A vitória dos F-39E Gripen sobre os F-15C Eagle no Exercício CRUZEX – considerações sobre a tecnologia embarcada
Por Alexandre Galante
Recentemente, no início do Exercício CRUZEX 2024, realizado em Natal-RN, veio à tona notícia da vitória dos caças F-39E Gripen sobre os icônicos F-15C durante o treinamento.
O CRUZEX é um exercício internacional que reúne forças aéreas de diversas nações para treinar operações conjuntas e aprimorar a interoperabilidade entre os participantes.
O desempenho dos Gripen não apenas destaca as capacidades avançadas da nova geração de caças, mas também sinaliza uma mudança significativa nas dinâmicas de poder aéreo no contexto militar contemporâneo.
É preciso lembrar que, enquanto o Gripen E representa uma plataforma de combate de nova geração, com tecnologias avançadas e design contemporâneo, o F-15C, embora modernizado, carrega as limitações de uma concepção de combate aéreo dos anos 1970, onde a potência da plataforma e o número de mísseis carregados eram os fatores principais.
O combate aéreo moderno está passando por uma profunda transformação, impulsionada pela evolução tecnológica e por novas táticas operacionais que redefinem as características essenciais de uma aeronave de combate. Se no passado a velocidade, a capacidade de manobra e a potência de fogo eram os principais atributos de um caça, hoje os paradigmas mudaram. A consciência situacional e a furtividade são os novos pilares do combate aéreo, redefinindo a forma como as aeronaves operam, interagem e enfrentam ameaças.
A superioridade da consciência situacional proporcionada aos pilotos de caças modernos como o Gripen dão imensa vantagem em cenários de combate além do alcance visual.
Enquanto um piloto de um caça antigo como F-15C tem que fazer operações mentais para ter um panorama do que está acontecendo à sua volta, no F-39E Gripen o piloto tem a consciência situacional ampliada graças ao display de grande área (WAD) que acelera o ciclo OODA (Observe, Orient, Decide, Act – Observar, Orientar, Decidir e Agir). O WAD apresenta o quadro tático e auxilia o piloto a decidir qual ação tomar no mais curto espaço de tempo.
Outro diferencial é o sistema de fusão de dados do Gripen, onde os alvos são acompanhados com base nas informações recebidas de diversos sensores da própria aeronave (Radar, IRST, IFF, EW) e de outras plataformas através de link de dados. A qualidade do rastreio (track quality) é apresentada no display auxiliando o piloto na tomada de decisão.
O radar AESA ES 05 Raven do F-39E Gripen tem grande capacidade e apresenta modo ativo e passivo, com base giratória (swashplate) com cerca de 100 graus de cobertura. Tem capacidade simultânea ar-ar e ar-superfície e de imageamento SAR.
Já o IRST Skyward-G, fabricado pela empresa italiana Leonardo, atua nas faixas de ondas médias e longas do espectro infravermelho, com ângulo de varredura de +/-85º em azimute e +/-60º em elevação, possuindo os modos de busca e rastreio contra alvos aéreos com funções que incluem medição passiva de distância e capacidade opcional de gravação de dados. Ainda que os seus alcances não tenham sido divulgados, dados oficialmente publicados afirmam que o Skyward-G é capaz de detectar simultaneamente até 200 alvos.
Para a Guerra em Rede, o F-39E Gripen é interoperável com o Link 16 da OTAN ao mesmo tempo que emprega o link digital TDL sueco, além de sistemas de comunicação seguras e por satélite.
O F-39E Gripen também possui o “Multi-Function System-Electronic Warfare” ou MFS-EW, Sistema Multifuncional – Guerra Eletrônica, desenvolvido para deixar o Gripen preparado para enfrentar as mais poderosas ameaças atuais e também aquelas que podem surgir nas próximas décadas.
O MFS-EW foi projetado com uma arquitetura AESA, o que significa que pode enfrentar várias ameaças ao mesmo tempo, como vigilância terrestre ou radares de controle de disparo, com um nível de precisão sem precedentes em relação à geolocalização, que pode ser tão baixo quanto 0,1º num raio de 360º. O conjunto de guerra eletrônica do Gripen cobre uma faixa de onda entre 0,5 GHz e 40 GHz, o que o torna capaz de detectar a orientação de armas e radares inimigos.
Implicações
O desempenho dos Gripen no CRUZEX 2024 tem implicações importantes para a aviação militar na América Latina e globalmente. Primeiro, demonstra a crescente capacidade do Brasil, que opera o Gripen, em projetar poder aéreo e contribuir para a segurança regional. O resultado também pode estimular outros países da região a reconsiderar suas escolhas de aeronaves, avaliando as vantagens que caças de nova geração podem oferecer em comparação com plataformas mais antigas.
Além disso, o resultado do exercício pode influenciar as futuras aquisições de aeronaves por forças aéreas ao redor do mundo. A competitividade do Gripen em um cenário de combate com um caça consagrado como o F-15C reforça a percepção de que a tecnologia e a inovação são fatores determinantes na eficácia militar, independentemente da herança e do prestígio de modelos mais antigos.
Além disso, o resultado do exercício pode influenciar as futuras aquisições de aeronaves por forças aéreas ao redor do mundo””..
Sem sombra de dúvidas.
Inclusive Índia poderia estar presente analisando as capacidades do caça, pois estes resultados podem chegar até lá de modo que possam interferir nas decisões para a força aérea daquele país.
Como o Gripen E-39 opera com o Meteor, o alcance do seu radar deve ser no mínimo superior a 200 km para alvos ar-ar. Deve estar no mesmo nível do radar atual do F-35…
Mas não consegui informação especifica sobre alcance do ”radar AESA ES 05 Raven’, alguém sabe? Ou isto é infomação sigilosa…
É “estimado” que o AESA do Gripen E tenha alcance máximo de cerca de 200 à 250 km. É um AESA com cerca de 1.000 módulos.
Já o AESA do F-35 é bem maior com cerca de 1.672 módulos e alcance superior a 300 km, talvez 400 km.
O AESA do F-15C também é grande, acho que não conseguiram fotografar mas muito provavelmente tem mais de 1.500 módulos ou até mais que o do F-35. Algumas fontes sugerem alcance máximo na casa dos 400 km.
AESA no F-15C ? Tá certo isto?
