Força Aérea Brasileira planeja modernizar os A-29 Super Tucano com tecnologias de quinta geração
A Força Aérea Brasileira está trabalhando com a Embraer para incorporar capacidades de quinta geração a 68 de suas aeronaves de treinamento e ataque leve A-29 Super Tucano, após um acordo firmado no Paris Air Show de 2023.
Durante a International Fighter Conference (IFC) 2024, em Berlim, um oficial anunciou que o contrato para o estudo de viabilidade do programa de modernização de meia-vida (MLU) das aeronaves deve ser assinado até o primeiro semestre de 2025.
Essa modernização, designada como “A-29M”, incorporará tecnologias de quinta geração e definirá os detalhes para a atualização dos Super Tucano, com o objetivo de ampliar sua utilização operacional. Segundo o Tenente-Brigadeiro Marcelo Kanitz Damasceno, Comandante da Força Aérea Brasileira, a modernização deve estender a vida útil das aeronaves por mais 15 anos.
De acordo com o oficial presente na IFC, a FAB está focada em sete capacidades principais para o programa de modernização. Entre as melhorias estão a integração de um novo sensor eletro-óptico, sistemas de autoproteção, displays de grande área, armamentos com capacidade de guiagem a laser, proteção de blindagem, enlace de dados (Link BR-2) e um pacote de treinamento sintético. Este último, por exemplo, incluirá simulações de sistemas de guerra eletrônica, cenários táticos envolvendo ameaças aéreas e terrestres, e radar com modos ar-ar e ar-terra.
Além disso, o oficial destacou que, no curto prazo, não há intenção de introduzir novas aeronaves na frota para treinamento de pilotos de caça. “Optamos por essa modernização [do A-29] para garantir uma transição sustentável e segura para a operação do F-39 Gripen”, explicou. Ele ressaltou que o treinamento dos pilotos de caça requer uma melhoria na qualidade das formações, com foco especial no aumento da consciência situacional.
Essas atualizações nos A-29 ocorrem em um momento em que a FAB busca expandir sua frota de caças Gripen E. Em 2014, o Brasil assinou um contrato de US$ 5 bilhões com a Saab para 36 caças Gripen. Até agora, oito dessas aeronaves foram entregues. A modernização do A-29 faz parte da estratégia de transição para operar os novos caças de forma eficiente e segura.
FONTE: Shephard Media
Boa notícia
Dinheiro do contribuinte bem investido.
Espero que essa modernização do A29 tenha um cronograma arrojado, e não termine como a modernização do A1
Ainda estão nos estudos
“Contrato para o estudo de viabilidade do programa de modernização de meia-vida (MLU) das aeronaves deve ser assinado até o primeiro semestre de 2025.”
Para quem sempre comentou da.possibilidade de ver um A29 com display do Gripen E, fica a.pergunta será o mesmo ou uma versão para o A29, “Dinheiro do contribuinte bem investido.” Sem dúvida.
Esse A-29M, seu desenvolvimento irá caminhar junto ao desenvolvimento do A-29N.
Que os anjos digam amém e saia tudo conforme descrito na matéria!!!🇧🇷
Agora, a cereja do bolo: USD 5 bilhões por 36 Gripens (USD 139 milhões por unidade, ou RS 800 milhões a peça). Até ontem, era de uns USD 4 bilhões. Inflação? Pagaremos, receberemos?
Alex, a fonte original provavelmente está usando valores em dólares de uma conversão feita 10 anos atrás, conforme o trecho em questão: “Em 2014, o Brasil assinou um contrato de US$ 5 bilhões com a Saab para 36 caças Gripen” Você já viu mais de uma vez que os contratos de despesa e financeiro são em coroas suecas, ou não? São cerca de 39 bilhões de coroas suecas para o contrato de despesa dos caças e de aproximadamente 40 bilhões para o contrato de financiamento (que é maior que o de despesa por cobrir também parte da compra de armas… Read more »
O A-29 é um meio importante vale a pena investir na modernização!
É um equipamento de extrema importância no cenário nacional.
E ao invés de pensar em LIFT, F16, TEJAS…
Deveríamos concentrar esforços no F39 e no A29…
Afinal muito melhor dobrar o número de A29 e consequentemente aumentar o número de bases ao longo da fronteira para que esses vetores possam operar com capacidade plena.
Super Tucano de 5° Geração com tecnologias Stealth! kkkk
A-29 com WAD do Gripen ficaria absurdo. Seria o turboprop mais moderno do mundo.
Fiz uma montagem tosca mas não custa sonhar
(Se o moderador conseguir por a foto aqui agradeço)
Creio que será bem próximo disso.
Muito bom, mestre Renan!!!!
Pra além da grana o que impede a indústria brasileira de dominar toda cadeia de construção de um caça de quarta geração++ é o motor né?
Pode moderniza a vontade continuar um turbo hélice. Não sei se não vale mais ter m346 do que tucanos, mas é opinião mesmo
Não existe vetor treinamento leve, com :
– tempo de voo de 6 horas
– 1,5 ton de carga
– desenhada para interceptacao e escolta a baixa velocidade
– uS$ 500 a hora voo
E tudo indica que ele será um excelente caça drone….exatamente pelo seu envelope e eletrônica embarcada….basta pod designador ou Flir e foguetes guiados…
Imbatível no seguimento hoje, imbatível no seguimento amanhã
E digo mais, com este nível de integracao, pode até se comportar como bateria antiaérea móvel…mesmo que falem do problema da energia cinética…
Vão ficar fodas estes A-29M hein 😎🇧🇷
rapaz, se avançar essa capacidade de guiagem por laser, vai ser MAIS AINDA um dos melhores custo-benefício do mundo. absolutamente imbatível. Com ou sem WAD. Espero que a integração de PODs (como os litening e reccelite) seja estudada nessa modernização. O mercado tem apontado na direção de usar aviões turboprop pra reconhecimento por imagem com uso de PODs já que os custos em jatos é muito alto e poucos países podem bancar o uso constante nessas missões. Inclusive aviões civis adaptados. Com isso vai crescer a característica multiuso do tucano e pode ajudar nas vendas. Quem tem pouco quer um… Read more »
Matador de Shaheds! Se tivéssemos vendido alguns para a Ucrânia em 2019, seria uma ótima vitrine.