O J-15D é a versão de guerra eletrônica do caça embarcado J-15, desenvolvido pela Shenyang Aircraft Corporation para a Marinha do Exército de Libertação Popular da China (PLA Navy). Baseado no J-15, um caça embarcado de 4ª geração derivado do Su-33 russo, o J-15D é modificado especificamente para desempenhar funções de guerra eletrônica e supressão de defesas aéreas inimigas, aumentando significativamente as capacidades de combate e a autonomia operacional da frota chinesa.

Visualmente, o J-15D pode ser identificado pela remoção do canhão interno, uma modificação comum em aeronaves de guerra eletrônica para dar espaço a sistemas especializados. Outra característica marcante são os casulos de interferência eletrônica instalados nas pontas das asas, além de vários sensores e sistemas de bloqueio de sinais em casulos sob as asas.

O J-15D é frequentemente comparado ao EA-18G Growler da Marinha dos Estados Unidos, uma versão especializada do F/A-18 que também é projetada para guerra eletrônica.

O J-15D desempenha um papel crucial na estratégia naval chinesa, especialmente em operações aéreas embarcadas. Como avião de guerra eletrônica, ele é fundamental para a supressão de defesas aéreas inimigas (SEAD – Suppression of Enemy Air Defenses, ), permitindo que outras aeronaves e unidades navais chinesas operem com maior segurança em ambientes hostis. Em uma missão de ataque, por exemplo, o J-15D pode desativar ou neutralizar radares e sistemas de mísseis antiaéreos, abrindo caminho para caças e bombardeiros atacarem alvos estratégicos.

J-15D e J-15T

Subscribe
Notify of
guest

39 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Macgaren

Já fazem flankers melhores que os russos.

Joanderson

Acho que só perdem na motorização.

Alfredo Araujo

Será ?
Segundo o divulgado, o WS10 é superior em todos os aspectos ao AL31 russo.
Eu não duvido. Acredito mais em investimento em Pesquisa e Desenvolvimento que propaganda… Os chineses estão gastando muita grana em desenvolver suas equipagens.

Fabio Araujo

Hoje os “Flankers” chineses são superiores os russos em tecnologia embarcada e armamentos. Acho que só o SU-35 tem radar AESA já os chineses todas as versões recentes já possuem radar AESA.

Leandro Costa

Os Su-35 tem radar PESA. Acho que só os Su-57 tem radar AESA, se tiverem.

Marcos Silva

…se tiverem????
Radar????

Leandro Costa

Desculpe, ficou mal escrito mesmo. Radar AESA. Podem ter os mesmos PESA do Su-35. A algum tempo atrás tinham dificuldades em terminar os radares AESA para o Su-57. Podem ter terminado, mas pessoalmente não sei dizer ao certo.

Last edited 3 dias atrás by Leandro Costa
Léo Neves

Su-57 tem 6 AESA , já foi mostrado e tem as marcas de cada AESA na fuselagem.

DSC

O Su-57 não tem 6 radares.

A literatura existente sobre o Su-57 indica que dentro do “ferrão” entre os motores na traseira está um jammer do sistema EW do jato.

E aquelas famosas antenas de banda L nos LEFs das asas são para IFF e/ou ESM.
Para função de radar são desastrosas. Seriam apenas radares 2D (pois não seriam capazes de obter informação de elevação/altitude de alvos detectados), e a resolução angular e alcance de deteção seriam abismais devido ao tamanho e e potência muito pequenas para algo que operaria nas frequências de 1 a 2GHz.

Marcos Silva

Era piada!!!
Aproveitei o gancho: Su-57,se tiverem radar..kkkk

RDX

Nenhum Flanker chinês supera o russo. Tanto é que a China comprou um lote de Su-35.

Tiago Silva

Um lote de 43 unidades de Su-35, e de Su-27 197 com a maioria montados sob licença. Agora vamos pegar os equivalentes chineses: J-11 = 587 J-15 = 119 J-16 = 229 Somando todos da um total de 935 exemplares de fabricação nacional, sinal que estão levando a dita “cópia” muito a sério, ainda temos muitos que insistem em desmerecer os feitos da China mas a real é que eles nem ligam e continuam fazendo. Isso somando todas as versões destas aeronaves,e é uma estimativa puxando pelo scramble.nl. Mas como a produção em especial dos J-15/16 ainda esta ativa é… Read more »

max

Originalmente, a China só queria comprar um ou dois para ver como seria o desempenho da última série de SU27 russos (SU35)? No entanto, os russos se recusaram a vendê-los, dizendo que o número era muito pequeno. Assim, a China teve que comprar um pequeno lote de 24 aeronaves, o suficiente para uma grande unidade da Força Aérea. Mas depois de comprá-los, eles descobriram que a série SU27 mais recente (J16) é muito melhor do que o SU35. Assim, eles pararam de comprá-los depois desse pequeno lote e passaram a produzir integralmente seus próprios J16s. Mas eles já compraram o… Read more »

Last edited 1 dia atrás by max
BLACKRIVER

Será que os militares da FAB tem consciência, e conhecimento pleno do quanto estamos atrasados perante ao mundo moderno?

Ao invés de ficar com ideias mirabolantes de F16/M346/RAFALE…
Por que não se concentram em desenvolver a plataforma atual GRIPEN F39?

