IMAGENS: Shenyang J-35A, o segundo caça chinês de 5ª Geração
Nas imagens, o aguardado jato de caça stealth multifunção de médio porte J-35A, derivado do demonstrador FC-31. A aeronave vai estrear na 15ª Exposição Internacional de Aviação e Aeroespacial da China.
Desenvolvido pelo Shenyang Aircraft Design and Research Institute da Aviation Industry Corporation of China (AVIC), o J-35A incorpora um design integrado que combina aerodinâmica, estrutura e tecnologia stealth.
O FC-31 foi projetado como um caça furtivo de quinta geração com características que se alinham com as demandas de combate aéreo moderno, incluindo baixa assinatura de radar, alta manobrabilidade e sistemas avançados de radar e sensores. Embora inicialmente considerado um projeto mais experimental e de exportação, o FC-31 gradualmente se mostrou promissor como uma plataforma flexível, o que levou a China a investir no desenvolvimento de variantes específicas para suas forças armadas.
Com uma aparência que lembra o F-35 Lightning II americano, o caça chinês compartilha várias características semelhantes de design, como fuselagem furtiva e baias internas para armamentos, essenciais para minimizar a assinatura de radar. Este design contribui para uma presença reduzida em radares inimigos, possibilitando operações mais discretas e seguras em território hostil. Embora menos capaz que o J-20, o principal caça de quinta geração da China, o J-35 busca atender a diferentes cenários operacionais e a complementar a superioridade aérea chinesa com uma alternativa versátil.
O J-35, uma adaptação naval do FC-31, representa a aposta da China em um caça furtivo de quinta geração para operar no Fujian, o primeiro porta-aviões chinês com catapultas eletromagnéticas (EMALS). A capacidade do J-35 de operar em porta-aviões permite que a China aumente sua presença estratégica no mar e fortaleça sua defesa marítima e projeção de força no Indo-Pacífico.
Pouco antes do Zhuhai Air Show 2024, a China revelou o J-35A, uma versão do FC-31 adaptada especificamente para a Força Aérea do Exército de Libertação Popular da China (PLAAF). Essa variante indica o compromisso da China em expandir suas capacidades de quinta geração em sua força aérea, além dos já existentes J-20, focando em um caça menor, furtivo e mais leve, mas ainda capaz o suficiente para desempenhar um papel importante em missões de superioridade aérea e ataque de precisão.
O J-35A possui características avançadas de furtividade e é equipado com sensores modernos e um sistema de radar AESA (Active Electronically Scanned Array) que permite detectar e engajar alvos a longas distâncias.
Características Principais do Shenyang J-35
- Comprimento: Aproximadamente 17,3 metros
- Envergadura: Cerca de 11,5 metros
- Área Alar: Aproximadamente 50 metros quadrados
- Peso Máximo de Decolagem (MTOW): Em torno de 28.000 kg
Performance
- Velocidade Máxima: Cerca de Mach 1,8 (aproximadamente 2.200 km/h).
- Alcance: Estima-se que o alcance seja de aproximadamente 1.200 km em missões de combate (sem reabastecimento), com autonomia estendida por meio de tanques externos e reabastecimento em voo.
- Teto Operacional: Pode atingir alturas de até 16.000 metros (52.000 pés).
Armamento
O J-35 foi projetado para carregar uma combinação de armas tanto em compartimentos internos (para maior furtividade) quanto em pontos de fixação externos, dependendo das exigências da missão.
- Armamento Interno:
- O FC-31 pode carregar até 4 mísseis ar-ar em compartimentos internos, como o míssil PL-15 (médio/longo alcance).
- Pode também carregar mísseis ar-solo e bombas guiadas em compartimentos internos para missões de ataque ao solo, mantendo uma baixa assinatura de radar.
- Armamento Externo:
- A aeronave possui até 6 pontos de fixação externos nas asas, onde pode carregar mísseis adicionais ou tanques de combustível para maior alcance.
- Além de mísseis ar-ar adicionais (como o PL-15), o J-35 pode ser equipado com bombas guiadas a laser ou GPS e mísseis antinavio em pontos externos, dependendo do perfil da missão.
Sistemas e Sensores
- Radar AESA: Equipado com um radar AESA (Active Electronically Scanned Array), que oferece alta capacidade de rastreamento de múltiplos alvos e detecção a longa distância.
- Sensores de Fusão de Dados: Para maximizar a consciência situacional do piloto, a aeronave integra informações de diversos sensores, fornecendo uma imagem completa do ambiente de combate.
- Cockpit Avançado: O cockpit possui displays digitais modernos que facilitam a operação e a tomada de decisão rápida, incluindo interfaces de comunicação e compartilhamento de dados para atuação em rede.
Furtividade e Design
- Design Furtivo: Com uma estrutura projetada para minimizar a assinatura de radar e infravermelha, o FC-31 é altamente furtivo, o que permite operações discretas e dificulta a detecção por sistemas inimigos.
- Integração de Armamentos Internos: O armamento interno permite ao FC-31 operar com uma assinatura radar reduzida, preservando a furtividade.
“Na natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se copia”
heheheheh
Pelo menos eles sabem copiar, conheço um país abençoado por Deus e bonito por natureza, que não sabe fazer nem isso!
Até hoje se estuda que Pedro Alvares Cabral descobriu este país, mas, possivelmente tenha sido Duarte Pacheco Pereira, que possivelmente chegou aqui em 1498, e existem história de que o Reinos dos Navegadores conheciam estas bandas desde 1488.
