Caça F-39E Gripen faz sua estreia em exercício militar multinacional
Aeronave da Saab é destaque na CRUZEX 2024, o maior exercício de treinamento multinacional operacional da América Latina, organizado pela Força Aérea Brasileira (FAB)
Mais de dois mil militares do Brasil e de outras quinze nações da América Latina, África, Europa e Estados Unidos estão reunidos em um dos maiores exercícios aéreos operacionais do Hemisfério Sul, a Cruzex 2024.
Realizado de 3 a 15 de novembro na Base Aérea de Natal, no Rio Grande do Norte, o exercício conta com mais de 100 aeronaves de combate. A principal novidade desta edição é a estreia do F-39E Gripen em cenários de alta complexidade.
“É uma verdadeira honra ver a estreia do Gripen E na CRUZEX. Aguardamos ansiosamente por este momento, que marca a primeira participação do Gripen E em um exercício militar multinacional. É significativo que este evento inaugural seja realizado pela Força Aérea Brasileira, nosso estimado cliente e parceiro”, disse Micael Johansson, Presidente e CEO da Saab.
O caça mais avançado em serviço na América Latina executará um amplo leque de tarefas nas chamadas missões aéreas compostas (Composite Air Operations, COMAO), onde um grande número de aeronaves com objetivos distintos atua simultaneamente contra um inimigo para saturar suas defesas, ampliando a eficiência da missão.
“Na Cruzex, estamos atuando tanto como força inimiga quanto amiga, sendo esta última a que mais desempenharemos. Nesse contexto, realizaremos operações ofensivas (Offensive Counterair, OCA), nas quais o F-39E Gripen protegerá as forças amigas enquanto conduzem ações dentro do território inimigo, e operações aéreas, além das operações de contraposição aérea defensiva (Deffensive Counterair, DCA) que visa fazer a defesa de ataques inimigos”, explicou o Tenente-Coronel Aviador Ramon Lincoln Santos Fórneas, comandante do 1º Grupo de Defesa Aérea (1º GDA), unidade pioneira a operar o Gripen na FAB.
Em operação desde dezembro de 2022, o F-39E Gripen incorpora tecnologias de ponta, algumas inéditas na FAB, como o Radar de Varredura Eletrônica Ativa (Active Electronically Scanned Array, AESA) e o sensor passivo de busca de alvos por infravermelho (Infra-Red Search and Track, IRST). Esses sensores, junto à manobrabilidade, ao desempenho e a sistemas de comunicação, navegação e guerra eletrônica, posicionam o F-39E Gripen como um vetor estratégico para a manutenção da soberania do espaço aéreo brasileiro.
Sobre a Saab
A Saab é uma empresa líder em defesa e segurança com uma missão de longo prazo: ajudar os países a manterem suas pessoas e sociedades em segurança. Com o apoio de seus 22.000 funcionários, a Saab vai além dos limites da tecnologia para criar um mundo mais seguro e sustentável. A Saab desenvolve, produz e mantém sistemas avançados, sejam eles aéreos, de armamentos, comando e controle, sensores e subaquáticos. A Saab está sediada na Suécia e possui operações importantes em todo o mundo. Os produtos e serviços da empresa fazem parte da capacidade de defesa de muitas nações.
A Saab mantém uma parceria de longo prazo com o Brasil e fornece diversas soluções avançadas para o país, tanto civis quanto militares. Com o Programa Gripen Brasileiro, a empresa estabeleceu uma ampla transferência de tecnologia que está beneficiando a indústria de defesa nacional.
DIULGAÇÃO: Saab / AND, ALL
Vamos vê se liberam alguma coisa pra “nois” como pilotos experientes que “Samos” descer a lenha!!! Rsrsrsr
Já avisar que estou sendo sarcástico..tem ” nego” aqui que não sabe interpretar texto!!! Rsts
Olha que até assim vai rolar discussão dos “ixpessialistas” hein…rs
Alguns curiosos pra saber os resultados. Eu curioso pra ler as bobagens sobre esses resultados.
Prometo tentar contribuir um pouco para sua diversão.
Fique à vontade.
Muito lega, porém estou curioso para saber como foi o enfrentamento do F-39 contra o F-15.
acho que ainda nao deve ter ocorrido
sendo hoje o 1º Dia
Esse exercício vai nos trazer algumas respostas sobre os questionamentos frequentes das capacidades do Gripen
Vamos ver se alguém comenta como foi o desempenho por aqui nos comentários
Acredito que o Gripen vai ter um placar equilibrado contra o F-15 em combates além do alcance visual, mas vai ser superior nos combates de curto alcance. E quanto ao F-16, ganhará em ambos quesitos.
Tem que se levar em conta que o caça é recém implantado, mesmo mundialmente. Será que os pilotos já estão preparados para tirar tudo que ele oferece? Até outro dia, eles ainda estavam aprendendo a voá-lo.
Todas as informações são importantes e, a depender do resultado, podem influenciar na decisão de se buscar um segundo vetor ou apostar tudo no projeto F-39.
A CRUZEX tem o “shot validation” que mostra o resultado simulado dos combates. Faz parte dos debriefings das missões. Há uma equipe dedicada a isso. Vai fornecer muitos dados para o relatório final do exercício. O 1° GDA vai ter muito trabalho.
Vi também que veio uma equipe de mecânicos e engenheiros da Suécia especialmente para o exercício. Imagino que cruzando os dados do GDA com os dados de desempenho da SAAB, deve-se ter um relatório final bem adequado.
