Nas imagens, o aguardado jato de caça stealth multifunção de médio porte J-35A, derivado do demonstrador FC-31. A aeronave vai estrear na 15ª Exposição Internacional de Aviação e Aeroespacial da China.

Desenvolvido pelo Shenyang Aircraft Design and Research Institute da Aviation Industry Corporation of China (AVIC), o J-35A incorpora um design integrado que combina aerodinâmica, estrutura e tecnologia stealth.

O FC-31 foi projetado como um caça furtivo de quinta geração com características que se alinham com as demandas de combate aéreo moderno, incluindo baixa assinatura de radar, alta manobrabilidade e sistemas avançados de radar e sensores. Embora inicialmente considerado um projeto mais experimental e de exportação, o FC-31 gradualmente se mostrou promissor como uma plataforma flexível, o que levou a China a investir no desenvolvimento de variantes específicas para suas forças armadas.

Com uma aparência que lembra o F-35 Lightning II americano, o caça chinês compartilha várias características semelhantes de design, como fuselagem furtiva e baias internas para armamentos, essenciais para minimizar a assinatura de radar. Este design contribui para uma presença reduzida em radares inimigos, possibilitando operações mais discretas e seguras em território hostil. Embora menos capaz que o J-20, o principal caça de quinta geração da China, o J-35 busca atender a diferentes cenários operacionais e a complementar a superioridade aérea chinesa com uma alternativa versátil.

 

O J-35, uma adaptação naval do FC-31, representa a aposta da China em um caça furtivo de quinta geração para operar no Fujian, o primeiro porta-aviões chinês com catapultas eletromagnéticas (EMALS). A capacidade do J-35 de operar em porta-aviões permite que a China aumente sua presença estratégica no mar e fortaleça sua defesa marítima e projeção de força no Indo-Pacífico.

Pouco antes do Zhuhai Air Show 2024, a China revelou o J-35A, uma versão do FC-31 adaptada especificamente para a Força Aérea do Exército de Libertação Popular da China (PLAAF). Essa variante indica o compromisso da China em expandir suas capacidades de quinta geração em sua força aérea, além dos já existentes J-20, focando em um caça menor, furtivo e mais leve, mas ainda capaz o suficiente para desempenhar um papel importante em missões de superioridade aérea e ataque de precisão.

O J-35A possui características avançadas de furtividade e é equipado com sensores modernos e um sistema de radar AESA (Active Electronically Scanned Array) que permite detectar e engajar alvos a longas distâncias.

Observar que o J-35A está equipado com refletor de radar “Luneburg Lens”, para torná-lo visível aos radares de controle de tráfego aéreo

Características Principais do Shenyang J-35

  • Comprimento: Aproximadamente 17,3 metros
  • Envergadura: Cerca de 11,5 metros
  • Área Alar: Aproximadamente 50 metros quadrados
  • Peso Máximo de Decolagem (MTOW): Em torno de 28.000 kg

Performance

  • Velocidade Máxima: Cerca de Mach 1,8 (aproximadamente 2.200 km/h).
  • Alcance: Estima-se que o alcance seja de aproximadamente 1.200 km em missões de combate (sem reabastecimento), com autonomia estendida por meio de tanques externos e reabastecimento em voo.
  • Teto Operacional: Pode atingir alturas de até 16.000 metros (52.000 pés).

Armamento

O J-35 foi projetado para carregar uma combinação de armas tanto em compartimentos internos (para maior furtividade) quanto em pontos de fixação externos, dependendo das exigências da missão.

  • Armamento Interno:
    • O FC-31 pode carregar até 4 mísseis ar-ar em compartimentos internos, como o míssil PL-15 (médio/longo alcance).
    • Pode também carregar mísseis ar-solo e bombas guiadas em compartimentos internos para missões de ataque ao solo, mantendo uma baixa assinatura de radar.
  • Armamento Externo:
    • A aeronave possui até 6 pontos de fixação externos nas asas, onde pode carregar mísseis adicionais ou tanques de combustível para maior alcance.
    • Além de mísseis ar-ar adicionais (como o PL-15), o J-35 pode ser equipado com bombas guiadas a laser ou GPS e mísseis antinavio em pontos externos, dependendo do perfil da missão.