Espalha-se por todas as midias colombianas, sites especializados, que a Colombia irá comprar os Gripens, com todos o tipo de motivações : COLOMBIA escogerá al GRIPEN como NUEVO AVIÓN de COMBATE por presiones de BRASIL?
https://www.youtube.com/watch?v=qHam9svutSQ
COLOMBIA compra NUEVO AVIÓN CAZA de COMBATE
https://www.youtube.com/watch?v=awO7AAfbtT8
COLOMBIA SE DECIDE POR EL SAAB GRIPEN
https://www.youtube.com/watch?v=hbsBd5QKnXw
Colombia es el segundo país de América Latina en elegir el caza Gripen de Saab
https://www.youtube.com/watch?v=KJcvhtnRNQs
Colombia compraría aviones caza Saab Gripen
https://www.youtube.com/watch?v=VW-5wpqHMhw
Não sei se os exemplares da Louisiana ANG receberam essa modernização do radar, mas há F-15C, sim, com radares AESA.
https://www.aereo.jor.br/2010/04/15/f-15c-da-guarda-aerea-nacional-dos-eua-e-modernizado-com-radar-aesa/
Entendi!
Obrigada
Sim. Receberam APG63V2 AESA nos anos 2000.
E depois APG63V3 AESA de 3a geração nos anos 2010.
Já estão no segundo AESA.
A USAF só tem cerca de 180 F-22 para Superioridade Aérea e o 2o caça para cumprir essa missão sao justamente os F-15 C.
Então não são relegados ao descaso, são continuamente modernizados para cumprirem a missão com eficiência.
Somente como adendo; dos 183 F-22 existentes, 113 são “Combat Ready”.
32 são usados como treinadores, uns 20 para teste de vôos, armas e novas tecnologias.
Calcula-se, mas o governo nem confirma e nem demente, que uns 15 F-22 foram destruídos ou seriamente danicados devido ao furacão que destruiu a base aérea de Tyndall, FL.
Mas os números exatos, não são divulgados.
Valeu Luís Henrique, obrigado.
Sim, mestre Loureiro, a Saab ainda não desistiu da India….
Os resultados positivos estão chegando lá também…
O F-15 é um baita caça, um dos melhores do mundo, mas é um projeto da década de 70, com um rcs enorme, deve brilhar como uma árvore de natal no radar do Gripen, que com o Meteor, tem a vantagem, simples assim.
“veio à tona notícia da vitória dos caças F-39E Gripen sobre os icônicos F-15C durante o treinamento.”
Será que foi algum piloto que deixou escapar a vitória? 🤭
Qualquer militar da FAB participante da CRUZEX pode ter passado a informação pra alguém. Não tem nada de confidencial nisso. Meu filho tem companheiros de turma voando lá.
“Não tem nada de confidencial nisso.”
Se não tem nada de confidencial, por que os resultados nunca são liberados?
Aliás, até hoje eu não sei como os Mirage 2000 peruanos se saíram na última Cruzex.
Nem eu sei. Você quer saber de todos os detalhes? Velocidades, manobras, altitudes, distância de lançamentos? Não, isso não será informado pra nós, inclusive eu.
“Você quer saber de todos os detalhes? Velocidades, manobras, altitudes, distância de lançamentos?”
Eu me confortaria só com os resultados, o resto é perfumaria.
“Não, isso não será informado pra nós, inclusive eu.”
Então é simples, e aquele “não tem nada de confidencial nisso” não é verdade, simples assim.
Na CRUZEX anterior talvez ninguém tenha divulgado nada nas redes sociais. Porque? Não sei. Nessa quem divulgou aqui fui eu. E saiu noutras mídias (Cavok etc.)
“Na CRUZEX anterior talvez ninguém tenha divulgado nada nas redes sociais.”
Na Cruzex anterior, o aereo divulgou que os F-5 sofreram até pane seca, mas a FAB não deu sequer um pio sobre o ocorrido.
Quanto a divulgação que eu falo, é por parte da FAB, tipo, de maneira oficial, ela nunca divulga se ganhou ou perdeu um combate simulado, o pouco que ficamos sabendo é pelo pessoal da imprensa que acompanha os exercícios, ou quando algum militar comenta sobre.
Sinceramente não vejo sentido na comunicação oficial divulgar algo do tipo, no mínimo seria antipático com as forças participantes, é algo mais pra imprensa apurar e divulgar mesmo.
Deve ser porque não interessa. Porque não faz diferença nenhuma.
Há vários fatores q influenciam em um combate.
Esses fatores são alterados nos exercícios, assim como na guerra.
Inclusive, mesmo tendo tudo igual, há resultados diferentes.
Chama-se a névoa da guerra.
Uma simples mudança de velocidade, De olhar pra direita primeiro ao invés de pra esquerda e vice-versa pode alterar tudo.
Por isso, não faz diferença nenhuma.
No final, na APA, se faz o debrifing pra analisar tudo.
Inclusive ações “erradas” q deram certo e “certas” q deram errado.
Guerra não é matemática.
Isso é regra em qualquer força armada do universo. Ninguém gosta de admitir derrota. Até falsear a história é muitas vezes usado.
Já percebi aqui, há anos, como se aborrecem por não ter acesso à algumas informações, devido à confidencialidade. Se algumas não deveriam possuir grau de sigilo, não é o caso. Mas, normalmente, uma grande parte de assuntos militares possuem algum grau de sigilo, principalmente aquelas relacionadas à armamento, táticas, técnicas e tecnologias. É assim no mundo todo. E, o velho argumento de “eu pago os impostos, pago seu salário”, não se aplica. Simples assim.
Exatamente.
Mesmo não sendo reservado, e sendo ostensivo, há discrição.
“E, o velho argumento de “eu pago os impostos, pago seu salário”, não se aplica. Simples assim.”
Esse “velho argumento” do “eu pago seu salário” continua válido, os militares gostando ou não, até porque é um fato, simples assim.
Mas o tema do nosso debate não é esse, primeiro tu disse que não tinha nada de confidencial com relação ao resultado do combate do Gripen vs F-15, mas sabemos que isso é mentira, já que a própria FAB nunca divulga nada, o que também é outro fato.
Sinceramente, não estou entendendo a celeuma.
