Novos caças Sukhoi Su-57 e Su-35S para as Forças Aeroespaciais da Rússia
A United Aircraft Corporation (UAC) relatou a entrega de mais um lote de caças multifuncionais Su-35S e caças Su-57 de quinta geração para as Forças Aeroespaciais da Rússia.
O número exato de aeronaves não é divulgado por razões compreensíveis. As entregas anteriores desses tipos de aeronaves ocorreram em meados de setembro, e a UAC também esclareceu que este não é o último lote deste ano.
Apesar da Guerra na Ucrânia, a indústria está fazendo todo o possível para manter a produção.
Great Job
“A United Aircraft Corporation (UAC) relatou a entrega de mais um lote de caças multifuncionais.”
“Aiinnn, lote de dois”, em 3… 2…
Não estamos muito diferentes
Que belissima aeronave. Teria cabido muito bem na FAB. Mas, é pra gente grande. Deixa pra lá…
Em pensar que poderíamos ter entrado no projeto laaaaaaaaaá atrás .
Porquê furada?
Você quer a resposta curta ou a resposta longa? Imagine como um primeiro exemplo, que o Brasil caiu na besteira de comprar uma dúzia de helicópteros Mi-35 e mal ficaram uma década em serviço por falta de peças, assistência péssima, alto custo de manutenção, horas de vôo com valores estratosféricos e que não cabem no orçamento/realidade da FAB e inúmeros problemas inclusive o do próprio idioma russo. De que adianta ter e não consrguir voar? Um fiasco com pilotos mal treinados simplesmente por não conseguirem voar. Acha mesmo que transferência de tecnologia é algo que não faz diferênça ao adquirir… Read more »
Curiosame o Peru opera até hoje versões mais antigas do MI 35, a FAB aposentou pq toda a “plata” vai pro F39
Toda plata vai para bancar pessoal que não voa.
Traz o para nós os valores de manutenção. Por que ao redor do mundo esses Helis e outros da mesma origem operam sem problemas, e só os nossos estão sem manutenção e mesmo sem essa ela, já que não existe, custa tão caro?
Pergunta para a IAF.
Eles vão te explicar o porquê.
Boa comparação!
Usaria analogia, mas a palavra me fez lembrar do sentido pejorativo da palavra e que isso acontece é com a população que vem sendo prejudicado a muitos anos por pessoas que deviam liderar, mas que em vez disso, o que fazem é chefiar, chefiar quadrilhas para saquear as estatais e as empresas geradoras de empregos e pagadoras de impostos (os pequenos, os grandes têm benefícios).
Tipo a Índia? Que entrou, se arrependeu e pulou fora?
Olá João… quando o Fx2 foi lançado, o Su57 era indisponível. Por isso os russos apresentaram o Su35. Lembre que o prazo para propostas tinha vencido e os russos pediram para incluir o Su35, o que foi permitido. Aliás, foi uma boa decisão. Era um concorrente a mais A FAB fez a seleção dos trẽs finalistas, Rafale, F18 e Gripen… segundo o Brig.Saito, todos os trẽs atendiam os requisitos da FAB. O Su35 não atendeu…. o que aconteceu eu não sei. O F16 e o Typhoon também foram descartados. Pelo que lembro, o problema do Typhoo foi a ToT. A… Read more »
Se a FAB fosse rica, talvez. Como não é, seria um pesadelo.
EDITADO
COMENTARISTA BLOQUEADO.
Em termos de lotes sim. Em termos números totais a diferença é gigante.
Considerando que estão em guerra, precisam destas aeronaves pra ontem, não dá pra ficar juntando avião pronto na fábrica pra entregar um grande lote, tá pronto, vai pra base aérea de imediato, sem cerimonias militares…
Enquanto isso… as notícias que se tem é a que os russos estão tentando a recompra de caças Sukhois enviados ao exterior.
Por isso não entendi bem aquela história dos 24 Su-35, que iriam para o Egito, sendo remanejados para o Irã.
Deve ser parte do acordo que envolvia os drones Shaed 136 e outros mísseis.
O tio Sam disse que se o Egito recebesse os Flankers iria enfrentar sanções comerciais etc e tal. O que voce faria num caso desses….. Vale lembrar que o Egito tem mais de 200 F16 e centenas de M1 Abraams, não seria interessante ficar sem peças pra esse inventario.
“Enquanto isso… as notícias que se tem.”
Sei, a mesma “fonte” das notícias das abelhas assassinas, das pás, do velho da espingarda, da falta de alimentos, uniformes, mísseis, munições, chips de geladeira e assim por diante, só “notícias” de primeira…
Então…. esta história de “lote” depende de quem escreve.
Por exemplo, o “lote” pode ser o contrato. Como no caso dos Scorpenes, que foram comprados 4 ou do Gripen que foram comprados 36.
