Por Valter Andrade*
Reportagem e Fotos

O Exercício CRUZEX 2024 iniciou com um grande número de profissionais de mídia especializada, tradicionais e spotters que vieram de todas partes do Brasil e do mundo, deixando claro como esta manobra gerida pela Força Aérea Brasileira ganha destaque e importância cenário internacional.

No início da manhã aconteceu uma concorrida coletiva de imprensa com os vários oficias das forças aéreas participantes, quando foi apresentado de forma sucinta o exercício de CRUZEX 2024, em seguida foi aberto para perguntas e questionamentos aos oficiais comandantes presentes à mesa.

Sem dúvida alguma o mais questionado foi o diretor do exercício CRUZEX 2024, o Brigadeiro Rezende, que atendeu gentilmente a todos questionamentos.

Quando perguntado sobre o cenário de guerra cibernética o brigadeiro explicou que visa atuar na infraestrutura crítica dos inimigos, integrando os três domínios: aéreo, espacial e cibernético.

O brigadeiro destacou a presença do caça F-39E Gripen explicando que ainda está em desenvolvimento, mas já acumulando muitas horas operacionais na FAB, um exercício como o CRUZEX é uma oportunidade ideal para seu aprimoramento. Também fez questão de destacar que o F-39E Gripen estará atuando tanto na “Blue Force” quanto na “Red Force”, visando executar diferentes tipos de missões com seus parceiros, enfrentando diversas ameaças. Neste cenário ele e os demais caças estão atuando apenas em combates com misseis.

Questionado pelo Poder Aéreo quais são os misseis de combate aéreo disponíveis para o F-39E Gripen, o brigadeiro Rezende afirmou que neste exercício estará empregando o míssil BVR Meteor e o IRIS-T, não ocorrendo combates do tipo “dogfight”.

“Às vezes seremos Azul ou Vermelho, onde iremos nos adequando ao exercício” complementou o Brigadeiro que enfatizou a importância do caça da Saab, destacando que ele traz enormes ganhos para a Força Aérea Brasileira.


*Valter Andrade é jornalista, fotografo, escritor e pesquisador de história militar freelance, com diversos trabalhos publicados no Brasil e exterior.

Subscribe
Notify of
guest

74 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments