A vitória dos F-39E Gripen sobre os F-15C Eagle no Exercício CRUZEX – considerações sobre a tecnologia embarcada
Por Alexandre Galante
Recentemente, no início do Exercício CRUZEX 2024, realizado em Natal-RN, veio à tona notícia da vitória dos caças F-39E Gripen sobre os icônicos F-15C durante o treinamento.
O CRUZEX é um exercício internacional que reúne forças aéreas de diversas nações para treinar operações conjuntas e aprimorar a interoperabilidade entre os participantes.
O desempenho dos Gripen não apenas destaca as capacidades avançadas da nova geração de caças, mas também sinaliza uma mudança significativa nas dinâmicas de poder aéreo no contexto militar contemporâneo.
É preciso lembrar que, enquanto o Gripen E representa uma plataforma de combate de nova geração, com tecnologias avançadas e design contemporâneo, o F-15C, embora modernizado, carrega as limitações de uma concepção de combate aéreo dos anos 1970, onde a potência da plataforma e o número de mísseis carregados eram os fatores principais.
O combate aéreo moderno está passando por uma profunda transformação, impulsionada pela evolução tecnológica e por novas táticas operacionais que redefinem as características essenciais de uma aeronave de combate. Se no passado a velocidade, a capacidade de manobra e a potência de fogo eram os principais atributos de um caça, hoje os paradigmas mudaram. A consciência situacional e a furtividade são os novos pilares do combate aéreo, redefinindo a forma como as aeronaves operam, interagem e enfrentam ameaças.
A superioridade da consciência situacional proporcionada aos pilotos de caças modernos como o Gripen dão imensa vantagem em cenários de combate além do alcance visual.
Enquanto um piloto de um caça antigo como F-15C tem que fazer operações mentais para ter um panorama do que está acontecendo à sua volta, no F-39E Gripen o piloto tem a consciência situacional ampliada graças ao display de grande área (WAD) que acelera o ciclo OODA (Observe, Orient, Decide, Act – Observar, Orientar, Decidir e Agir). O WAD apresenta o quadro tático e auxilia o piloto a decidir qual ação tomar no mais curto espaço de tempo.
Outro diferencial é o sistema de fusão de dados do Gripen, onde os alvos são acompanhados com base nas informações recebidas de diversos sensores da própria aeronave (Radar, IRST, IFF, EW) e de outras plataformas através de link de dados. A qualidade do rastreio (track quality) é apresentada no display auxiliando o piloto na tomada de decisão.
O radar AESA ES 05 Raven do F-39E Gripen tem grande capacidade e apresenta modo ativo e passivo, com base giratória (swashplate) com cerca de 100 graus de cobertura. Tem capacidade simultânea ar-ar e ar-superfície e de imageamento SAR.
Já o IRST Skyward-G, fabricado pela empresa italiana Leonardo, atua nas faixas de ondas médias e longas do espectro infravermelho, com ângulo de varredura de +/-85º em azimute e +/-60º em elevação, possuindo os modos de busca e rastreio contra alvos aéreos com funções que incluem medição passiva de distância e capacidade opcional de gravação de dados. Ainda que os seus alcances não tenham sido divulgados, dados oficialmente publicados afirmam que o Skyward-G é capaz de detectar simultaneamente até 200 alvos.
Para a Guerra em Rede, o F-39E Gripen é interoperável com o Link 16 da OTAN ao mesmo tempo que emprega o link digital TDL sueco, além de sistemas de comunicação seguras e por satélite.
O F-39E Gripen também possui o “Multi-Function System-Electronic Warfare” ou MFS-EW, Sistema Multifuncional – Guerra Eletrônica, desenvolvido para deixar o Gripen preparado para enfrentar as mais poderosas ameaças atuais e também aquelas que podem surgir nas próximas décadas.
O MFS-EW foi projetado com uma arquitetura AESA, o que significa que pode enfrentar várias ameaças ao mesmo tempo, como vigilância terrestre ou radares de controle de disparo, com um nível de precisão sem precedentes em relação à geolocalização, que pode ser tão baixo quanto 0,1º num raio de 360º. O conjunto de guerra eletrônica do Gripen cobre uma faixa de onda entre 0,5 GHz e 40 GHz, o que o torna capaz de detectar a orientação de armas e radares inimigos.
