CRUZEX 2024 entra na segunda semana com intensificação de treinamentos
O Exercício foca na criatividade e desenvolvimento dos pilotos ao enfrentarem cenários desafiadores com capacidades reduzidas
A Força Aérea Brasileira (FAB) conduz, até o dia 15 de novembro, o maior exercício operacional da América Latina, a CRUZEX 2024, na Base Aérea de Natal (BANT). A primeira semana – que começou com voos de Familiarização (FAM) para auxiliar as tripulações na adaptação à área de operações e com voos de Treinamento de Integração de Forças (FIT) entre as diversas Forças Aéreas participantes – contou também com as primeiras missões em cenários pré-planejados com múltiplas aeronaves, conhecidas como Operações Aéreas Compostas (COMAO). Nessas operações, Esquadrões e aeronaves se alternam entre “país azul” e “país vermelho” a cada missão, proporcionando uma série de simulações táticas e missões desafiadoras realizadas por todas as forças aéreas envolvidas.
O objetivo da CRUZEX 2024 é promover o intercâmbio operacional entre as Forças Aéreas participantes, visando à preparação e à interoperabilidade em um ambiente de defesa mútua. O Diretor do treinamento multinacional, Brigadeiro do Ar Ricardo Guerra Rezende, destaca uma das características do treinamento. “O Exercício não possui a finalidade de apontar vantagens de uma Força sobre a outra, nem mesmo entre aeronaves, indicando se há vencedores ou derrotados, mas sim de realizar um treinamento conjunto, em que cada país contribui com seus conhecimentos e capacidades para a evolução coletiva das Forças envolvidas”, diz.
Segunda semana de treinamento
A CRUZEX 2024 entra, agora, em sua fase final, com o incremento contínuo de dificuldades para os participantes. Esta segunda semana inclui novos cenários com complexidades operacionais aumentadas e desafios adicionais. Durante o exercício, são aplicadas limitações artificiais também nas capacidades das aeronaves, o que obriga os pilotos a desenvolver soluções criativas para cumprir as missões.
Ainda conforme o Diretor do Exercício, durante a evolução do treinamento, como metodologia, há a redução das capacidades das aeronaves, mantendo-se um equilíbrio entre elas e fazendo com que os pilotos possam ser provocados em suas habilidades de planejamento e tomada de decisão. Assim, é possível evoluir as capacidades doutrinárias em cenários simulados no treinamento. “Essas restrições buscam forçar um ‘desequilíbrio de forças’ controlado, aumentando o nível de complexidade dos cenários e evidenciando o treinamento. Essa abordagem desafia os pilotos em treinamento a inovar e adaptar-se a situações adversas, aprimorando suas capacidades operacionais”, explica.
Na CRUZEX 2024, cada país oferece suas aeronaves e conhecimentos específicos, colaborando para um desenvolvimento conjunto e sólido da cooperação internacional no campo da defesa. A etapa final do exercício promete fortalecer ainda mais essa integração, focando em cenários ainda mais desafiadores que capacitem todos os mais de 1.000 pilotos em treinamento, respeitando o objetivo principal de aperfeiçoar a prontidão e o trabalho conjunto entre as nações.
FONTE: Força Aérea Brasileira
Sim, parabéns.
Mas, como foram o GRIPENS?
“Mas, como foram o GRIPENS?”
Tem uma cama por aí? Deita e espera deitado a FAB falar alguma coisa, os jornalistas, grande parte é chapa branca, pode ser que algum jornalista mais independente ouça alguma coisa mais confidencial e divulgue, o negócio é esperar o fim do exercício.
Como eu disse, dificilmente algum jornalista vai publicar alguma coisa, mesmo ouvindo algo, a maioria é chapa branca. “Uma vez agindo de forma ilegítima ele poderia perfeitamente corromper a própria notícia.” No meio jornalístico não deveria ter essa de “agindo de forma ilegítima”, ou é jornalista ou é um mero papagaio que só repete. Quanto a “corromper a própria notícia”, não vejo dessa maneira, bastaria publicar apenas exatamente o que ouviu. Na Cruzex passada, o Galante publicou que dois F-5 sofreram pane seca, teve um pessoal que não gostou e deu piti, dizendo que não era verdade, na minha opinião,… Read more »
“Você provavelmente deve estar se referindo aos ´jornalistas de defesa´.”
Sim, os jornalistas especializados em defesa.
“Por fim, fica o seguinte pensamento.
