boa diferença.
Essa é a verdade: Estão saindo pois o salário está baixo demais
Motivos, vários: sem perspectiva. Caças atuais F5 obsoletos, Gripen com super faturamento e poucos em operacional. O Principal corte de verbas, corte em horas de vôo e o chute no balde é o pacote de governo Lula. Vocês acham que é fácil os desafios da carreira, nem imaginam, só quem batalhou por isso. Acreditem não é por salário. É um sonho que muitos viveram mas que está ficando um pesadelo para os nossos bravos pilotos que arriscam suas vidas. O resto é conversa fiada.
Como mãe de piloto te digo que CONFERE!
O que chama atenção é a informação que para subir na carreira, só via GTE.
Daqui a pouco fundam uma Estatal somente para transporte de autoridades.
Eu não tenho duvida que esta estatal aparecerá em futuro próximo.
Ideia interessante.
Bixo, pelo amor de Deus, apaga isso. Vai que essa idéia chega até “eles”, e “eles” criem isso…
A FAB já é estatal de transporte de autoridades, e, eventualmente, de outras missões “menos importantes “… triste..
Complicado ter que servir no Grande Taxi-aéreo do Executivo pra ascender na carreira…
Há muitos anos isso já acontece…sou R2 da FAB e vi muito irem para a aviação civil…são melhores remunerados e valorizados !
Gastamos 100 milhões por cabeça para servirem a LATAM. Tem que ter algum meio contratual que impeça isso pois é injusto com o pagador de imposto.
Se o militar pede baixa em X tempo após formado, ele precisa pagar a União pelo custo de seu estudos.
Formas de subsídios não é para qualquer um, mas a conta, é para todos, inclusive o pobre excluído rsrs
Não é uma decisão fácil, o militar tem que abrir mão de sua estabilidade e de uma carreira que irá terminar como coronel. Ao se aposentar terá salário integral. Na aviação comercial o futuro é incerto e a aposentadoria bate no teto do INSS, além trabalhar 10 anos a mais.
Além de trabalhar…
Aeronauta em aposentadoria especial. 25 anos de contribuição e 60 de idade.
E o tempo na FAB conta.
Não, não conta. Não há tempo de contribuição ao INSS. O tempo de FAB não conta. Já fui atrás disso.
Me aposentei pelo INSS e os treze anos de serviço, dos quais sete como piloto de caça contou para aposentadoria .
Rubens, fui no site do INSS anos atrás e não tinha tempo de contribuição. O sistema calcula automaticamente, pelo CPF. Eu e demais companheiros da FAB, que estavam na Azul, esbarraramos no mesmo problema. Pra nós não funcionou.
Vc precisa dar entrada e averbar este tempo, tal qual se faz no sentido inverso, ou seja, tendo trabalhado CLT e entrado pra FAB.
Basta averbar o tempo de contribuição como militar…
Obrigado. Vou ver isso.
Comandante,
Um piloto de caça da FAB tem experiência em aviões de transporte que possam lhe servir para trabalhar na aviação civil?
Não. Se ele é caçador não voa transporte. Mas ele tem competência suficiente (e habilidade) pra voar qualquer tipo de avião.
Já esta sendo discutido para ser revisto essa aposentadoria integral como você diz.
Sera calculada a sua contribuição por patente e sera feito calculo media de contribuição por patente para definir o salário quando passar para a reserva.
Essa mamata de receber salario integral quando passa para reserva vai acabar.
Amigo, vai demorar. Não cante vitória tão cedo.
Mamata, Militar não tem hora extra, não ganha periculozidade, vai no Congresso e no Judiciário e veja os salários, para quem esse povo deixa suas pensões, todos ricos com salários de marajá, mais a classe militar sempre alvo de perseguição.
100mi por piloto ? q conta é essa ?
deve estar confundido com o deputado e senador q elegeu
100mi eh o total daqueles pilotos. Geralmente eh 5mi dólares a formação de um piloto de caça
É mais que isso.