Tem tanta coisa que poderíamos fazer com tão pouco!

No mais, só me resta dizer: Parabéns 🍾 China 🇨🇳

Last edited 3 dias atrás by BLACKRIVER
Plinio Jr

Creio que tenham consciência disto…e a sociedade brasileira ?

Uma sociedade que não se preocupa com avanços, sequer em coisas básicas como educação, saúde , moradia … segurança interna de seus bairros e moradias, será que está preocupada com a segurança do seu país ?

Creio que não …..

Leandro Costa

Concordo.

Marcos Silva

Únicas preocupações do brasileiro:
curinthia;
framengo;
seleção
e carnaval.

Marcelo

Tanto que o Neymar ja machucou de novo no final do ano para voltar só em março no fim do carnaval kkkk

BLACKRIVER

A sociedade tem plena consciência, e espera que quem esteja a frente das organizações públicas, sejam elas civis ou militares façam as coisas acontecer da melhor forma possível.
Infelizmente não é o que acontece.

Gustavão

Um dia vamos conseguir irmão.

Tutor

Tem, mas, não há o que fazer, a decisão é política.
A única forma de assumirem a decisão política, seria dando um golpe, mas, aí receberíamos todo tipo de sanção e e seria pior para as forças pseudo-armadas.
Não podemos ignorar, também, que muitos dentro das forças têm como prioridade o aumento de salários, pensões, beneficíos etc, o que sempre levanta dúvidas acerca de dar ou não mais recurso às FF.AA.
É complexo o assunto.

Last edited 3 dias atrás by Tutor
BLACKRIVER

CÊI…

Sergio

Você está certíssimo.

Não esquecer que após o ” acidente” em Alcântara “obedientes” nunca mais se meteram a fabricar artefatos espaciais de vulto.

Hoje , 21 anos após já estaríamos pensando em colocar um homem no espaço por nossos próprios meios e para orgulho e felicidade de nossa gente.

Mas preferiram a covardia.

General de Sofá

A situação nossa não é nem de desenvolver o F-39, é ter $ pra comprar

BLACKRIVER

É,
Mas e pra comprar F16 velho e todo o aparato para operar, aí tem dinheiro?

BLACKRIVER

Prezados editores…
Que tam uma reportagem relacionada aos equipamentos radares usados na CRUZEX?
Fabricante, marca, modelo, alcance, enfim seria bom.

Victor bueno

 J-15T é a o Flanker mais lindo já feito.

Fabio Araujo

Taí um avião que preocupa os americanos, eles sabem muito bem da importância desse tipo de caça.

Tutor

Rapaz! Ficou invocado esse Xiomi aí.
Palabéns!!!!!

RDX

Versão embarcada do Su-27 chinês (J-11)
O Flanker chinês levou uma surra do Gripen C/D tailandês alguns anos atrás. Imaginem esse lixo com RCS de jumbo e radar PESA enfrentando o Gripen E.

J-11 x Gripen: novas informações sobre combates dissimilares na Tailândia – Poder Aéreo – Aviação, Forças Aéreas, Indústria Aeroespacial e de Defesa

max

Se você leu o artigo, deve saber que O velho J11A, o radar não é nem tão bom quanto o PESA, é um radar plate gap ainda mais antigo, os mísseis são apenas antigos, a eletrônica é ainda mais antiga, e não há fly-by-wire, é uma aeronave super antiga que está chegando ao fim de sua vida útil de 20 anos atrás até agora. Elas foram aposentadas em grande número. ————————— Adivinhe o que eles estão usando agora, o novo e aprimorado J11D/J16/J15T? (Peso leve (titânio + fibra de carbono). A mais recente eletrônica chinesa, radar AESA com área máxima… Read more »

Heinz

Cada matéria que sai aqui no aéreo sobre aviação de caça de outros países é um tapa na cara da FAB e do governo brasileiro. Poderíamos hoje operar aeronaves desse tipo hoje, mas estamos lutando para pagar um punhado de caças que num conflito real poderiam defender apenas São Paulo e talvez Brasília.

BLACKRIVER

Exatamente
Até mesmo por que onde realmente precisa, não tem pista e infraestrutura!

E a FAB não demostra interesse em fazê-la!

Vila Nova

Mais um exemplo para o Brasil!

Machado

Sei que é praticamente impossível, mas seria muito interessante saber as capacidades desses equipamentos de guerra eletrônica dos chineses. O que eles são capazes de fazer. Um tempo atrás fizeram reportagem do F-18 de guerra eletrônica e fizeram um apanhado de suas capacidades.

BLACKRIVER

França seleciona Airbus A321MPA como sua nova aeronave de patrulha marítima!
Ou seja, mais um exemplo de um país que resolveu investir em ciências e tecnologia de verdade, apoiar a indústria aeronáutica local, sem contar que vai utilizar a melhor plataforma que existe no mercado da aviação comercial narrow body.

JuggerBR

Me parece que a diferença dele pro Growler é que o chinês não carrega os misseis pra ataque aos radares e pra auto defesa, coisa que o Growler faz. Qual é a melhor opção?
Só quem usa sabe responder.

BraZil

DNA Russo. Lindos, imponentes e (poderosos?) quem arrisca descobrir?