Japão seleciona o Beechcraft T-6 Texan II
O Ministério da Defesa do Japão selecionou o Beechcraft T-6 Texan II, fabricado pela Textron Aviation, como sua próxima aeronave de treinamento primário. Este treinador turboélice substituirá o Fuji T-7, de fabricação local, operado pela Força Aérea de Autodefesa do Japão (JASDF). Com essa escolha, encerra-se uma longa história de aeronaves de treinamento construídas no Japão, todas originadas do Beechcraft T-34 Mentor.
A Fuji (agora Subaru) inicialmente fabricou o T-34 sob licença como treinador primário para a JASDF e, posteriormente, desenvolveu o Fuji T-3 para substituir os Mentors. Uma evolução adicional foi o Fuji T-7, que substituiu o T-3 nas alas de treinamento básico da JASDF a partir de 2002.
O Texan II, apoiado pela Kanematsu Corporation, foi uma das quatro propostas apresentadas ao Ministério da Defesa japonês. Os concorrentes derrotados foram o PC-7MKX, apoiado pela Subaru, o Hürkuş, apoiado pela The Hundred Trading Corp., e uma proposta que incluía apenas equipamentos educacionais terrestres, sem uma aeronave real.
Atualmente, a maioria dos 49 T-7s é operada pelo 11º Hiko Kyoikudan em Shizuhama e pelo 12º Hiko Kyoikudan em Hofu-Kita. Alguns são utilizados temporariamente como quadros instrucionais pela 1ª Jyutsuka Gakko em Hamamatsu, e um T-7 é usado pelo Hiko Kaihatsu Jikkendan em Gifu.
Alguns comentários nas redes sociais sugerem que o T-6 também será selecionado para substituir o Kawasaki T-4; no entanto, por enquanto, isso é apenas um rumor.
FONTE: Scramble Magazine
Brasil, criador do Tucano e de um nicho, perdeu completamente o mercado de treinadores leves.
Perdeu porque colocou foco nos aviões comerciais no momento de crise. Após privatização o foco permaneceu na aviação comercial com os Ejets e depois a executiva e o KC390. O treinador virou um m avião de ataque leve, o A-29.
Não dá para fazer tudo e estar em todos os mercados. Foi uma escolha. Acertada no meu modo de ver, pois veja onde a Embraer está hoje, e onde estão Beech e Pilatus.
Será que a Pilatus recebe algum valor pela vendas da Beechcraft? afinal não é o mesmo avião mas fabricado sob licença?
Se é fabricado sob licença então é muito provável que a proprietária recebe royalties, ainda que a empresa possa por algum motivo abrir mão disso, mas neste caso acredito que receba sim.. talvez até faça como a Embraer, fornecendo peças estruturais
A Beech comprou os direitos de fabricação, então, não. Por isso mesmo a Pilatus partiu para o PC21.
Avião que embora seja comprovadamente um excelente treinador, não é muito esteticamente atrativo. A suavidade de sua fuselagem é quebrada abruptamente quando encontra a empenagem, daí torna-se uma engendração grotesca cheia de rebites cabeçudos lembrando uma blindagem de combate.
Um de seus concorrentes originais para o programa JPATS, o protótipo EMB-312H PT-ZTV era bem mais bonito, com um charmoso canopy que abria verticalmente, erguendo-se ao estilo de um F-16.