A Colômbia deve adquirir uma frota de caças JAS Gripen, fabricados pela empresa sueca Saab, de acordo com informações divulgadas pelo serviço de rádio público sueco SR, na transmissão de notícias Ekot desta terça-feira. A emissora citou fontes anônimas que apontam para a escolha dos caças suecos pelo governo colombiano. Em resposta ao anúncio, as ações da Saab subiram 3,4% na bolsa de Estocolmo, às 15h06 GMT.

“Estamos cientes das informações divulgadas pela mídia, mas, no momento, não podemos comentar mais a respeito. Anteriormente, tivemos diálogos com a Colômbia sobre a venda do Gripen, porém, atualmente, não há contrato assinado”, afirmou um porta-voz da Saab à Reuters.

Não ficou imediatamente claro quantas aeronaves a Colômbia pretende adquirir. A Saab vem buscando expandir as vendas do Gripen na América Latina, principalmente para Colômbia e Peru, a partir de sua base de produção no Brasil, desenvolvida em parceria com a Embraer.

A Colômbia já planeja há anos substituir sua antiga frota de caças Kfir, de fabricação israelense. Em 2022, o governo colombiano manteve negociações com a Saab e com a concorrente francesa Dassault Aviation, mas as conversas acabaram não avançando, segundo informou o ministro da Defesa do país no início do ano passado.

FONTE: Reuters

Subscribe
Notify of
guest

142 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Camargoer.

Ora.. Que legal. Parabéns para a Colômbia.

JT8D

E parabéns para o Brasil, que tem mais sorte do que juizo

Camargoer.

pois é… Dizem que Deus protege os bêbados e as crianças..

mas acho que Deus torce mais pelo Corinthians que pela Seleção.

GFC_RJ

Se Deus torce para o Corinthians, Deus não é perfeito.
Se Deus não é perfeito, Deus não existe!

Você acabou de matar Deus! Sacrilégio!

Carlos Campos

Tem que levar ele para uma Igreja e rezar o inimigo está tentando se apoderar dele

RSmith

Deus torce pro time da casa…. SANTOS!

Marcos Silva

Muita hora nessa calma….

Carlos

Brasil uma hora dessas vai ser pego com as Calças Arriadas , Vai apanhar feito vaca na Horta , pra largar de ser um Países irresponsável e distraido.

Leandro Costa

Uma hora dessas? Já foi. Todas as vezes em que nos encontramos em um conflito armado.

Angus

Parabéns à Colômbia.
Espero que se confirme (pelo menos 10 + 2 unidades).

Só reforça a total incoerência do Governo brasileiro estar pensando em outra alternativa, que não o Gripen.

Camargoer.

Bem colocado

Só falta a FAB querer comprar os aviões que a Colômbia aposentar

Wilson

Para substituir os A-1 por poucos anos até pode ser.

Marcos Silva

então,vem Kfir pra substituir os A-1!
p.s. -e brincadeira,senão já sabe…

RSmith

XIU… fala baixo! já pensou se alguem de Brasilia te ouve? 😐

Emerson

Não dá 💡

Koprowski

… e aquele tem coerência em alguma coisa ?

cassianolucianolucian@gmail.com

Isso pode ser estratégia da FAB, pois podem pegar outra alternativa e estudar os dois, futuramente estaremos fabricando nossos próprios caças, e usar oq eles tem de melhor e aprimorar outras para produzir o nosso próprio.

Wilson

Admiro seu otimismo, mesmo que não compartilhe dele.

Marcos Silva

“futuramente estaremos fabricando nossos próprios caças…”
Esqueça isso.

Maurício

Em 2010 havia o mesmo ceticismo quanto ao kc390 em substituir o Hércules.

Marcos Silva

Transporte é uma coisa,a Embraer domina aeronaves,digamos,grandes,pro padrão da fabrica. Mas caças não!

Celio Donizete Pereira Ribeiro

Nossa tecnologia não passa do Tucano.

