Foto oficial do exercício multinacional CRUZEX 2024
A foto oficial do exercício multinacional CRUZEX 2024, com as aeronaves A-4, KA-1P, F-5, F-16, A-29 Super Tucano, T-27 Tucano, , KC-390, Gripen E, F-15, AMX e IA-63 Pampa.
O CRUZEX 2024 é um dos maiores exercícios aéreos multinacionais realizados na América Latina, organizado pela Força Aérea Brasileira (FAB). O evento, que ocorre entre 3 e 15 de novembro na Base Aérea de Natal, no Rio Grande do Norte, reúne forças aéreas de 16 países, mais de 3.000 militares e cerca de 100 aeronaves, incluindo caças, helicópteros, aviões de transporte e reabastecimento, tanto do Brasil quanto de nações parceiras. Desde 2002, o CRUZEX promove a cooperação e o treinamento conjunto em cenários de conflito, reforçando a interoperabilidade e o intercâmbio de conhecimento entre as forças armadas dos países participantes.
A edição de 2024 é marcada pela introdução de novos elementos no treinamento, com a inclusão dos domínios cibernético e espacial. No âmbito cibernético, são realizados exercícios simulados que integram operações aéreas e cibernéticas, testando a segurança de sistemas críticos que apoiam as atividades aeroespaciais. Já no domínio espacial, as forças envolvidas participam de simulações realistas de eventos relacionados ao espaço, permitindo entender como essas situações podem influenciar a tomada de decisões estratégicas em um contexto de conflito.
Durante o CRUZEX 2024, estão planejadas mais de 1.500 horas de voo em uma ampla variedade de missões, incluindo ataque ao solo, superioridade aérea, escolta, reabastecimento em voo e resgate. Essas missões oferecem um ambiente de treinamento intensivo que simula condições de combate realistas, onde os pilotos e equipes de apoio podem aprimorar suas habilidades em um contexto multinacional.
Para as atividades aéreas, participam esquadrões de voo do Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Estados Unidos, Paraguai, Peru e Portugal.
Já para a execução das tarefas espaciais e cibernéticas, atuarão Chile, Colômbia, Estados Unidos, Paraguai e Peru.
Além desses, a África do Sul, Alemanha, Canadá, Equador, França, Itália, Suécia e Uruguai enviarão militares observadores, enriquecendo o intercâmbio de experiências e fortalecendo a cooperação internacional.
Ainda bem que tamanho não é documento, eu sabia que o F-15 era grande mas a diferença nas entradas de ar me surpreendeu, talvez a tampa preta de um sensação de ser maior do que é!
Verdade. E digo mais, sem pegar carta de super trunfo parece que é menor ainda que o F16.
Por falar em F-16, aquele da foto tem uma dorsal grande… Qual a versão que os chilenos trouxeram?
Na foto, é um biposto F-16D block 50 chileno. Eles trouxeram 2 ou 3 D e 2 ou 3 monopostos F-16A MLU ou C (não tenho certeza, pois a pinturas dos A/B MLU e dos C/D chilenos eram diferentes entre si, mas parece que agora unificaram). O da foto, com certeza, é um modelo D, identificável pela “corcunda”, ausente nos modelo B.
Isso. A pintura foi alterada para a “padrão”. Segundo soube, manter aquele padrão cinza de baixa assinatura radar era caro demais para manter. Agora tanto os MLU como os block 50/52 estão na pintura padrão do Viper.
Sei que é o F16C/D mas teria que perguntar a matricula dele para saber se é dos comprados novos ou se foi os MLU comprados de segunda mão.
Os comprados usados não são C/D, são A/B.
Não vi mais o Glasquis por aqui.
Pois é! O Glaquis na minha opinião é muito bem vindo. Serve como referencia; mas me considero suspeito pois trabalhei um bom tempo lá no Chile!!!
Verdade.. uma pena. Ele fazia um contraponto importante
F-16 C/D! Os F-16 AM/BM não possuem essa dorsal grande.
Essa carenagem dorsal é característica dos bipostos D em diante. Os bipostos B não possuem essa estrutura. E os monopostos, de qualquer versão, também não a utilizam.
Me acostumei com o F16 SUFA de Israel, que achei o F16 C, mirradinho. Mas é só questão de gosto mesmo
Verdade, e o F-15 pode levar mais armas detectar primeiro pois o radar tem um alcance um pouco maior que o Gripen, mas em teoria devido ao alcance do Meteor e do AIM-120 é mais provável do Gripen atirar primeiro e num confronto desse quem atirar primeiro tem maior chance de vencer.
Acho que nesse caso o F-15 leva desvantagem pela falta de um IRST. O Gripen tem boas chances de detectar o F-15 primeiro.