Implicações
O desempenho dos Gripen no CRUZEX 2024 tem implicações importantes para a aviação militar na América Latina e globalmente. Primeiro, demonstra a crescente capacidade do Brasil, que opera o Gripen, em projetar poder aéreo e contribuir para a segurança regional. O resultado também pode estimular outros países da região a reconsiderar suas escolhas de aeronaves, avaliando as vantagens que caças de nova geração podem oferecer em comparação com plataformas mais antigas.
Além disso, o resultado do exercício pode influenciar as futuras aquisições de aeronaves por forças aéreas ao redor do mundo. A competitividade do Gripen em um cenário de combate com um caça consagrado como o F-15C reforça a percepção de que a tecnologia e a inovação são fatores determinantes na eficácia militar, independentemente da herança e do prestígio de modelos mais antigos.
Além disso, o resultado do exercício pode influenciar as futuras aquisições de aeronaves por forças aéreas ao redor do mundo””..
Sem sombra de dúvidas.
Inclusive Índia poderia estar presente analisando as capacidades do caça, pois estes resultados podem chegar até lá de modo que possam interferir nas decisões para a força aérea daquele país.
Como o Gripen E-39 opera com o Meteor, o alcance do seu radar deve ser no mínimo superior a 200 km para alvos ar-ar. Deve estar no mesmo nível do radar atual do F-35…
Mas não consegui informação especifica sobre alcance do ”radar AESA ES 05 Raven’, alguém sabe? Ou isto é infomação sigilosa…
É “estimado” que o AESA do Gripen E tenha alcance máximo de cerca de 200 à 250 km. É um AESA com cerca de 1.000 módulos.
Já o AESA do F-35 é bem maior com cerca de 1.672 módulos e alcance superior a 300 km, talvez 400 km.
O AESA do F-15C também é grande, acho que não conseguiram fotografar mas muito provavelmente tem mais de 1.500 módulos ou até mais que o do F-35. Algumas fontes sugerem alcance máximo na casa dos 400 km.
Sim, mestre Loureiro, a Saab ainda não desistiu da India….
O F-15 é um baita caça, um dos melhores do mundo, mas é um projeto da década de 70, com um rcs enorme, deve brilhar como uma árvore de natal no radar do Gripen, que com o Meteor, tem a vantagem, simples assim.
“veio à tona notícia da vitória dos caças F-39E Gripen sobre os icônicos F-15C durante o treinamento.”
Será que foi algum piloto que deixou escapar a vitória? 🤭
Qualquer militar da FAB participante da CRUZEX pode ter passado a informação pra alguém. Não tem nada de confidencial nisso. Meu filho tem companheiros de turma voando lá.
“Não tem nada de confidencial nisso.”
Se não tem nada de confidencial, por que os resultados nunca são liberados?
Aliás, até hoje eu não sei como os Mirage 2000 peruanos se saíram na última Cruzex.
Nem eu sei. Você quer saber de todos os detalhes? Velocidades, manobras, altitudes, distância de lançamentos? Não, isso não será informado pra nós, inclusive eu.
“Você quer saber de todos os detalhes? Velocidades, manobras, altitudes, distância de lançamentos?”
Eu me confortaria só com os resultados, o resto é perfumaria.
“Não, isso não será informado pra nós, inclusive eu.”
Então é simples, e aquele “não tem nada de confidencial nisso” não é verdade, simples assim.
Na CRUZEX anterior talvez ninguém tenha divulgado nada nas redes sociais. Porque? Não sei. Nessa quem divulgou aqui fui eu. E saiu noutras mídias (Cavok etc.)
“Na CRUZEX anterior talvez ninguém tenha divulgado nada nas redes sociais.”
Na Cruzex anterior, o aereo divulgou que os F-5 sofreram até pane seca, mas a FAB não deu sequer um pio sobre o ocorrido.
Quanto a divulgação que eu falo, é por parte da FAB, tipo, de maneira oficial, ela nunca divulga se ganhou ou perdeu um combate simulado, o pouco que ficamos sabendo é pelo pessoal da imprensa que acompanha os exercícios, ou quando algum militar comenta sobre.
Sinceramente não vejo sentido na comunicação oficial divulgar algo do tipo, no mínimo seria antipático com as forças participantes, é algo mais pra imprensa apurar e divulgar mesmo.
