FAB e Força Aérea Sueca discutem cooperação e modernização de forças aéreas
Durante encontro, foram abordados planos de aquisição de aeronaves KC-390 e F-39, além do fortalecimento da parceria estratégica entre Brasil e Suécia em Defesa
O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, recebeu, no dia 12/11, o Comandante da Força Aérea Sueca, Major-General Jonas Wikman, que estava acompanhado do Adido de Defesa da Suécia no Brasil, Coronel Aviador Jan Marcus Björkgren.
Durante o encontro, o Major-General Jonas Wikman destacou a possibilidade de reaparelhar a Força Aérea Sueca com a aquisição dos aviões KC-390 Millennium, fabricados no Brasil. Ele ressaltou as qualidades da aeronave brasileira, incluindo sua versatilidade, capacidade operacional, logística e tecnológica. “São admiráveis o profissionalismo, a operacionalidade e a atitude demonstrados pelos pilotos e técnicos brasileiros envolvidos na implantação da aeronave”, afirmou.
O Comandante da Força Aérea Sueca expressou ainda a intenção de alcançar, até o início de 2026, o mesmo nível operacional, doutrinário e logístico alcançado pela Força Aérea Brasileira (FAB) com o KC-390, enfatizando o sucesso do programa da aeronave no Brasil.
Neste sentido, o Tenente-Brigadeiro do Ar Damasceno reafirmou o planejamento da FAB para a aquisição de 36 caças F-39 (Gripen E/F), já em andamento, além da intenção de aumentar em 25% o atual contrato. Ele também destacou a necessidade urgente de expandir a frota de aeronaves de caça da FAB, considerando as dimensões continentais do Brasil e os desafios impostos pelas instabilidades no cenário internacional.
“Vivemos um momento especial na Força Aérea Brasileira, com a conquista de elevados índices operacionais com as aeronaves F-39 Gripen e KC-390 Millennium, que foram evidenciados durante o Exercício Cruzeiro do Sul, a CRUZEX, realizado em Natal de 3 a 15 de novembro. Esse Exercício marcou um grande avanço, especialmente no desempenho do projeto Gripen”, ressaltou o Comandante da Aeronáutica.
Por fim, ambos os Comandantes concordaram sobre a importância de estreitar ainda mais a cooperação entre os dois países na área de Defesa, com ênfase no fortalecimento da colaboração científica e tecnológica, além de parcerias para a aquisição, capacitação e intercâmbio de conhecimentos em projetos estratégicos.
FONTE: Força Aérea Brasileira
Off-topic: em caso de crise ou guerra, quebre o vidro:
https://www.bbc.com/portuguese/articles/cp8xdk356kvo
O quê isso pode representar pra acordos comerciais e militares entre nós, a república, e eles, o reino? Eles já sabiam que o caldo podia entornar desde 2018, muito antes da invasão
da Ucrânia. Talvez por isso a SAAB tenha desacelerado a produção dos Gripens pra exportação e deixado que a imprensa republicana local bote a culpa em contingenciamentos orçamentários, a Geni de sempre. Sei lá…
De fato, desde 2018 o governo sueco voltou a publicar esses manuais para a população. Isso foi tema de matéria no Blog das Forças Terrestres naquele ano:
https://www.forte.jor.br/2018/05/22/suecia-distribui-instrucoes-para-caso-de-guerra/
Sobre “imprensa republicana local” botar a culpa em orçamentos, acho que sua hipótese peca um pouco pela cronologia dos fatos. As questões orçamentárias que afetam o programa aqui no Brasil não começaram a ser transformadas em modificações no contrato apenas em 2018, e sim antes.