E estava treinando contra alvos consideravelmente menores, os F-5.
Ora… mas e se o IRST do Gripen não estiver instalado?
riso… é a pisada que sempre volta… sempre volta, sempre volta, sempr…
“riso… é a pisada que sempre volta… sempre volta, sempre volta, sempr…”
Instalado está, dá pra ver, mas, será que está 100% funcional? Rsrsrs.
riso…. verdade. Além de serem inferiores aos do Gripen da Suécia.. riso
O IRST não deve ser inferior, mas os sistemas de guerra eletrônica com toda a certeza são.
Foi dito oficialmente que os aviões suecos possuem carenagem maior porque esperam enfrentar caças de 5a geração Su-57 e sistemas antiaereos avançados como o S-400.
Ou seja, o nosso Gripen E não tinha necessidade de vir tão top como os suecos.
Pessoal ainda quer defender. Não tem defesa. Foi uma péssima decisão aceitar isso. Humilhante.
Eu não acho nenhum pouco humilhante… Em havendo necessidade, se faz upgrade dos sistemas de guerra eletrônica.
Será que é plug and play? Instala em 1 semana e 2 dias de treinamento ja está tudo certo?
Eu acho humilhante porque o Brasil é um país gigantesco. Poderia ter escolhido um caça de um país maior e mais importante que a Suécia, como os EUA ou França. Escolheu ser parceiro da Suécia e aceitou ficar com uma versão Downgraded.
Carenagem maior????
Não sei se cabe o termo carenagem, mas na ponta das asas fica parte do sistema de guerra eletrônica, talvez parte do RWR. No Gripen E Brasileiro esta parte é menor, mais estreita, no Gripen E Sueco esta parte é bem mais grossa. Foi respondido oficialmente que a FAB não quis, deram a entender que não foi algo vetado/proibido pela SAAB/Suécia, mas que provavelmente teria um custo maior e a FAB não quis. E ainda indicaram que as ameaças são diferentes, que lá eles esperam enfrentar S-400 e Su-57, então eles precisavam de maior capacidade de guerra eletrônica do que… Read more »
Um fato que poucos comentam é que o sistema centrado em conexão em rede do GRIPEN/SAAB amplia em muito o campo de NEZ (non escape zone) dos METEOR; como voce pode até detectar um SU30 com o IRST ( detecção não ativa) e um outro GRIPEN a mais de 350km do primeiro lançar um METEOR que será no final do seu trajto direcionado pelo primeiro
Na prática as chances do Radar do F-15 detectarem o Gripen antes do Meteor atingi-los são baixas, principalmente se o Gripen estiver com o Radar desligado.
Tem a questão de que o F-15 e o A-4 parecem que tem o trem de pouso mais alto, por isso parecem maiores.
Ou talvez seja só ilusão de ótica, sei lá…
Eu concordo com o que diz, Willber, embora eu não lembre de uma comparação de tamanho entre as aeronaves, mesmo sabendo que o F-15 é sim maior que os outros presentes.
Mas é sempre bom lembrar que o tamanho da asa do A-4 é o tamanho do estabilizador horizontal do F-14. É uma aeronave pequena, porém alta.
Um que engana bem é o Jaguar, que realmente é um bicho grande e alto.
O F-15 é muito maior que o Gripen e o F-16 ! A diferença é realmente grande.
O F15 é mesmo enorme… e o F5 é mesmo pequeno.. riso
Fiquei com a impressão que os hangaretes dos F15 são provisórios… é isso mesmp?
Olá Camargo, também tive essa impressão sobre os hangares. Será que ficaram com medo dos hangares da base cair em cima da águia?
Não são. São os hangaretes dos A-29 do 2°/5°.
De fato… vi agora a foto do google maps da base aérea…. há uma fila de hangaretes menores mais distantes (que lembrava serem usados pelos A29) e estes hangaretes maiores e mais novos.
Valeu.
Na EXOPORDER já mostrava a posição de estacionamento de todas as aeronaves.
Não, não são.
Caças pesados como F-15, SU-35…
Possuem uma serie de vantagens…
Podem carregar muito mais misseis que o Gripen ou F-16 (E mais pesados)… Com a carga maxima de um F-16 ou Gripen, perdem muito menos desempenho que estes.. Os 2 motores geram mais energia para o radar… E ainda são mais velozes.
Faltou o E-99M pra foto ein. Que façam um bom exercício e espero que o Gripen tenha um alto desempenho na CRUZEX.
Saudações a todos!
O ideal é “esconder” o jogo.
O KC-390 português poderia está de frente e à direita do brasileiro, mesmo que lá do fundo. junto com aquele quadrimotor, que eu não reconheci.
Muito bacana a foto.
