Embraer C-390 designado como a nova aeronave de transporte das Forças Armadas da Suécia
Durante reunião de ministros da Defesa no Brasil hoje, Pål Jonson assinou uma carta de intenções relativa à ampliação da cooperação na área de aviação. A carta de intenções significa que se inicia o processo de aquisição do C-390 como uma nova aeronave de transporte militar para as Forças Armadas Suecas
– Isso significa que podemos dar um passo tão esperado e iniciar o processo de substituição de nossas atuais aeronaves de transporte pelo sistema de aeronaves C-390. Agora podemos começar o trabalho para garantir a necessidade operacional de uma capacidade de aviação de transporte tático de longo prazo, afirma o Chefe do Estado-Maior da Defesa, Tenente-General Carl-Johan Edström.
O atual avião de transporte militar das Forças Armadas, o TP 84 Hercules, é antigo e apresenta problemas de acessibilidade. A aeronave atende as Forças Armadas há mais de 50 anos e o processo de substituição do sistema já está em andamento há muito tempo. A carta de intenções assinada é, portanto, uma mensagem de boas-vindas, pois foi importante conseguir uma substituição.
– É muito gratificante que nos aproximemos agora de uma solução de longo prazo e o C-390 seja uma plataforma altamente qualificada e com grande potencial de desenvolvimento. Agora estamos totalmente focados em implementar esta capacidade absolutamente central o mais rápido possível, diz o Chefe da Força Aérea, Major General Jonas Wikman.
A declaração de intenções assinada visa fortalecer as relações bilaterais de longo alcance entre a Suécia e o Brasil na área de aeronaves de transporte tático e aeronaves de combate. O sistema aéreo C-390 é fabricado pela fabricante brasileira de aeronaves Embraer e é uma aeronave de transporte tático de médio curso com capacidade para transportar 80 passageiros ou carga de 26 toneladas.
FONTE: Forças Armadas Suecas – www.forsvarsmakten.se
Mias uma vitória para o KC-390 , e que venham mais Gripens .. quem sabe alguns C/D.. FAB precisa de pelo menos 16 unidade de segunda mão para ”ontem” , na torcida
Em matéria na Folha… Disseram que o maior problema dessa aquisição… É que ha resistência dos militares suecos em relação ao KC… Eles preferem o Hércules.
E em troca… O Brasil usaria o aditivo de 25% no contrato, para adquirir mais unidades do Gripen.
Tbem comentaram que a FAB foi mesmo atras de F-16… Porque as negociações com os suecos não avançavam…
E que ha muitos críticos em relação ao Gripen… Pois a própria Suécia esta considerando o F-35… Diante da nova realidade europeia.
É cada filme, onde é que saiu isso???
A Suécia está muito satisfeita com os Grippen C e D, com os Grippen E, que são muito superiores, muito mais.
A Suécia vai comprar o F-35, no mesmo dia que a França, dia de S. nunca.
Na internet tudo é possível, agora oficialmente da parte do governo Sueco, o seu caça actual e de futuro, é o Grippen E, o seu substituto, que voarão lado a lado, vários anos, é um caça de 6G Sueco ou com participação Sueca.
Onde você viu, ou onde saiu, que Gripen se escreve com 2 pês?
E desde quando Gripen concorre com F-35?!?!?!
Essa fofoca é tão bizarra quanto algo neste sentido:
“E que ha muitos críticos em relação a Dodge RAM… Pois o próprio dono esta considerando uma LaFerrari”
São usos diferentes, capacidade diferentes, custos de operação diferentes, não tem nem lógica achar que cogitar um 5th gen seria demérito para um 4th++ gen no estado da arte.
A Suécia contra-ataca! Surprise! Bastou que se ventilassem F-16 usados para a coisa andar e o KC ganhar.
E a alteração do cronograma
Acredito que esse assunto fez parte do cronograma e se não fez , pode fazer daqui para frente
Fica para as cenas dos próximos capítulos… aguarde! kkkk
Boa noite!
vou aguardar ansioso
abraços
Com um empurrão do Macron oferecendo seus Rafale, a Suercia acordou.
Tomara que esta aquisição mude a vontade do governo e cronograma…..
Tomara… milagres acontecem! Respira fundo aí e prende a respiração!
50 Gripen e prazo maior de pagamento será isso.
O pessoal da SAAB deve estar ligado aqui nos comentários do blog, devem ter tomado um susto com a repercussão…kkkk
Pena que nem o governo e a FAB, não estão ligados aquii no blog….
Será? Boa Noite! Eu acho que devem estar antenados aqui sim. Até semana passada estávamos falando de Tejas, M346F, Gripen C/D, F-16 usados, de repente… boom! A miracle! rss Se bem que ainda acho que deve vir caça tampão por aí já que 45 ou 50 aviões com prazo de entrega esticado não resolve o problema da desativação dos AMX ano que vem, tão pouco dá para equipar todos os esquadrões de caça. Vamos ver quem vai fazer a melhor oferta, se é o Macron com Rafales usados, a Meloni com M346F ou, quem sabe, até o Biden, que ouvi… Read more »
Acompanham sim. E pelas criticas que recebem, acompanham assiduamente. Claro que não os chefes, mas têm seus observadores.