Sistemas e Sensores

  • Radar AESA: Equipado com um radar AESA (Active Electronically Scanned Array), que oferece alta capacidade de rastreamento de múltiplos alvos e detecção a longa distância.
  • Sensores de Fusão de Dados: Para maximizar a consciência situacional do piloto, a aeronave integra informações de diversos sensores, fornecendo uma imagem completa do ambiente de combate.
  • Cockpit Avançado: O cockpit possui displays digitais modernos que facilitam a operação e a tomada de decisão rápida, incluindo interfaces de comunicação e compartilhamento de dados para atuação em rede.

Furtividade e Design

  • Design Furtivo: Com uma estrutura projetada para minimizar a assinatura de radar e infravermelha, o FC-31 é altamente furtivo, o que permite operações discretas e dificulta a detecção por sistemas inimigos.
  • Integração de Armamentos Internos: O armamento interno permite ao FC-31 operar com uma assinatura radar reduzida, preservando a furtividade.
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Vinicius

“Na natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se copia”

FERNANDO

heheheheh
Pelo menos eles sabem copiar, conheço um país abençoado por Deus e bonito por natureza, que não sabe fazer nem isso!
Até hoje se estuda que Pedro Alvares Cabral descobriu este país, mas, possivelmente tenha sido Duarte Pacheco Pereira, que possivelmente chegou aqui em 1498, e existem história de que o Reinos dos Navegadores conheciam estas bandas desde 1488.
Infelizmente, este país não sabe ser original.

Perigoso

Na realidade o primeiro registro oficial de quem chegou ao Brasil foi um rei Africano do Mali chamado Mansa Abubakr em 1311 no nordeste, ele deixou registrado a sua viagem, os Europeus tiveram acesso a estes textos da viagem de Mansa Abubakr.

Também existe a possibilidade vários povos do Oriente Médio tenham visitado o Brasil.

Os Portugueses e Espanhóis tinham informações da viagens que outros povos já tinham feito para a América.

Last edited 12 dias atrás by Perigoso
André Macedo

Não é bem um registro oficial, é uma teoria baseada em relatos no momento, mas há registros bem contundentes de que os polinésios chegaram à América do Sul antes dos europeus, inclusive estudos com mapeamento genético.

Perigoso

Os relatos históricos da viagem do imperador do Mali para o Brasil vêm de escritos do historiador sírio Ibn Fadlallah al-Umari, que teria se encontrado com Abu Bakr II e publicado o relato das viagens em 1342 o estudo dos escritos levou o historiador maliano Gaoussou Diawara a publicar o livro “A Saga de Abubakari II

Os Europeus tiveram acesso a estes livros durante as cruzadas.

https://www.uniaolibanesa.net.br/mansa-abubakari-ii-o-imperador-do-mali-que-chegou-na-america-antes-de-colombo/

FERNANDO

Muito bom, li inteiramente o texto.
Eu sabia da teoria que os Fenícios e Vikings tinham vindo a América do Sul, mas, não os árabes e africanos.

Rinaldo Nery

As Cruzadas se encerraram em 1291, com a conquista de Acre pelos mamelucos egípcios. Como podem ter lido livros de viagens de 1342?

Bitten

Bom, as “cruzadas” para “libertar” a Terra Santa (foram 4, eu acho) terminaram no século XIII, mas aconteceram outras, inclusive as navegações portuguesas para as Índias. “Cruzada” é uma ação para expandir o cristianismo com o apoio político e ideológico do Papado. Aconteceram tmb no norte da Europa, pelos Cavaleiros Teutônicos, ordem leiga q tentou colonizar as margens do Mar Báltico, e também na Europa Central. Quanto ao livro, não é espantoso q os portugueses o conhecessem. Eles reuniram uma biblioteca enorme em Sagres, somente com livros sobre viagens, oceanografia, astronomia, geografia, arquitetura naval e marinharia. Aquilo era um tremendo… Read more »

Wilson Silva

Quem chegou primeiro com relatos verídicos e documentados é o espanhol Pinzon.

Perigoso

A viagem de Pinzon e de outros navegadores Europeus se basearam em informações de viagens anteriores de outros povos para América.

Portugal e Espanha tiveram acesso a estas informações durante o período das cruzadas.

Last edited 12 dias atrás by Perigoso
Wilson Silva

Vou repetir pra você entender:

Quem chegou primeiro com relatos verídicos e documentados é o espanhol Pinzon.