So se estiver computando o valor do caca que ele pilota kkkkk
Tu tem ideia de quanto custa uma hora de voo
injusto é ficar sem voar baixo salário , servindo no gte para transportar políticos.
vc nao entendeu. Quem voa na fab é o gte. Todos querem ir pra lá. Depois partem para o mercado civil ja com experiência em aeronaves que operam em nossas companhias aéreas
Vc acha justo o piloto de caça, que defende o território brasileiro, Capitão, ganhar metade do que ganha um piloto comercial?
Acho que um Coronel ganha menos que um Deputado Federal kkkkkk
100 pilas é o que conta no orçamento dos políticos de Brasília! La na FAB eles devem fazer milagre com nem uma fração disso.
Caro Michel, tal “contrato” existe. Esses capitães aviadores já cumpriram as condições contratuais (tempo mínimo de serviço).
A vergonha é a União, após 50 anos, ainda não ter substituído os antigos F-5. Sem contar a remuneração incompatível com as capacidades e responsabilidades desses pilotos.
Injusto seria obrigar o militar que já presta serviço obrigatório a permanecer como escravo de uma instituição que paga mal e sem perspectiva de carreira. Ta cheio de ex pilotos da USAF nas carriers americanas que apos cumprirem seu tempo de serviço escolhem retornar para a vida civil.
Colocar clausulas no contrato vai so agravar o problema de falta de pilotos pois só vai afastar futuros candidatos.
Por essa lógica, todos que se forma em faculdade federal deveriam retribuir a sociedade prestando serviços…
Acho que esta situação não é exclusiva do Brasil…
Sim, tem gente saindo de Forças Aéreas de fora pra ser instrutor das Top Aces da vida que pagam MUITO mais. Mesma coisa com mecânico e engenheiro. O que quebra a turma aqui é a falta de experiência em combate real, senão já tinha tudo sido chamado, não tinha sobrado mais piloto nenhum
Já lí reportagens iguais ou semelhantes falando sobre a USAF e RAF, todas elas passam por esse tipo de problema.
Agora, se na FAB, USAF e RAF está assim, eu fico imaginando como está na FAA…
Essa história do GTE é f…!
Só cobrar a formação, cada hora de voo, cada curso, cada centavo.
Já chega o senador espacial que foi conhecer o espaço e voltou se aposentando pra virar “consultor da FAB”
É cobrado se pedir demissão muito cedo. O que o Pontes tem a ver com isso? Ele já tinha os 30 anos de FAB. E é senador porque votaram nele.
Um belo exemplo de quem não entende o que fala. Isso vai permitir só os ricos de serem pilotos militares. Vamos acabar com faculdade pública também e colocar todos para pagar? Bora?
Pior é sindicalista e político, que fingem trabalhar para proteger aqueles que os remuneram e nada fazem…
Na vida privada, em alguns casos os custos de formação e treinamentos de colaboradores deve ser ressarcido, nos casos de saída do profissional. Seria o momento de aplicar esta mesma medida para os profissionais que custam tanto ao erário público.
É feito.
Não adianta. A gente tenta informar, mas isso persiste. E aposto como vão mencionar isso mais à frente inúmeras vezes junto com as filhas solteiras, etc.
É uma informação inclusive, que poderia constar na matéria.
Justo então
Até um certo tempo depois, sim. No serviço público (militar ou civil) funciona do mesmo jeito mas essa pendência (o tempo no qual o servidor deve permanecer sem ressarcir o erário) é muito mais longa. Obrigar alguém a trabalhar em algum lugar mediante dívida impagável se chama “condição análoga à escravidão”. Se você conhece algum lugar que faça essa cobrança um bom tempo depois em qualquer empresa, pode ligar lá no MPT. O propósito do Estado em capacitar os servidores é a melhora do serviço público, e é razoável que isso seja vinculado a um retorno num certo lapso temporal.… Read more »
Se vc não sabe, isso é cobrado, mas por um período que deve ser cumprido dentro de cada curso que lhe é proferido.
A escravidão já foi abolida, meu amigo. Não se pode “comprar” o profissional por toda a sua vida.