Olá Cris…. talvez até o comandante acompanhe…. e comente. Se ele tiver mais ou menos a minha idade ou a idade do Rinaldo, deve acompanhar a trilogia há uns 10 ou 15 anos…. se pegou gosto, como todos nós pegamos, deve dar uma espiada nas matérias e nos comentários… deve ser seu colegas e preferências…e deve ter aqueles que precisa ignorar também.. riso
Parabéns para a Suécia pela escolha. Nessa categoria o C-390 é o melhor tecnicamente falando e ainda tem custo menor que os concorrentes. Ele só perde se a escolha for política.
Agora fica a pergunta: não era que o Comandante da FAB vinculou a aquisição de mais Gripens, ao KC390 na Suécia? Todos concordam que ele disse isso? Pois bem, ou a FAB oficialmente se precipitou, ou apenas há uma renegociação complexa para atrasar as entregas em 2 ou 3 anos, mas talvez incluir mais aeronaves, sejam novas, de segunda mão, ou ambas. Especulo, mas parece plausível. Em 2026/2027/2028 a economia pode estar completamente diferente, e nesse meio tempo, alguns Gripen CD dariam conta.
O problema de esticaram prazos de entrega até sabe-se lá quando, fora o fato de esquadrões pararem de voar por falta de aeronaves, é que os últimos aviões Gripen do contrato original já eram para estar sendo entregues e agora se fala das entregas se estenderem até 2035. E os do eventual aditivo de contrato serão entregues até quando, 2040, quando se previa inicialmente que esses aviões voariam até 2050? Será que eles ainda estarão relevantes nessa época em relação às novas tecnologias ou novos vetores que poderão surgir até lá? O Typhoon deve começar dar baixa já entre 2030… Read more »
Bom, agora sabemos que eu acertei. Serão 45 Gripens novos, provavelmente uma dilatação, e uma segunda aeronave em uma licitação. Pode ser o Gripen CD ou otra.
Os Typhoon vão voar até 2060, vão voar muitos anos ainda com os novos caças, mais uma vez, isto é dito pelos militares oficialmente.
Muitos dos últimos Typhoon das novas compras, vão ser entregues entre 2030 e 2035.
Isso era para ter acontecido um pouco mais de 1 ano atrás quando a programação da ida do Muccio a Suécia foi atropelada com o ataque do Hammas a Israel, lembrem?
Aí nada aconteceu, até coincidentemente o Trump levar, sendo este contra alimentar a OTAN, deixando os europeus assustados (minha opinião).
Rapaz, pq meus comentários não são postados?
Nota da moderação
Já te explicamos antes, mas vc ignorou os avisos.
Comentários agressivos e de baixo nível.
Resultado, comentarista bloqueado.
Nada com um “incentivo” kkkkk!
Mais 9 Gripens E?!
https://x.com/PlJonson/status/1855356701421281294?t=r3OC97daU4eVXFDKAKAqAw&s=19
🇸🇪🇧🇷 Good news from Natal in Brazil: Sweden is prepared to start the process of buying C390 Millennium tactical transport aircrafts. Brazil plans to increase its order of 36 Gripen E/F fighter aircraft by 25% (1/4)
Não, a conta é 25% do valor e não dá quantidade, como nesse aditivo não está incluso os custos com a fábrica, a quantidade pode variar de 12 a 15 dependendo de quantos E ou F forem adquiridos.
Nada como um bom “incentivo”!
25% de aditivo elevam para 45 F-39.
Agora é descobrir se os 25 (para 70 desejados) serão Gripen C/D, M-346 ou F-16 de segunda mão.
Ou Rafale
Sonha.
Euro é mais caro que o dolar. Resultado, caça mais caro.
Acho que são coisas diferentes…..
uma é o valor do câmbio… outra é o valor de venda.
O fato dos aviões da Embraer serem fabricados no Brasil não significa que serão necessariamente mais baratos que os aviões fabricados nos EUA ou na Europa.
Agora, vocẽ tem razão sobre o valor do Rafale. Durante o Fx2, a proposta dele era praticamente o dobro do valor da proposta apresentada pela Saab.
Exato
Com um detalhe a ser observado: +9 com o mesmo preço dos anteriores e duvido que seja o mesmo que Hungria, Tailândia e Colômbia pagarão pelos seus, ou um novo ( possível) lote para nós.