Bitten

Não há dúvida que os vikings chegaram à América do Norte 150 anos antes de Colombo. Existe um sítio arqueológico enorme no Canadá q de uma colônia q deve ter tido 200 habts. Tem um museu lá espetacular. Na Groenlândia existem ruínas de uma colônia tmb bem grande, de gente da Noruega. Essa colônia acabou pouco antes da chegada de Colombo no Caribe. Mas os vikings não poderiam ir mais longe pq o tipo de navio q usavam era feito para navegar em rios, não no oceano aberto. A vela redonda sustentada por estais não é muito ágil pq precisa… Read more »

Hamom

Tem diferenças bastante visíveis…tipo ”O Gordo e o Magro” xD
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RedFox

o desenho Chines e mais belo!

Rogério Loureiro Dhierio

TBm acho.
Se fosse pra comprar na prateleira como se compra tênis e sapato, eu levaria um made in China.

Maurício.

Concordo, o chinês é mais bonito que o F-35, mas em matéria de quinta geração, na minha opinião, o mais bonito é o F-22.

Hamom

E o mais ”stealth”, até hoje…

Last edited 12 dias atrás by Hamom
Patriota de Chernobil

EDITADO:
COMENTÁRIO BLOQUEADO DEVIDO AO USO DE MÚLTIPLOS NOMES DE USUÁRIO.

Volpi

Concordo….e tenho aqui no whatsapp chinês ( WeChat ) um engenheiro chinês com a foto de perfil de um F22

felipe

e tem 2 turbinas

Vinicius

Esse é o objetivo de uma boa cópia: Reduzir tempo de desenvolvimento e aprimorar o original.

J R

mas não precisavam copiar até o nome né? é muita patifaria. kkkkkk

Luís Henrique

Os russos foram mais Criativos, somaram 22+35 = 57 (F-22 + F-35) = Su-57
Indicando que o caça deles faz superioridade aérea como o F-22 e missões de ataque como o F-35.

Hehehe

André Macedo

Falando nisso: O Su-57 usou as lentes de Lunenburg no Su-57 durante o show? Não cheguei a ver.

J R

aquele protótipo que levaram tá tão tosco que nem precisa dessas lentes…

Perigoso

Impressionante a evolução Chinesa, a China está se aproximando cada vez mais dos EUA em tecnologia.

Hoje em dia tem tecnologias que vc só consegue comprar na China não é fabricado em nenhum outro lugar.

Eu passei por isso estes dias, precisei comprar alguns componentes eletrônicos que só achei importando na China, ninguém fabricava no mercado nacional, e vc não achava ninguém nem vendendo os componentes no mercado nacional, só achei na China e a qualidade do produto era excelente.

Last edited 13 dias atrás by Perigoso
Cristiano GR

Um primo meu precisou comprar o motorzinho do trim do motor de popa Yamaha dele, procurou no Brasil e o mais barato era por volta de R$3.000,00 , procurou nos sites chineses e achou por menos de 300,00. É exatamente igual e eficiente, nem parece que foi substituído.

Gabriel

Lembra mais o próprio F22 do que o F35. Sem contar que o caça chinês é mais esbelto.

Emmanuel

Se a FAB quer um caça de 5ª geração sem restrição de tecnologia talvez o caminho seja por aí.
E para àqueles que queiram lembrar que o Brasil foi convidado para participar da produção do F-35, participar da produção poder comprar, vide Turquia. Bastou se contrapor um pouco (sistema S-alguma coisa russo de AA) e já era.

A grande questão é: Tem dinheiro para comprar?
Claro que não.
E vem mais cortes aí. Se a situação já está vexatória, pode esperar que vai piorar.

Joanderson

Mas o Brasil não faz parte de aliança militar com o EUA com a Turquia, acho que esse foi a deixa para os americanos embargar o f-35,porém realmente eu não vejo com bons olhos nem uma relação do Brasil com os EUA.

Gilson

Concordo com você, tai um avião que o Brasil, poderia considerar na FAB e MB, e não só esse mas outros aviões Chineses.

Joanderson

Os antigos rumores de que a segunda guerra fria entre chineses e americanos vai fazer com que a primeira guerra fria contra os soviéticos pareça brincadeira de criança está se concretizando.
A urss só conseguia fazer frente aos EUA na área militar,aeroespacial e nuclear a china bate de frente em tudo inclusive economia e tecnologia de uso civil.
Em no máximo 10 anos a china não vai precisar do ocidente para nada a não ser como clientes.

