Zhuhai, China – O piloto de testes Sergey Bogdan iniciou hoje os exercícios de demonstração do caça furtivo Sukhoi Su-57 no Airshow China 2024, em Zhuhai. A aeronave, identificada como T-50-4, é o quarto exemplar produzido do avançado jato de quinta geração da Rússia e promete impressionar o público com manobras acrobáticas de alta complexidade, destacando suas capacidades máximas de voo.

Para as demonstrações de alto desempenho, o Su-57 foi configurado com menos de 50% de sua capacidade total de combustível, que eleva a relação empuxo-peso para mais de 1,15 kgf/kg. Essa configuração permite ao caça realizar acrobacias com extrema agilidade e precisão, maximizando a performance do avião em relação ao peso e tornando possível exibições mais ousadas e complexas.

O Su-57, desenvolvido pela Sukhoi, é o principal caça de superioridade aérea da Rússia, projetado para ser furtivo, ágil e capaz de executar missões de combate em diversas condições operacionais. A presença de Sergey Bogdan, piloto de testes veterano, reforça o compromisso da Rússia em apresentar o Su-57 como uma aeronave de destaque no cenário global.

VÍDEO: A decolagem curta do Su-57

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João Moita Jr

Que belissima aeronave. Só de lembrar que o Brasil poderia ter participado desse projeto…

Burgos

Então !!!
Da pintura eu tinha falado em posts anteriores da FAB pegar Gripens “pixalizar” a pintura como no SU 57 aí nas fotos, aí ficar bacana também👍

Ramon

Por falar em pintura dos nossos Gripen, até hoje eu não entendi nada. Nquela “maquete” que era exposta eles chegaram a brincar com a possibilidade do “pixelamento” mas depois recebemos os gripens com exatamente o mesmo padrão de pintura dos Gripens da Suécia… Eu acho uma falta de criatividade do caramba, porque com os Mirage 2000 a FAB manteve o mesmo padrão de pintura da França mas até poderia alegar que era uma questão de facilitação de logística porque eles eram usados e tal… Mas com o Gripen a FAB poderia ter escolhido a pintura que quisesse. Poderia ser um… Read more »

Last edited 53 minutos atrás by Ramon
Clésio Luiz

Caramba. Aquela decolagem pareceu a de um Harrier numa decolagem convencional.

Eu já vi decolagens curtas do F-15 e F-16 (em torno dos 300m) e elas são pelo menos o dobro da distância percorrida pelo Su-57.

Mas vamos ser sinceros: essa decolagem não foi feita com 100% do combustível interno, que no caso do Su-57 deve ser mais que os 11.000kg da família Flanker.

Renato

Impressionante mesmo, assim no chutometro parece que não chegou a 100m.

Clésio Luiz

Prestando atenção no tempo de decolagem, este acontece aos 8s do vídeo. Como a aeronave já estava em movimento no começo do vídeo, acho que é seguro dizer que o tempo total é em torno de 9s. Achei esse vídeo do novo F-15QA fazendo uma decolagem de apresentação também em torno de 9s:

https://www.youtube.com/watch?v=9NUAjWlNCY4

Rommelqe

Também no caso do link do F15 que vc postou, CLÉSIO, evidentemente não ha nenhum armamento (nem deveria…) e muito provavelmente com menos de 50% de combustível. Outra belíssima aeronave, com desempenho comprovado excelente!

Rommelqe

E, caro CLÉSIO, sem nenhum armamento, lógico. Acredito que até mesmo sem o canhão orgânico… Mas é uma aeronave fantástica.

Bispo de Guerra

E nem esta com o ¨motor novo” que tera muito mais empuxo…. em 2035..6..7..40…rs

Nilo

Bruto e letal conforme padrão de qualidade russo e para piada dos chineses.

Fábio

Foi feito na garagem do Dimitri, qualidade Xing Ling!

Joanderson

Se for melhor do que qualquer caça de 4 geração em tudo a Rússia já tá muito bem.

MMerlin

Vale a pena da uma olhada no que a mídia especializada e entusiastas do gênero estão apontando a respeito sa qualidade construção da aeronave.
As fotos realmente surpreendem.

Mas já vimos situações complicadas também em f-22. Aeronaves de exposição não devem ter o mesmo cuidado que as de uso em treinamento e missões reais.

Jackson Junges Bomfim

Sim, de fato. Porem no mesmo site diz que se trata do primeiro protótipo. No caso essa aeronave do vídeo.

Hamom

Os russos se precaveram de espionagens…das duas aeronaves que mandaram pra Zhuhai, a que fica em exposição, está sem revestimentos anti-radar e com parafusos e rebites a mostra, é um protótipo construído em 2012.

A outra foi produzida em 2016 e serve somente para experimentos em testes de voo.

De 2012 até 2024, os desenvolvimentos do SU-57 neste período não estão a mostra na exposição.

Last edited 1 hora atrás by Hamom
Clésio Luiz

A aeronave que os entusiastas chineses tiveram acesso no solo é o quarto protótipo do Su-57, da época que ainda era chamado de T-50. Nem está operacional mais, tanto que veio a bordo de um cargueiro. Se parafuso exposto faz um caça não ser stealth, então nenhum é:

comment image

Maurício.

“Se parafuso exposto faz um caça não ser stealth, então nenhum é:”

É que os parafusos do F-35 tem tecnologia alienígena da área 51, sem contar que eles também são stealth! Rsrsrs.

Hamom

Que belo pássaro !

Saldanha da Gama

2!!!!!!!!

Marcelo M

Alguém vai falar dos rebites ou não dá pra ver nessas fotos?

Maurício.

Caros amigos, vamos nos focar nos rebites e parafusos de um protótipo de um caça, que ainda não está totalmente pronto, isso prova que os indianos estavam certos! Rsrsrs.

Léo Neves

Difícil saber se ele decola em menos pista do que pousa , no pouso há duas ocasiões onde o paraquedas de frenagem é liberado antes da aeronave tocar na pista e para totalmente poucos segundos depois usando as partes móveis como freios aerodinâmicos ….
Se fosse uma vez só abrindo o paraquedas antes de tocar o solo poderia ser falha do piloto mas duas vezes provavelmente foi para mostrar a resistência da aeronave caso precise pousar em pista curta.

Maurício.

Porcaria, percorreu muita pista para decolar!

Leonardo

Esse tipo de decolagem é só pra exibição, ou tem alguma utilidade prática…??

Rommelqe

Camuflagem, pelo menos para mim, não é um fator predominantemente estético, mas sim deve cumprir sua função precípua de ajudar na furtividade da aeronave tanto em terra quanto no céu. Esta pintura pixilizada é importante em muitos aspectos. Uma delas é que o inimigo quando proximo e com seus próprios olhos visualiza mais nitidamente os pixeis azuis, emulando aeronaves de menor porte e fazendo com que, iludido, o combatente inimigo tente achar algo mais importante. Essa consideração também é válida para dispositivos de visada instrumentada no espectro visual humano. Mas, além de outras considerações similarmente nem tão importantes, entendo que… Read more »

Fábio

Parei em ‘furtivo’ essa Su-kata não deveria ser chamado de stealth.. qualidade dos materiais russos está se comprovando uma porcaria.

Carlos 07

Pelo comentário, vemos o quanto “conhece” do assunto. Parabéns, criança.

Maurício.

“qualidade dos materiais russos está se comprovando uma porcaria.”

Concordo! Qualidade quem tem mesmo são os “materiais” da OTAN que a Ucrânia está usando…

Bispo de Guerra

bom mesmo é F-35 … o avião mais 171 da historia… enfiado na marra aos “aliados” como o suprasumo aereo do seculo….

Léo Neves

Primeiro imagina do compartimento de mísseis de curto alcance do su-57
https://x.com/Nickatgreat1220/status/1853700364727693518
É do protótipo estático 057 então não dá pra saber se a versão final é do mesmo jeito.
No vídeo divulgado pelo ministério da defesa russo o míssil parece sair do compartimento e ir para frente antes do lançamento.
https://youtu.be/U7CG_gu0Vic?si=BTHnmTFSM5P7niX0