Caça F-39E Gripen destaca-se na CRUZEX
A estreia mundial do F-39E Gripen em um exercício multinacional de alta complexidade superou as expectativas
Quase dois anos após ser incorporado ao serviço ativo na Força Aérea Brasileira (FAB), o F-39E Gripen concluiu sua participação na CRUZEX 2024.
“As expectativas foram superadas, especialmente em relação à disponibilidade. Trouxemos sete aeronaves, conforme planejado, e praticamente todos os dias tivemos os sete caças disponíveis na linha de voo. As missões aéreas compostas (Composite Air Operations, COMAO) envolveram quatro F-39E Gripen pela manhã, além de outro voo menor à tarde, com mais duas aeronaves”, explicou o Tenente-Coronel Aviador Ramon Lincoln Santos Fórneas, comandante do 1º Grupo de Defesa Aérea (1º GDA).
Atuando tanto como Força Aliada quanto como Força Oponente, a integração e o desempenho dos sistemas, demonstrando as capacidades do F-39E Gripen como uma moderna plataforma de armas, foram excepcionais.
“Os sistemas de guerra eletrônica, detecção de ameaças, o radar de varredura eletrônica ativa (Active Electronically Scanned Array, AESA) e o sensor passivo de busca por infravermelho (Infra-Red Search and Track, IRST) funcionaram perfeitamente. Conseguimos simular lançamentos de mísseis com excelentes resultados”, completou o Tenente-Coronel Fórneas.
A interação do caça com outras aeronaves da mesma formação também ocorreu sem problemas, garantindo superioridade aérea e proteção às formações de aviões de transporte e ataque nas missões aéreas compostas (COMAO), que reúnem dezenas de aeronaves voando simultaneamente no mesmo espaço aéreo.
Sobre a Saab
A Saab é uma empresa líder em defesa e segurança com uma missão de longo prazo: ajudar os países a manterem suas pessoas e sociedades em segurança. Com o apoio de seus 22.000 funcionários, a Saab vai além dos limites da tecnologia para criar um mundo mais seguro e sustentável. A Saab desenvolve, produz e mantém sistemas avançados, sejam eles aéreos, de armamentos, comando e controle, sensores e subaquáticos. A Saab está sediada na Suécia e possui operações importantes em todo o mundo. Os produtos e serviços da empresa fazem parte da capacidade de defesa de muitas nações.
A Saab mantém uma parceria de longo prazo com o Brasil e fornece diversas soluções avançadas para o país, tanto civis quanto militares. Com o Programa Gripen Brasileiro, a empresa estabeleceu uma ampla transferência de tecnologia que está beneficiando a indústria de defesa nacional.
DIVULGAÇÃO: Saab / AND, ALL
Impressiona o nível de maturidade da aviação de caça brasileira.
Um avião novo, com armamentos novos, pilotos ainda em adaptação etc., e mesmo assim muitas notícias e informações de bons resultados.
Olha, não me impressiona. Não digo isso de modo à denegrir a Aviação de Caça. Não me impressiona porque não me surpreende. A caça Brasileira, desde a Segunda Guerra Mundial já mostra o profissionalismo. E não falo isso apenas em relação aos pilotos, mas em relação à todo o pessoal mesmo. Tem uma entrevista muito interessante de um dos veteranos do 1º Grupo de Aviação de Caça, no caso um dos mecânicos-chefe do Grupo, em que durante uma inspeção feita por parte de pessoal da 12ª Força Aérea (a qual o 350th FG e o 1ºGavCa eram subordinados), em que… Read more »
Olá Leandro, por outro é importante lembrar que a FAB perdeu a frota de Gloster precocemente por uso inadequado dos aviões.
Acho que a FAB já teve outros momentos de salto tecnológico, como na aquisição dos Mirage III. O Gripen também é um momento especial… também teria sido um salto tecnológico a escolha do Gripen C/D ha 20 anos.
Camargo, não foi o uso inadequado dos aviões, mas sim o foco em Ataque ao Solo, tarefa para qual os Meteors podiam fazer tranquilamente. Mas isso tem como efeito uma maior fadiga estrutural da aeronave com vôos carregando mais peso (bombas, foguetes, etc.)e executando manobras à altitudes mais baixas do que o fariam caso estivessem sendo usados primariamente para interceptação carregando apenas munições nos canhões e, no máximo, combustível extra. A FAB poderia ter dado mais saltos tecnológicos, mas eu diria que o salto maior que a aquisição do Mirage III foi a criação do ITA e fomento de indústria… Read more »
“..superioridade aérea e proteção às formações de aviões de transporte e ataque nas missões..” todos os Sistemas Ok.
E ainda em evolução, com indicativo de possibilidade forte de parceria para desenvolvimento de um caça de próxima geração, certamente que os Suecos não abrirão mão de sua filosofia de sobrevivência enquanto Nação, a maximização de independência tecnológica.
O cara que tirou as fotos da Cruzex é bom viu!
Que venham mais exercícios tanto no Brasil, quanto no exterior, aqui no Brasil quantos exercícios a FAB faz internamente só com suas unidades?