Cruzex virou vitrine.
Vi um KC390 com POD Eletro-óptico!
TOP! a FAB esta usando o melhor que tem em mãos !
Oque ele POD faz amigo ?
captação de imagens termais, designação laser para auxílio nos salvamentos, dentre outras tecnologias embarcadas que facilitam a busca.
Permite a captação de imagens termais, designação laser, entre outras capacidades.
Veja em In an Embraer video, the KC-390 can be seen with an EO/IR pod – Aeroflap
É o mesmo Pod Litening usado pelos A-1 e F-39 da FAB.
Esta fixado na fuselagem ou em uma das asas?
Só curiosidade mesmo.
te passar ai , na fuselagem
segue image da reportagem.. 0,37 do video
https://www.youtube.com/watch?v=XvLFUXX8mRM&ab_channel=TVPontaNegra
Eu vi no minuto 0:36!
Bonito o bicho é, torcendo bastante pra replica dele vir pro Museu Aeroespacial no RJ pra eu poder ver pessoalmente.
7 Gripen E com misseis Meteor e Iris-T, orgulho da nossa força aérea!
Pena que o governo não prioriza o recebimento dos novos caças, falta vontade política pois solução econômica se encontra quando se quer.
Se tivéssemos governos e governantes sérios nesse país!
Invés de ficarem discutindo e reclamando dos americanos quererem investigar a compra dos Gripen, deveriam agilizar o anúncio de mais um lote de Gripen, assim como a rápida entrega dos que já foram encomendados (cronograma atrasado) e dizer que priorizam a defesa e interesse brasileiros, mas ficam nessa onda de aceitar fofocas e dizer que Itália oferece M346 e França o Rafale…
E a Argentina o Pampa, a Coréia do Sul o Boramae, a Inglaterra o Typhoon e a Alemanha o Me-262.
😀
Uma dúvida: esses pilotos da Guarda Nacional dos EUA são do mesmo nível dos da ativa?
Sim…..recebem o mesmo treinamento e equipamento além de participarem das mesmas missões….tanto de combate ao redor do globo como treinamento com outros países.
Esse papo de “pilotos de fim de semana” é coisa do passado…a mesma coisa com a USAFR.
Sabemos que a ANG é composta por pilotos da reserva da USAF. Obviamente os pilotos mais capazes da USAF estarão alocados nos cenários mais complexos e/ou nas principais bases (Kadena, Lakenheath, Gunsan etc)
Não é verdade…..
Qual é o critério para separar os “mais capazes” dos “menos capazes”? Todos não concluíram o mesmo curso de piloto de caça?
Exatamente….além disso, todos os pilotos da ANG e da USAFR já foram pilotos na USAF.
Hoje em dia com o programa de “Esquadrões Associados”, existe até esquadrão da ANG e da USAFR onde o “Associado” é da USAF.
Prova maior que isso que essa mesma unidade que está participando da Cruzex hoje, irá receber F-15EX’s novos em folha no ano que vem.
Isso…..mesmo equipamento na USAF, ANG e USAFR.
Desde KC-46, C-17, F-35, F-22, A-10 até o novo F-15EX.
Acho que os F-22 são exclusivos da USAF, mas não tenho certeza.
São.
Até maior, pois são pilotos da reserva da USAF, muito experientes. O comandante da 159th Fighter Wing, que está em Natal, por exemplo, tem 3.500hs em aviões de caça.
É muita experiência, mesmo para um Coronel.
O interessante da ANG é que não são só ex pilotos da ativa da USAF que atuam. Têm casos de ex pilotos da Marinha e dos Fuzileiros na ANG. Ex pilotos de F-18.
Interessante que o 4102 da foto está com tanque de combustível alijável ventral instalado. Deve ser “testado” e ensaiado na CRUZEX por um período relativamente longo. Confere?
Já foi ensaiado e certificado pela EMBRAER/SAAB.
Como eu disse anteriormente:
O Gripen é a “rainha do baile” dessa Cruzex, todo mundo estará de olho neles.
A USAF deve estar bastante interessada em coletar o máximo de dados sobre o novo Gripen. Capacidade dos mísseis, agilidade, assinaturas, capacidade do radar etc.
Iriam adquirir essas mesmas informações através de exercícios com os Suecos à partir do ano que vem.
Só o ano que vem, até lá somos a cereja do bolo rsrsrsrs
Aos entendidos: Se o F39 tiver uma excelente performance no exercício a FAB/Governo poderiam voltar a dar preferência na aquisição e esquecer essa ideia de outro caça?
Creio que toda aquela história sobre comprar outro tipo de caça, todos com desempenho inferior ao Gripen, nada tem a ver com a sua capacidade.
Alguns acham que isto está relacionado com a baixa do AMX.. outros com os atrasos com a entrega do Gripen.. e qualquer outro motivo, mas nada a ver com o desempenho do Gripen
Quero muito concordar com o amigo… mas a falta de informações nos leva a pensar também nessa possibilidade (a falta de informações da FAB já é o historicamente esperado, mas mesmo a SAAB anda estranhamente quieta sobre seu produto).
Poder aereo se derrete todinho
O Gripen sem dúvida vai ser o caça mais observado nessa Cruzex, é o cartão de visita para os futuros clientes!
Muito bom, é disto que os pilotos de caça mais precisam; horas de voo em treinamentos ao longo do ano + horas de voo em exercícios pequenos ou grandes como o Cruzex .
Se faltarem hora$ de voo ao longo ano, agora é um bom momento pra compensar.