Já percebi aqui, há anos, como se aborrecem por não ter acesso à algumas informações, devido à confidencialidade. Se algumas não deveriam possuir grau de sigilo, não é o caso. Mas, normalmente, uma grande parte de assuntos militares possuem algum grau de sigilo, principalmente aquelas relacionadas à armamento, táticas, técnicas e tecnologias. É assim no mundo todo. E, o velho argumento de “eu pago os impostos, pago seu salário”, não se aplica. Simples assim.
Exatamente.
Mesmo não sendo reservado, e sendo ostensivo, há discrição.
Algumas informações não tão sensíveis sempre vazam, mas o que é confidencial são os detalhes de cada combate e tem que ser confidencial. O número de vitórias não é tão confidencial.
Esse f 15 é antigo, tinha que ser os mais novos, por exemplo os EX!
Impossível no momento.
O F-15EX está sendo entregue para esquadrões de treinamento, teste de armas ou ensaio de vôos.
Ainda vai levar um tempo para vermos algum esquadrão devidamente equipado e treinado para participar deste tipo de exercício em outros países,
Exato. Enfrentamentos como esses contra os F-15C são excelentes parâmetros, mas o ideal, para medir de forma bem eficaz e com mais proximidade da capacidade máxima do F-39, seria um enfrentamento contra o F-15EX ou o Rafale F4.
Não é tão simples assim.
Radar do Gripen tem alcance máximo de cerca de 200 à 250 km.
O radar AESA do F-15C tem alcance máximo de cerca de 400 km.
Existe sim uma diferença de RCS e no é pequena, mas também existe uma diferença de radar a favor do F-15C.
Acho que isso acaba reduzindo muito a vantagem do menor RCS do Gripen e talvez até anulando esta vantagem.
Claro, pensando em embates envolvendo apenas os caças, com aeronaves AEW no jogo ai a vantagem do Gripen aumenta bastante.
Quem sabe a FAB nao eh convidada para a proxima edicao da Red Flag?
Sim provavelmente,
Eles (Us Air force), são covardes 😏
Eles provavelmente vão colocar tudo que tem de bom e melhor para “espancar” o Gripen na Red Flag, escreve o que tô falando aí. 👍
Não creio. Não ocorreu isso nas duas oportunidades anteriores (1998 e 2008).
Ué? E qual a finalidade de um exercício, se não o de testar armamentos e pessoal, mesmo os mais modernos? Exercicio militar não tem troféu de vencedor e vencido, a prêmio é aprender
Más o objetivo é esse mesmo.
Apertar ao máximo para ver até quando espana.
Bom pra nós inclusive.
Aprendem lá, aprendemos cá.
Seria muito bom submeter o Gripen ao mais próximo da realidade de combate e isso os caras na RED FLAG têm como ninguém nesse planeta.
Vou ainda mais longe.
Poderíamos enviar tudo o que temos, desde R99, KC390, AMX, F-5 a Super Tucano M.
Manda a Brazucada toda lá.
Super Tucano (A-29) já participou da Green Flag.
Mas ai seria a lógica. A FAB também não está usando o que tem de melhor?
Não é covardia, eu acho que é mais a questão de saber o máximo da capacidade dos outros caças e descobrir deficiências de seus caças e doutrinas para poder melhorar. Você chamar só caças mais fracos termina evoluindo menos. A China no primeiro exercício que fizeram com os tailandeses mandaram o J-11 ( a versão chinesa do SU-27) contra is Gripens C/D da Tailândia, no combate a curta distância os chineses dominaram pois is Gripens tailandeses não tinham capacetes com mira e no BVR os Gripens deram uma surra por terem tecnologia mais recente e uma doutrina BVR melhor. Os… Read more »
As Forças americanas não utilizam exercícios, como o Red Flag, pra “ganhar” em simulados contra alguém, mas para certificar suas tropas para emprego.
Esse tipo de amadorismo não ocorre.
Importante, “….Se no passado a velocidade, a capacidade de manobra e a potência de fogo eram os principais atributos de um caça, ” o Gripen E os manteve no seu projeto e agregou o novos conceito dos caças de 5G, a consciência situacional e a furtividade.
Pergunta de leigo: aeronaves como essas possuem piloto automático, similar aos das aeronaves comerciais civis? Pra facilitar nos translados e voos de cruzeiro?
Sim, mas não tem um FGC (Flight Guidance Control) como nas aeronaves civis. Basicamente, após acionar um botão, aonde o piloto deixar o manche (stick) ele fica, e a aeronave mantém a atitude (diferente de “altitude”). Serve para que o piloto possa se concentrar no radar/WAD.
