Tupolev Tu-214 modernizado realiza primeiro voo com 100% de peças russas
A aeronave Tu-214LL, após passar por substituição de componentes importados por equivalentes russos, realizou seu primeiro voo no aeródromo da Fábrica de Aviação S.P. Gorbunov, em Kazan. A informação foi divulgada por Konstantin Timofeev, diretor-gerente da Tupolev JSC, em seu canal no Telegram.
O voo, realizado com o trem de pouso recolhido, teve duração de 1 hora e 10 minutos. Durante o voo, foram realizadas verificações dos sistemas e equipamentos nacionais. Após o pouso, a tripulação da Tupolev confirmou que a missão foi concluída com sucesso.
A substituição de componentes importados afetou 15 sistemas principais e cerca de 30 sistemas secundários da aeronave. Entre os itens substituídos estão dispositivos de computação, sistemas de alerta de proximidade ao solo e de colisão no ar, além de radares de bordo. A modernização também incluiu melhorias nos sistemas de iluminação, elétrico, hidráulico e de controle integrado.
A aeronave Tu-214, com registro RA-64509, foi fabricada em Kazan em 2006 e operada pela Transaero Airlines a partir de abril de 2007. Após a falência da companhia aérea, a aeronave ficou armazenada em Kazan de outubro de 2015 até junho de 2024, quando teve sua aeronavegabilidade restaurada.
VÍDEO: Voa o primeiro Tu-214LL com componentes russos
Em 14 de junho, o avião voou pela primeira vez após anos em solo. Posteriormente, seguiu para Minsk, onde foi repintado com a identidade visual corporativa da UAC no Civil Aviation Plant No. 407. Após isso, retornou a Kazan para ser modernizado. Durante o verão, Konstantin Timofeev já havia anunciado que a aeronave seria utilizada para testes dos novos sistemas russos que substituíram os importados.
Segundo o diretor-gerente da Tupolev, os testes adicionais na Tu-214LL incluirão a verificação da interação entre os novos sistemas russos e os demais equipamentos da aeronave. “Com base nessa aeronave, continuaremos os testes de voo, a modernização e o desenvolvimento da plataforma Tu-214, incluindo a criação de uma cabine para dois tripulantes”, declarou Timofeev em seu canal no Telegram.
A UAC planeja iniciar uma linha de produção em série do Tu-214. “A linha de montagem está planejada e contratada. O objetivo é atingir a produção de 20 aeronaves por ano. Não precisamos de mais por enquanto, mas veremos no futuro, tudo é possível”, afirmou Timofeev durante uma palestra para estudantes da Universidade Nacional de Pesquisa Técnica de Kazan (KAI), no verão de 2024.
É, sanções podem ser ruins mas as vezes podem ser estimulantes…
Será que foi feito engenharia reversa nos componentes de origem ocidental onde os russos estava defasado tecnologicamente ?
Com certeza estão substituindo peças originais por equipamentos chineses ou peças desenvolvidas localmente.
Mas não espere que tenham a mesma tecnologia embarcada. Estão fazendo o possível para manter seus aviões no ar.
Em componentes eletrônicos de alta tecnologia… É praticamente impossível realizar engenharia reversa… Ate pq o grande segredo esta no (surreal) maquinario de fabricação.
E os russos estão muito atrasados (Prometeram pra 2030, chips que o ocidente fabricou ha 20 anos). Certamente estao usando componentes de outros paises !
Ate porque nessa area, ninguém no mundo é autossuficiente.
Reativar a indústria de aviação 100 % nacional será ótimo para a economia russa e esses aviões para uso dentro do território russo será suficiente para atender a população russa.
Alguma dúvida sobre o fim do nefasto Globalismo?
A Embraer existe graças à ele.
Oportunidades surgem e podem ser aproveitadas ou perdidas.
Os tempos são outros…
Formidável ! Mas na aviação civil credibilidade e qualidade do pós-venda são fundamentais para construir uma marca. Em resumo para ser similar a Embraer são várias décadas de trabalho impecável tanto a nível de engenharia como a nível de gestão corporativa.
É para suprir uma demanda interna.
Com certeza.
Mas dado o tamanho do mercado interno russo ( aprox .140 milhões de pessoas) podemos ver que o desafio não é fácil.
O mercado interno russo é minúsculo.
A maioria das pessoas não possui renda para voar e usam trens para tudo.
Com certeza as empresas chinesas vão tomar conta de tudo em breve.
600 aeronaves tá longe de ser minúsculo.
Os caras foram sancionados por todo mundo, e estão se superando economicamente e industrialmente.
O Russo não está nem aí para credibilidade, pós-venda, etc e etc.
Imagina o Brasil e suas Empresas sancionados. Credibilidade e pós venda não serviriam para nada mais, além de terem ficado dependente de várias partes e peças de fora do país, na qual, o Brasil não teria conhecimento e capacidades internas para fabricar.
Quanto menos dependente tecnologicamente de fora, melhor, para qualquer nação.
Avião de grande porte que precisa de três tripulantes na cabine é coisa que foi abandonada no ocidente há 45 anos.
Mas, tá valendo! Um dia chegam lá.
Já chegaram.
O importante é ter soberania o resto eles dão conta.
Triste é ver alguém de uma nação que sob as mesmas condições voltaria a idade média se dar ao luxo de falar essas coisas… rs
Bom, eles estão pensando nisso, a matéria fala em fazer uma cabine para dois tripulantes.
Toda semana os russos inundam as mídias com notícias maravilhosas de que tudo está dando certo para eles. A máquina estatal de propaganda não para.
Enquanto isso, na vida real, os trens estão praticamente deixando o país sem produtos primários,pois além da falta de peças, não há mais mão de obra suficiente para executar serviços básicos nas ferrovias.
Há dezenas de aviões aterrados pois já não possuem segurança para vôo ou combustível em aeroportos regionais.
Sim! A Rússia está melhor do que nunca. Confia.
Russia é a Coreia do norte ao norte da Coreia do norte.
O fazedor de viuvas russo
comentário de mau gosto
Gostava de saber que aviônicos o avião possui.
Mas uma coisa é certa, depender de terceiros é que não.
é um feito e tanto, tirando os eua tem algum país com tal capacidade ??
Acho que França é china já tem essa capacidade.