Rogério Loureiro Dhierio

Nem tanto, nem tanto elementar caro Janderson.

Na área da agricultura a China não é tão forte.
Depende fortemente de celeiros ao redor do Globo.

Já os EUA, o contrário, é uma potência Agro assim como o Brasil.

EduardoSP

Lembrando que a população chinesa entrou em declínio há dois anos. Daqui a 10 anos a população da China vai ser 40 milhões menor do que hoje e estará caindo à taxa de 5,5 milhões de pessoas por ano. Em 20 anos perderá 105 milhões de habitantes, e em 30 anos 205 milhões. Um Brasil inteiro.

Joanderson

Mesmo a população da china caindo creio eu que sempre serar maior do que a dos EUA, fora que do ocidente só os EUA que ainda tem crescimento de população, por que a Europa tá no mesmo caminho da china.
Outros como Japão e Coreia do Sul idem.

J R

Japão e Coréia já estão em uma escala desesperadora, e a cultura hermética deles faz a situação piorar cada vez mais, a Itália esta no mesmo caminho, a sorte deles (e muitos de lá não vêem isso com bons olhos) é a quantidade de brasileiros e argentinos se naturalizando italianos o que com o tempo pode reforçar a força de trabalho lá, quanto a declínio populacional até o Brasil esta correndo esse risco.

J R

não se depender do governo, já estão incentivando o povo a ter mais filhos novamente por temer um colapiso econômico.

Joanderson

Eu sei disso,porém a china já é a maior produtora de alimentos do mundo só não é autossuficiente por causa da sua grande população, mas para china tudo é questão de tempo o estado investi pesado em tecnologia logo logo se tornarão uma potência agrícola também.

Wilson Silva

A China é o segundo maior produtor agrícola do mundo e isso com uma terra extensivamente infértil. Veja quem criou o “Arroz Híbrido” e salvou milhões da fome. Além disso, eles estão criando várias plantações no deserto de Xinjiang.

J R

se o Brasil ficar uma semana sem exportar soja para a China as criações de gado e porcos de lá entram em colapiso, eles nunca vão se autossuficientes na produção de alimentos, é como se espantar com a Índia sendo um dos maiores exportadores de carne bovina do mundo, como é um alimento que praticamente não consomem, o que produzem exportam.

Felipe

Os russos pelo menos diferenciam visualmente os caças, os chineses copiam mesmo e foda-se. Dá para ver que os ataques cibernéticos estão dando resultado. Sepá, até projetos que nem começaram ainda do Ocidente, os chineses já começaram a copiar e estão avançados.

juggerbr

Se vermos um Aurora chinês, concordarei com vc…

Augusto

Não gosto do design dos caças chineses, mas este virou exceção. Bela ave.

ricardo

Podem dizer o que quiser do Chineses mas que os caras são “soda” …

… são.

Graças a eles nosso programa de satélites foi aos céus…

Isso em 1988.

https://www.gov.br/inpe/pt-br/programas/cbers/sobre-o-cbers-1/historia

M.@.K

Interessante ainda usar um HUD.

groosp

O curioso é que a Rússia e a China tem em desenvolvimento avançado ou em produção dois modelos de caças furtivos cada enquanto o ocidente inteiro tem apenas um.

Cristiano GR

A China tem 3.
Até onde sabemos. Pode ter outro(s) que ainda não divulgado.

Last edited 12 dias atrás by Cristiano GR
J R

a Europa se acomodou em depender dos EUA, é só ver hoje como os países europeu consomem F-35 enquanto aviões como Rafale e Gripen só encontram mercado fora da Europa. O mesmo vai acontecer com os aviões de sexta geração da Europa, só vão encontrar mercado nos países desenvolvedores, o resto vai de caças americanos. Acho que nem a Alemanha vai comprar o avião que estão desenvolvendo, eita país relapso com sua defesa.

Tutor

E para deixar claro que “copiaram sim, e daí?”, botaram até um “35” no nome. F…-se! kkkkk

Pragmatismo

Desculpe a ignorância:

Qual o motor? Supercruise?

Denis Santanna

Esteticamente parece o cruzamento do F22 com o F35, rsrs. Agora falando sério, a impressão que tenho é que tem pouca capacidade de carga interna, porém, de longe muito melhor acabado que o SU57.

Joli Le Chat

O J-35 possui essas carenagens para os atuadores das superfícies de comando. O quanto elas importam para a detecção no radar?