O gripen não faz ILS no modo aproach?
A Cruzex não e um exercicio para comparar aviões mas e uma vitrine para mostrar sua capacidades. Este primeiro combate simulado entre as duas vedetes terminou em 2 x 2, segundo live ontem do Felipe Salles. Isto por si so ja demonstra o que sera o Sistema F-39 para a FAB e para a AL. E lembrem-se que nossos pilotos ainda estão se adaptando e o avião não atingiu o FOC. A gente, mais velhos, entendemos a vontade de que a FAB tenha F-15EX, Rafale, juntos com o F-39, mas, o Gripen e o nosso avião, existe toda uma infraestrutura… Read more »
Ouro de tolo
“Este primeiro combate simulado entre as duas vedetes terminou em 2 x 2.”
Foi combate 2×2, e cada dupla ganhou uma vez, seria isso?
O F-15 ganhou na Segunda ( 2×0 para o F-15) e perdeu na Terça ( 2×0 para o Gripen), por isso 2×2!
auto-tracking system(G-39) vs sangue nos olhos(F15)…. rs
Imagina daqui alguns anos com AI em tudo… piloto humano esta com os dias contados…tic tac
“auto-tracking system(G-39) vs sangue nos olhos(F15)…. rs”
Mas o Gripen E ainda tem uma desvantagem, ainda não está totalmente operacional, e os pilotos americanos devem ter milhares de horas voadas no F-15, o que é uma vantagem.
Eu tenho uma intuição que 100% de todas as aeronaves estrangerias (USAF) que participam da CRUZEX vem com o único sentido em buscar informações sobre aeronaves brasileiras, Tipo assim: Vou deixar me acertar para saber qual ESTRATEGIA/TECNOLOGIA o Brasil esta utilizando !!!!!!!
Na minha opinião, eles enviaram o F-15 porque ele tem um alcance de radar maior que o F-16, o que ajudaria a saber em que ponto o Gripen pode ser detectado no radar, o que é uma vantagem, e por tabela uma coleta de informação.
Uma informação interessante é que um destes F-15C que estão participando da Cruzex é Veterano da Guerra do Golfo!… mais estes foram modernizados salvo engano em 2010 e estão equipados com radar Aesa também… No mais parabéns a FAB pelas vitórias … Eu sinceramente em um combate BVR esperava que isso realmente ocorresse e se confirmou!; O nosso Grifo é muito bom e não é só propaganda não, é confirmado na prática! Com certeza esse resultado vai chamar a atenção de vários paises que estão em processo de aquisição de novos Vetores de caça .
Ah como eu gostaria de ver a Fab com uns 100 F39 no mínimo…
Todos nós gostaríamos.
Na verdade, se a FAB for substituir todos os antigos Mirage 2000, F-5 e AMX, pelo Gripen, dá mais de 100! Antigamente se falava em um número de 120 caças pra FAB, mas sinceramente, se a FAB colocar uns 12 Gripen no GDA e 12 nas unidades de F-5, com a reativação do Pacau, já estaria de bom tamanho. Ficaria 4 esquadrões com 12 Gripen cada, mas o 1º GAVCA poderia ter uns 16, já que tem o Jambock e Pif-Paf. Mas, se a FAB não consegue comprar e manter um pouco mais de 50 Gripen e uns 36 lifts… Read more »
Se a economia continuar se recuperando quem sabe pode vir novos lotes de Gripen, esse ano a previsão de crescimento é boa de 3,5%. Mas a economia Brasileira sofreu muito no governo anterior e também por causa das eleições nos EUA o futuro da nossa economia se tornou muito incerto, e com uma tendência fortemente negativa para todo o planeta. Se o governo conseguir manter o crescimento do PIB nos próximos anos mesmo com cenário desfavorável isso vai facilitar para o governo poder pensar em novos lotes do Gripen, mas se der errado pelo menos um segundo caça usado o… Read more »
Acreditar em algo como melhora da economia e posterior compra de caças?
Oras, quantos anos de “forte desenvolvimento econômico” o Brasil teve na década passada e só agora estamos recebendo Gripen’s com lentidão devido a falta de cumprimento nos pagamentos e desculpas de que o dinheiro não é suficiente???
Isso é conversinha pra “boi dormir”.