Marcos Silva

Não tem nada assinado nem tampouco confirmado. Melhor esperar.

RSmith

Vai ser 24!

Gabriel

Os americans boys vão pisar nas calças em instantes…

Fabio Araujo

Depois dessa Cruzex onde os Gripens tem tudo para peitar de igual para igual os F-15 os americanos é que vão ficar mais preocupados.

Wilson

Americanos preocupados com Brasil? Nem vou comentar…

Celio Donizete Pereira Ribeiro

Preocupados ou não, já se meteram no contrato do Brasil com a Saab. Eles não querem de jeito nenhum o Brasil dominando a tecnologia

Marcos Silva

“americanos é que vão ficar mais preocupados.”
Preocupados?? Com três dúzias de caças e 100 mísseis???
É brincadeira esse comentário?
Só pode.

Luciano

Eu entendi teu ponto. “Preocupados como nunca estiveram” tanto que mandaram os F15. Porque finalmente o Brasil tem uma aeronave no estado da arte, que pode fabricar, melhorar, e desenvolver outra, no futuro.

Mas eu amplio: todos no continente americano estão, porque enquanto o Canadá não rever seus F35, estamos atrás apenas dos yanks.

Argos

Se “peitar de igual para igual” com o F-15 estamos bem? Gripen projeto atual contra F-15C lançado em 1979… Alguém pode dizer quais melhorias essa versão já recebeu em suas atualizações?

Emerson

Hj os dominantes são as versões atualizadas dos F16 e F22 raptor.

Marcelo Baptista

Porque? Vamos invadir os EUA?

MMerlin

Torço para este resultado mas muito calma nessa hora.
Alguns anos tinham definido o Rafale como vencedor.
Mas, se for confirmado, e ele receberem suas 16 aeronaves antes de alcançarmos o mesmo número, vai ficar mais do que feio para a FAB, MD e o país.

Augusto José de Souza

A Colômbia não está em melhores condições financeiras,mas o Gripen ganhou o FX-2 justamente porque é mais barato do que o Rafale,a Colômbia pode ser a mesma coisa.

Fabio Araujo

Acho que em termos de custo/benefício o Gripen é supeior aos outros caças de geração 4++. Em termos de avionicos não devem nada para ninguém, a principal diferença é que por não ser um caça pesado leva menos armamentos.

Marcos Silva

A qualidade do armamento pesa mais hoje em dia.

Camargoer.

também acho… o Gripen foi projetado para ter manutanção e custos de operação otimizados

George

É o caça feito pra parcela do Sul Global de fora do Oriente Médio então 😅

Marcos Silva

Eu não duvido nada.

Luiz Ferreira

Em 2050 eles receberam.

Leandro Costa

Pegou seu DeLorean e verificou as entregas pessoalmente?

MMerlin

Pois é.
Aproveitando a deixa, diz aí quando o receberemos o último F-39 e o Álvaro Alberto será incorporado. Este último é uma incógnita e o maior mistério nacional ainda não revelado.

Last edited 4 horas atrás by MMerlin
GRAXAIN

Está nos ventos do destino que o SubNuc AA só depois que os oceanos secarem… já o último F-39, muito antes do planejado. Para quem conhece a FAB, está telegrafado que vai seguir o caminho dos KC-390s. Tudo dando muito certo, o Gripen No.24 será entregue até 2030? já os doze últimos… mistério…

Emerson

Em 10 de contrato assinado, recebemos 8 Und sendo uma protótico. Kkk

Iran

Pra ser justo a Colômbia enfrente um déficit muito maior que o Brasileiro, os cortes lá serão de 20 trilhões de pesos no próximo ano fiscal, sendo que o rombo é de 50.

Last edited 3 horas atrás by Iran
Augusto José de Souza

Tanto que cortaram o Rafale quando estava praticamente acertado,não dá para saber qual caça da para a atual situação financeira da Colômbia,se terão que ir ao mercado de prateleiras dos EUA.

