A Força Aérea Brasileira está trabalhando com a Embraer para incorporar capacidades de quinta geração a 68 de suas aeronaves de treinamento e ataque leve A-29 Super Tucano, após um acordo firmado no Paris Air Show de 2023.

Durante a International Fighter Conference (IFC) 2024, em Berlim, um oficial anunciou que o contrato para o estudo de viabilidade do programa de modernização de meia-vida (MLU) das aeronaves deve ser assinado até o primeiro semestre de 2025.

Essa modernização, designada como “A-29M”, incorporará tecnologias de quinta geração e definirá os detalhes para a atualização dos Super Tucano, com o objetivo de ampliar sua utilização operacional. Segundo o Tenente-Brigadeiro Marcelo Kanitz Damasceno, Comandante da Força Aérea Brasileira, a modernização deve estender a vida útil das aeronaves por mais 15 anos.

De acordo com o oficial presente na IFC, a FAB está focada em sete capacidades principais para o programa de modernização. Entre as melhorias estão a integração de um novo sensor eletro-óptico, sistemas de autoproteção, displays de grande área, armamentos com capacidade de guiagem a laser, proteção de blindagem, enlace de dados (Link BR-2) e um pacote de treinamento sintético. Este último, por exemplo, incluirá simulações de sistemas de guerra eletrônica, cenários táticos envolvendo ameaças aéreas e terrestres, e radar com modos ar-ar e ar-terra.

Além disso, o oficial destacou que, no curto prazo, não há intenção de introduzir novas aeronaves na frota para treinamento de pilotos de caça. “Optamos por essa modernização [do A-29] para garantir uma transição sustentável e segura para a operação do F-39 Gripen”, explicou. Ele ressaltou que o treinamento dos pilotos de caça requer uma melhoria na qualidade das formações, com foco especial no aumento da consciência situacional.

Essas atualizações nos A-29 ocorrem em um momento em que a FAB busca expandir sua frota de caças Gripen E. Em 2014, o Brasil assinou um contrato de US$ 5 bilhões com a Saab para 36 caças Gripen. Até agora, oito dessas aeronaves foram entregues. A modernização do A-29 faz parte da estratégia de transição para operar os novos caças de forma eficiente e segura.

FONTE: Shephard Media

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