Poder Aéreo no Media Day do Exercício CRUZEX 2024
Por Valter Andrade*
Reportagem e Fotos
O Exercício CRUZEX 2024 iniciou com um grande número de profissionais de mídia especializada, tradicionais e spotters que vieram de todas partes do Brasil e do mundo, deixando claro como esta manobra gerida pela Força Aérea Brasileira ganha destaque e importância cenário internacional.
No início da manhã aconteceu uma concorrida coletiva de imprensa com os vários oficias das forças aéreas participantes, quando foi apresentado de forma sucinta o exercício de CRUZEX 2024, em seguida foi aberto para perguntas e questionamentos aos oficiais comandantes presentes à mesa.
Sem dúvida alguma o mais questionado foi o diretor do exercício CRUZEX 2024, o Brigadeiro Rezende, que atendeu gentilmente a todos questionamentos.
Quando perguntado sobre o cenário de guerra cibernética o brigadeiro explicou que visa atuar na infraestrutura crítica dos inimigos, integrando os três domínios: aéreo, espacial e cibernético.
O brigadeiro destacou a presença do caça F-39E Gripen explicando que ainda está em desenvolvimento, mas já acumulando muitas horas operacionais na FAB, um exercício como o CRUZEX é uma oportunidade ideal para seu aprimoramento. Também fez questão de destacar que o F-39E Gripen estará atuando tanto na “Blue Force” quanto na “Red Force”, visando executar diferentes tipos de missões com seus parceiros, enfrentando diversas ameaças. Neste cenário ele e os demais caças estão atuando apenas em combates com misseis.
Questionado pelo Poder Aéreo quais são os misseis de combate aéreo disponíveis para o F-39E Gripen, o brigadeiro Rezende afirmou que neste exercício estará empregando o míssil BVR Meteor e o IRIS-T, não ocorrendo combates do tipo “dogfight”.
“Às vezes seremos Azul ou Vermelho, onde iremos nos adequando ao exercício” complementou o Brigadeiro que enfatizou a importância do caça da Saab, destacando que ele traz enormes ganhos para a Força Aérea Brasileira.
*Valter Andrade é jornalista, fotografo, escritor e pesquisador de história militar freelance, com diversos trabalhos publicados no Brasil e exterior.
Maravilha!!
Estamos presentes com Poder Aéreo
Obrigado Valter Andrade !!
Aposto que a foto praticamente em cima do IRST do Gripen foi pra provocar o pessoal da discussão interminável que teve aqui sobre essa peça vir ou não com o Gripen.
É o Galante na foto ali com o microfone?
kkkkkkk
É parecido, né? 🙂
Ele mesmo kkk
Essa foto de dentro da tubeira do motor do Gripen, logo abaixo da foto da identificação 4107, me lembrou de uma grande curiosidade que tinha de ver como era um pos-combustor e finalmente em um Portões Abertos da Base Aérea de Salvador consegui tirar uma foto como essa num Mirage III c/ minha querida Olympus Trip 35, rs.
Interessante que a USAF trouxe cinco F-15, mas nenhum biposto. Geralmente se oferece voos para os demais participantes nos bipostos durante esses exercícios.
Os meteor são imponentes, alinhados ao IRST e o sistema de guerra eletrônica do gripen, podemos ter a certeza que se um dia a Venezuela se ‘imbestar’ para cima, a vitoria do Brasil é rapida e garantida ! A la Chasse jaguares !
Uma Dúvida, Com o Baixo nível de RCS do Gripen nos podemos adentrar no espaço aéreo venezuelano facilmente ?
Facilmente, não. Tem a questão do abastecimento, então ou usaria tanques ventrais (o que detonaria o RCS) ou faria reabastecimento com os KC (o que tornaria a operação mais complexa). Nos dois casos são riscos a serem gerenciados.
Mas eles têm uns mísseis de defesa aérea , entrar não seria tão fácil assim…
Não sabemos as condições da defesa antiaérea deles,muitos já foram canibalizados e sem radar,as defesas deles ficam inoperantes.
Acho que temos condição de coletarmos inteligência eletrônica com os E-99 e talvez outros meios.