Camargoer.

Iran.. saindo do tema da matéria, deficit público não é e nunca foi problema. Esta discussão sobre deficit ou superavit tem a ver com a apropriação do orçamento público por seguimentos da sociedade. Superávit interessa ao setor financeiro que detém a maior parte dos títulos das dividas públicas, isso no Brasil ou no mundo capitalista. Suponha um gasto em infraestrutura que demanda a contratação de uma dívida (portanto, déficit porque o gasto é maior que a receita tributária). Contudo, este gasto adicional em infraestrutura reflete no aumento da receita tributária futura e no ganho de produtividade. Por outro lado, gastos… Read more »

Santamariense

Que amontoado de bobagem!!

Essa pérola aqui, então:

“Outra confusão que ainda resiste é supor que é a emissão de moeda que causa inflação. È o contrário. Quando há inflação é preciso ampliar a quantidade de moeda circulante para repor a desvalorização inflacionária.”

Se emissão de moeda não gera inflação, então é só a Casa da Moeda imprimir algumas centenas de bilhões de reais e o GF poderá pagar tudo que deve e o déficit público será zerado.

Last edited 2 horas atrás by Santamariense
Iran

Não sou nem de longe expert em economia, mas o que causa inflação não seria falta de demanda da moeda? Os EUA imprimem dólar a rodo sem lastro nenhum desde o fim de Breton Woods e não deu problema, e não deu problema porque o dólar tem demanda infinita praticamente.

Iran

Boa tarde, Camargoer. Tendo em vista que eles estão com déficit e haverá cortes, não há grandes chances do MinDef sofrer com os cortes e não ter orçamento para comprar ou operar o gripen?

Last edited 56 minutos atrás by Iran
Marcelo Baptista

Acho que a diferença é que eles estão comprando de prateleira.
Devem ser mais baratos, inclusive dependendo do recheio.

GFC_RJ

Rapaz… 

Depois de matar Deus, tu acabou de matar Keynes, com toda uma teoria própria de si mesmo sobre Demanda Efetiva! 

Sacrilégio 2, A Revanche! 

Santamariense

Kkkkkkkkk….ótima!!!

George

Alguma coisa errada não está certa na sua mensagem.

Paulo Leite

Se a Colômbia pagar em dia recebe os aviões em dia também.

Pampa08

Melhor, verifica para nós o número da Mega-Sena de final de ano

Luís Henrique

já?

Fabio Araujo

O nosso demorou poi estava srndo desenvolvido, agora a coisa é mais rápida. Vamos profuzir slgins desses caças colombianos aqui no Brasil?

Santamariense

Receberam???? Cara, é “receberão”!!!

Leandro Costa

Agora é torcer para que se confirme.

TeoB

se a produção for aqui melhor ainda…
pensando em AL a escolha do Gripem com uma cadeia logística solida na região faz muito sentido, cabe a Embraer e Saab de fato fazer essa cadeia de suporte ao caça funcionar aqui com o custo dentro da realidade Latino Americana.

Camargoer.

Existe uma fábrica de peças estruturais no Brasil que complementa a fabricação dos aviẽos na Suécia, assim como o WADS é fabricado aqui.

Então mesmo que os aviões sejam montados na Suécia, também é bom para o Brasil

Nilo

O Brasil é parte da cadeia produtiva da Saab, a montagem dos Gripens E, deverão dar continuidade da Saab, até por uma questão de econômica e se tiver incluso na possível venda da versão F, este deverá ser montado no Brasil.
A parceria, ST para treinamento, o Gripen e o Abastecedor KC390 está a se consolidar. Falta Peru.

Camargoer.

Creio que é o contrário… o Fox será fabricado na Suécia e havendo slot na Embraer, o Eco poderá ser feito aqui, já que a Saab está comprometida com 60 Eco para a Suécia.