Quando se faz um curso longo, o militar é obrigado a permanecer 3 anos na força, caso contrário deve sim ressarcir as despesas com o curso.
Agora, você quer que o cara seja impedido de pedir demissão ao longo de toda a sua carreira? Vamos ressuscitar a princesa Isabel pra ajudar esse povo.
Nunca falei isso
Ao contrario, na aviaçao comercial o futuro nao é incerto, tá mais que garantido, pois tem demanda que só tende a aumentar. Quanto a trabalhar mais 10 anos, em uma profissao que nao é braçal, ou seja, não te compromete fisicamente de maneira negativa, nao vejo problema, e até saudavel. Aposentar cedo e´ um conceito ultrapassado não sendo mais o desejo de muita gente, que quer continuar produzindo e se sentindo util,passando até mesmo a ser um problema de saude publica.
Amigo, vê-se que você não é aviador, tampouco conhece o trabalho dos tripulantes da Aviação comercial. Vá cumprir uma escala acordando de madrugada, voando à noite toda, comendo durante o vôo. Pegando mau tempo, com 214 almas sob sua responsabilidade. Não poste o que não sabe. Ou acha que sabe. Ah, e não tem nada garantido na aviação civil. Tem piloto saindo pelo ladrão. “Ê até saudável.” Essa foi f***. Sem comentários.
Tirando as 214 almas você descreveu minha vida de caminhoneiro nos Estados Unidos. Até o meu salário semanal não está muito distânte de um piloto de A320. Uns 20 mil dollars anual de diferença.
Quantos anos tu já trabalhou em plantão noturno?
Se está assim na “elite”, imagine nas baixas patentes. A realidade, que não foi citada no texto, é que estão saindo da fab para ganhar mais. Simples assim.
É muito pior na área de saúde.
Eu entendo eles. Você sonha desde criança em ser piloto de caça em uma força aérea que sequer tem aviões para todos voarem. E a maioria deles são aviões que tem décadas de uso e com uma capacidade, na melhor das hipóteses, bem questionável de garantir a sobrevivência do pilotos em caso de um combate aéreo.
Que a verdade seja dita, infelizmente a FAB é incapaz de proteger o Brasil. É pouco mais do que uma empresa de transporte.
Isso acontece em todas as forças armadas e de segurança de inúmeros países, os tempos de paz criaram a sensação que não precisamos investimento em defesa e segurança.
Você não passa patriotismo nem vocação no supermercado na hora de pagar a conta.
Os milicos também Tem uma família para sustentar!!!
Aer militar eh uma vocação. Se quer ganhar bem e ter estabilidade, escolhe outra profissão. Se quer ser um piloto de combate, ir para guerra, defender o país, tem que aceitar a vida como é. Todas as profissões e famílias tem que fazer escolhas e sacrifícios. Errou a FAB de selecionar e investir nesse pessoal. Teriam outros que fariam tudo para ser um piloto de combate e honrariam o enorme investimento feito pela nação.
Parece que os “outros” não passaram no concurso…
Vocação ou não o militar não é escravo. O desejo de ser militar, aviador, intendente, infantaria, outras especialidades e quaisquer que seja a graduação ou posto que almeja, vem junto com a possibilidade de um dia poder dar o melhor para sua família, que é em primeiro lugar o seu porto seguro, pode pode contar com sua missão de defender a pátria, em qualquer lugar que tiver. As pessoas nao sabem p sacrifício que é ser militar.
Sem contar a impossibilidade de construir patrimônio. É quase impossível adquirir um imóvel, só quem serviu no exterior. Militar não tem FGTS. Só fui adquirir minha casa quando entrei na Azul, e paguei o financiamento com o FGTS.
Servidor civil também não tem FGTS.
Dinheiro, simplesmente isso!
Não é preciso ser Oficial Aviador para saber que a satisfação pessoal de pilotar um caça deve ser melhor que um A320 de alguma cia aérea.
Mas no final, família e busca por melhorias para seus entes queridos pesa mais.
