Nas imagens, o aguardado jato de caça stealth multifunção de médio porte J-35A, derivado do demonstrador FC-31. A aeronave vai estrear na 15ª Exposição Internacional de Aviação e Aeroespacial da China.

Desenvolvido pelo Shenyang Aircraft Design and Research Institute da Aviation Industry Corporation of China (AVIC), o J-35A incorpora um design integrado que combina aerodinâmica, estrutura e tecnologia stealth.

O FC-31 foi projetado como um caça furtivo de quinta geração com características que se alinham com as demandas de combate aéreo moderno, incluindo baixa assinatura de radar, alta manobrabilidade e sistemas avançados de radar e sensores. Embora inicialmente considerado um projeto mais experimental e de exportação, o FC-31 gradualmente se mostrou promissor como uma plataforma flexível, o que levou a China a investir no desenvolvimento de variantes específicas para suas forças armadas.

Com uma aparência que lembra o F-35 Lightning II americano, o caça chinês compartilha várias características semelhantes de design, como fuselagem furtiva e baias internas para armamentos, essenciais para minimizar a assinatura de radar. Este design contribui para uma presença reduzida em radares inimigos, possibilitando operações mais discretas e seguras em território hostil. Embora menos capaz que o J-20, o principal caça de quinta geração da China, o J-35 busca atender a diferentes cenários operacionais e a complementar a superioridade aérea chinesa com uma alternativa versátil.

 

O J-35, uma adaptação naval do FC-31, representa a aposta da China em um caça furtivo de quinta geração para operar no Fujian, o primeiro porta-aviões chinês com catapultas eletromagnéticas (EMALS). A capacidade do J-35 de operar em porta-aviões permite que a China aumente sua presença estratégica no mar e fortaleça sua defesa marítima e projeção de força no Indo-Pacífico.

Pouco antes do Zhuhai Air Show 2024, a China revelou o J-35A, uma versão do FC-31 adaptada especificamente para a Força Aérea do Exército de Libertação Popular da China (PLAAF). Essa variante indica o compromisso da China em expandir suas capacidades de quinta geração em sua força aérea, além dos já existentes J-20, focando em um caça menor, furtivo e mais leve, mas ainda capaz o suficiente para desempenhar um papel importante em missões de superioridade aérea e ataque de precisão.

O J-35A possui características avançadas de furtividade e é equipado com sensores modernos e um sistema de radar AESA (Active Electronically Scanned Array) que permite detectar e engajar alvos a longas distâncias.

Observar que o J-35A está equipado com refletor de radar “Luneburg Lens”, para torná-lo visível aos radares de controle de tráfego aéreo

Características Principais do Shenyang J-35

  • Comprimento: Aproximadamente 17,3 metros
  • Envergadura: Cerca de 11,5 metros
  • Área Alar: Aproximadamente 50 metros quadrados
  • Peso Máximo de Decolagem (MTOW): Em torno de 28.000 kg

Performance

  • Velocidade Máxima: Cerca de Mach 1,8 (aproximadamente 2.200 km/h).
  • Alcance: Estima-se que o alcance seja de aproximadamente 1.200 km em missões de combate (sem reabastecimento), com autonomia estendida por meio de tanques externos e reabastecimento em voo.
  • Teto Operacional: Pode atingir alturas de até 16.000 metros (52.000 pés).

Armamento

O J-35 foi projetado para carregar uma combinação de armas tanto em compartimentos internos (para maior furtividade) quanto em pontos de fixação externos, dependendo das exigências da missão.

  • Armamento Interno:
    • O FC-31 pode carregar até 4 mísseis ar-ar em compartimentos internos, como o míssil PL-15 (médio/longo alcance).
    • Pode também carregar mísseis ar-solo e bombas guiadas em compartimentos internos para missões de ataque ao solo, mantendo uma baixa assinatura de radar.
  • Armamento Externo:
    • A aeronave possui até 6 pontos de fixação externos nas asas, onde pode carregar mísseis adicionais ou tanques de combustível para maior alcance.
    • Além de mísseis ar-ar adicionais (como o PL-15), o J-35 pode ser equipado com bombas guiadas a laser ou GPS e mísseis antinavio em pontos externos, dependendo do perfil da missão.

Sistemas e Sensores

  • Radar AESA: Equipado com um radar AESA (Active Electronically Scanned Array), que oferece alta capacidade de rastreamento de múltiplos alvos e detecção a longa distância.
  • Sensores de Fusão de Dados: Para maximizar a consciência situacional do piloto, a aeronave integra informações de diversos sensores, fornecendo uma imagem completa do ambiente de combate.
  • Cockpit Avançado: O cockpit possui displays digitais modernos que facilitam a operação e a tomada de decisão rápida, incluindo interfaces de comunicação e compartilhamento de dados para atuação em rede.

Furtividade e Design

  • Design Furtivo: Com uma estrutura projetada para minimizar a assinatura de radar e infravermelha, o FC-31 é altamente furtivo, o que permite operações discretas e dificulta a detecção por sistemas inimigos.
  • Integração de Armamentos Internos: O armamento interno permite ao FC-31 operar com uma assinatura radar reduzida, preservando a furtividade.
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