Neste caso, um segundo contrato seria um segundo lote.
No caso dos A1/AMX foram trẽs lotes.
Outro coisa são as entregas. Pode ser 1, 2 ou 5… se estão prontos, é mais que razoável que sejam entregues para os clientes. Seria um equívoco esperar completar o contrato para só então entregar os aviões.
Pode se um por semane, um por mẽs, um por trimestre… tanto faz.
A produção de cacas da Rússia só não excede da China e EUA. Até mesmo a França atolada de pedidos de Rafale não chega próximo da produção de caças da Rússia.
Eles entregam vários lotes ao ano, mesmo que sejam 2 ou 3 como você diz se somarmos todos os lotes deve dar um número bom por ano
e não é ? Constatar um fato virou motivo de piada? kkkkk
“e não é ? Constatar um fato virou motivo de piada? kkkkk”
Poste as fontes de tais “fatos”. 🤷🏻♂️
Nove meses depois, UAC entrega mais um caça Su-57 à Força Aérea da Rússia – Airway
Olha o que o “Underground” disse:
“Enquanto isso… as notícias que se tem é a que os russos estão tentando a recompra de caças Sukhois enviados ao exterior.”
Qual o “fato” que essa matéria que tu postou constatou em relação ao comentário do sujeito?
Mistério resolvido…
Dados do Serviço Federal de Cooperação Militar-Técnica (FSMTC) da Federação Russa indicam que em 2024 serão fabricados 20 SU-57
Esperam aumentar para 30 em 2025.
Uma aeronave linda, ainda restam algumas dúvidas sobre sua real capacidade stealt, mas de qualquer modo, mostra que quando a interesse político, mesmo um orçamento “pequeno” pode fazer grandes coisas
Ainda que sua capacidade Stelth seja limitada, é uma vantagem para a Russia… a não ser que a capacidade Stelth seja desnecessária.
E se a capacidade stelth fosse nula no SU57 a probabilidade de ele ser atingido nos céus da Ucrânia seria enorme.. visto.. a quantidade de SU-27, 34 35 abatidos… e a multiplicidade de meios de defesa antiaéreas de origens ocidentais e russas
Caro. A guerra é de alta intensidade entre dois exércitos profissionais. As perdas são proporcionais.
Uma coisa que precisa ser levada em conta é o combate está ocorrendo no território ucraniano, com a Russia como agressora…
Se 1 tivesse sido abatido sobre solo ucraniano vc imagina o número de relatos, fotos, mídia enlouquecida, pessoal vibrando pelo mundo,… seria um carnaval 2.0… como não aconteceu, e temos diversas provas do envolvimento da aeronave em combate… logo ela não foi abatida..
Não existem dados públicos sobre este tipo de informação, incluindo aí os F-35 e menos ainda, sobre o F-22…
Qual é a capacidade stealth do F-35 quando ele está com aqueles dois misseis de curto alcance pendurado na ponta das asas? Ele entrará em combate ar-ar armado apenas com os misseis de longo alcance?
Dependendo da versão nem canhão orgânico tem.
Qualquer armamento externo em qualquer aeronave Stealth, não é configuração Stealth, embora a assinatura radar ainda seja bem pequena. A baia interna do F-35 pode carregar mísseis ar-ar tanto de curto alcance, quanto de longo alcance.
E nada impede de usar mísseis de longo alcance em combate à curto alcance. Não se usa mais AIM-7D/E-1 com distâncias mínimas de engajamento enormes faz muito tempo.
Oi? Não, não pode. Ou pelo menos seria uma gambiarra inapropriada. Os mísseis de curto alcance termo-guiados precisam ser disparados de trilhos de correr, para assim poderem ser disparados com a aeronave em qualquer posição até mesmo de cabeça para baixo. E não podem a principio serem ejetados do interior do conteiner de armas. Isto até poderia ser feito como gambiarra, mas para fazer isto a aeronave teria que estar em voo horizontal estável para que o missel fosse ejetado e só então ele fosse procurar o alvo. Ejetar o míssil com a aeronave se movendo bruscamente é a receita… Read more »
Mas uma pergunta pertinente: Qual o avião, caça ou não, que efetivamente provou sua capacidade stealth até hoje?
Porque o F117, cuja estrutura mais fica em acordo físico com princípio de reflexão difusa, levou mecha e foi ao chão. E detalhe, li a entrevista do piloto do Vega e eles estavam tentando a dias entrar e não conseguiam.
Na prática, até o presente pouca ou nenhuma prova, mas muito marketing de vendas.
Olá Sergio. A gente sabe que até o F117 tinha uma capacidade stelth.. não era o avião da Mulher Maravilha, como declarado pelo Trump, mas era bem difícil de ser detectado. O F35 é melhor que o F117. Suponho que o S57 e aquele chinês (esqueci o código) também.
tem muito marketing também, mas pelo que a gente acompanha, inclusive sobre a base teórica do desenho stelth funciona….
