Paris – O Ministério da Defesa da Holanda firmou um contrato com a Airbus Helicopters para a compra de 12 helicópteros H225M. O contrato também inclui um lote inicial de suporte e serviços. O acordo foi assinado pelo Vice-Almirante Jan Willem Hartman, chefe da agência de Materiais e TI das Forças Armadas dos Países Baixos (COMMIT), e por Bruno Even, CEO da Airbus Helicopters, durante a feira Euronaval em Paris.

“Estamos muito orgulhosos de ver a Força Aérea Real Holandesa (RNLAF) e a COMMIT renovando sua confiança na Airbus Helicopters. O H225M foi selecionado pelos Países Baixos em junho de 2023, após uma licitação e uma avaliação exaustiva, durante a qual o helicóptero Airbus foi considerado a melhor opção para as operações de forças especiais, que são extremamente exigentes,” disse Bruno Even, CEO da Airbus Helicopters. “O comprovado H225M é incomparável em termos de desempenho, versatilidade e alcance. Ele pode transportar uma ampla gama de equipamentos de missão, que podem ser adaptados às necessidades de cada cliente e atenderá às demandas de seu cliente nas próximas décadas,” acrescentou.

A RNLAF atualmente opera helicópteros Cougar da família H215M. Os H225Ms serão operados pelo 300º Esquadrão de Operações Especiais da Força Aérea Real Holandesa. A Airbus Helicopters e a RNLAF trabalharão juntas no desenvolvimento de uma versão do H225M adaptada aos requisitos dos usuários, aprimorando capacidades e eficiência para o sucesso das missões de operações especiais, com comunicações táticas e um design único que integra a interação entre a aeronave e seus sistemas.

O H225M já provou sua confiabilidade e durabilidade em condições de combate e em áreas de crise. Beneficiando-se da política de melhoria contínua da Airbus, o H225M agora está equipado com nova aviônica, uma caixa de engrenagens principal aprimorada, sistemas de comunicação a bordo e pode ser equipado com o sistema de armas HForce. O peso máximo de decolagem foi aumentado em 160 kg, alcançando 11.160 kg.

Existem mais de 350 H225 e H225M em operação em todo o mundo, totalizando mais de 880.000 horas de voo. Os clientes militares incluem França, Malásia, Indonésia, Iraque, Tailândia, Singapura, México, Kuwait, Brasil e Hungria.

FONTE: Airbus

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Maurício.

Já falaram pra Holanda que a tal Kombi não presta? Rsrsrs.

Miguel Felicio

…..somente aqui, ele não presta……..

Rafael Gustavo de Oliveira

Bem que esses helicópteros poderiam ser fabricados no Brasil….precisamos manter essa linha em produção ativa garantindo empregos por aqui.

Dragonfly

Já ouvi de um companheiro de turma (que serve em Natal) o seguinte sobre esses helicópteros: “o bico até que é muito bom, só não serve pra uso militar. Vive mais no hangar que fora.”

Maurício.

Pelo visto a força aérea holandesa não concorda muito com esse seu companheiro de turma.

“após uma licitação e uma avaliação exaustiva, durante a qual o helicóptero Airbus foi considerado a melhor opção para as operações de forças especiais, que são extremamente exigentes.”

Dragonfly

Pois é…
Talvez haja algum componente que entre na conta pra gente e não influencie tanto lá, ou mesmo o projeto possa ter evoluído em algum ponto.
Não me lembro muito bem da conversa com ele, pois já faz algum tempo, mas pelo que me recordo a maior dificuldade era a sensibilidade de alguns componentes, sobretudo com maresia, umidade, calor, etc.
Enfim, eu mesmo não sei dizer nada sobre isso. Só me recordei dessa passagem que ele havia me dito.

Rui Mendes

Na Holanda grande parte do seu território, fica abaixo do nível do mar, com calor eles também já actuaram no Sahel Africano, no Afeganistão, Iraque, os Koweitianos também o usam no calor do médio-oriente, os Indonésios também o usam no calor e na humidade do Sudoeste Asiático, os Húngaros o usam com o kit H-Force e estão muito satisfeitos.
Só mais uma coisa, H-225M é helicóptero militar.

Dragonfly

Bicho*

EduardoSP

Pode ser que as GMB dos aparelhos brasileiros não tenham sido trocadas.

Aí as restrições de voo são significativas e a necessidade de manutenção vai lá no teto.

Até hoje não vi nenhuma confirmação de que as engrenagens dos nossos H225 foram trocadas.

Alguém sabe algo?