Pode até metade ser feito aqui e a outra na Suécia

vamos ver

Nilo

Se houver aquisição de unidades Fox por parte da Colômbia dificilmente deixará de serem fabricadas aqui, A Saab tem um planejamento rígido quanto a custos.
Essa notícia Mestre, dá um vislumbre do significado deste projeto para a FAB, a Embraer e todos os parceiros do setor nacional.
Se cada Gripen em termos de custo equivale a três M346, em um conflito vc preferiria 12 M346 ou 4 Gripen E?

Last edited 4 horas atrás by Nilo
Camargoer.

Olá NIlo Lembre que o programa foi revisado. Os Fox estão sendo produzidos na Suécia. Como os gabaritos para o biplace são diferentes e o número deles é relativamente pequeno comparado ao Eco, acredito que os biplaces continuarão sendo fabricados na Suécia Sobre o preço relativo do M346 e o Gripen, provavelmente vocẽ está certo na relação 3 ; 1, ainda que muita gente faz alguma confusão ao comparar o valor “cheio”, que inclui o treinamento e outras coisas, como valor “seco” que é o avião em si e o respectivo apoio logistico Então, uma compra de M346 seria o… Read more »

Nilo

Olá NIlo Lembre que o programa foi revisado.👍

GRAXAIN

Esse F-39 Fox é a o mico-leão-dourado da aviação de caça atual. Até Harriers biplace foram construídos em maior quantidade! Se a FAB receber os 8, ou não houver cortes nos ECO para q os Fox sejam entregues a qualquer custo, a dor de cabeça para manter esse bicho está garantida…

Natthis

4 Gripen E

Nilo

Se os colombianos vierem a adquirir um mínimo de quatro Gripen F, se fossem montados aqui coroaria o trabalho da GDDN, ainda estava com a cabeça no passado, achando que a montagem do F fosse no Brasil, escusas.

Felipe

Será que a Boeing vai pedir investigação também?

Nilo

Pode ter certeza.

J R

Certeza que vai ter pressão, não lembra como foi a compra dos ST pela Colômbia? A pressão que os EUA fizeram por não terem escolhido o candidato deles.

Last edited 3 horas atrás by J R
Leandro Costa

A Boeing ofereceu F/A-18E/F para a Colômbia?

Jagder

Até pode fechar o negócio, mas sem o WAD e outras cositas mas, que são tecnologia israelense.

Marcos Silva

Verdade! Como ficaria isso?

Douglas Rodrigues

Agora estaremos atentos a negociação da Colômbia para a real efetivação da compra.
Embora também não está detalhado se a compra será dos modelos C/D ou dos E/F.
Por hora, segue uma incógnita, embora a esperança seja boa.

Camargoer.

Olá Douglas.

Minha curiosidade é sobre o valor do contrato e poder comparar com o contrato da FAB

Ricardo Carrera

E se pagar no prazo chega primeiro que os nossos

Sergio Gripen

Com certeza.

Bueno

Nem esporaram o fechamento da Cuzex !!”

Bueno

Nem esperaram o fechamento da Cruzex !!”
Vai atrair mais os holofotes para o Gripen

escrevi tudo errado

juggerbr

Mas serão novos E/F ou usados C/D? De qualquer forma são menos F-16 na região.

Nilo

F-16 serão queimados.na Ucrânia.

Camargoer.

Pelo que entendemos, são Gripens E novos (não sei se haverá compra e F neste momento)

Augusto José de Souza

Isso beneficia o Brasil com a Embraer produzindo para eles e dando a FAB o direito de caças adicionais?

Camargoer.

Sim. Existe uma fábrica de partes estruturais do Gripen E e F que são produzidas no Brasil. Então, qualquer venda de Gripen significa exportação de peças da unidade da Saab no Brasil sem falar do WADS.