Sim e os Gripen tem camuflagem eletrônico e a Venezuela pelas suas condições financeiras e a situação dos seus caças,eles certamente não tem radares disponíveis nem para detectar monomotor.
Eles tem radares, sim.
Eu acho uma lacuna nas capacidades brasileiras é justamente a ausência de mísseis anti-radiação.
A primeira coisa a ser feita é cegar o inimigo, destruindo-lhes os radares. Sem esses mísseis acaba obrigando os pilotos a fazerem missões “Wild Weasel” como no Vietnã.
Fernando, só uma correção: Os Wild Weasels no Vietnã já contavam com mísseis antirradiação como os AGM-45 Shrike e, posteriormente, os AGM-78 Standard. No início, apenas os líderes usavam esses mísseis enquanto os alas utilizavam bombas, muitas vezes cluster para tentarem atingir radares e lançadores.
Tem muita entrevista boa com o pessoal dos Weasels no canal ’10 percent true’
Ah sim, eu sei. Muitos F-105 foram abatidos nessas missões e eles usavam o Shrike. Mas ainda tinha muita gente com bombas convencionais fazendo isso também.
O que mostra que, como nem o Shrike temos, estamos atrás até da Guerra do Vietnã em tecnologia e esse tipo de armamento hoje é imprescindível.
uma coisa a gente já ganhou.
belas fotos !
A pintura acaba muito rapido, belas fotos !!
vcs do PA são os melhores !!!
principalmente pela bela foto do IRST .kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
agora ninguem reclama mais neh ?!
Sempre tem uns reclamões.
Agora são as superfícies de comando que a SAAB mudou mas não veio para os Gripen BR.
Grande oportunidade de ver essas maquinas fantásticas de perto!
Se é para ter segundo caça então eu quero o F-15.
Pronto, falei.
Uns 25 F-15EX Seria Pedir muito ? Rsrs
Acho que estão a disposição caso a FAB queira,os F-16,dos EUA só restaram os do Sierra army depoty,os que eles usam não estão a disposição para vendas.
Vc está confundindo as coisas.
O Sierra Army Depot na Califórnia, como o nome já diz, é para material do U.S.Army.
Creio que vc quis dizer Davis-Monthan Air Force Base no Arizona.
Beleza,só tinha ouvido falar desse local de equipamentos armazenados dos EUA, sinceramente não sei se os F-16 do Davis-Monthan Air Force Base estão em condições de serem operados pela FAB.
Aliás, o Sierra Army Depot é conhecido por ser o maior…..existem vários outros menores espalhados pelos EUA.
Entendi,acho que os M113 e os obuseiros M-109 do EB vieram do Sierra Army Depot,se o EB quiser por exemplo o abrams no lugar dos M60,o Sierra Army Depot oferece unidades em boas condições e os F16 de Davis-Monthan estão em boas condições caso a FAB opte por eles no lugar do AMX?
De onde veio o equipamento para o EB, não sei dizer.
Como falei antes, existem vários depósitos espalhados pelo país.
Quanto aos F-16 para a FAB, nada ainda foi decidido; é muito prematuro então falar de onde virão.
Com relação as condições dos F-16 armazenados em Davis-Monthan, tb não sei dizer em que condiçóes se encontram….provavelmente em diferentes condições.
E caso a FAB compre alguns F-16, não quer dizer que os mesmos tenham que ser dos EUA.
Podem ser os da Holanda ou do Egito que tem fileiras e pretendem substituir,vamos aguardar qual vai ser o desenrolar da proposta francesa do Rafale e do helicóptero H-145M,esse eu acho uma ótima aquisição principalmente pela produção nacional pela Helibras em Itajubá.
Torcendo para o Gripen, sai pra lá F16!
Concordo 😊👍
São aquisições diferentes,o programa Gripen vai seguir normalmentezF-16 ou Rafale vem para ser caças secundários
Se viessem 12 eu já estaria feliz que nem pinto no lixo. rsrsrs
Pode sonhar, mas não vai acontecer kkkkk
Seria. Mas ouvi dizer que tem muitos F-15 E nos estoques americanos. De repente dá para fazer um acordo com os americanos para conseguir eles com um preço mais camarada e se preocupar só com a manutenção e operação deles que deve ser caríssimo para os padrões da FAB.