Tenho a impressão q existe alguma confusão aqui. O argumento “pago seu salário então tenho direitos…” se aplica de maneira relativa. Vai se informar se a imprensa nos EUA, p ex sabe de tudo q acontece nas FFAA ou nos serviços de segurança. Existem diversas camadas de sigilo. Os militares são obrigados a compartilhar todas as informações com certos setores do poder executivo e do legislativo, e como a institucionalidade lá é muito mais consolidada do q aqui, dados os costumes políticos, tudo é estritamente regulado. Informações de natureza militar são (ou deveriam ser) por natureza sigilosas, discretas e filtradas.… Read more »
Bitten, só para deixar claro, quem saiu com essa ladainha de “eu pago os impostos, pago seu salário” foi o Rinaldo, talvez ele estava sem argumentos e saiu com essa.
Eu só comprovei um fato, que sim, são os civis que pagam o salário dos militares, os militares gostando ou não.
Sim, correto. Informações sobre a capacidade de combate de um equipamento, ou mesmo procedimentos são sempre sigilosos, e não é exclusividade das FFAA. Não existe sigilo fiscal, financeiro ou jurídico/processual?
“Esse “velho argumento” do “eu pago seu salário” continua válido, os militares gostando ou não, até porque é um fato, simples assim.”
Se aplica, mas não para tudo. Tem coisas que são confidenciais. E pagar imposto, os militares também pagam, como qualquer outro.
Se vai ficar de mimimi com essa de pagar salários, tu errou o alvo, quem saiu com essa ladainha não fui eu, eu só comprovei um fato, simples assim.
Ué, tu não falou que é válido o argumento “eu pago teu salário”? Tu tá dando corda para o mimi. Então, deixa de chatice…tu complica com tudo …ora, por favor!
“Então, deixa de chatice…tu complica com tudo …ora, por favor!” A questão é muito simples. Em relação ao resultado dos combatentes entre Gripen vs F-15, o Rinaldo disse: “Não tem nada de confidencial nisso.” Aí eu perguntei, se não tinha nada de confidencial, por que a FAB nunca divulgava os resultados. Aí veio o blá blá blá e mimimi, tentando distorcer a minha pergunta. Mas na tua opinião, o Rinaldo está certo quando diz que não existe nada de confidencial, em relação aos resultados da Cruzex, mesmo a realidade dos fatos mostrando o contrário? Responde aí, de maneira direta, sem… Read more »
Faz um pix do meu salário que te mando o relatório final do exercício. Rsrs
“Faz um pix do meu salário que te mando o relatório final do exercício. Rsrs”
Ou seja, tu mentiu quando disse que não existia nada de confidencial. Rsrsrs.
Vou me autoflagelar…
“Vou me autoflagelar…”
Talvez assim aprenda a não mentir mais…
Eu já te disse o que penso penso…tu está fazendo mais mimimi.
Ou seja, enrolou e não me respondeu! Mas, segue o baile.
Algumas informações não tão sensíveis sempre vazam, mas o que é confidencial são os detalhes de cada combate e tem que ser confidencial. O número de vitórias não é tão confidencial.
Porque o foco não é competir e sim treinar ?
Pra que se aprenda algo e se aperfeiçoe. Melhore o que já se sabe.
Imagino que treino envolva várias situações, certo ? Todas que possam acontecer numa guerra. Se estiverem longe…O F-15 poderia ver e acertar primeiro, certo ? Se simulam um ataque de Gripens a uma base americana… A diferença de radar se vai, certo ? Se a altitude for alta… F-15 se sobressai, certo ? Se o F-15 estiver com carga máxima, parecerá uma Kombi voando perto do agil Gripen, certo ? Como determinar exatamente qual caça então é melhor ? Fora o fator piloto ! Estratégia.. Que ja fez ate AMX vencer os americanos. Foi mal ai… Mas vcs parecem crianças… Read more »
Exato. Não tem que responder mesmo.
Exato, é lógico que é confidencial, afinal todos gostariam de contar vitórias, mas ninguém gosta de lembrar ou admitir derrotas.
Coronel Rinaldo, o Sr. sabe dizer quantos pilotos da FAB estão declarados formados no Gripen F39E?
Que já fizeram vôo solo e estão aptos para operar o Gripen E…?
Pelas minhas contas são 12 dos 17 que foram pra Suécia forma no Gripen C/D
Obrigado!
Eu não sei. Acredito que seja em torno desse número que você postou.
Obrigada!!
Isso é um dado sensível, sigiloso…
Teve uma operação de inteligência envolvendo a então KGB. Entregaram bíblias no mesmo dia e na mesma hora, para as esposas ou familiares de pilotos de combate da Suécia. O recado pareceu bem claro: avião sem piloto não serve para nada… Depois disso, foram criadas vilas militares para os pilotos oficiais, seus rostos não foram mais divulgados em fotos e uma série de outras medidas foram tomadas para não tornar público a identidade dos aviadores de combate.
isto não ocorre no Brasil , não tem nada de sigilo, da para saber nome e sobre nome de todos que foram para Suécia, basta Abrir o DOU ,as materias com fotos, os vídeos da colaboração real , verá até as esposas e filhos dos pilotos de Gripen! até no site oficial da FAB. Temos até a Historia completa do comandante do 1º GDA Só para vc tirar isto da sau cabeça .. Segue uma breve lista! Quantos pilotos prontos para o Gripen F-39E em Fevereiro de 2024 ? 10! voo solo de 4 em Fev.2024 + 6 já declarados… Read more »
Desculpe estragar o seu dia. Foi apenas um registro da história, uma curiosidade.
Nogueira, foi um bom “causo” e, guardadas as devidas proporções, serve como lembrete de que segurança orgânica deve ser exercitada. O período da guerra fria deve ter sido recheado de situações em que “recados” eram enviados e respondidos pelos protagonistas das situações. Mas lembro de um ocorrido na década de 90 no oriente médio. Num certo país um oficial de fronteira era o responsável por liberar ou reter acessos ao seu território. Contudo, ele foi fotografado em um cenário (plantado) sugerindo que ele era usuário de drogas. Com isso ele passou a ser refém dos pedidos de liberação e, para… Read more »
Bueno, o contexto do “causo” apresentado pelo Nogueira fazia muito sentido ter a restrição (não divulgar os pilotos). Trazendo para a nossa atualidade, aqui no Brasil tem uma unidade que intercepta aviões do trafico que não pode ser identificada sob risco de represálias. Lembremos do caso daquele procurador (acredito que era colombiano) que viajou para outro país em lua de mel e os traficas chegaram pela praia do hotel onde ele estava hospedado e assassinaram o coitado. No caso dos pilotos de gripen, é quase inevitável ocultar a identidade do comandante da unidade que abriga os F-39; já os demais… Read more »
Nossa , interessante…. Realmente é Bem divulgado o nome dos pilotos… E tem foto de todos…
Também acho que deveria ser sigiloso, depois de um tempo divulga como fato histórico.
Tem até dos mecânicos das aeronaves!
O 2°/6° e os Terceiros tem esse cuidado por conta do narcotráfico.
Esse f 15 é antigo, tinha que ser os mais novos, por exemplo os EX!
Impossível no momento.
O F-15EX está sendo entregue para esquadrões de treinamento, teste de armas ou ensaio de vôos.
Ainda vai levar um tempo para vermos algum esquadrão devidamente equipado e treinado para participar deste tipo de exercício em outros países,
O F-15 é antigo… Mas acho o teste bem válido…
São poucos paises que realmente possuem caças atualizados.
Saber que podemos derrotar qquer versão mais antiga… É motivo pra uma maior tranquilidade.
Vc respondeu para a pessoa errada!
Exato. Enfrentamentos como esses contra os F-15C são excelentes parâmetros, mas o ideal, para medir de forma bem eficaz e com mais proximidade da capacidade máxima do F-39, seria um enfrentamento contra o F-15EX ou o Rafale F4.
Fico mais curioso em saber como seria as coisas contra o F-16V !
Também seria um ótimo oponente, sim.
sera que os F16 chilenos nao conta
Os F-16C/D tem uma aviônica muito boa e eficiente, mas já são aeronaves com mais de 15 anos de uso. Sua tecnologia já não é o estado da arte.
Não é tão simples assim.
Radar do Gripen tem alcance máximo de cerca de 200 à 250 km.
O radar AESA do F-15C tem alcance máximo de cerca de 400 km.
Existe sim uma diferença de RCS e no é pequena, mas também existe uma diferença de radar a favor do F-15C.
Acho que isso acaba reduzindo muito a vantagem do menor RCS do Gripen e talvez até anulando esta vantagem.
Claro, pensando em embates envolvendo apenas os caças, com aeronaves AEW no jogo ai a vantagem do Gripen aumenta bastante.
O Gripen tem uma aviônica muito superior ao F-15C, basta olhar as imagens, sem contar os sistemas de guerra eletrônica.
O F-15C é um baita caça, mas tirando o radar e os mísseis, já é praticamente um senhor em comparação com o Gripen E.
O “combate” direto entre os F-15 e Gripen terminou em 2×2 !
No 1a dia deu F-15 e no 2a deu Gripen.
Nada mal para um “velhinho”… Nada mal para um caça leve contra o poderoso F-15…
Mas nem sabemos ao certo, em que situações foram…
Quem sabe a FAB nao eh convidada para a proxima edicao da Red Flag?
Sim provavelmente,
Eles (Us Air force), são covardes 😏
Eles provavelmente vão colocar tudo que tem de bom e melhor para “espancar” o Gripen na Red Flag, escreve o que tô falando aí. 👍
Não creio. Não ocorreu isso nas duas oportunidades anteriores (1998 e 2008).
Ué? E qual a finalidade de um exercício, se não o de testar armamentos e pessoal, mesmo os mais modernos? Exercicio militar não tem troféu de vencedor e vencido, a prêmio é aprender
Más o objetivo é esse mesmo.
Apertar ao máximo para ver até quando espana.
Bom pra nós inclusive.
Aprendem lá, aprendemos cá.
Seria muito bom submeter o Gripen ao mais próximo da realidade de combate e isso os caras na RED FLAG têm como ninguém nesse planeta.
Vou ainda mais longe.
Poderíamos enviar tudo o que temos, desde R99, KC390, AMX, F-5 a Super Tucano M.
Manda a Brazucada toda lá.
Super Tucano (A-29) já participou da Green Flag.
Se não houver ” contingênciamento de verbas”.
Mas ai seria a lógica. A FAB também não está usando o que tem de melhor?
Não é covardia, eu acho que é mais a questão de saber o máximo da capacidade dos outros caças e descobrir deficiências de seus caças e doutrinas para poder melhorar. Você chamar só caças mais fracos termina evoluindo menos. A China no primeiro exercício que fizeram com os tailandeses mandaram o J-11 ( a versão chinesa do SU-27) contra is Gripens C/D da Tailândia, no combate a curta distância os chineses dominaram pois is Gripens tailandeses não tinham capacetes com mira e no BVR os Gripens deram uma surra por terem tecnologia mais recente e uma doutrina BVR melhor. Os… Read more »
As Forças americanas não utilizam exercícios, como o Red Flag, pra “ganhar” em simulados contra alguém, mas para certificar suas tropas para emprego.
Esse tipo de amadorismo não ocorre.
A ideia por traz desses exercícios não é humilhar os participantes, os E.U.A. são mais fortes e preparados militarmente do que nós, eles sabem disso e nós também, basta ver quanto cada lado gasta com sua defesa. A função de um red flag/ cruzex é justamente treinar forças de países diferentes a operar no padrão OTAN, tecnicamente somos aliados dos E.U.A, óbvio que cada país envolvido deve usar a experiência para conhecer a máquina do vizinho, afinal como dizia Oliver Cromwell: “eu rezo para Deus e mantenho minha pólvora seca. Nunca se sabe o dia de amanhã .
Vcs não entendem 😏
A águia tá com o bico quebrado 🤔
Eles tem que sempre mostrar superioridade aérea seja aonde for.
Tirando como exemplo a FAB mandou os F5 lá pra Red Flag.
Nos primeiros dias os F5 da FAB dominou os exercícios, nas últimas semanas do exercício eles reconfiguraram e ajustaram os exercícios e imagina quem deu no final dos exercícios ?!😏
Ah Covardes !!!
Aí fica fácil né ?! 🙃
Se tivessem preocupados em mostrar superioridade… Trariam F-35 ou F-22…
Os caças de ponta deles !