Nem é preciso pensar na linha de montagem da Embraer… talvez até possa ser usada, dependendo da capacidade de produção das duas linhas e do cronograma acertado com a Colòmbia.. lembrando que já foram vendidos Gripens E para a Tailândia

Os aviões feitos na Embraer ou na Suécia são idênticos.

Augusto José de Souza

Entendi,mas a FAB deveria ter direto de caças adicionais em caso de produção pela Embraer e agilizar a entrega desses primeiros caças para negociar o segundo lote.

Marcelo Baptista

Augusto, acho que não, este seria um contrato com a SAAB.
Qualquer coisa relativa a um segundo lote ou acelerar a entrega dos restantes deste lote, depende apenas de dinheiro em caixa.
São coisas distintas.

Sergio Gripen

Sorte deles! Pena pro Brasil que não tá pagando nem recebendo os caças. Vamos ver agora o que sofrerá o Brasil com essas ofertas de Rafale e f16 usados.

Willber Rodrigues

Por um lado, eu só acredito após o contrato assinado.
Por outro lado, se for verdade ( e eu torço pra que seja ) pegaria MUITO mal pro Brasil ver a Colômbia indo de Gripen, e a gente indo de F-16 usado.

Nilo

Qualquer coisa que não mais Gripens, é vilipidiar, um planejamento de anos, um departamento técnico COPAC seria um carimbo de incompetência a várias gestões anteriores da FAB, um soco no estômago da Embraer e seus parceiros.
Os suecos devem estar atentos, por isso soltaram a notícia antes mesmo do término da Cruzex.
A campanha sórdida ainda não acabou.

Willber Rodrigues

Qualquer coisa que não seja um novo lote de Gripens em breve será um dos maiores crimes de lesa-pátria que esse país já teve ( e olha que somos férteis nisso… )
É o atestado definitivo de que não somos um país sério, e que ToT por aqui só serve pra lavagem de dinheiro.

Augusto José de Souza

Os F16 e Rafale são apenas para substituir os AMX-A1 e a FAB já deixou claro que pretende operar dois modelos de caças como sempre fez,o programa Gripen não é afetado pela escolha da FAB em um caça secundário.

JSilva

Claro que é, veja o valor que saiu cada Gripen com a ToT.
A estrutura montada aqui só se justifica com lotes adicionais.
E qualquer outro caça escolhido, concorre em orçamento com o Gripen, então é óbvio que o programa é afetado.

Last edited 1 hora atrás by JSilva
Willber Rodrigues

“(…) ,o programa Gripen não é afetado pela escolha da FAB em um caça secundário.”

Cara, vocês se recusam a entender que:

Não tem grana pra Gripen E pra qualquer outro vetor ao mesmo tempo.
Ou é um, ou é outro.
É simples assim.

Então, escolher F-16, Rafale, SU-35, nave Klingon, ou o raio da aeronave que for, vai impactar SIM o Gripen no Brasil.

Nilo

“…operar dois modelos de caças como sempre fez..”
Os estudos e.planeuamento da FAB ia no sentido contrário, buscando economia de manutenção ter um caça multifuncional que não necessita de doutrina e ferramentais diferentes. Wilber “….Cara, vocês se recusam a entender….” Rsrsr

Diego

Desencantou finalmente Suécia-Brasil-Tailândia-Colômbia. Que venham outros operadores.
E que a FAB e governo brasileiro criem vergonha na cara e honrem o contrato.
Parabéns a Colômbia, avião bom com bom custo de aquisição/manutenção.

Last edited 4 horas atrás by Diego
Luís Henrique

https://colombiaone.com/2024/11/05/colombia-jas-gripen-new-fighter-jet/

Aqui diz que deve ser 3 ou 4 unidades e a intenção é adquirir uma frota de 10 à 16.

Fabio Araujo

Era questão de tempo do Gripen E/F começar a ganhar mercado. Agora que os primeiros já estão em operação no Brasil e na Suécia os interessados podem ver as qualidades dos caças e com isso fica mais fácil vender o produto por essas qualidades.