Se recuperando????? Kkkkkk
Versão pbsoleta quero ver eo duelo com o ealgle 2 f15x.
Não é obsoleta é um F-15 modernizado, já com radar aesa e outras modernizações.
Prezado GALANTE: os F39 da FAB receberão sistemas de link 16BR? Os hardware ja fornecidos poderão ser re-configurados ou seria necessário instalar algo similar ao que hoje temos nos F5BRM? Daria para selecionar entre os dois links (hoje existente(?) e o 16BR)?
Desculpe me intrometer. Será instalado o link BR2. Não só nos F-39, mas em todas as três Forças nos mais variados equipamentos. Não optamos pelo Link 16, utilizado na OTAN. Não sei dizer se é possível a utilização de dois links diferentes. O link BR2 já foi testado em helicópteros do EB.
Eu acho importante ter o nosso. Não sei como funciona nesde caso, mas em telecomunicações tem portas e protocolos onde um equipamento de um fabricante pode ser gerenciado por um equipamento de gerência de um terceiro, não se acessa tudo o que veria numa gerência proprietária mas da para configurar algo. Imagino que alguma troca de informações básicas poderia existir, se não me engano sistemas IFF diferentes podem trocar informações se configurados para isso, por exemplo numa operação onde países da OTAN atuem ao lado de outros países não membros seus sistemas IFF tem que trocar informações para evitar o… Read more »
É uma versão antiga do F-15. A versão EX teria um desempenho melhor, mas mesmo assim é um orgulho pro brasileiro
Ao Coronel Nery, podemos afirmar que aos E-99M: “F-15C signals library added successfully.” ?
Sim. Mas isso eles já tinham. Já operaram com o Erieye em outras oportunidades, até na Suécia, Paquistão, Tailândia…
Pelo que se fala o Gripen perdeu na Segunda e venceu na Terça, é natural os pilotos americanos conhecem a fundo o caça deles suas capacidades e deficiências, já os nossos pilotos ainda estão conhecendo o Gripen. Esse exercício vai ajudar e muito na formação das doutrinas de uso do Gripen, o aprendizado vai ser grande, pela primeira vez a FAB tem um caça com tal capacidade tecnológica a ponto de enfrentar um F-15 , mesmo sendo antigo foi modernizado e até a chegada dos F-15EX era o mais moderno F-15 em operação nos EUA, que faz parte da defesa… Read more »
Vamos analisar alguns dados. Algumas fontes sugerem que o APG-63V3 AESA dos F-15C tem alcance máximo de 400 km para alvos grandes, vamos supor cerca de 10 m² de RCS E o AESA Raven do Gripen E cerca de 250 km para um alvo equivalente. Imagine a RCS do F-15C como 10 m² mesmo e a do Gripen E em 1m² (10 vezes menor) O F-15C poderá detectar o Gripen E a cerca de 226 km. E o Gripen poderá detectar o F-15 no alcance máximo do seu radar, ou seja, 250 km. Para reverter a vantagem de um radar… Read more »
Um resultado satisfatório como esse deveria servir para a FAB e o MD soltar o seguinte comunicado:
“O Gripen é o novo caça brasileiro e não falaremos mais de outro. Aproveitando, já vamos fechar um segundo lote para formarmos pelo menos 5 esquadrões, cobrindo a baixa dos F5 e dos AMX”.
Acho que o Brasil vai chegar aos 108 Gripens, depois dessa CRUZEX não têm como não comprar mais Gripens…
Pensa assim: Quem assina a autorização para uso da grana, se bobear nem sabe que a Cruzex está acontecendo e nem tem interesse em saber.
Boa tarde !
Se bobear? Eu tenho certeza absoluta!
Um combate interessante seria entre o F39 e o F16V.
Aí sim teríamos uma boa base para comparação de tecnologias modernas.
Com todo o respeito à matéria e ao autor, mas o Gripen E, apesar de ser muito moderno e muito superior à um caça antigo da década de 80 por exemplo, não está no topo do estado-da-arte em algumas coisas como a furtividade e não foi desenvolvido para ser um caça de Superioridade Aérea de porte pesado como o F-15C. Porque digo isso? Simplesmente porque um caça com o mesmo desempenho de voo do F-15C, porém com Furtividade no estado-da-arte como o F-35, esse sim pode dar uma “surra” no F-15C. Já o Gripen E é um ótimo caça, com… Read more »