Desculpa, mas não dominaram não. Eu estava na ativa em 2008. O Fleury, cmt do 1°/14° naquele ano, participante da Red Flag, é meu amigo. Eu sei o que aconteceu lá. A missão do F-5M era abater os F-16 “leakers”, ou seja, aqueles que conseguiam passar pelas defesas. Algumas vezes foram bem sucedidos, noutras não. Não houve nenhuma reconfiguração.
O Sr. estava na ativa quando rolou o exercício, mas não foi, foi o seu amigo que disse que passou por alguns e outros ficou.
Então deduz se que os F5 inicialmente demonstraram acertividade no exercício, mas na época as revistas e sites divulgaram que incialmente os F5 foram bem sucedidos e que houve sim uma adequação ou reconfiguração digamos assim do exercicicio e até das Anvs. Eu fica a dúvida.
Tirando a modéstia sua e de seu amigo , quem fala a verdade?! 🤷♂️
O cmt do Esquadrão, TCel Fleury.
A propósito.. Não somos considerados “aliados” deles (Essa nomenclatura so usam para nações com acordos de cooperação militar).
Me parece um raciocínio meio que briga de rua para ser adotado pela melhor força aérea do planeta.
Mas é aquilo.
Então o Brasil quando – que pena – tinha o melhor futebol do mundo escalava o Pelé e o garrincha porque era covarde.
Claro claro…
Guerra é Guerra, exercício é exercicio (eles são ajustáveis em detrimento para uma força, já a guerra não se tem esse poder dissuasório).
E jogo de futebol , que vença quem jogar melhor independente de jogador bom no campo ou não.🤷♂️
A verdade é essa 👍
Importante, “….Se no passado a velocidade, a capacidade de manobra e a potência de fogo eram os principais atributos de um caça, ” o Gripen E os manteve no seu projeto e agregou o novos conceito dos caças de 5G, a consciência situacional e a furtividade.
Pergunta de leigo: aeronaves como essas possuem piloto automático, similar aos das aeronaves comerciais civis? Pra facilitar nos translados e voos de cruzeiro?
Sim, mas não tem um FGC (Flight Guidance Control) como nas aeronaves civis. Basicamente, após acionar um botão, aonde o piloto deixar o manche (stick) ele fica, e a aeronave mantém a atitude (diferente de “altitude”). Serve para que o piloto possa se concentrar no radar/WAD.
O gripen não faz ILS no modo aproach?
Não sei. Acredito que sim.
A Cruzex não e um exercicio para comparar aviões mas e uma vitrine para mostrar sua capacidades. Este primeiro combate simulado entre as duas vedetes terminou em 2 x 2, segundo live ontem do Felipe Salles. Isto por si so ja demonstra o que sera o Sistema F-39 para a FAB e para a AL. E lembrem-se que nossos pilotos ainda estão se adaptando e o avião não atingiu o FOC. A gente, mais velhos, entendemos a vontade de que a FAB tenha F-15EX, Rafale, juntos com o F-39, mas, o Gripen e o nosso avião, existe toda uma infraestrutura… Read more »
Ouro de tolo
“Este primeiro combate simulado entre as duas vedetes terminou em 2 x 2.”
Foi combate 2×2, e cada dupla ganhou uma vez, seria isso?
O F-15 ganhou na Segunda ( 2×0 para o F-15) e perdeu na Terça ( 2×0 para o Gripen), por isso 2×2!
Obrigado por esclarecer.
Pelo que entendi sim e com 2kills a zero respetivamente.
auto-tracking system(G-39) vs sangue nos olhos(F15)…. rs
Imagina daqui alguns anos com AI em tudo… piloto humano esta com os dias contados…tic tac
“auto-tracking system(G-39) vs sangue nos olhos(F15)…. rs”
Mas o Gripen E ainda tem uma desvantagem, ainda não está totalmente operacional, e os pilotos americanos devem ter milhares de horas voadas no F-15, o que é uma vantagem.
O fator humano só é vantajoso contra outro humano … já contra uma AI tende a ser 100% superado …tempo de resposta , degradação física, metadados(operacional espacial)..
O futuro é AI.
Eu tenho uma intuição que 100% de todas as aeronaves estrangerias (USAF) que participam da CRUZEX vem com o único sentido em buscar informações sobre aeronaves brasileiras, Tipo assim: Vou deixar me acertar para saber qual ESTRATEGIA/TECNOLOGIA o Brasil esta utilizando !!!!!!!
Na minha opinião, eles enviaram o F-15 porque ele tem um alcance de radar maior que o F-16, o que ajudaria a saber em que ponto o Gripen pode ser detectado no radar, o que é uma vantagem, e por tabela uma coleta de informação.
Que comentário ridículo senhor, difícil admitir que o F-39E é um dos melhores caças existentes?
Nós tbem estamos pagando informações dos cacas deles…
Uma informação interessante é que um destes F-15C que estão participando da Cruzex é Veterano da Guerra do Golfo!… mais estes foram modernizados salvo engano em 2010 e estão equipados com radar Aesa também… No mais parabéns a FAB pelas vitórias … Eu sinceramente em um combate BVR esperava que isso realmente ocorresse e se confirmou!; O nosso Grifo é muito bom e não é só propaganda não, é confirmado na prática! Com certeza esse resultado vai chamar a atenção de vários paises que estão em processo de aquisição de novos Vetores de caça .
Ate agora… O combate foi 2×2 !
Mas não sabemos dos detalhes e condições… Basta uma mudança de altitude… E um ou outro é favorecido.
Ah como eu gostaria de ver a Fab com uns 100 F39 no mínimo…
Todos nós gostaríamos.
Na verdade, se a FAB for substituir todos os antigos Mirage 2000, F-5 e AMX, pelo Gripen, dá mais de 100! Antigamente se falava em um número de 120 caças pra FAB, mas sinceramente, se a FAB colocar uns 12 Gripen no GDA e 12 nas unidades de F-5, com a reativação do Pacau, já estaria de bom tamanho. Ficaria 4 esquadrões com 12 Gripen cada, mas o 1º GAVCA poderia ter uns 16, já que tem o Jambock e Pif-Paf. Mas, se a FAB não consegue comprar e manter um pouco mais de 50 Gripen e uns 36 lifts… Read more »
108 caças, 6 esquadrões com 18 aviões em cada, esta era a meta da FAB , num país sério seria factível.
Todas as FA do mundo, incluindo a USAF, estão diminuindo o número relativo de caças.