Last edited 4 horas atrás by Fabio Araujo
Fabio Araujo

Acho que os colombianos na Cruzex vão aproveitar para conhecer melhor o Gripen.

Matheus R

Não só o Gripen, KC-390 também.

Iran

Ótimo, agora o Brasil pode comprar os Kfir da Colômbia!
(ironia)

Camargoer.

ora… esta piada é minha.. riso.
fui mais rápido

Interprete

Caça é F35 F22 o resto é lixo!

Felipe M.

De rocha?

Nilo

Ouve um comentário, faz tempo, dizia, lixo , quando se fala de indústria bélica, é tudo aquilo que é produzido fora e sobre o qual vc não tem domínio rsrsr

João P.

Será que esses pra Colômbia serão produzidos aqui na Embraer?

Luiz Carlos Costa de Moura

Tenho observado uma grande corrida armamentista, principalmente com a aquisição dos Gripen por vários países. LIddo é receio de guerra iminente que surgiria inesperadamente?

JSilva

Dos países que estão escolhendo o Gripen, não vejo corrida armamentista. A maioria desses países estão substituindo aviões que voam há mais de 3 ou 4 décadas.
Ou substitui, ou não tem mais força de combate. Bom lembrar que os melhores F-16 usados, estão sendo canalizados para a Ucrânia.

Last edited 1 hora atrás by JSilva
Marcelo Baptista

Inesperadamente?
Se está escalando, e está escalando, não é inesperado.

Minha opinião, infelizmente, não é se, mas quando.

Ricardo Neto

Parabéns para Colômbia. Tenho certeza que virá com o MFS-EW completinho, diferente do nosso, por que não temos necessidade de tal sistema EW em sua totalidade. Agora com o cachorro louco do Putin fungando na orelha de Roraima, vamos ver se a FAB vai querer, e claro pagar mais por isso.

Marcos

OFF

Bicho né por nada não, mas o Gripen da FAB já está todo surrado. A tinta está desgastada em diversos locais, o caça está todo sujo de poeira.

Olhem a diferença do nosso Gripen para o F-16 da FACH. Parece que é o nosso Gripen que já tem 20 anos de operação e não o F-16. Isso é uma completa vergonha. Se é pra tirar fotos, ao menos lavem o caça. A tinta descascando nos sensores, um completo fuzué

comment image

comment image

Maurício.

Aeronave com pintura desgastada na força aérea de Israel é o suprassumo, é sinal que Israel voa bastante, sinal que treina bastante, sinal que é uma aeronave de guerra e não uma rainha de hangar!
Já quando o mesmo acontece com o Gripen, que é uma aeronave que ainda está sendo testada, ou seja, tem sim que voar bastante, tem sim que desgastar a pintura, aí é “um completo fuzuê”, vai entender…
No mais, quanto mais Gripen no mercado, melhor pra FAB.

Heinz

Maurício, esse comentário do Marcos é totalmente sem pé nem cabeça.

Leandro Costa

Ah, pela amor…

Douglas Rodrigues

O cara se deu o trabalho de dar zoom e circular todos os possíveis pontos em que o caça está sujo ou com pintura “descascando”?!
Pelamor!

Matheus R

EDITADO
6 – Mantenha-se o máximo possível no tema da matéria, para o assunto não se desviar para temas totalmente desconectados do foco da discussão.

MMerlin

Como estão acabando as opções para criticar o F-39 tecnicamente, apelam agora para a tinta da aeronave. A tinta e a poeira. A poeira…

Leandro Costa

Daqui a pouco vão dizer que os pilotos são feios e vesgos.

Marcos Silva

Pior,poeira lá nas nuvens…Carai!

Marcos Silva

Nooooossaaaaaaaaaa….
Vai cair pedaços do Gripen!
Putzzzz… tanta coisa pra escrever,me vem com isso!
Vai capinar um lote,se não tem o que fazer!