Esse é meu ponto. “Este é mais stealth que aquele”, quem disse? Foi provado? Israel entrou em Teerã com seus F35? Por que não? Se fosse “exequível”, muito melhor que um ataque fraco de fora das fronteiras persas, não? Quando estas aeronaves ditas stealth foram postas a prova contra defesas bem estruturadas? Não se tem notícia. Quando foram, o Vega 31 levou mecha de um S-125 Neva, da década de 60. Curiosamente, a maior prova recente foi um SU57 desfilando em alta altitude em espaço aéreo contestado coberto pelo que a OTAN tem de melhor em SAM´s, sem ser sequer… Read more »
Ahhh… que é mais ou menos ou não sei. Teria que colocá-los na mesma condição de velocidade, clima, posicionamento relativo e mesmo radar… talvez a a resposta seja até inconclusiva considerando a capacidade de detecção do radar. Agora, se alguém usou os F35 vai ser difícil saber… a gente só soube dos F117 quando um deles caiu. Quantas missões fizeram? Isso está trancado em um cofre em uma sala de segurança…. Afirmar que o F35 é superior ao Su57 ou ao chinẽs é “uma afirmação stelth” também.. fazendo um trocadilho. Também é difícil afirmar que a aviônica ou os softwares… Read more »
“..Teria que colocá-los na mesma condição de velocidade, clima, posicionamento relativo e mesmo radar… talvez a a resposta seja até inconclusiva considerando a capacidade de detecção do radar.” Exato. Até lá é tudo suposição, chute, achismo e torcida, muita. Até porque tudo indica que o conceito atual VLO se dá muito pelo revestimento MARE, materiais empregados na construção e ECM, e menos pela forma geométrica da aeronave, que são todas muito parecidas. O F117 era um stealth puro, com superfícies prismadas que iam ao encontro ao postulado por Pyotr Ufimtsev. Muito provável que naquela época o revestimento MARE não era… Read more »
Uma observação. O formato do F117 com superfícies retas era pela dificuldade de realizar os cálculos. A conformação suave do F35 e do B2 foi resultado da capacidade de processamento
As equações usadas para projetar estes aviões é a mesma
Inclusive, todo mundo está partindo do modelo otimizado do F35. Isso economiza um considerável esforço computacional
O F117 usava superfícies prismadas, o que favorece a reflexão difusa, em suma, o retorno de ondas para o emissor. Contudo esse conceito, além de favorecer a instabilidade, acelera o descolamento do fluido sobre a superfície, aumentando abruptamente o arrasto. Como em projeto de aeronaves sempre o cobertor é curto, optou-se por geometrias mais tradicionais, porém com foco total no revestimento. Esse é inclusive o modo como os russos veem a tecnologia stealth. Não abrir mão da geometria e investir em MARE, compósitos e ECM. Se você olhar o SU35 e o SU 27 são idênticos geometricamente, mas o RCS… Read more »
A culpa foi da lua e da rota previsível,foi o buchicho na época.
Sergio, o F-117 era Stealth. Era o único avião capaz de enfrentar as defesas Iraquianas em Bagdá em 1991 com alguma facilidade.
Tendo dito isto, não existe, e nem nunca vai existir, aeronave infalível ou indestrutível. Ele foi ao chão porque suas rotas e horários de entrada e saída na região de seus alvos eram repetitivas e tornaram-se extremamente previsíveis. Em combate, ser previsível às vistas do inimigo é um erro fatal.
Creio que há um erro na sua afirmação. Foi um conflito curto onde nunca o F117 voara. A previsibilidade era muito relativa, rota de possíveis alvos. O F117 foi abatido pela tática da defesa aérea, não pela previsibilidade. Espiões servios na Itália avisaram o comando da decolagem. Então o comandante da SAM S125 móvel posicionou-se em um trajetória possível e, em vez de manter o radar ligado permanentemente, o ligava, procurava alvos e trocava de posição. Essa tática dificultou a triangulação do sinal e o ECM do inimigo. Em entrevista, o cmd Zelko relatou que apareciam vários F117 no radar… Read more »
Fora a previsibilidade das rotas, k F-117 em questão foi abatido pq o radar foi ligado basicamente no exato momento em que que ele abriu o compartimento interno, na época os operadores AA não podiam manter o radar ligado a todo tempo pois isso os deixava vulneráveis a armamentos anti radar.
Foi uma pitada de sorte.
Que baita avião lindo viu, desenhado por um projetista após uma noite intensa de amor com sua parceira, chegou inspiradão no outro dia e assim nasceu esta belezura,que linhas, e ainda é absurdamente manobrável.
A aeronave é realmente bonita e a história engraçada.
Então deixa.