O problema de verdade: Piloto da FAB é tratado pior que cachorro. Recebe o mesmo salário que um tenente medico, que trabalha meio expediente, e tem sem consultório por fora, enquanto que o piloto trabalha o expediente + a escala de voo, que normalmente chega a no mínimo 50h semanais. Quando em manobra, trabalha 6 dias e folga 1, sendo esses 6 dias normalmente de 10 a 14h por dia (sem exagero). Logo, o valor que recebe por hora trabalhada é absurdamente baixo, pois não há hora extra nem adicional noturno. Falando em operações, hoje em dia a FAB praticamente… Read more »
Boa! Mas teu comentário vai receber as críticas daqueles que confundem piloto de caça com frade franciscano.
Que comentário cirúrgico
Pronto,
Mais uma vez os civis são os culpados!
Qual diferença salarial na FAB e na aviação privada?
Quanto ganha um piloto na Latam,Azul em média????
Amigo, um copiloto na LATAM ganha mais que Major. Um cmte na doméstica ganha mais que oficial General. Meu filho voa na LATAM.
Respondi. Aguardando liberação.
10k na fab
20k na comercial
No mundo todo tem essa debandada por conta da falta de pilotos civis fazendo as companhias aéreas irem atrás de pilotos militares e quando num país os militares se sentem desvalorizados e estão ganhando pouco a tentação fica muito grande. Não culpo quem tenta dar uma condição de vida melhor para sua família.
Isso sempre aconteceu de tempos em tempos… Tanto na FAB como em outras Forças Aéreas pelo mundo… Sobretudo em períodos de aquecimento da economia. Tempos atrás a Força Aérea da Austrália também estava com este problema graças o assédio das companhias aéreas do sudeste asiático. A diferença aqui e que agora a FAB está em campanha contra a perda de alguns privilégios e irá usar isso para tentar apelar ao governo quanto a necessidade de manter atrativos a carreira militar. Contudo independente de estarem numa companhia comercial em caso de mobilização nacional estes seriam convocados para retornar as fileiras da… Read more »
Amigo, as coisas não são bem assim.. primeiro que para chegar no patamar desses pilotos são no mínimo 10 anos de formação e treinamentos
Meu filho é piloto e ama voar, tem tempo que se sente desmotivado exatamente pelos motivos apresentados no texto, falta de perspectiva. Quanto ao GTE não sei, o resto tô cansada de ouvir. A questão não é salário!
O interessante é que vão ficar na Latam 14 anos em média para serem promovidos a Cmte. O lado bom é que o salário é o melhor do mercado.
quem manda na fab é o gte? pqp
A formação dos pilotos é cara e essencial. Eles pilotam caças milionários, são treinados para guerra, deixam a juventude dentro da academia militar para estudo e treinamentos de guerra. Depois, se formam e vêem ganhar um salário péssimo se compararmos ao judiciário. Façam um levantamento do valor do salário de um oficial subalterno e de um oficial de justiça ou escrevente judiciário de algum fórum federal e comparem. É conta é simples: – Ninguém deixa de ganhar dinheiro por amor!. É difícil passar num concurso da FAB e acirrado se formar piloto. É fazer uma ótima faculdade e cursos, com… Read more »
Seria interessante se houvesse uma reserva parecida com a do EUA, onde o militar pudesse trabalhar menos horas por mês e ter um trabalho civil ao mesmo tempo.
A grande verdade que muito de alto escalão rouba grande parte do repasse dos recursos. Deixa todos às outras classes abaixo falidas. Não existe qualquer investigação. Igual outro regime civil da sociedade.
Se a USAF sofre com esse problema e tem orçamento e aviões de sobra imagina a FAB .
Fecha as portas logo, Brasil não precisa de defesa quando o povo é acéfalo.
Não é só com os aviadores isso. Sou da aeronáutica e posso falar com propriedade, todos os meus colegas estão indo para outras carreiras mais vantajosas, não só financeiramente, como também profissionalmente. Muitos são agora auditores fiscais, pf, prf; sou um dos poucos de minha turma que continua na aeronáutica.