Infelizmente, este país não sabe ser original.
Na realidade o primeiro registro oficial de quem chegou ao Brasil foi um rei Africano do Mali chamado Mansa Abubakr em 1311 no nordeste, ele deixou registrado a sua viagem, os Europeus tiveram acesso a estes textos da viagem de Mansa Abubakr.
Também existe a possibilidade vários povos do Oriente Médio tenham visitado o Brasil.
Os Portugueses e Espanhóis tinham informações da viagens que outros povos já tinham feito para a América.
Não é bem um registro oficial, é uma teoria baseada em relatos no momento, mas há registros bem contundentes de que os polinésios chegaram à América do Sul antes dos europeus, inclusive estudos com mapeamento genético.
Os relatos históricos da viagem do imperador do Mali para o Brasil vêm de escritos do historiador sírio Ibn Fadlallah al-Umari, que teria se encontrado com Abu Bakr II e publicado o relato das viagens em 1342 o estudo dos escritos levou o historiador maliano Gaoussou Diawara a publicar o livro “A Saga de Abubakari II
Os Europeus tiveram acesso a estes livros durante as cruzadas.
https://www.uniaolibanesa.net.br/mansa-abubakari-ii-o-imperador-do-mali-que-chegou-na-america-antes-de-colombo/
Muito bom, li inteiramente o texto.
Eu sabia da teoria que os Fenícios e Vikings tinham vindo a América do Sul, mas, não os árabes e africanos.
Concordo!
https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSctjfiI_ezjzuO9Pn3IbCIk_HXr-1M-sdZEfVt8QvNn6rPOfBLa3dO8N4&s=10
Tem diferenças bastante visíveis…tipo ”O Gordo e o Magro” xD
o desenho Chines e mais belo!
TBm acho.
Se fosse pra comprar na prateleira como se compra tênis e sapato, eu levaria um made in China.
Concordo, o chinês é mais bonito que o F-35, mas em matéria de quinta geração, na minha opinião, o mais bonito é o F-22.
E o mais ”stealth”, até hoje…
Falando nisso: O Su-57 usou as lentes de Lunenburg no Su-57 durante o show? Não cheguei a ver.
Impressionante a evolução Chinesa, a China está se aproximando cada vez mais dos EUA em tecnologia.
Hoje em dia tem tecnologias que vc só consegue comprar na China não é fabricado em nenhum outro lugar.
Eu passei por isso estes dias, precisei comprar alguns componentes eletrônicos que só achei importando na China, ninguém fabricava no mercado nacional, e vc não achava ninguém nem vendendo os componentes no mercado nacional, só achei na China e a qualidade do produto era excelente.
Lembra mais o próprio F22 do que o F35. Sem contar que o caça chinês é mais esbelto.
Se a FAB quer um caça de 5ª geração sem restrição de tecnologia talvez o caminho seja por aí.
E para àqueles que queiram lembrar que o Brasil foi convidado para participar da produção do F-35, participar da produção poder comprar, vide Turquia. Bastou se contrapor um pouco (sistema S-alguma coisa russo de AA) e já era.
A grande questão é: Tem dinheiro para comprar?
Claro que não.
E vem mais cortes aí. Se a situação já está vexatória, pode esperar que vai piorar.
Mas o Brasil não faz parte de aliança militar com o EUA com a Turquia, acho que esse foi a deixa para os americanos embargar o f-35,porém realmente eu não vejo com bons olhos nem uma relação do Brasil com os EUA.
Os antigos rumores de que a segunda guerra fria entre chineses e americanos vai fazer com que a primeira guerra fria contra os soviéticos pareça brincadeira de criança está se concretizando.
A urss só conseguia fazer frente aos EUA na área militar,aeroespacial e nuclear a china bate de frente em tudo inclusive economia e tecnologia de uso civil.
Em no máximo 10 anos a china não vai precisar do ocidente para nada a não ser como clientes.
Nem tanto, nem tanto elementar caro Janderson.
Na área da agricultura a China não é tão forte.
Depende fortemente de celeiros ao redor do Globo.
Já os EUA, o contrário, é uma potência Agro assim como o Brasil.
Lembrando que a população chinesa entrou em declínio há dois anos. Daqui a 10 anos a população da China vai ser 40 milhões menor do que hoje e estará caindo à taxa de 5,5 milhões de pessoas por ano. Em 20 anos perderá 105 milhões de habitantes, e em 30 anos 205 milhões. Um Brasil inteiro.
Mesmo a população da china caindo creio eu que sempre serar maior do que a dos EUA, fora que do ocidente só os EUA que ainda tem crescimento de população, por que a Europa tá no mesmo caminho da china.
Outros como Japão e Coreia do Sul idem.
Eu sei disso,porém a china já é a maior produtora de alimentos do mundo só não é autossuficiente por causa da sua grande população, mas para china tudo é questão de tempo o estado investi pesado em tecnologia logo logo se tornarão uma potência agrícola também.
Os russos pelo menos diferenciam visualmente os caças, os chineses copiam mesmo e foda-se. Dá para ver que os ataques cibernéticos estão dando resultado. Sepá, até projetos que nem começaram ainda do Ocidente, os chineses já começaram a copiar e estão avançados.
Se vermos um Aurora chinês, concordarei com vc…
Não gosto do design dos caças chineses, mas este virou exceção. Bela ave.