Compra aviões da Embraer para pagar já os gripen adquirido só vamos ter 12 gripens mesmo retos outros caças franceses italiano americano
Tempos atrás falei dessa negociação como um jogo de pôquer, onde cada um tem suas cartas mas também blefa. A FAB precisa de mais Gripen mas deixou claro que se não for ele pode ser outro avião para complementar os 36 já comprados. A Suécia precisava de um novo cargueiro faz não fazia questão de que fosse um avião novo, sua primeira opção eram C-130J da Itália usados. O tempo passou para os dois países deixando a situação difícil para ambas as forças aéreas. Finalmente saiu o acordo benéfico para ambos, mas ainda mais benéfico para a Embraer que conquistou… Read more »
Maravilha. Que isso e mais a escolha da Colômbia, e o desempenho dos gripens na Cruzex abram os olhos do GF e da FAB para a maravilha que é esse vetor. Imaginemos se a Índia escolher o KCtão e o Gripen tbm, vai virar uma dupla de peso, espero que a própria Colômbia eventualmente adquira o Millenium.
A FAB sabe que o avião é uma maravilha. Não precisa de CRUZEX pra “abrir o olho”.
Que o avião é bom, todo mundo sabe, isso não é novidade, então tá hora da da FAB se organizar e se concentrar em no desenvolvimento do F39
Tá na hora de minimizar custos concentrado-se num único vetor, e não de maximizar custos com uma frota diversificada!
É isso aí
Its over para o Hércules…..
Somos privilegiados, estamos acompanhando o começo da história do mais novo protagonista, e inda é Brasileiro! nem o Brasileiro mais patriota/nacionalista imaginária isso….. Parabéns, EMBRAER!
Não
O legado do C130 jamais será apagado por nenhum outro avião, e na US AIR FORCE ele vai continuar sendo um avião chave por muitos anos ainda.
Mas eu concordo que é um avião “ultrapassado” em muitos quesitos!
Tudo bonito no papel agora vamo ver se vai ser cumprido o que tá escrito.👀
E espero que daqui pra frente não apareça mais “caroço” nesse angu
Pode ter certeza disso. Daqui a pouco muda tudo. Isso aí é samba do crioulo doido. Se não pagar não recebe nada. E se não pagar eles não vão comprar nada.
Foi a vitória do Trump, ele quer deixar a aliança com Europa e ter relações com o Russos! O custo vai ser caro pros Americanos! Essa defesa que eles fazem da Europa não é grátis, vão deixar um bloco grande pra apoiar um país com 2 Tri USD de Pib! Apesar da capacidade do kc-390! Nem estamos discutindo isso aqui. É o Top do Top hj! Os russos não absorvem 10 % de compras Europeias! Geopolitica bombando pós eleição!
Ainda ajudei muito acima a realidade é que não absorvem 4 a 5 %!
Homônimo ou esquizofrênico?
Complemento… o botão do “editor” não funciona direito. Ás vezes, a gente precisa adicionar uma informação ao comentário e o modo mais simples é responder ao comentário anterior….
O contexto é claro… ele comentou que os russos seriam responsáveis por menos de 10% das compras russas… dai ele corrigiu para 4~5%.
Já precisei complementar ou corrigir comentários respondendo para mim mesmo….
Na minha humilde opinião. O governo fez chantagem. Ou compra o kc 390 ou nada de mais gipens. Não que seja ruim isso. Pelo contrário. Mais do que justo essa troca de compras.
Também acho que houve vinculação. Parece-me uma jogada política. Natural e correta, aliás. Se existe parceria Brasil-Suécia e eles estão precisando substituir os Hércules, por que não comprar os KC-390? Mas estavam relutando… e o desinteresse do Brasil pela entrega/pagamento dos Gripens (e ainda a história dos caças usados) acendeu uma luz vermelha na Suécia.
A conta é simple, o KC-390 não precisa da Suécia, ainda que quanto mais compradores melhor, já o Gripen depende do Brasil, que é o segundo maior operador do caça apenas atrás da Suécia! Forçar uma venda casada foi uma decisão inteligente.
O C-390 tem mesmo um potencial de mercado maravilhoso junto ao primeiro mundo.
Parabéns a Embraer idealizadora do projeto. E inclusive, dizem nos meios industriais, que o transportador era um dos maiores motivos da Boeing querer adquirir a Embraer, além de finalmente ter um caça de concepção nova no Portfólio…
Enfim, voltando pro tópico, é impressionante o que esse vetor tem conquistado.
Prezado, o idealizador foi a FAB. Esta estabeleceu os requisitos e trabalhou junto à Embraer para desenvolver o projeto. Mérito de ambas: o Emb-390 não existiria sem ambas.
verdade… a ideia da Embraer era aproveitar o máximo do Emb195, só que não atendia as demandas da FAB.
O projeto feito do zero, aproveitando o conhecimento da engenharia e os requisitos da FAB, que de certa forma seriam os requisitos de praticamente todas as forças aéreas do mundo
deu certo como havia dado certo no caso do Tucano e do SuperTucano
O objetivo de uma fabricante de aviões é atender as necessidades do cliente… o resto é consequência
Não sei o que tá acontecendo, mas acordo é acordo, desde já deixo novamente os meus Parabéns a toda equipe que costurou o acordo com mais um País na aquisição do C-390 👍💪🇧🇷👏