Emmanuel

Grande dia!!!

Underground

Pode muito bem sair venda de Gripen C/D, 10 mais 2.

Rogério Loureiro Dhiério

Me lembra da conversa em negociações avançadas entre Lula e Sarkozy para os Rafales.
Deu que vieram os Gripados.

Eu torço para que seja verídica essa informação.
Seria muito bom ter mais países optando pelo Gripen.

Sendo vizinhos, melhor ainda. Já fica tudo no pacote. Logisticamente falando, todos saem ganhando.

Emmanuel

Você está gripado? Foi isso que quis dizer?

Luciano

É que na América Latina é a escolha óbvia. É muito mais barato e custo/eficiente. E digo mais, além da Colômbia, o Peru pode surpreender. Porque o orçamento que eles declararam, não fecha para 24 unidades do Rafale…pelo menos novo, não.

A pressão e a propaganda contra o Gripen no Peru e na Colômbia é muito forte, acompanho os canais de entusiastas e “especialistas”, desses países. E, contam com a ajuda dos “brasileiros vira-latas” para espalhar mentiras e bobagens.

Vitor Botafogo

Tomara que se concretize! Na Torcida por aqui!

George

Boa notícia pra nossa linha de produção, falta a FAB ampliar o contrato e talvez a Marinha ir pelo mesmo caminho.

Carlos Campos

Parabéns aos Colombianos, bora ver se a Bolívia ou era o Peru que ia comprar o Rafale

Gilson Santos

Em breve terão mais SAAB Gripen do que nós.

Luiz Carlos

Bom para a Colômbia um matador de S30 projetado pela SUÉCIA para isso. Custo benefício e tecnologia.

Geraldo flores

Meu Deus! Os Estados Unidos não irão gostar. Já, já, vão começar a arrumar problemas com a Colômbia, porque não compraram os f 16 deles.

Celio Donizete Pereira Ribeiro

Contrato desde 2014 e até agora só temo 8 caças. Era para passar a tecnologia para a Embraer, mais os já vem montados sa Suécia e mesmo assim, peças como o motor é Americano. E agora,a Suécia como integrante da OTAN, tá focada em outras metas. Ficamos em segundo plano.

Leandro Costa

Você é novo aqui, né? Leia outras matérias sobre o assunto publicadas aqui mesmo.

Camargoer.

Não. A Embraer é responsável pela montagem e integração do avião. Tem peças estruturais que são feitas na Suécia e serão usadas nas linhas da Saab e da Embraer… E tem peças estruturado que são feitas na fábrica de São Bernardo e serão usadas nos aviões feitos na Embraer é na Suécia.

A Embraer também será responsável pelos testes de verificar de cada aeronave feira no Brasil. Tanto a Saab quanto a Embraer tem acesso aí código fonte e o painel Wads é feito no Brasil tato para os aviões feitos no Brasil quanto na Suécia.

BK117

Eu adoraria que essa notícia se confirmasse, não só pelo novo operador da aeronave, como também para saborear a frustração de uns colombianos que vêm realizando uma campanha contra o Gripen. Que maravilha!

Maurício

Agora vem 2. Lote de gripens fabricados na Embraer com lotes dos Hermanos kkkkk

Geraldo Kerscher

E pensar que na década de 60, do século passado, o Brasil peitou a França, na chamada “guerra da lagosta”. Na época a FAB tinha uma frota de 100 aviões a jato modernos para a época e a Marinha do Brasil era respeitada. Para quem não sabe , vale a pena pesquisar sobre a guerra da lagosta, entre Brasil e França. Sucatearam as nossas forças armadas depois que entrou a chamada ” Nova República”. Vergonha Nacional.

Daniel

Tomara que sobre algum dinheirinho desse contrato para o Brasil e que possa manter a linha de montagem daqui funcionando! 🤞

Marcelo Andrade

Vou aguardar a confirmação,