Veja os resumos dos primeiros aditivos assinados ao contrato:
Já o primeiro desembolso de 2015 foi muito menor do que se esperava. E duvido que tenha sido uma decisão unilateral nossa – provável que o invoice da SAAB fosse nesse exato valor. Procuremos os invoice, as faturas! A propósito, Nunão, está estabelecido em contrato com a SAAB a grandeza dos desembolsos em função do progresso de desenvolvimento, produção e entregas, certo? Esse contrato, e seus aditivos modificadores, está disponível ou é segredo comercial? É que são coisas distintas, embora devessem ser complementares e coordenadas, a contratação de financiamento no banco e a de desenvolvimento, produção e aquisição na SAAB…… Read more »
O contrato com o banco é uma coisa, e está disponível.
O contrato com a Saab é outra coisa, e não está disponível.
Sobre procurar pagamentos específicos e mais detalhados, pode ser que você encontre alguma coisa nos diversos relatórios de demonstrações contábeis, de acompanhamento orçamentário e outros afins no link abaixo, cujos documentos vão até 2019 (para anos anteriores, precisa refinar a pesquisa no google ou outros buscadores).
Desejo boa pesquisa pra você:
https://www.fab.mil.br/relatoriodegestao
Isso não faz sentido para mim, Alex. Da forma como eu vejo, o ‘invoice’ é o contrato em si. Se foi acordado o pagamento de ‘X’ e o Brasil paga ‘X/Y,’ não vejo como isso pode ser do interesse da Suécia ou mesmo que seja em concordância com o contrato. A resposta é mais simples do que uma complexa teoria de manobra geopolítica da qual não existem evidências. O Congresso Brasileiro simplesmente decidiu não destinar os recursos acordados em contrato para utilização em alguma outra coisa que julgavam mais importante. Não é a primeira vez que isso acontece, e nem… Read more »
É provável que eu esteja sendo ingênuo ou serei motivo de escárnio, mas eu ainda tenho esperanças e ainda acredito que essa situação vai se normalizar, e que a FAB conseguirá esse 2°lote de Gripens.
Amém?
O dia que as forças cortarem profundamente as despesas inúteis que tem hoje, sobra pra ter os equipamentos que precisarem, até lá, seguirão catando moedinhas pra pagar as contas.
Olá Wilber. Apenas para acertar a nomenclatura… os 36 aviões do primeiro contrato podem ser chamados de “primeiro lote”. O aditivo de 25% do primeiro contrato poderia ser chamado de “segundo lote” e a assinatura de um novo contrato seria o “terceiro lote”.. voltando.. eu acho que o “segundo lote sai”. Há um problema orçamentário cuja restrição tem origem na tal lei do teto, que foi uma aberração constitucional que nunca funcionou devido a crise da pandemia. A CF88 foi reformada para retirar o teto e aprovada a lei do arcabouço fiscal, que também impõe um teto de gastos mas… Read more »
“Olha a situação… o EB compra 12 helicopteros novos e a FAB não consegue bancar a compra dos F39 (…)” Embora eu concorde com a maior parte de seu raciocínio até aqui, há de se ter em mente que esses helis foram adquiridos via FMS ( o que garante melhores condições de financiamento ) e não envolvem ToT, o que já barateia MUITO, comparado ao valor dos Gripens e do FX-2. O fato do EB já ter ampla experiência em operar BH também facilita muito. Eles não precisaram “reinventar a roda” com um vetor totalmente novo, igual a FAB com… Read more »
Compra via FMS sem compensação tecnológica, industrial e comercial, desembolsando 950 milhões de dólares quando a FAB não consegue cumprir cronograma de pagamento do Gripen E, um caça de superioridade aérea com toda a sua importância industrial e de soberania é algo a se questionar, se o MD é um colchão de retalhos ou um aglutinador dos interesses de Estado do país.
