Eve, OHI e Revo colaboram para desenvolver ecossistema de mobilidade aérea urbana
Empresas concluem simulação de gerenciamento de tráfego aéreo no Brasil
São Paulo, Brasil – 4 de Novembro de 2024 – A Eve Air Mobility (Eve), a Revo, uma plataforma brasileira focada em Mobilidade Aérea Avançada (AAM), e sua empresa controladora, Omni Helicopters International Group (OHI), concluíram recentemente uma simulação de tráfego aéreo urbano em São Paulo. A iniciativa faz parte de uma parceria estratégica para impulsionar o desenvolvimento do ecossistema de AAM na metrópole.
A simulação ocorreu no centro de controle de operações da Revo em São Paulo, utilizando os helicópteros da Revo e o Vector da Eve, software destinado ao Gerenciamento de Tráfego Aéreo Urbano. Durante a semana de 21 de outubro, o Vector simulou o gerenciamento e monitoramento de operações de veículos elétricos de decolagem e pouso vertical (eVTOL) em ambiente urbano. Foram considerados diferentes cenários, como atrasos na partida e no destino, restrições de espaço aéreo e clima, além de desvios de rota para locais alternativos de pouso. O objetivo principal da iniciativa foi validar novos serviços de gerenciamento de tráfego, essenciais para garantir a segurança e confiabilidade das operações de eVTOLs, tanto no início das operações quanto em casos de uso intensivo em larga escala.
Além disso, a Eve e a Revo têm trabalhado em conjunto para incentivar a colaboração entre os principais envolvidos no ecosistema de AAM, visando desenvolver práticas exemplares para operações de eVTOL, protocolos de gerenciamento aéreo e manuseio em solo. A cidade de São Paulo, conhecida por ter o maior número de operações de helicóptero do mundo, surge como um campo fértil para a revolução dos eVTOLs no transporte de uma das cidades mais populosas e congestionadas do planeta.
“Essa simulação reforça nosso compromisso em trazer os voos de eVTOL para áreas metropolitanas, oferecendo às comunidades uma alternativa de transporte segura, sustentável e eficiente”, afirma Johann Bordais, CEO da Eve. “Estamos satisfeitos em contar com a Revo nessa iniciativa para estimular o mercado de mobilidade aérea urbana na maior cidade da América Latina.”
“Nos vemos como um provedor de soluções de mobilidade aérea, com inovação em nosso DNA. Como líderes na América Latina em transporte offshore, pretendemos ser pioneiros na adoção de novas tecnologias e modelos de helicópteros”, diz Jeremy Akel, CEO da OHI. “Recentemente, contribuímos para a história da aviação no Brasil com o primeiro e mais longo voo civil não tripulado para uma plataforma offshore, coexistindo no espaço aéreo com outras aeronaves. Isso demonstra que temos a experiência e a visão para ajudar a moldar o futuro da mobilidade aérea.”
“Os eVTOLs são o futuro da mobilidade aérea. Eles tornarão os voos mais sustentáveis e facilmente disponíveis. Para tornar isso realidade, devemos desenvolver o ecossistema e a infraestrutura necessária”, comenta João Welsh, CEO da Revo. “Demos o primeiro passo há pouco mais de um ano, iniciando um processo acelerado de aprendizado com helicópteros para liderar essa transição. A colaboração precoce entre líderes do setor, reguladores, urbanistas, desenvolvedores de infraestrutura e comunidades locais ajudará a garantir que os principais desafios sejam abordados de maneira holística, e continuaremos a desenvolver o ecossistema nos próximos meses. Estamos comprometidos em criar um futuro onde os voos urbanos serão seguros, mais democráticos e neutros em carbono.”
A simulação e o desenvolvimento do ecossistema de AAM em São Paulo complementam a carta de inteção de compra da Revo para até 50 eVTOLs da Eve. Além disso, a Revo terá acesso ao Eve TechCare, um portfólio completo de serviços para eVTOLs, e ao software Vector.