Mesmo antigos, os F-15 E teriam capacidades que estariam anos-luz na frente de qualquer coisa que tenha na América Latina.
Para os israelenses isto custa apenas MU$5,2…pra nos seria necessario uma série de outros itens, tais como treinamento de pilotos/equipe de terra/definir e treinar novas táticas/estratégias, dispositivos para manutenções, armamentos específicos, aeronaves/sondas de reabastecimento específicos, etc etc. Não sairia, diria, menos do que MU$ 10…..
Caça muito bonito e imponente!
Parecem mais a disposição do que os F-16, provavelmente só restam os do deserto.
sigo o relator, pense num bichão bonito!
O Brasil é um país continental líder por natureza, mas seus governantes ainda ñ entenderam, que este gigante, precisa de investimentos a altura da sua grandesa. A verdade é que estamos sucateados e muitos viajando, achando que estamos realmente onde deveríamos estár.
Acho esses F-15 mais viáveis para a FAB do que os F-16,caso queiram caças usados no lugar do AMX,os F-15 parecem estar mais a disposição do que os F-16.
E também bem mais caros de se operar e manter.
Nada que tenha uma hora de vôo acima de 10 mil dólares é viável para a FAB. Ponham isso, definitivamente, na cabeça.
F-16 não é mais caro para operação do que o F-15? Não sabia dessa,então deve ser porque é o caça mais vendido no mundo.
Não, não é mais caro.
Exceto se for no GTE, lá vai ter orçamento até para 777 ou A380
Para o GTE as verbas são infinitas, nunca falta dinheiro e orçamento, nunca é contingenciado, afinal, os iluminados que não querem dar de cara com o povão num aeroporto tem seus motivos de sobra e gostam de mordomias pagas pelos outros.
Os misseis Meteor e IRIS-T no Gripen são reais, digo de combate? Ou são mockups ou de manejo?
Manejo. Por que usariam mísseis reais em um treinamento?
Uma dúvida para quem puder ajudar: alguns caças fazem o uso de paraquedas no pouso. Como é feito o “recolhimento” deles após o pouso? O caça libera ele na pista ou “arrasta” o mesmo até uma área segura?
Libera o lado da pista e a manutenção vai até lá, de viatura, e recolhe.
Boa! Obrigado e aproveitando o Coronel tb é dono do Rinaldo Carnes em Indaiatuba? 🙂
Não sou. É só um homônimo.
Quem criticou o “acabamento” do Su-57 enviado para a China (me parece que se trata do 4º protótipo da série) agora vê essas fotos do Gripen de perto…parafusos e rebites evidentes, peças com ângulos aparentemente mal encaixados…interessante.
Nada como um dia após o outro.
Putz! 🤦
Realmente..a mesma coisa..o mesmo acbamento péssimo dos russos….tudo “ingual”.
É cada uma que aparece aqui….
Como dizia Confúcio, ao invés de argumentar, o ignor4nte debocha.
Curioso.
Você acredita que um caça supersônico March 2 teria realmente peças mal encaixadas e um acabamento de marcenaria de fundo de quintal?
Tem que perguntar isso pros “corneteiros de rebite”, que sempre aparecem comentando nas imagens do Su-57.
Pode ter certeza q ele acredita ……….
Bem próximo do solo esse tanque externo. O avião pousa com ele? Se sim, há restrição para a velocidade vertical de toque?
Sim, pousa com ele.
As dimensões do F 15 impressionam.
O gripen é a grande estrela do evento…hora boa pro Lula anunciar segundo lote.
Interessante essa proteção no bocal do canhão, não havia percebido ela em outras fotos.
Essa foto por baixo estraga toda a magia do F15 kkk
Ele é bem feiozão, gripen ng tem visual mais legal por baixo.
Nossa mãe, o F-15 é demais!!!!!
Cara . . . Eu queria muito que os F-35 americanos participassem de algum exercício com os Gripens da FAB. Gostaria de saber se as aeronaves americanas são tudo isso mesmo ou é só marketing.
Pode sonhar ?
Seria lindo ver os Boeing F-15 E/F substituir os já cansados AMX.
Abraços senhores,
F-15F só em sonho mesmo.