O Cmt da Aeronáutica se manifestando pela intenção de receber 36 Gripen E/F + 25% + expandir frota de caças. Parece óbvio, mas o óbvio deve ser dito, para que desavisados não questionem o óbvio. Um país que paga super salários com custos de bilhões ao ano para juízes, procuradores e desembargadores (acima do teto constitucional), que ainda paga um passivo de pensão para filhas de militares, que gasta bilhões em programas sociais que nunca superam o status inicial ou resolvem o motivo para aquilo que foram criados… …tem recursos para 74 caças, com certeza tem, basta um pouquinho de… Read more »
“Juízes, procuradores, desembargadores, generais, almirantes, brigadeiros, senadores, deputados, ministros…”
tem espaço pra cortar $$ em todo lado.
Neto, faça um esforço e procure na Internet. Compare os salários do Judiciário com os dos oficiais generais. Terá uma surpresa.
É modinha infantil… Já expliquei e desenhei isso aqui, não adianta.
Famoso efeito manada..
Pois é… Nem sei porque postei. Não muda nada. O Diretor do DECEA tem 45 anos de FAB, e comanda 21 mil pessoas. Responsável pelo controle de 22 milhões de quilômetros quadrados. Quando vale o trabalho dele?
“tem espaço pra cortar $$ em todo lado.”
Concordo! Ainda tem muita, mas muita mamata e regalia que dá para ser cortada por aí.
O que o Brasil precisa definir é que o Tesouro paga apenas e tão somente o teto, e se houver créditos de outras naturezas, os pagará depois seja durante a aposentadoria, seja para os herdeiros e sucessores, mas sempre no teto: se o tipo tiver 1 milhão a receber quando morre, seus herdeiros receberão 20 parcelas de 49 mil. Simples… e de quebra, podem acabar com o CNJ e o CNMP, que não servem para nada!
Angus… eu até concordo que o Judiciário e o Legislativo tẽm gastos inexplicáveis, mas não adianta economizar lá sendo os gastos militares da alçada do Executivo….
“Ele também destacou a necessidade urgente de expandir a frota de aeronaves de caça da FAB”
COM certeza vem Gripen C/D por aí.
As duas forças podem até compartilhar aeronaves iguais, mas os objetivos e estratégias são completamente diferentes. Suécia integra a OTAN e tem um grande inimigo nas suas fronteiras, já por aqui, a maior ameaça, se um dia ela vier a existir, é uma invasão pelo Atlântico.
O maior problema externo hoje é a Venezuela, que pode desencadear uma guerra na Guiana bem como o regime do Maduro apoia organizações como o MST no Brasil. Mas o grande problema de segurança hoje é interno e o risco do país virar um narco estado igual ao Mexico, onde o PCC manda e o estado obedece.
Concordo. O problema PCC é o problema mais grave hoje. A população nem imagina o estágio em que estamos, em termos de tamanho e atuação do PCC nas esfera de governo e judiciário.
Segundo o MP/SP, no Guarujá o PCC já manda.
E o prefeito e vereadores, sorriem…💰💰
https://www.atribuna.com.br/noticias/policia/relatorio-indica-que-guaruja-foi-sequestrado-pelo-pcc-em-investigac-o-contra-politicos-no-litoral-de-s-o-paulo-1.437635
Hoje o grupos narcotraficantes nacionais transfronteiricos são muito mais perigosos ao países que o fanfarrão do Maduro.
25% de um contrato que custou… sei lá, uns 5bi de dólares? É um valor considerável. Vejo gente estudando em 15 Gripens, se a FAB quiser pegar tudo em aeronave. Lembrando que tem motores sobressalentes, manutenção, armamento… ou armamento é a parte, já que são fornecedores diferentes? Tudo muito complexo. Ainda em tempo, que bom que a FAB parece estar indo no rumo certo, diferente do que ué diziam rumores nos últimos meses. Esse é o caminho. Gripen + Gripen. Nada de M346, ou F-16. No máximo, caso saia esse aditivo de aeronaves novas e fiquemos com uns 45/50 Gripens… Read more »
Não há que falar em F-16, seria um pesadelo logistico, a escolha deve ser ao menos por Gripens usados.