Sobre a Eve Air Mobility
A Eve se dedica a acelerar o ecossistema de Mobilidade Aérea Urbana (UAM). Beneficiando-se de uma mentalidade de startup, apoiada por mais de 50 anos de experiência aeroespacial da Embraer S.A. e com um foco singular, a Eve está adotando uma abordagem holística para o progresso do ecossistema de UAM, com um projeto avançado de eVTOL, uma rede global abrangente de serviços e suporte e uma solução exclusiva de gerenciamento de tráfego aéreo. Desde 10 de maio de 2022, a Eve está listada na Bolsa de Valores de Nova York, onde suas ações ordinárias e bônus públicos são negociados sob os códigos “EVEX” e “EVEXW”. Para obter mais informações, visite www.eveairmobility.com.
Sobre a Omni Helicopters International
Omni Helicopters International Group (OHI), fundada em Portugal nos anos 90, é líder no setor de soluções de mobilidade aérea e entregas na América Latina. Como o maior provedor desses serviços na região, a OHI atende a diversos grupos de clientes em múltiplos segmentos, oferecendo soluções eficientes e integradas.
Por meio de suas subsidiárias Omni Táxi Aéreo no Brasil, Omni Helicopters Guyana Inc., e Omni Helicopters International Mozambique, a OHI oferece capacidade e expertise incomparáveis para atender clientes offshore nos mercados de energia offshore que mais crescem no mundo. O extenso portfólio da empresa inclui Troca de Tripulação, Serviços Médicos de Emergência (EMS), Combate a Incêndios, Operações de Busca e Salvamento, além de serviços especializados de Carga e Utilidade em locais remotos e desafiadores.
Em linha com seu compromisso com inovação e sustentabilidade, a OHI lançou duas iniciativas revolucionárias: a OHI Unmanned, uma divisão especializada em serviços com veículos aéreos não tripulados (UAV), e a Revo, uma provedora premium de soluções de mobilidade aérea avançada (AAM). Para mais informações, acesse: www.omnihelicoptersinternational.com.
Sobre a Revo
Lançada em São Paulo, Brasil, em agosto de 2023, a Revo traz uma maneira inovadora de comercializar voos de helicóptero. Com o auxílio de inteligência artificial, criamos rotas e horários de voo de maior interesse para nossos passageiros e os disponibilizamos para compra em nosso site e aplicativo. A Revo faz parte do grupo OHI, uma holding portuguesa com mais de 20 anos de experiência em operações de helicópteros. Para mais informações, acesse: www.flyrevo.com.
DIVULGAÇÃO: Eve Air Mobility
A Embraer está apostando alto nesse eVTOL. Confesso que estou muito animado, mas também receoso.
Diferente de outras propostas, a Embraer não está apenas criando um veículo; está estabelecendo as bases de toda uma legislação para essa categoria. As diversas parcerias com órgãos governamentais para criar legislações, certificar e oficializar o projeto são iniciativas que nenhuma outra empresa do ramo está fazendo. Além disso, quando tudo estiver em conformidade, graças ao empenho da Embraer, todas as empresas do setor vão se beneficiar.
E a Azul assinou pedido para 220 eVTOL de uma empresa alemã. Sabe o que é mais curioso? Vão dar mais de 1 bilhão de dólares em grana para uma empresa de fora, ai quando esses ……. precisam de socorro, é o contribuinte brasileiro que vai pagar o pato.
“Ain, mas o eVTOL deles é melhor”
É mesmo? 36 motores elétricos, logística toda lá fora, custos de manutenção bem maiores
Acredito que esteja falando do eVTOL da empresa Lilium, o Lilium Jet, essa empresa teve o pedido de falência aprovado, o governo alemão não teve interesse de socorrer a mesma. Não sei como ficam as questões de pedidos e intenções de pedido, mas acredito que essa falência deve beneficiar a EVE.
Existem inúmeras empresas desenvolvendo evtol pelo mundo. Talvez na casa das dezenas.
Muitas vão ficar pelo caminho.
Mas já há empresas com protótipos em voo e mesmo já entregues a usuários para testes https://theaviationist.com/2024/08/20/us-air-force-takes-delivery-of-midnight-electric-vtol-air-taxi/
Bom a EVE acelerar o andamento dos trabalhos.
Na verdade a Embraer vai vender não só a aeronave, mas também o sistema de controle de tráfego aéreo no ecossistema que essas aeronaves vão operar.
Sim, fez o serviço completo, todo o ciclo do modelo de negócio, e não como os concorrentes que parecem mais projetos de formatura pra passar no curso, só 3d e maquete e protótipo demonstrando que falta muito e desanimando o investidor (azul, por ex).