Interessante notar que todas as aeronave à jato tem diedro neutro ou negativo nas asas. E os turboélices são os únicos com diedro positivo.
Nos hangares F-15 e no fundo me parece que o C-390 e por trás dele um C-130.
Sim, o C390 prestando continência ao veterano C130
Linda imagem.
Podiam ter enviado um F-35 para os pilotos treinarem contra um stealth. E espero que haja simulações de dogfights “raiz” com a velha e boa artilharia de cano.
O F-35 não operaroa em modo stealth, por mais que seja um exercício entre “amigos” não tem pq expor as reais capacidades do caça em um exercicio deste, a USAF já tem todas as informações que precisa!
Dificilmente veremos um F-35 por cá, mas mais cedo ou mais tarde veremos o F-35 contra os Gripens E da Suécia em exercícios da OTAN.
Os F35 estão na foto…só que ninguém consegue ver os stealth…rsrsrsrsrsr
O Grispen ao lado do F-15 parece até um filhote, a diferença é gritante.
Assim, dá para ver que o Gripen é maior que o F5 e do porte do F16, que é mais alto que o Gripen por causa das entradas de ar inferiores.
O A4 também é bastante alto… acho que tem a ver com a sua capacidade de ser lançado por um catapulta em porta-aviẽos.
O AMX é realmente bonito
O A4 `e mais alto para poder acomodar a bomba nuclear MK7 no pilone central, pesquise o acidente “Broken Arrow”!!!
Opa.. obrigado.
Não sabia… mas lembrei daqueles filmes nos quais os israelenses perdem bombas no deserto que ficam enterradas por anos.
Você deve lembrar do programa WINGS no DISCOVERY (eu gravei todos), eles foram bem específicos quanto a altura em relação ao solo ou deck do A4 devido ao requerimento de transporte da MK7 nuclear…
Legal… obrigado
Que insistência infantil nesse “GriSpen”..
Desculpe, não gosto desse avião, considero uma péssima escolha da FAB.
Opinião sua e tem total direito de não gostar. Mas ficar escrevendo ‘Grispen’ é um saco.
Qual sua formação na área ?
Eu tenho algum conhecimento na área e acho que foi a melhor escolha.
Amigo, quase todos aqui não tem conhecimento na área mas postam como se experts fossem. “Caçadores ” tem aos montes…
E escrever o nome errado vai mudar alguma coisa?
O Pampa lá no canto parece um brinquedo kk
Voltou o Grispen;meu Deus!
Aproveita bem AMX, é a tua última Cruzex!
Belíssima foto.
Já deixa esses F-15 para nós.
Foto espetacular!
E que venham mais imagens e matérias deste CRUZEX 2024
Será que é a ultima? A próxima vai ser exercicios do lado do oriente?
Qual o motivo dos EUA nunca ter enviado o F35 ?
Sendo que este e o F22 já prestigiaram eventos no Chile!
Até na Colômbia teve exercios com F35
Eles nunca tinham enviado o F-15, essa é a primeira vez. Me parece que o motivo é não ter um aparelho tão superior. Antes o F-16 era suficiente, com o Gripen, eles subiram para o F-15.
Uma pena a Venezuela ter se afastado tanto. Só faltou um Flanker neste exercício.
Qual F15 e superior a qual F16?
e estes 2 não são superiores ao F35
O F35C perde para o F15 em autonomia, raio de ação e capacidade de carga… No mais em tecnologia, furtividade , conectividade etc é superior.
Em se tratando de caças de 4ª geração, o F-15 tem um radar melhor, leva mais mísseis, tem mais autonomia, que significa persistência em combate. É um caça de superioridade aérea nato. Em relação a estes dois contra o F-35, a furtividade e maior tecnologia do caça de 5ª geração, desequilibra totalmente a balança. Em resumo, ele vê primeiro e atira primeiro, portanto, tem a iniciativa. Mas isso não significa que o F-35 é o mais adequado para todos os cenários. No ataque de Israel ao Irã, por exemplo, a longa distância a ser percorrida, e a carga a ser… Read more »
E que faz o F-16 da IDF ter mais autonomia do que o F-35, os tanques conformais ?
Acredito que os tanques conformais somados aos dois grandes tanques externos que eles levaram.
F-22 e F-35 no Chile apenas para a FIDAE…desconheço exercício na Colômbia com F-35.
Na Colômbia Teve até com B52 e também com F15
O Brasil é não alinhado. Isso não tem a ver com o governo de ocasião ( antes que apareça as viúvas). Portanto os EUA não fazem exercícios com o que eles tem de mais avançado e tbm não vendem coisas avançadas para nós. Por exemplo, os EUA nunca venderiam o F15 para o Brasil. Talvez, lá para 2045 eles aceitariam tal venda, qdo ele for um vetor mto ultrapassado.
