Air Show China 2024: Caça Chengdu J-10CE de exportação
Nas fotos, a variante J-10CE de exportação do caça J-10C, com pod de mira a laser Yings-IIIA. O avião é uma versão avançada do caça multifuncional J-10, desenvolvido pela Chengdu Aircraft Corporation, da China. Integrado à Força Aérea do Exército de Libertação Popular (PLAAF), este caça monomotor de quarta geração possui melhorias significativas em relação aos seus antecessores, com foco em avanços tecnológicos que ampliam suas capacidades de combate.
A principal diferença do J-10C é a adoção do radar de varredura eletrônica ativa (AESA), que proporciona melhor detecção de alvos e maior precisão.
Equipado com motor de última geração, o J-10C é altamente manobrável e pode executar uma ampla variedade de missões, incluindo combate ar-ar, ataque ao solo e reconhecimento. Ele também é compatível com uma ampla gama de armamentos, como mísseis de médio e longo alcance, bombas guiadas a laser e armamento ar-solo, permitindo que ele se adapte a diferentes cenários de combate.
Essas características tornam o J-10CE uma opção versátil no mercado de caças, com desempenho comparável a outras aeronaves ocidentais, como o F-16 dos Estados Unidos, o que reforça a capacidade da China em produzir caças tecnologicamente avançados e autossuficientes.
A FAB já está salivando só de ver outra chance de enterrar o programa do gripen.
A FAB não, mas a força aérea do Egito, que possui mais de 200 F-16 banguelas…já fechou uma compra de 40 destes J-10CE.
O principal fator regulador das vendas militares dos EUA no Oriente Médio é assegurar a *”Israel’s Qualitative Military Edge” [Vantagem Militar Qualitativa de Israel], daí se entende a guinada egípcia…
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https://obamawhitehouse.archives.gov/blog/2011/11/17/ensuring-israels-qualitative-military-edge
Eles não tavam comprando Rafales?
Vi a matéria do Cavok, entendi a questão deles com os caças ocidentais que compram e vêm com freio de mão puxado.
Não ache que com o russos e chineses sejam diferentes.
Comprou, mas por pressão dos EUA os franceses não entregaram alguns dos armamentos previstos na compra… a partir daí os egípcios devem ter buscado opções sem tantas restrições…
Egito com um PIB nominal de US$ 398 bilhões,
que já possui uns 200 F-16, comprou Rafales, SU-35[não entregues] e J-10CE…puta salada… xD
Já no gigante Brasil, pra ter 36 Gripens é um enrosco de décadas.
O Gripen é um baita avião. No entanto, com a ingerência dos EUA, associada à submissão da Suécia, creio que o avião se tornará a longo prazo um elefante branco, a não ser que Brasília e Estocolomo se submetam às vontades de Washington. Está na hora de o Brasil comprar outro avião ou começar um projeto nacional, o que duvido muito em ambas as ideias.
Com todo respeito, você está delirando!!! Se não vier o Gripen não vira nada novo, apegue-se a ele…
Serão 15 desse tipo – 12 monopostos e 3 bi postos – para inicialmente substituir os A-1M. Conversas dão indicações que mais dois esquadrões poderiam ser adquiridos. As entregas começarão no final de 2025.
*** Esta é uma obra de ficção, com devaneios e exageros embutidos ***
O J-10 substituiria o AMX com um pé nas costas, e ainda seria um excelente adversário para o Gripen.
Mas, se vier algum lift, como o M-346, já estaria de bom tamanho.
Lift não…. já temos a Fragata Lift… corvetona, agora vai virar moda pegar equipamento de categoria inferior e chamar de primeira linha??? Gastando 30bi por ano??? praticamente o mesmo e grandes forças pelo mundo… só nós mesmo para aceitarmos ter um 346 chamando o de caça…
“agora vai virar moda pegar equipamento de categoria inferior e chamar de primeira linha???”
Nossa espinha dorsal é baseada em um caça de categoria inferior, feito para países da segunda e terceira divisão, perna curta, de defesa de ponto, usando um BVR também perna curta de segunda e terceira divisão, e isso é um fato!
“só nós mesmo para aceitarmos ter um 346 chamando o de caça…”
Já chamamos AMX e até o Super Tucano de caça…🤷🏻♂️
346 é um kart aéreo, não um F1… coisa para trainees, cadetes no último ano da academia.
Vejo com preocupação essa desativação dos A1 M,pois com o atraso da entrega dos Gripens e a retirada progressiva do F5,os esquadrões ficaram sem aeronaves disponíveis.
A FAB está em uma sinuca de bico
Sim, está. Como já comentado por várias pessoas antes, uma possibilidade que parece razoável é o aluguel de Gripen C/D da SAAF. Se isso for possível. São pouco voados e a SAAB pode participar da negociação.
Na verdade os Gripens sul africanos estão é bem estocados,tem aeronaves lá que estão a 10 anos estocadas, e a África do sul estaria com estudos para desativar sua frota de jatos de combate por falta de recurso.
Seria um ótimo negócio
Eu preferiria os Gripen C/D. Porém os F-5 já são conhecidos da FAB. É uma possibilidade transitória razoável. Há que se estabelecer os custos.
É um problema político e financeiro e que cabe às autoridades resolverem. Só dou meus pitacos.
Mas, creio que você se equivocou em seu comentário. Câmbio final.
Não tem como prolongar mais a vida dos F-5 a produção dele começou em 1959 e foi até 1987, vamos supor que todas as nossas células sejam das versões produzidas 1987 o avião tem 37 anos, quando eles forem dar baixa já estarão com mais de 40. Não dá para espremer mais, agora é mais Gripens ou nada.Todo centavo que estiver disponível é para o Gripen, fora que quando falam da baixa do a1-M parece que estão falando de muitas aeronaves são míseros 10 aviões se é que todos estão funcionando.
“possibilidade que parece razoável é o aluguel de Gripen C/D da SAAF.”
De novo isso???? Vcs não cansam desse devaneio?
Não. O que eu quis dizer é que se a FAB decidir [e a decisão é dela] por um tampão, que seja Gripen C/D. Minha opinião pessoal [sempre] é pela aquisição de novas unidades de Gripen E/F. Ficou claro?
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COMENTÁRIO APAGADO. MANTENHA O RESPEITO E A CIVILIDADE.
LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/
Obrigado pela gentileza. O Blog está muito bem servido com pessoas como você. Tenha um ótimo dia!
Calma que vai piorar, o governo federal quer colocar mais uma vez o ministério da defesa no corte de gastos. É o famoso grosso entrando
E está ótimo, porque esse ministério é igual os demais, gasta muito e produz pouco.
acho que prefiro negociar com suecos, eles só querem dinheiro, a China costuma querer a alma junto…
Eu brinquei sobre os J-10. Não vejo possibilidade deles virem para nós, seja por $$$, logística e interoperabilidade.
Tá.. O pessoal crítica, tem preconceito etc.. Mas eu não me lembro de ler nada a respeito de operadores de caças chineses reclamando do equipamento.
Todo mundo idolatra os produtos ocidentais, que para operação diária em tempos de paz, desfile e exercícios são 100% não tenho dúvidas, mas na hora que o bicho pega pra valer e você precisa ao extremo, vai perguntar lá para os argentinos como a coisa funciona..
Sim, isso é verdade. Mas há uma questão, a cultural. Considere-a de modo amplo. Ela considera a forma de pensar e agir de uma força e, entremeado, há questões políticas, e econômicas, há os armamentos, há a interoperabilidade. Independente da qualidade das aeronaves chinesas, não seria simples adquiri-las, mantê-las e operá-las.
Também não vi uma noticia de vitória em combate…
Esse é bonito…pode mandar pra “nois” aqui ( mesmo sem galantia) rsrsrs
A gente compra se os china comprarem 10 KC 390.
Se a China comprar 10 KC-390 do Brasil hoje, daqui alguns anos compraremos 40 KChing-390 deles, ou alguma aeronave maior.
Pagando os royalties nem ligo como vão chamar!
Royalties?? Kkk
Pena que é uma questão não só do avião em si, a compra de um caça envolve armamentos, treinamentos e uma sinergia entre o comprador e vendedor, filosofia de operação, doutrina em geral, enfim a coisa que teria que começar do zero nesse caso, e dai seria caro como o GRIPEN, acho que esses J-10 são muito bons, mas para a FAB é complicado hoje é quase como sair uma de NCC1701 e ir para uma KTYIngs Klingon. hehe. Em relação a busca da FAB por outra aeronave acho que os italianos vão levar e vender os LIFT para FAB… Read more »
Os equipamentos desses aviões chineses são compatíveis com o padrão OTAN?
Se não forem, e creio que não são, quem comprar vai ficar nas mãos dos chineses.
Depende, a Turquia (só de exemplo) conseguiria colocar vários equipamentos produzidos por eles.
No caso de equipamentos produzidos por países da OTAN poderia ser pior que ficar nas mãos dos chineses.
A França repassou informações sobre o sistema de defesa aérea construído para o Iraque aos EUA, informações sobre os Exocet argentinos para britânicos, EUA auxiliaram os britânicos também, etc, etc, etc…
Bom é “ficar na mão” dos EUA e dos europeus, né? Lembra da chamada “Guerra da Lagosta”? Sabe a favor de quem os EUA pressionaram? E nas Malvinas, onde a França embargou novas remessas de mísseis para a Argentina? Será que os chineses seriam menos confiáveis? Penso que não, bem ao contrário.
Na Ucrânia estamos vendo as armas padrões Otan – Harm, AASM, Scalp, Storm Shadow – sendo usadas por caças padrão soviético. Quando é necessário, integrações acontecem.
Sim, há caças soviéticos/russos com aviônicos israelenses, não lembro qual país os usa no entanto, mas já foram comprados dessa maneira.
Faltou saber o preço, e se levando uma dúzia (ou três) tem desconto…
Melhor que o SU35
Considerando nossas boas relações comerciais e políticas com a China, deveríamos pedir um “testdrive” de longa duração com alguns exemplares desta aeronave. Se aprovadas, nos livraríamos do risco sempre presente, e frequentemente aplicado, de restrições de uso de europeus e, especialmente, norte-americanos.
Bonito pra caramba
O Paquistão já tem usado esse caça, ele tem sido bem avaliado?
Considerando que compraram os F-16 com freio de mão puxado, tendo que ser operados por bases com oficiais americanos vistoriando e tendo seu uso limitado, eu sequer consideraria a opinião do Paquistão sobre isso.
O Brasil, “se não tivesse os péssimos políticos que tem” deveria seguir o exemplo de países como a Índia, buscar neutralidade e comprar tanto equipamentos ocidentais quanto orientais, isso dificulta situações de embargos, uma “suposição” ter dois lotes de Gripens 72 unidades e 48 unidades de uma aeronave como o Su-30MKI, J-11, J-10CE, JF-17 Block3, seria uma Força Aérea considerável, não tão dificil de manter (Índia tem mais de 250 Su-30, Rafale, Jaguar, Tejas, Mirage, Mig-21) e menos passível a embargos e chega no numero de aeronaves “ideal” de 120 unidades.
Escreveu muito bem: “péssimos políticos”.
O J-10CE se apresenta como uma opção no mercado internacional para nações que não tem uma aproximação com o ocidente ou que tem problemas com estes tradicionais fornecedores. Some isso ao fato da Rússia ter uma reputação que não é das melhores quanto a logística & suporte de seus produtos algo que ficou evidenciado nos últimos dois anos com o conflito na Ucrânia. Com isso uma das alternativas no mercado podem ser os caças chineses, estes hoje apresentam possibilidades bem similares aos ocidentais do mesmo porte e fazendo uma refêrencia direta ao J-10CE as chances podem ser bem interessantes. Já… Read more »
Talvez fosse a escolha da Argentina se a oposição não tivesse levado as eleições por lá.
Seria interessante de ver no futuro uma CRUZEX com Gripen e J-10C novinhos voando juntos.
Caro Rafael. Pensei muito nessa possibilidade bem como no JF-17 que seria ainda mais viável podendo ser comprado em maior número e resolvendo o dilema da aviação de caça da Argentina seja na força aérea ou na armada. Mas se eu apostei no mais acessível imagine o potencial que o J-10CE não poderia entregar, só que mesmo com tudo favorável aos caças chineses ainda acredito que não levaram por coisas que vão muito além da eleição do Javier Milei tem a pressão dos EUA as implicâncias dos Britânicos e assim por diante. Só o fato de terem sido analisados já… Read more »
Existe alguma mínima possibilidade desse caça na FAB??
(não que eu queira, muito pelo contrário)
Será que seria possivel mudar turbina,aviônicos,armas no padrão ocidental?
É um caça muito bonito,e muito melhor que F16 do deserto e M346 .
Imagina o custo disso tudo? O J-10 foi pensado para dar a indepenência da China quanto a fornecedores externos.
Com F16 logo uai . vantagem nenhuma nisso.
Está ai um caça que os Argentinos poderiam ter adquirido se quisessem ter independência dos britânicos. 30 caças destes já dariam um bela moral para os hermanos.
Eu também consideraria eles para substituir os AMX, entretanto é só um devaneio pois não há a possibilidade de acontecer.
Bom dia a todos os senhores camaradas do Aéreo e Trilogia! Nada como um dia após o outro para vermos o povo ” pedindo que se solte a Marrabás e Jesus para aestaca”. Não há até o momento de minha postagem, um único comentário jocoso do tipo ” solta pecinha”, pelo contrário à defensores da adoração desse excelente caça multifuncional! Eu sempre disse e repito que a China pode clonar, copiar, roubar, chipiar projetos, mas mesmo para isso é preciso capacidade, desejo popular de fazer a nação ser grande e tomar seu lugar de destaque. Coisas que ao brasileiro raso… Read more »
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COMENTÁRIO APAGADO.
AVISO DOS EDITORES: VOCÊ FALA DE DISCIPLINA MAS CONTINUA A DESRESPEITAR AS REGRAS DO BLOG, MESMO APÓS DIVERSAS ADVERTÊNCIAS.
QUE PARTE DAS REGRAS VOCÊ AINDA NÃO ENTENDEU?
LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/
Perdão não se repetirá, foi no “fritar dos ovos”.
Sgt Moreno
Não consegui identificar canhões internos. Ele não tem esse armamento integrado?
Eu vejo essa propaganda de exportação a mais de 10 anos e ninguém compra esse xingling.
Eu acho que J-10C, JF-17 e futuramente ingressar no programa do J-31 (J-35) pode ser uma situação viável para o Brasil e firmar parceria com nosso parceiro do Brics