A United Engine Corporation, da Corporação Estatal Rostec da Rússia, está apresentando os mais recentes desenvolvimentos para aviões, helicópteros e aeronaves não tripuladas na exposição Airshow China 2024. A estreia mundial do motor 177C de quinta geração, altamente eficiente e que aumenta o alcance de voo das aeronaves táticas operacionais, ocorre na China.

O novo motor 177C para aeronaves táticas possui características aprimoradas e pertence à quinta geração. O consumo reduzido de combustível em todos os modos de operação permite uma redução nos custos operacionais. Além disso, o motor fornece maior capacidade energética para alimentar os sistemas eletrônicos das aeronaves modernas. A planta de potência também aumenta seu alcance de voo.

Na exposição, a UEC está demonstrando pela primeira vez a parceiros estrangeiros modelos em tamanho real dos novos motores AL-31FN da quinta série e SM-100. Em sua criação, foram utilizadas tecnologias e materiais típicos para motores de quinta geração.

O motor SM-100 foi desenvolvido no tamanho do AI-225-25 e, ao mesmo tempo, possui menor peso, além de um empuxo aumentado em um terço, atingindo até 3.300 kgf. Novas soluções de design permitem aumentar significativamente a vida útil do motor, reduzindo os requisitos de empuxo, o que diminui os custos operacionais. Além disso, uma modificação para veículos aéreos não tripulados de alta altitude pode ser criada com base no motor SM-100.

 

Os motores da família AL-31F/FN/FP para caças multifuncionais receberam uma aparência modernizada – série 5. A nova modificação do motor AL-31FN, que foi apresentada pela primeira vez pela UEC, foi desenvolvida especificamente para aeronaves monomotoras e possui maior confiabilidade. O uso do motor expandirá o potencial das aeronaves em termos de alcance de voo e altitude. Isso é garantido pelo aumento do empuxo, que chega a 14 mil kgf no modo de decolagem, e pela redução de 6% no consumo de combustível.

“Os designers da UEC utilizam as tecnologias e materiais mais recentes ao criar motores modernos e, mais importante, novas abordagens. Os motores apresentados na China podem ser classificados como de quinta geração em muitas características. Além disso, soluções de design inovadoras permitem que eles sejam otimizados conforme os requisitos dos clientes e ampliem a gama de opções. A vantagem indiscutível dos novos motores russos é a capacidade de modernizar motores de gerações anteriores para a versão mais moderna durante uma revisão geral. Ao mesmo tempo, sua vida útil ou empuxo pode ser aumentada”, observou Alexander Grachev, CEO da UEC.

Na exposição, a UEC está mostrando um modelo em tamanho real do novo motor VK-1600V para helicópteros médios e do turboélice TV7-117ST-01 para aeronaves regionais. Uma planta de energia híbrida-elétrica baseada no novo motor de aeronaves VK-650V também está em exibição. Além disso, a corporação russa de construção de motores está exibindo o turbojato RD-93MA atualizado, com características de desempenho aprimoradas: o empuxo foi aumentado em 400 kgf, e a vida útil designada em um terço.

Além disso, uma pá de ventilador PD-35 em tamanho real feita de materiais compósitos de polímero está sendo apresentada no exterior pela primeira vez. Ela pesa 30% menos do que uma feita de titânio. Os designers da UEC desenvolveram o primeiro motor demonstrador de tecnologia PD-35 na Rússia, utilizando os materiais e tecnologias mais recentes em sua criação. Durante os testes, o motor confirmou operação estável ao atingir o empuxo projetado de 35 toneladas.

A Exposição Internacional de Aviação e Espaço Airshow China 2024 será realizada em Zhuhai de 12 a 17 de novembro de 2024. A exposição contará com a participação de 890 empresas de 47 países.

FONTE: UEC

Subscribe
Notify of
guest

87 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments