FOTOS: Chegada das aeronaves para o exercício multinacional CRUZEX 2024
A Força Aérea Brasileira divulgou imagens das aeronaves que já chegaram para o exercício multinacional CRUZEX 2024.
Reconhecido como o exercício militar mais expressivo da América Latina, a 8ª edição do CRUZEX 2024 reunirá 16 países, mais de 3 mil militares e cerca de 100 aeronaves, entre brasileiras e estrangeiras.
Para as atividades aéreas, participam esquadrões de voo do Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Estados Unidos, Paraguai, Peru e Portugal.
Já para a execução das tarefas espaciais e cibernéticas, atuarão Chile, Colômbia, Estados Unidos, Paraguai e Peru.
Além desses, a África do Sul, Alemanha, Canadá, Equador, França, Itália, Suécia e Uruguai enviarão militares observadores, enriquecendo o intercâmbio de experiências e fortalecendo a cooperação internacional.
Devíamos pensar em um exercício dos BRICs.
Senhor lá vem a ladainha
EDITADO
COMENTARISTA BLOQUEADO.
Concordo totalmente. Bem observado
O ilustre colega esta ciente que China e India competem reginalmente? Se armam para se defender de uma possivel agressão do outro? Sabia que o mesmo ocorre com irã e Arabia saudita?
Qual o interesse de ambos em compartilhar informaçoes sobre suas capacidade de defesa?
pois é…..
Não.
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkcera melhor nem comentar!!
Nem pense nisso, não dá ideia!
Nem pense nisso!
junto com do mercosul
BRICS é uma organização focada em finanças, comercio e desenvolvimento entre seus membros. Organizar exercícios militares conjuntos não faz parte de suas atribuições…
pois é isto mesmo…não é um bloco politico, apesar da visao midiatica e esforços do Putin….os membros apenas querem quebrar o laço economico global do dolar e europeu….não existe ate o momento qualquer passo dois….pois não há passo dois coincidentes entre os membros…é uma simples e previsivel multipolarização economica….o lado politicos disto somente vai até onde o dinheiro está…
Aprender a passar vergonha? Ou ensinar alguma coisa aos incompetentes?
Concordo. Não faz sentido, tanto alinhamento econômico e político, sem uma faceta militar, na forma de exercício, mas o problema é que se participarmos, contrariará nosso patrão e os deslikes nos nossos comentários, já são mais uma manifestação dessa (silenciosa) subserviência.
Linda a foto do 707!!
C-17 da USAFR pertecente ao 758th Airlift Squadron da 911th Airlift Wing de Pittsburgh/PA.
Estranho até agora não termos visto nenhum reabastecedor dos EUA na Cruzex.
Pela informação tetia KC-135 e se não me engano KC-46, os 135 é certeza!
Tinha escutado um boato de KC-46….seria mais uma novidade na Cruzex!!
Tanker chega amanhã amigo.
Obrigado 😊👍.
Sabe dizer o modelo?
Olá Franz. Será um KC-46 segundo informes.
Muito obrigado!!
gostaria de saber pq os 707 da FAB sucatearam tão depressa (se comparado aos EUA e outros países) ? Lá até hj tem KC-135 voando, sendo q os de lá foram cosntruídos na mesma época que os sucatões da Varig que foram pra FAB em 86
É tudo uma questão de custo x benefício.
Para a FAB não valeria a pena investir o dinheiro.
O KC-135 foi construído para isso, sempre foi isso, então ele deve ter menos ciclos que os da FAB que eram ex-Varig e foram convertidos. Apesar da semelhança, o KC-135 é um avião diferente do 707. Tanto que a FAB chamava os dela de KC-137.
Exato…e a USAF investiu muito nos KC-135 ao longo dos anos.
Os KC-10 chegaram depois e já foram retirados de serviço…os KC-135 continuam mostrando serviço.
O que um A4 está fazendo lá?
O que o tucano, pampa, AMX e f-5 estão fazendo em um exercício com Gripen e F-15?
Bom, vou melhorar minha pergunta, uma vez que não fui claro, reconheço.
CRUZEX não é realizada, no brasil, exclusivamente pela FAB?
Já que você citou AMX e F5, sei que ambos podem disparar mísseis ar-ar, o que não é o caso destes A4.
Os A-4 podem disparar mísseis ar-ar sim. A MB já os enviou para participarem da Cruzex antes.
Obrigado pela informação.
É mais fácil o Skyhawk da MB disparar um aim-9h do que o AMX disparar um piranha.
Os A-4 (AF-1 na MB) já participaram da Cruzex anterior. E podem lançar mísseis ar-ar desde antes de serem modernizados.
Obrigado pela informação.
Tem um espetado na margem da Lagoa de Araruama que deixaram dois Sidewinder debaixo das asas dele. Não vão dizer que a Marinha mentiu.
Observem o Número 86 na deriva do F-15. Ano q este aeronave entrou em serviço.
Não….esse foi o ano fiscal em que o avião foi encomendado.
A entrega e a entrada em serviço geralmente é alguns anos depois, na maioria das vezes algo entre 2 e 5 anos….mas isso pode variar muito.
E a idade não quer dizer nada e se ele vem sendo modernizado é mais capaz que muidos caças mais novos que eles, os F-5 do Brasil e do Chile e os B-52 americanos estão aí para provar apesar de velhos são superiores a muitos aviões mais recentes sem atualizações.
Fiquei impressionado com raio de curva do pampa: curtíssimo.O tamanho deve contribuir para tal característica.Deve ser o forte dele. Também muito ágil.
Aviões de todos os tipos e todas as idades! A troca de conhecimentos e doutrinas é insuperável!
Todos F-16 utilizam esse “paraquedas” como freio aerodinâmico? A logística por trás disso não parece ser muito boa. Toda vez que pousa tem que ir recolher isso?
Sim, se utilizar o páraquedas. Não é o único avião a usar esse método e dar trabalho pro pessoal de pista.
E nesses casos seria necessário usar os paraquedas chegando leve?
Não sei. Não conheço o desempenho de pouso do F-16.
O uso dos paraquedas de frenagem depende do peso da aeronave no pouso, da pista, do vento no momento do pouso, etc.
Os nossos F5 também usam para-quedas quando pousam aqui em Guarulhos
Nem sempre, queria saber quando usam e quando não usam, os motivos e tal.
Os F-5 também usam os paraquedas de frenagem. Os Mirage III também utilizavam.
Pessoal, o que vc acham que teria acontecido se os paises da OTAN tivessem se unido, inventado um possivel exercício militar conjunto dentro do territorio ucraniano, alertariam a Russia sobre o exercício, haja visto que a mesma trata a guerra como sendo uma operação especial, sendo assim decretariam uma zona de exclusão aérea, alertariam sobre o exercício e sobre as consequências de um possível ataque as tropas em exercicio, deixando claro que em caso de um acidente com as tropas em exercicio a resposta seria imediata e fulminante, nunca se esqueçam, mesmo utilizando material de grande tecnologia a infantaria russa… Read more »
O que essa viagem tem a ver com a CRUZEX?
Gostei da analise
Um exercício da Otan dentro de um país em guerra?
Seria o mesmo que entrar oficialmente na guerra, e aí ninguém saberia como isto terminaria, afinal é um cálculo muito arriscado achar que os russos voltariam para casa com o rabo abanando…
Isso é tudo que os europeus e mesmo os americanos não querem, uma escalada que arrisque inadvertidamente um holocasuto nuclear.
Entra ano, sai ano e o F-15 continua bonitão.
Tá doido.
É, continua igual. Estranho, né?
Caça raiz sem mimimi!!!
Esse F-16 do Chile com essa pintura fica bem bonita (tirando a marca da bendeira no leme.
Off Topic mas nem tanto
Alguns sites estão noticiando que a USAF teria oferecido 24 F-18SH para a FAB, será verdade ?
Foi aberto o FX-3 ? Rsrsrs
Rapaz, toda semana uma proposta é?
F16, M346, Tejas, Rafale, SH.
Sentindo falta de alguma proposta chinesa.
Aguardando tbm a sul coreana. KF21 + 4 KDX2 para a MB.
Infelizmente, o que não se tem visto é a proposta sueca.
Mas tenhamos fé. Em breve sai o anúncio do kctão por lá e mais alguns gripens para a FAB.
Fé e sonhos…
Proposta sueca? Ja escolhemos o Gripen E. Ospaises podem oferecer o que quiserem, faz parte em um encontro como o G20. Espero não cairmos nesses cantos das sereias! Nosso avião e o F39!!!! temos e que pagar o acordado e comprar mais, o resto e especulação e ta todo mundo indo na onda!!!
É o que defendo também.
Fiquei sabendo da oferta de F8 crusaders também.
Hehehehe boa! Espero que o MUSAL aceite essa 😛
Alguns sites poderiam noticiar que a USAF não pode oferecer Super Hornets para a FAB porque a USAF não opera e nem pretende operar os Super Hornets.
E quem vende é o fabricante…
Quem assistiu a live do Base Militar com o Poggio, postada aqui dias atrás, entendeu a questão nos seus detalhes e a conclusão é uma só: o contrato do Gripen foi muito bem feito e nos favorece, se formos comprar outro caça (ou mesmo LIFT) hoje, seja novo, usado, com ou sem transferência de tecnologia, a conta será muito mais salgada.
Seria uma total aberração dizer que não temos dinheiro para pagar o que temos que pagar para concluir o programa do Gripen e decidir depois gastar muito mais …dinheiro!…pra trazer outro equipamento.
O F-15 pode Simula um SU-30?
Li em outro canal que um dos F-15 participou da Guerra do Golfo, inclusive abatendo 3 aeronaves.
Belas imagens!
Lo mejor que hacen, entende, porque maduro los va pegar muy forte.