Caso, hipotéticamente, acontecesse tal coisa, o público interessado, eu, você, ou qualquer jornalista teria mesmo o direito de saber disso? Isso não seria reservado à FAB e ela quando achasse adequado publicaria?”
Estamos em uma democracia, devemos saber se a força aérea tem a mínima capacidade de defender nosso país, e sim, ela deve explicações, pelo menos é assim (ou deveria ser) em países sérios.
Fantástica a sua ideia. Sendo assim, vamos criar um website divulgando ao público todas as informações sobre nossas emissões de radares, nossas deficiências operacionais, a capacidade de todos os nossos armamentos…
Seria o sonho de todo oficial de inteligência, ter todas as informações atualizadas de forma pública.
Não seja ingênuo, a transparência não deve estar presente no meio militar.
Existem capacidades que devem ser divulgadas, e capacidades que devem ser ocultadas.
Existem deficiências que devemos fingir que não temos, e capacidades que devemos fingir que temos.
Alguém que entende. Obrigado.
“Existem deficiências que devemos fingir que não temos.”
Belo argumento, mas se um dia a coisa esquentar, vamos ter que ficar igual a Ucrânia, implorando por ajuda, querendo caças e armas doadas, ficando totalmente dependente de países alheios…
Mas devemos fingir não ter as deficiências justamente para demover os inimigos da ideia da coisa esquentar.
Nós já a estamos nesse nível 32 F -5 EM/FM funcionando(se é que todos estão operando), 10 AMX que param o ano que vem, 8 Gripens que ainda não estão 100% operacionais(o que é normal é um avião em desenvolvimento). Precisamos fazer MLU dos A-29 como da para perceber estamos pior que a Ucrânia no início da invasão russa.
O MLU do A-29 inicia ano que vem.
É só olhar o portal da transparência que descobre muita coisa
Dados técnicos em portal da transparência? É sério isso?
“ Estamos em uma democracia, devemos saber se a força aérea tem a mínima capacidade de defender nosso país, e sim, ela deve explicações, pelo menos é assim (ou deveria ser) em países sérios.”
O que tu gostaria de saber? Qual a tua curiosidade específica?
Segredo de Estado!
Esta fase chama-se LIVEX. A guerra, propriamente dita.
Não teve combate Dogfight, foi avisado desde o inicio do exercício que não teria.
Pelo visto o Dogfight vai ficar pra Red Flag mesmo 🤷♂️.
Não percam a próxima Red Flag!!!😏
Já dei a minha sugestão aos editores depois do exercício uma Live com a Cel R.Nery 👍
Só queria saber quanto esta o placar Gripen x F-15/F-16. Não adianta marcar 2 gols no Real Madri e tomar 5.
Filho, pesquise o que é a CRUZEX . Nao é supertrunfo. Alias pesquise tb o que é supertrunfo, desculpe, tenho 57 anos. Compreendo a ansiedade da garotada em ver dogfighters nos ceus de Natal, mas a operação não e pra isso. Com tanta informação as pessoas ainda não sabem o que representa um exercicio como esse!
Mas quem disse que a foto foi tirada no momento exato do evento ora descrito?
Pelos levantamentos que fiz dos Caças na CRUZEX: 15 F-5M sendo 13 F-5EM e 2 F-5FM 5 A-1M 7 Gripen F-39E 2 A-4M da Marinha Todos estão queimando querosene!! e voando muito! Bom d+ de ver !! Alegra o coração! o Interessante que tem 4 KC390 da FAB sendo 2 com sonda para missões de reabastecimento em voo o FAB2858 e FAB2859, 1 KC390 com pod EO/IRo FAB2855 + o FAB2857 ou o FAB2854 Prestando suporte a Base mas não fixo no exercício. Neste momento os 4 em KC390 em voo na CRUZEX-2024 https://www.flightradar24.com/multiview/37f39909,37f39423,37f3bb12,37f3d577 Matriculas dos F-5 na CRUZEX 2024… Read more »
“15 F-5M sendo 13 F-5EM e 2 F-5FM”
15 F-5? Até que é bastante, coloca mais uns 2 operacionais que provavelmente ficaram em Canoas para o alerta, e mais 2 no Rio. Não sei se tem algum F-5 em Anápolis para o alerta, mas vamos colocar mais 2.
21 caças F-5, deve ser o máximo que está realmente disponível e operacional para a linha de vôo, eita Brasil!
Se não me engano faz pouco tempo, nesse ano ou no ano passado, se falou em torno de 40 F-5 operacionais, se não me engano temos mais de 50 deles mas alguns destes são fontes de peças para os outros.
“Se não me engano faz pouco tempo, nesse ano ou no ano passado, se falou em torno de 40 F-5 operacionais.”
Se tiver uns 30 realmente operacionais, prontos para decolar a qualquer momento, é muito!
Não tem 30 F-5M prontos para decolar , sendo otimista uns 23 , Pelos meus levantamento são 32 ativos, era 33 até o sinistro do FAB4866 nesta Cruzex. Destes 32 , 19 estavam em voo em 2024. Todos estes foram vistos este ano em voo ou em manutenção em algum momento , PAMASP 2024/ em voo na Cruzex , na comemoração dos 100 mil horas na Esquadrão Pampa , em eventos em Anapoils etc. Pode ter sido colocado em voo alguns dos +/- 9 que estavam no PAMASP vistos na visita do Nunão em Setembro /2024,mas não deve chegar a… Read more »
É muita necessidade de defender o F-16 não?
Estou pensando em ir para a cabeceira da pista dia 15 ver os aviões em virtude do feriado. Será que ainda vai ter operações dia 15?
Mesmo eu nao tiver operação , vale a pena ir,. vai ter oportunidade de ver muitas aeronaves lá
“SO Johnson” “Sgt Muller Marin” agradeço por tantas e tantas fotos maravilhosas! uma melhor que a outra 👏 🙌 😁
Fotos belíssimas do exercício! Parabéns aos fotógrafos na missão!
O governo está precisando cortar custos? Por mim cortava o Cruzex, isso aí, como muita coisa no Brasil é pura cortina de fumaça. Alguns podem vir afirmar que trata-se de adestramento de pilotos e etc, mas adestramento com o que? meia dúzia de caça para defender o país inteiro? Convenhamos, fora os caças Gripen, o resto é sucata com asa. O que a marinha e a FAB gostam mesmo de fazer é fiscalizar o cidadão que anda de jet ski e controle de aviação civil que no meu entender não deveria ser da FAB, agora de “força” essas organizações só… Read more »
O controle da Aviação Civil é da ANAC, faz mais de 20 anos. Você não sabia? By the way: você fez AMAN e IME mesmo, ou como disse o Velame, é “currículo do papai”? ______
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EDITADO. MANTENHA O RESPEITO.
LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/
Eu inclusive gostaria que a MB fiscalizasse mais essa galera do JetSki, Lanchas e mesmo veleiros. Tem muita gente fazendo besteira na orla.
Esse troll apareceu agora por aqui, e só marreta. Deve ter algum problema.
Vinicius, a ANAC fiscaliza a aviação civil! Quanto à aposentadoria dos militares não adianta reclamar do governo A ou B! A legislação precisa ser obedecida! Quem altera a legislação é o Congresso Nacional! Mesmo que o Governo A ou B publique uma PEC, se não for aprovada pelo congresso morre na casca.
O F15 é sem duvida o que mais se destaca nessa foto,o único caça de duas caldas nessa operação.
Calda de caramelo? Dois estabilizadores verticais. É “cauda”, com “u”.
É o caça que mais se destaca também nos radares adversários! Rsrsrs.
Vamos comparar as forças áereas do Brasil e EUA agora kkkkk
Uma coisa não anula a outra…Rsrsrs.
Os multi-purpose pylons com um tanque subalar e dois misseis no F-15 é impressionante. Será que é viável nos F-39s?
Nessas ações com limitações o caça mais poderoso tem limitações para ficar com capacidade similar ao caça menos poderoso. Por exemplo o F-15C enfrentando o F-16C do Chile o alcance do radar do F-15 vai ser reduzido e ele vai utilizar mísseis AIM-120 da mesma versão dos chilenos. No caso do Gripen contra o F-16 o Gripen em vez de usar o Meteor vai usar um míssil virtual de capacidade similar ao AIM-120 chileno. Assim os pilotos vão ter que usar de estratégia pata vencer e sem tirar vantagem de um equipamento superior, bem bolado força o piloto a ser… Read more »
É assim mesmo? Eu não sei. Vou ler novamente a EXOPORDER.
Depois desse Exercício, provavelmente será difícil vermos caças nos céus com os cortes que acontecem e acontecerão.
Espotters são levados para a delegacia durante a Cruzex
https://aeroin.net/de-forma-arbitraria-fotografos-de-aviacao-sao-levados-para-a-delegacia-em-natal/