A United Aircraft Corporation (UAC) entregou um novo lote de caças de ataque Su-34 NVO de produção ao Ministério da Defesa da Rússia, especificamente para as Forças Aeroespaciais (VKS). Este é o quinto lote entregue em 2024.

Não está claro o número exato de aeronaves neste lote; fotos e vídeos que acompanham o comunicado de imprensa da UAC mostram aparentemente duas unidades.

As entregas do primeiro, segundo, terceiro e quarto lotes de caças Su-34 NVO para 2024 foram anunciadas pela UAC no início de abril, meados de junho, início de setembro e início de outubro, respectivamente, conforme descrito em publicações anteriores.

VÍDEO: Mais um lote de Su-34 para as Forças Aeroespaciais da Rússia

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Rinaldo Nery

Esse avião é muito belo e capaz, quando bem utilizado. Lembrei daquela matéria onde tem o vídeo dos SU-34 lançando bomba no mato, na Ucrânia.

Bardini

Então a Rússia não sabe utilizar suas aeronaves, dado que perderam mais de 30 deste modelo na Ucrânia, gerando um número que rivaliza com as perdas de Su-25.

carvalho2008

sim, pois foi usado como SU-25…este foi o problema….é como usar F-22 para ataque a baixa altura….não vai dar certo….as defesas anti aereas principalmente no inicio da guerra, forçava a todos voar em rasantes….mas o risco vem junto…tinham de ter um aviao mais barato que isto….

Bardini

O Su-34 foi desenvolvido para substituir os Su-24, gerando equivalência logística com o Su-27 e tem sido operado como Su-24, dentro da doutrina que eles estabeleceram a muito tempo. Não existe isto de usando como Su-25… Ele é basicamente usado como o Su-24 é usado. O Su-34 foi feito para operar dentro de tal altitude e dentro de território contextado por AAAe inimiga. E deu no que deu. . O ponto chave, para enteder o péssimo desempenho deste vetor, é a falta de munições guiadas no arsenal russo. Não por nada, eles desenvolveram bombas planadores na base do desespero e… Read more »

Maurício.

Os EUA perderam mais de 400 F-4 e mais de 30 B-52 no Vietnã, sem contar as perdas de outros modelos de aeronaves, será que os americanos não sabiam utilizar suas aeronaves?
Tu pode alegar que a guerra no Vietnã durou muito mais tempo, mas a guerra na Ucrânia ainda não acabou, e também pode se estender por muitos anos, aí sim vamos poder comparar quem “não sabia utilizar direito seus aviões”.

Bardini

A questão do Vietnã vai além da doutrina e erros operacionais, que podem ser encontrados em estudos realizados pela própria força. Muita coisa, muita coisa mesmo, foi perdida dada a disparidade tecnológica entre caça e AAAe. Pontos como RWR, ECM e por aí vai…

Last edited 1 hora atrás by Bardini
Maurício.

“A questão do Vietnã vai além da doutrina e erros operacionais.” “Muita coisa, muita coisa mesmo, foi perdida dada a disparidade tecnológica entre caça e AAAe. Pontos como RWR, ECM e por aí vai…” Nada disso, o que serve como parâmetro pra um, deve servir para o outro, e no fim, o que de fato vale, é o número de aeronaves perdidas, que é o tema do seu comentário. E quanto a questão da “disparidade tecnológica entre caça e AAAe”, dizem que as aeronaves russas são porcarias, que seus sistemas não funcionam, e que a defesa antiaérea da OTAN enviada… Read more »

Camargoer.

Olá RInaldo… olha, este avião está nos meus favoritos.

Top.. Mirage2000, Lighting (inglês), Bombardeiro Victo (inglẽs) e dai o Sukhoi 34

juggerbr

Maquina fantástica, mas se marcar bobeira, tem grande chance de ser abatida pela Ucrânia.

Rinaldo Nery

Já foi, alguns.

juggerbr

Sim, várias, mas essa aí, novinha, tá na mira agora…

Maurício.

Se marcar bobeira, até o F-35 pode ser abatido, o F-117 que o diga!

George A.

Lembra um mosquito.

Kleber Peters

Dúvida sincera:

O que um SU-34 faz que um SU-30 não consegue?

Roberto Fabiano Santana

Café quente.

Dragonfly

Exato.
É mais “confortável” para missões longas.
O piloto consegue levantar, esticar um pouco as pernas, e também tem um pequeno banheiro e “cozinha” (galley).

Maurício.

Com essas garrafinhas térmicas de hoje em dia, de vários tamanhos, acredito que o piloto de um Su-30 também pode ter um café quente! Rsrsrs.

Roberto Fabiano Santana

Mas bah! Dê pelá a língua, tchê.
Dá pra toma uns mate bom.

Maurício.

Bah, Roberto, mate pro piloto do Su-30? Só se ele levar junto um papagaio com tampa, porque a mijadeira vem! 😂

Roberto Fabiano Santana

Fiz um voo de HS (BAE Hawker 800) atravessando o Atlântico, da Europa para o Brasil.
Por certo motivo, não dava para usar o toilete do passageiro e na Ilha do Sal ninguém lembrou de ir ao banheiro.
No voo, para urinar, eu e meu colega de cabine revezávamos uma garrafa pet vazia que estava na galley.
Quando nós pousamos e todo mundo foi embora, fui esvaziar a garrafa na grama antes de jogá-la fora.
Estava cheia até a boca. Era uma garrafa de Coca-Cola de 2 litros.

Last edited 14 minutos atrás by Roberto Fabiano Santana
Kleber Peters

“Bahhhh!!! Só se for com erva moída da grossa, que da fina é coisa de fresco!”

Sergio Machado

Boa pergunta, mas especificidade da missão. SU34 tem maior capacidade de carga e mais pesado, mas a mesma motorização, o que faz ter uma menor relação empuxo/peso, influenciando razão de subida, aceleração, velocidade…etc. o canopi side by side também aumenta o arrasto, tornando-o mais “lento”, além de alterar o CG da aeronave mais para longe da motorização, o que afeta parâmetros de agilidade e potência. Ainda que carregue tudo que o Su30 carregue em termos de armas – a recíproca não é verdadeira – em suma é um bombardeiro muito ágil e não um caça puro, embora tenha muita capacidade… Read more »

Jagder

Acho que capacidade de ataque naval?

Kleber Peters

Mas a marinha russa não opera o SU-30SM2? Não seria justamente para superioridade aérea e ataque naval? Pelo que eu saiba, o Kh-31 está integrado nele.

José 001

A principal diferença é a estrutura reforçada.

A capacidade total de armamento é semelhante, mas como tem a estrutura reforçada a capacidade de cada ponto de fixação de armamento é maior.

Por isso o Su-34 pode levar armamento mais pesado como FAB-3000.

Mas a história é bem mais interessante, T-10, diferenças entre o Su-30SM e Su-30MS, envolvendo até o Su-33.

Tem bastante material disponível.