O desenvolvimento do caça tático leve de quinta geração Su-75 Checkmate alcançou um estágio de prontidão suficiente, permitindo considerar o progresso do programa como promissor. É possível olhar para o futuro desse complexo aeronáutico com otimismo, afirmou Sergei Korotkov, designer-chefe e vice-diretor-geral da United Aircraft Corporation (UAC), à RIA Novosti.

Segundo Korotkov, o conceito do Su-75 prevê a integração do complexo em um sistema de aeronaves interconectadas, em vez de apenas criar um avião isolado. A UAC já recebeu solicitações de potenciais clientes interessados na aquisição dessas aeronaves. A avaliação da demanda de mercado por caças dessa classe confirma a viabilidade do projeto, acrescentou.

No início de setembro de 2024, Alexander Mikheev, diretor-geral da Rosoboronexport, declarou durante a Egypt International Airshow que vários países do Oriente Médio e da África demonstraram interesse no caça Checkmate. Propostas específicas foram apresentadas aos parceiros interessados, informou ele à RIA Novosti.

Korotkov destacou que todos os recursos de engenharia disponíveis atualmente na UAC estão sendo empregados na implementação do projeto Su-75. Essa flexibilidade é possível graças aos planos internos de trabalho aprovados pela corporação. “Há uma política dentro da corporação que permite mobilizar livremente o pessoal de engenharia entre projetos, sejam eles da Tupolev, Ilyushin ou Sukhoi, não apenas com base em contratos, mas dentro dos planos aprovados pela UAC”, explicou o designer-chefe.

O desenvolvimento do caça tático leve Su-75 pode representar um passo em direção à sexta geração de aeronaves de combate. O Bureau de Design Sukhoi está criando uma plataforma que permite mudanças radicais na funcionalidade da aeronave sem alterar suas características de transporte. Esse design universal foi patenteado pela UAC no final de 2023, garantindo maior flexibilidade no atendimento às demandas dos clientes.

A inovação inclui a possibilidade de instalar unidades modulares especializadas durante a construção da aeronave, dependendo dos requisitos do cliente. Essas unidades podem ser projetadas para diferentes finalidades, como uma cabine monoposto para aeronaves tripuladas, uma cabine de dois lugares ou uma seção frontal para uma aeronave não tripulada. Graças a esse sistema modular, o Su-75 poderá cumprir diferentes tarefas sem alterar seu design básico e a um custo aceitável.

FONTE: RuAviation

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