O Douglas B-26K Invader, uma versão modernizada do clássico bombardeiro leve e avião de ataque Douglas A-26 Invader, desempenhou um papel significativo durante a Guerra do Vietnã, especialmente nas operações de interdição e apoio aéreo às forças sul-vietnamitas e americanas. Modificado na década de 1960, o B-26K foi adaptado para atender às exigências de um cenário de guerra irregular, onde robustez, precisão e versatilidade eram indispensáveis.

A principal modificação do B-26K envolveu a substituição de seus motores originais Pratt & Whitney R-2800 por versões mais potentes e confiáveis, além do reforço estrutural das asas para lidar com o peso adicional de armamento. Equipado com até oito metralhadoras calibre .50 fixas no nariz e pontos de fixação sob as asas para bombas, foguetes e tanques extras de combustível, o B-26K foi projetado para missões prolongadas de ataque ao solo e apoio tático. Sua capacidade de operar em pistas rudimentares ou curtas o tornava especialmente útil em operações avançadas.

Durante a Guerra do Vietnã, o B-26K foi empregado principalmente em missões de interdição ao longo da Trilha Ho Chi Minh, uma rota vital de abastecimento usada pelos vietnamitas do Norte para transportar tropas e suprimentos ao Vietnã do Sul. Estas missões eram realizadas no âmbito do programa Farm Gate, uma operação de apoio aéreo conduzida por equipes americanas treinando e auxiliando pilotos sul-vietnamitas. As aeronaves também eram usadas em missões de ataque a alvos específicos, como depósitos de munição, comboios e posições inimigas.

Por razões políticas e diplomáticas, o B-26K foi designado como A-26A Counter Invader no Sudeste Asiático, evitando o uso de um “B” (de bombardeiro). Apesar dessa mudança nominal, o desempenho da aeronave se destacou por sua resistência e precisão em missões de combate.

No entanto, o uso do B-26K enfrentou desafios. As condições climáticas do Sudeste Asiático, como o calor extremo e a alta umidade, colocavam demandas severas sobre os motores e a estrutura das aeronaves. Além disso, a crescente sofisticação das defesas antiaéreas do Vietnã do Norte, incluindo artilharia antiaérea pesada e mísseis, limitava a eficácia das operações de aviões a hélice em comparação com os caças a jato mais modernos.

Apesar desses desafios, o B-26K conquistou a reputação de uma aeronave confiável e mortal, que operava frequentemente em cenários de alto risco. Seu legado na Guerra do Vietnã reforça o valor da modernização de aeronaves veteranas para atender às demandas de conflitos contemporâneos. Embora substituído por aviões mais modernos ao longo da guerra, o B-26K permaneceu como um símbolo da engenhosidade e adaptabilidade em tempos de guerra.

DAYTON, Ohio — Douglas B-26K Counter Invader no Museu Nacional da Força Aérea dos Estados Unidos. (Foto da Força Aérea dos EUA)
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