Se a economia continuar se recuperando quem sabe pode vir novos lotes de Gripen, esse ano a previsão de crescimento é boa de 3,5%. Mas a economia Brasileira sofreu muito no governo anterior e também por causa das eleições nos EUA o futuro da nossa economia se tornou muito incerto, e com uma tendência fortemente negativa para todo o planeta. Se o governo conseguir manter o crescimento do PIB nos próximos anos mesmo com cenário desfavorável isso vai facilitar para o governo poder pensar em novos lotes do Gripen, mas se der errado pelo menos um segundo caça usado o… Read more »
Acreditar em algo como melhora da economia e posterior compra de caças?
Oras, quantos anos de “forte desenvolvimento econômico” o Brasil teve na década passada e só agora estamos recebendo Gripen’s com lentidão devido a falta de cumprimento nos pagamentos e desculpas de que o dinheiro não é suficiente???
Isso é conversinha pra “boi dormir”.
A década de 2010 – 2020 foi péssima para a economia do Brasil tivemos forte queda do PIB(dentro do período de 2014 até 2022 foi o pior período na história para a economia Brasileira 😔). Hoje o PIB do Brasil em 2024 é menor do era em 2014 😱, o Brasil começou a se recuperar a partir deste ano 2024 e vai levar vários anos mantendo o ritmo atual de crescimento para recuperarmos os estragos na economia Brasileira. EDITADO A situação da economia Brasileira atualmente não permite muitos investimentos pesados, um avião de caça é uma compra cara de vários… Read more »
O período entre 2014 – 2022 foi o pior período na história da economia Brasileira, com uma forte queda do PIB, hoje em 2024 o nosso PIB é menor do que era 2014, não temos dinheiro para comprar novos lotes do Gripen, mas se a economia continuar crescendo quem sabe pode ter uma chance de chegar novos lotes de Gripen.
O correto seria eu ter falado do começo da década passada, quando a economia brasileira parecia decolar (quem não lembra da capa da The Economist com o Cristo Redentor decolando). Depois da Copa, a crise se instaurou (e o Cristo que decolou aparece voltando em zigue-zague rumo ao chão). A questão é, quando a economia brasileira de fato vai permitir compras vultuosas e gastos como esse? Principalmente em um governo que aumenta os gastos públicos…
Outra coisa, comprar caças de outros países que não sejam os Gripens jogará todo investimento nesses no ralo!
“Mas a economia Brasileira sofreu muito no governo anterior e também por causa das eleições nos EUA o futuro da nossa economia se tornou muito incerto, e com uma tendência fortemente negativa para todo o planeta.”
Oi?
Voce sabe que houve uma pandemia né? E nenhum Projeto estrategico foi interrompido? Voc~e deve ter visto o tamanho do rombo do orçamento do atual desgoverno?
O governo anterior foi péssimo no combate da pandemia e isso afetou a nossa economia.
Caso eles tivessem sido melhores no combate a pandemia a nossa economia estaria bem melhor agora.
AVISO DOS EDITORES A TODOS: A DISCUSSÃO ESTÁ DESVIANDO DO TEMA DA MATÉRIA E VIRANDO DISPUTA POLÍTICA.
FOQUEM NO TEMA DA MATÉRIA OU OS COMENTÁRIOS SERÃO APAGADOS.
LEIAM AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/
Explique melhor. Péssimo como? Depois da pandemia saímos com inflação menor que na Europa e EUA, e crescimento maior que a China.
AVISO DOS EDITORES A TODOS: A DISCUSSÃO ESTÁ DESVIANDO DO TEMA DA MATÉRIA E VIRANDO DISPUTA POLÍTICA.
FOQUEM NO TEMA DA MATÉRIA OU OS COMENTÁRIOS SERÃO APAGADOS.
LEIAM AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/
Se recuperando????? Kkkkkk
Só pode estar delirando kkk
Versão pbsoleta quero ver eo duelo com o ealgle 2 f15x.
Não é obsoleta é um F-15 modernizado, já com radar aesa e outras modernizações.
Prezado GALANTE: os F39 da FAB receberão sistemas de link 16BR? Os hardware ja fornecidos poderão ser re-configurados ou seria necessário instalar algo similar ao que hoje temos nos F5BRM? Daria para selecionar entre os dois links (hoje existente(?) e o 16BR)?
Desculpe me intrometer. Será instalado o link BR2. Não só nos F-39, mas em todas as três Forças nos mais variados equipamentos. Não optamos pelo Link 16, utilizado na OTAN. Não sei dizer se é possível a utilização de dois links diferentes. O link BR2 já foi testado em helicópteros do EB.
Eu acho importante ter o nosso. Não sei como funciona nesde caso, mas em telecomunicações tem portas e protocolos onde um equipamento de um fabricante pode ser gerenciado por um equipamento de gerência de um terceiro, não se acessa tudo o que veria numa gerência proprietária mas da para configurar algo. Imagino que alguma troca de informações básicas poderia existir, se não me engano sistemas IFF diferentes podem trocar informações se configurados para isso, por exemplo numa operação onde países da OTAN atuem ao lado de outros países não membros seus sistemas IFF tem que trocar informações para evitar o… Read more »
Pode ser. Eu realmente não tenho certeza.
São programas de computadores, certo?
Certamente é possível sim ! Você fecha um e abre o outro. Limitações estariam apenas no hardware utilizado. Mas provavelmente é o mesmo.
Os rádios modernos utilizam a criptografia por software. Antigamente era por hardware. Não discordo de você porque não tenho o conhecimento completo. Se você afirma vou concordar. Teria que pesquisar.
A criptografia por software significa que os algoritmos podem ser implementados e atualizados, conforme necessário, sem transportar o hardware físico. Isso não apenas torna mais fácil a adaptabilidade a novas ameaças, mas também facilita a implementação de algoritmos mais robustos e a correção de falhas, vulnerabilidades, implementação dinâmica com o objetivo de deixar ainda mais rápido a implementação… A implementação de vários padrões de criptografia implica que os rádios podem comunicar com diferentes sistemas como a AEL vem trabalhando.
A pergunta era: dá pra utilizar o Link 16 e o BR2 no mesmo equipamento, com a mudança por meio rápido (uma chave seletora, por exemplo)?
Você não sabe do que está falando.
