O Ministério da Defesa do Japão selecionou o Beechcraft T-6 Texan II, fabricado pela Textron Aviation, como sua próxima aeronave de treinamento primário. Este treinador turboélice substituirá o Fuji T-7, de fabricação local, operado pela Força Aérea de Autodefesa do Japão (JASDF). Com essa escolha, encerra-se uma longa história de aeronaves de treinamento construídas no Japão, todas originadas do Beechcraft T-34 Mentor.

A Fuji (agora Subaru) inicialmente fabricou o T-34 sob licença como treinador primário para a JASDF e, posteriormente, desenvolveu o Fuji T-3 para substituir os Mentors. Uma evolução adicional foi o Fuji T-7, que substituiu o T-3 nas alas de treinamento básico da JASDF a partir de 2002.

O Texan II, apoiado pela Kanematsu Corporation, foi uma das quatro propostas apresentadas ao Ministério da Defesa japonês. Os concorrentes derrotados foram o PC-7MKX, apoiado pela Subaru, o Hürkuş, apoiado pela The Hundred Trading Corp., e uma proposta que incluía apenas equipamentos educacionais terrestres, sem uma aeronave real.

Atualmente, a maioria dos 49 T-7s é operada pelo 11º Hiko Kyoikudan em Shizuhama e pelo 12º Hiko Kyoikudan em Hofu-Kita. Alguns são utilizados temporariamente como quadros instrucionais pela 1ª Jyutsuka Gakko em Hamamatsu, e um T-7 é usado pelo Hiko Kaihatsu Jikkendan em Gifu.

Alguns comentários nas redes sociais sugerem que o T-6 também será selecionado para substituir o Kawasaki T-4; no entanto, por enquanto, isso é apenas um rumor.

FONTE: Scramble Magazine

Subscribe
Notify of
guest

22 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments