Caças F-39E Gripen da Força Aérea Brasileira (FAB) no pôr do Sol em Natal-RN, fotografados por Valter Andrade, colaborador do Poder Aéreo.

Os F-39 da FAB tiveram um desempenho exemplar durante o Exercício Multinacional CRUZEX 2024, realizado em Natal, Rio Grande do Norte. Os Gripens atuaram tanto como força inimiga quanto amiga, realizando operações ofensivas (Offensive Counterair, OCA) e operações de contraposição aérea defensiva (Defensive Counterair, DCA), repelindo ataques inimigos.

Esta edição do exercício, realizado de 3 a 15 de novembro na Base Aérea de Natal, reuniu forças aéreas de diversos países e foi uma oportunidade para avaliar o Gripen em operações de combate compostas e reforçar sua posição como um dos caças mais avançados em operação na América Latina.

Os F-39 retornam amanhã pela manhã (16/11) à Base Aérea de Anápolis, sede do 1º Grupo de Defesa Aérea (1º GDA).

Subscribe
Notify of
guest

5 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Jodreski

O Gripen E/F é uma excelente plataforma, isso é incontestável. Os Suecos sabem o que fazem.
A questão é quantas unidades vamos realmente comprar dessa aeronave e quantos anos vamos demorar para receber, cortes na pasta da defesa podem atrasar ainda mais o cronograma de entrega, ou seja, é bem possível que a aviação caça diminua numericamente (já era pequena) mas pelo menos melhorou muito a qualidade.

Elintoor-_

Seguindo o padrão “Brasil Putênfia”, creio que o último Gripen chegará por volta de 2048 ou um pouquinho mais…

Jefferson Henrique

Enquanto não mudar isso, teremos sempre uma Força Aérea proporcional a países com dimensão territorial do Uruguai, de Portugal, da Suíça … O Brasil jamais alcançará forças do tamanho da sua real importância e grandeza, isso não dá voto e se a propina for muito grande o DOJ Americano suspeita.

Marcos Silva

EDITADO
COMENTARISTA BLOQUEADO
.

Rinaldo Nery

Sim, possuem. Já comentei noutra matéria.