É uma versão antiga do F-15. A versão EX teria um desempenho melhor, mas mesmo assim é um orgulho pro brasileiro
Ao Coronel Nery, podemos afirmar que aos E-99M: “F-15C signals library added successfully.” ?
Sim. Mas isso eles já tinham. Já operaram com o Erieye em outras oportunidades, até na Suécia, Paquistão, Tailândia…
Sim, mas me referia ao fato de agora nós termos registrado assinaturas provenientes do Eagle. For the first time?
Ah, sim. Deve ter sido feito.
Pelo que se fala o Gripen perdeu na Segunda e venceu na Terça, é natural os pilotos americanos conhecem a fundo o caça deles suas capacidades e deficiências, já os nossos pilotos ainda estão conhecendo o Gripen. Esse exercício vai ajudar e muito na formação das doutrinas de uso do Gripen, o aprendizado vai ser grande, pela primeira vez a FAB tem um caça com tal capacidade tecnológica a ponto de enfrentar um F-15 , mesmo sendo antigo foi modernizado e até a chegada dos F-15EX era o mais moderno F-15 em operação nos EUA, que faz parte da defesa… Read more »
Vamos analisar alguns dados. Algumas fontes sugerem que o APG-63V3 AESA dos F-15C tem alcance máximo de 400 km para alvos grandes, vamos supor cerca de 10 m² de RCS E o AESA Raven do Gripen E cerca de 250 km para um alvo equivalente. Imagine a RCS do F-15C como 10 m² mesmo e a do Gripen E em 1m² (10 vezes menor) O F-15C poderá detectar o Gripen E a cerca de 226 km. E o Gripen poderá detectar o F-15 no alcance máximo do seu radar, ou seja, 250 km. Para reverter a vantagem de um radar… Read more »
E se olhar pelo lado do armamento o F-15 com o AIM-120-C8 teoricamente dispararia por volta dos 160Km o alcance máximo, mas não creio que disparem no alcance máximo então disparariam com menos de 160Km, o Gripen com o Meteor que tem alcance máximo de 200Km também não dispararia no alcance máximo mas mesmo assim poderia atirar primeiro.
Só um adendo, a USAF e ANG não usam o AIM-120C8, eles usam o AIM-120D.
O C8 é a versão de exportação do D e é Downgraded. O D é superior em navegação, precisão, data link, detecção de alvos e outras coisas.
A diferença de alcance máximo é pequena entre C8/D e Meteor. Não acho que de para afirmar que sempre poderá atirar primeiro.
Um resultado satisfatório como esse deveria servir para a FAB e o MD soltar o seguinte comunicado:
“O Gripen é o novo caça brasileiro e não falaremos mais de outro. Aproveitando, já vamos fechar um segundo lote para formarmos pelo menos 5 esquadrões, cobrindo a baixa dos F5 e dos AMX”.
Se dependesse da FAB… Teríamos 500 Gripens… E ate F-35 !
Esse problema mora em Brasília.
Sim, o problema está em quem de fato pode assinar os contratos…
Porém a FAB e o MD deveriam colocar o “p** na mesa” e afirmar que chega de ficar enamorando outros caças mundo afora…
Acho que o Brasil vai chegar aos 108 Gripens, depois dessa CRUZEX não têm como não comprar mais Gripens…
Pensa assim: Quem assina a autorização para uso da grana, se bobear nem sabe que a Cruzex está acontecendo e nem tem interesse em saber.
Boa tarde !
Se bobear? Eu tenho certeza absoluta!
Cabe porém, a FAB ser forte na propaganda e mostrar aos que assinam de que não há outro caminho racional… Se for para comprar outro caça, que seja um leve pra cobrir a baixa dos AMX. Mas o caça principal deve ser o F-39 Gripen! Esqueçam outras ofertas e só foquem no desenvolvimento desse e futuramente um caça 5G ou 6G!
Se viesse mais um lote de 36 e uma redistribuição melhor já estaria satisfeito.
Um combate interessante seria entre o F39 e o F16V.
Aí sim teríamos uma boa base para comparação de tecnologias modernas.
Realmente… Caça x caça… A gente sabe como pode terminar…
Hoje, a tecnologia embarcada é que faz a diferença…
Mas qtos F-16V existem por ai ? O combate é válido !
Com todo o respeito à matéria e ao autor, mas o Gripen E, apesar de ser muito moderno e muito superior à um caça antigo da década de 80 por exemplo, não está no topo do estado-da-arte em algumas coisas como a furtividade e não foi desenvolvido para ser um caça de Superioridade Aérea de porte pesado como o F-15C. Porque digo isso? Simplesmente porque um caça com o mesmo desempenho de voo do F-15C, porém com Furtividade no estado-da-arte como o F-35, esse sim pode dar uma “surra” no F-15C. Já o Gripen E é um ótimo caça, com… Read more »
Desculpe amigo mas… acho que por uma serie de razões nossos gripen estão com a tecla peace acionada , ou seja sem parte do sistema de guerra eletrônica acionada aí sim essas contas de radar x rcs fazem sentido e eles estão equivalentes , caso contrario esquece, os gripen sao muuuito superiores ao f 15 c que veio nos visitar .
Sim, pode ser. Apesar do F-15C também estar com o botão Peace acionado e tambem contar com sistemas de guerra eletrônica ele não está recebendo o EPAWS como esta ocorrendo com os F-15E e com os mais novos EX. Então mesmo que tenha recebido algumas modernizações nesta área acho que os sistemas EW do nosso Gripen E devem ser superiores. Tem a ressalva que os Gripen E suecos ficaram com EW mais poderosa que os nossos Gripen, mas talvez mesmo com EW downgraded, ainda seja superior ao do F-15C. A USAF ia modernizar a EW dos F-15C e dos F-15E… Read more »
Está a dizer que nosso Gripen é um Chevrolet Onix?
Talvez seja melhor considerar o F-22 ao invés do F-35 para dar uma surra no F-15.
Li informações que no primeiro dia os F-15 venceram os Gripens em algum exercício da cruzex, alguém sabe mais sobre isso ?
Sim, todos sabemos. É só ler todas as matérias com atenção.
E contra o F-16 Chileno?
Os F16 estão bem configurados para missão contra o Gripen E39?
Eles tem radar compatível do Gripen?
O Gripen é tecnologicamente superior ao F-16 Chileno, também gostaria de saber como o Gripen se comportou contra os F-16.
Sem falar no armamento para BVR o Chile só tem AIM-120-C5 e C7, ainda não adquiriram o C8 e o alcance do C7 é 120 Km e do C5 é menor ainda. Já o Gripen tem o Meteor com um alcance muito maior.
F-39. F de fighter.
RCS do Saab Gripen-E é comparável a um pato real em voo…
Já o Eagle é comparável a um kitnet 😆😆🇺🇲
https://images.app.goo.gl/5ezkwDG3Se2CW8pa9
O Gripen tem comunicação via satélite? Onde está a antena?
Não, não tem. Não conheço avião de caça que possua.
O Gripen tem SATCOM, assim como outros caças modernos também tem. A antena fica atrás da cabine. Se for procurar, será um dos círculos brancos que você verá em fotos da aeronave.
Qual banda utiliza? Porque as antenas para banda Ku são enormes. A antena “barbatana” é VHF.
Visto de cima, atrás do canopi, e a frente da antena barbatana, tem 3 “círculos” brancos que são antenas. Uma delas é do SATCOM.
Ah, ok. Não sabia. Sabe que banda utiliza?
Não sei.
Uma coisa não pode ser deixa de lado nunca. Quem está lá é a nata da nata da nata da FAB (aviadores de caça, de alto desempenho, e que foram selecionados para serem os primeiros a voarem o Grippen), já do lado de lá temos o que provavelmente é a nata da Louisiana ANG porém ainda é uma ANG, que é uma segunda linha das forças armadas dos Estados Unidos. Aí temos o equipamento. Um caça dos mais modernos conta um que nem sabemos se tem os upgrades mais atuais do C. Aí temos a questão do exercício em si.… Read more »
E-99, diferente do R-99. Um é AWACS, o outro é aeronave de reconhecimento.
Gripinho é o melhor do mundo.
Ass: República dos bananas.
Os F15C são da mesma geração dos Su30 da Venezuela, e possivelmente mais atualizados. Sem contar a qualidade do armamento. Esse boato das “vitórias aereas” da FAB deve contribuir como elemento de dissuasão.
Os SU-30 venezuelanos são mais novos em questão de idade, mas os F-15 são mais modernos pois foram atualizados e os SU-30 da Venezuela não.
Algumas dúvidas:
1) No contexto dessas vitórias, o E-99 estava sendo utilizados em conjunto?
2) O link BR-2 estava ativo nessa Cruzex, ou somente foram usados os links padrão OTAN?
O link BR2 não está implantado, ainda. Só os F-15 possuem o link 16, da OTAN.
Algum desses F-15 no cruzex irão para Israel ou serão de outro estoque?
Como assim “irão para Israel”??
Caso vc esteja se referindo a recente encomenda de Israel, serão aviões novos!!
Recomendamos a leitura dessa matéria:
https://www.aereo.jor.br/2024/11/07/israel-adquire-25-cacas-avancados-boeing-f-15ia-por-u52-bilhoes/
Do que tu está falando???
A função principal do f15 é de caça bombardeio e ataques bvrs. Pois ele tem mais hypoints do que o f16 e o Gripen. O objetivo dos americanos nesse exército foi de apenas testar a capacidade dos seus pilotos de combater um caça com essas características contra um caça de maior manobrabilidade. Quanto a tecnologia que o Gripen tem os f15 são modernizados pra também ter. E com certeza não usa mais um cokpit antigo. Muito provavelmente já modernizaram e devem ter capacetes com I.A assim como os do Gripen. Se eles trouxessem os f16 ou f18 ganhariam de lavada.… Read more »
Salve todos os senhores camaradas do Aéreo e da Trilogia.
Dito isso (o artigo) notem os nobres senhores camaradas, que não faz o menor sentido termos F16 do deserto do ARMAG! Tão pouco faz sentido as autoridades políticas de Brasília, sem citar nomes, e também grande parte do oficialato da FAB querer comprar um novo avião presidencial!
Sgt Moreno
NOTA:
Será que nenhum deles sabem, para que as FFAA existem, ainda mais em tempo de Maduro fazendo troça com a política brasileira?
Moreno, só para colaborar com o debate. Concordo contigo que F16 deve ser descartado e que o foco deve ser o F39 em 2º lote o mais breve possível. Já no quesito avião presidencial é algo que deva ser decidido de forma cabal (pelo congresso; plebiscito; decreto…manifestação divina…) para evitar que de tempos em tempos caiamos nessa desavença improdutiva se o Brasil precisa ou não de um novo avião presidencial. Ou seja, o presidente deve usar avião fretado, de carreira ou da FAB ? Vantagens e desvantagens de cada caso. Certa vez fiz um comentário – não aqui na Trilogia… Read more »
Excelente texto, analítico e equilibrado. É lógico que em um (improvável) confronto com a USAF, se é que sobrasse algo da FAB, mesmos os veteranos (mas mortais) F-15 seriam adequadamente orientados por E-3 e ou outros sistemas semelhantes. Outra questão é que na Cruzex com certeza teve vários confrontos simulados onde jamais saberemos o “placar”. Por outro lado, em hipótese alguma tira o mérito dos pilotos que alcançaram a façanha. Parabéns a estes, e aqui continua minha (utópica) torcida para um dia termos uma FAB realmente toda voltada a defesa do espaço aéreo, e não gastando preciosos recursos financeiros e… Read more »
Supremacia aérea brasileira!
O Brasil tem uma aeronave capaz de vencer qualquer outra na américa latina. Até “ontem” não conseguiríamos superar um avião da década de 70 modernizado; Hoje vencemos de olhos fechados.
A Fab tem que parar de sonhar com outros aviões e focar no Gripen, ele é o futuro.
E sobre Gripen x Rafale? Já há algum dado para ser compartilhado?
Os Rafale NÃO estão participando da CRUZEX.
Se abate F15 quanto mais Sukhoi velho.
Impressionante a FAB ter hoje um vetor que consegue se equiparar a vários modelos dos principais caças da USAF.
Gostaria de um dia ver o desempenho do Gripen contra aviões mais modernos como o F-35, F-22, SU-57, J-20, J-35 e etc.
USA são muito espertos, mandaram uma aeronave ultrapassada para o exerxicio para não expor nenhuma capacidade de seus meios mais modernos, e fazer a coleta de dados das capacidades taticas adversarias….muito espertos