Lembrei de uma piada antiga. Toda aeronave é bonita,até o F-117 e o Super Cobra…
Depende.
Como protótipo, tem muita aberração.
Em produção, tem uns que aparentam estranhos. Exemplo, o J-10. Mas aí é gosto pessoal. Tem outros tbm.
Eu admito que puxo muito para o lado da Rússia, mas a verdade seja dita,esse caça não tem o refino e a aparência tecnológica dos 5 geração dos EUA e da China,porém é de se admirar o que os russos conseguem fazer com a pura força de vontade já que ter dinheiro de sobrando não é o seu forte,talvez só EUA França e China tenham uma indústria bélica tão completa como a dos russos. Se esse caça for melhor do que qualquer um de 4 geração, seja lá ele rafale,f-15 gripen ou su-35 já valeu a persistência no projeto. Vamos… Read more »
Podiam fazer um elephant walk com os SU-57 existentes.
É ixtélti !!!
Alou FAB !!!
É disso que tô falando !!!
Pixels !!! Muito pixels no Grifo !!!
Façam só um 🙏
Tinha sido noticiado que as entregas do Su-57 tinham sido pausadas porque a Rússia só aceitava receber os caças com os motores definitivos. Será que eles estão com os novos motores?
Não, não estão. Esses lotes ainda vêm com motores AL-41F1.
Querendo ou não, a Rússia é outra máquina de produção militar.
Principalmente agira que 1/3 do orçamento está voltado para o setor de defesa.
A Força Aérea russa não quer mais receber Su-57 nessa configuração original, mas eles precisam manter a linha de produção aberta até que o Su-57M entre em produção em série. Acaba que a FA russa continua recebendo aeronaves além do pedido original.
São dois belos caças, o SU-35 foi testado e aprovado em combate inclusive na Ucrânia, o SU-57 foi usado na Síria mas até agora foi pouco usado na Ucrânia seria bom ver ele contra os sistemas modernos da OTAN contra os quais ele foi projetado para atuar!
Famoso lotes de 2!
Bonitinho. Adorei ver ele ser derrubado em Topgun Maverick!!!!
Se é pra fazer cópia mal feita do Top Gun anos 80, prefiro o francês Cavaleiros do Ar com belas cenas de (Mirage 2000) sob Paris.
Sob Paris?
Nas catacumbas?
Show tb, as cenas aereas são espetaculares, mas o roteiro e triste, rsrsrs
Parece que nos novos lotes do su-57 eles já resolveram o problema dos parafusos
Excelente caça de 4ª geração ++
É um caça lindo, sim, porém, num combate BVR por exemplo, acredito que o Gripen ainda seja mais capaz!
Hehehehe essa foi engraçada.
Lindo caça e como manobra. Parabéns aos Russos pela independência. Isso é que pé dissuasão pura. Fabricar praticamente tudo que se usa em uma guerra moderna. Pouquíssimas nações do mundo o fazem, menos ainda tem essa determinação e resiliência juntas. Tenho uma inveja tremenda. Só nos resta torcer para que o Brasil um dia acorde e não seja tarde demais, demais e demais.
Qual canhão interno equipa o SU-57?
o mesmo da família Flanker, o Gsh-30.
Caça 5a geração stealth Formas+Materiais+Eletrônica interferidora Formas: Se ficar otimizado demais nas formas, vira um péssimo Caça de velocidade e manobrabilidade, inviabiliza a arena wvr e dogfight, reduz tambem, capacidade embarcada de mísseis Materiais: se exagerar na mão, fica caro demais e manutenção operacional complexa Eletrônica interferidora: parece ser o meio de melhor retorno custo benefício. No entanto, qualquer avião pode usar independente da geração (exemplo Pods). Mas aí, o desempate fica por conta dos percentuais de vantagens agregados nos dois itens descritos anteriores… É um equilíbrio….tem de saber dosar a mão no investimento em cada um dos fatores acima…e… Read more »
A Industria Militar da Rússia , sabe realmente construir belíssimas aeronaves.
Su-57, Su-35, melhores caças do planeta.
Os russos anunciaram que já fecharam contratos de exportação do Su-57.
Entrega de 2, 3 aeronaves por ano? Isso aí não é produção industrial, é artesanato…hahaha
Esse ano serão cerca de 20 à 24 Su-57 entregues.
+ cerca de 10 à 15 Su-35S
10 à 15 Su-30 Sm2
e aproximadamente 15 Su-34M
Da um total de 50 à 70 caças no ano.
Sem contar mais um punhado de Yak-130M que é um caça Leve.
E há indícios que os russos pretendem iniciar produção em massa do MiG-35 no ano que vem.
Eles nunca conseguirão entregar 20-24 Su-57 esse ano. Foram dois lotes entregues esse ano (1° em setembro e o segundo agora em novembro) com cada lote normalmente entregando entre 3-4 aeronaves.