Não tenho todos os dados para afirma o que vc esta dizendo , mas recentemente esteve no Brasil um porta Avioes Nuclear , um Submarino Nuclear , e teve exercios com os F-35 , tanto que um esteve na base área da marinha.
E uma coisa não tem nada haver com a outra.
Bom lembrar a todos que o RCS do Gripen é o menor disparado de todas as aeronaves participantes.
Isso é uma vantagem MUITO significativa no combate de longa distância.
Se houvesse dinheiro, seria excelente ter dois tipos de caças avançados. O gripen em um número maior, e um outro caça mais pesado, como F15, Rafael, SU35, J11, o Brasil é um país continental, ficarmos apenas com 36 gripens é quase nada perto do que temos que vigiar e oferecer interceptação com rapidez
Por que precisamos de “caças avançados” considerando os cenários atuais de combates concentrados em ataques ao solo e com ameaças vindas do solo?
As ameaças viriam de porta-aviões no Atlântico e vizinhos locais…”caças avançados” seria a forma mais eficaz de combater?
O combate ar-solo só começa depois da conquista do domínio do ar.
Vou falar algo que não tive oportunidade antes. Eu acho que entre mais gripens e tecnologia para o sub nuclear devemos ir com o sub nuc. O motivo é bem simples, ele elevaria sim o status do Brasil geopoliticamente, e além disso ele seria o primeiro resultado concreto do velho sonho brasileiro de se projetar como uma potência media no mundo. Então se tivermos que comprar o Rafale para que isso aconteça, que seja. Mesmo que para alguns aqui isso seja um sonho, todo projeto de nação começa assim. O Brasil precisa ter algo grande, para dizer que temos um… Read more »
Calma. Muita calma.
Não apareceu na mídia essa vontade francesa de vender aprendizado e tecnologia. O reator nuclear…vamos primeiro aprender com o primeiro. Depois com o segundo.
Antonio Teve 3 filhos. O primeiro fugiu, o segundo virou defensor de pautas, o terceiro é dessa geração Zzzzzz.
Fora o Gripen X F15/F16, curioso para o desempenho do IA-63 Pampa, quantos a argentina enviou?
Num cenário real o F-15 vai brilhar no radar do E-99, centenas de KM antes dos mísseis estarem no alcançe, ai o Gripen só precisa se posicionar para efetuar o disparo sem riscos, e o Meteor faz o serviço. Num combate simulado vários cenários são testados, mas sem dúvidas como defensor a têndência é o Gripen ter ampla vantagem.
Será exercitado? Esses cenários…saberemos?
Será. Mas não é fácil e simples como foi postado.
Num cenário real os F15 também vão ter seu respectivo radar que se eu não me engano é uma frota composta por Boeing E-3 Sentry, não sei se os EUA já iniciaram algum programa de substituição dos Boeing E-3 Sentry. O F15 é o caça atual com o maior poder de carga, ou seja ele também tem seus mísseis equivalentes ao Meteor. É um jogo de gente grande, não é tão simples quanto parece! Mas não tenho dúvidas que temos um excelente vetor, principalmente quando se trata de custo x benefício dentro da nossa demanda. Agora só falta agilizar os… Read more »
O substituto do E-3 Sentry, será o E-7 Wedgetails.
Seria interessante se o Chile trouxesse um dos seus E-3 para a Cruzex.
Muito obrigado
Ainda prefiro a opção da SAAB
Prezado FRANZ: até onde eu saiba o Chile não possui E-3 e não possui um E-7 … pelo menos ainda…
Vc não entendeu direito o que eu escreví….o E-7 será o sucessor dos E-3 na USAF, que foi a dúvida do comentarista Blackriver.
Quanto ao Chile, esse comprou 3 usados da RAF creio que em 2021 ou 2022.
Mas parece que hoje somente dois estão ativos e um virou doador de órgãos para os seus irmãos.
https://mil.in.ua/en/news/chile-receives-boeing-e-3-sentry-aircraft-from-britain/
https://www.twz.com/43960/chile-has-bought-a-trio-of-retired-e-3d-sentry-radar-planes-from-britain-reports
O Chile possui dois E-3D, ex RAF.
Os EUA não enviaram para a CRUZEX nenhum BOEING Sentry. Agora, certamente o apoio de toda a constelção de inúmeros satélrties americanos certamente estarão à disposição dos F-15….
Os E-99 controlarão TODOS os aviões participantes do exercício, independente da nacionalidade. Já expliquei noutra matéria como o exercício se desenrola, com Blue e Red.
Sim. Vale lembrar que esses F-15C tiveram seus radares modernizados para APG-63 V3 AESA e pelo tamanho do nariz do F-15 é muitíssimo provável que o número de módulos transmissores/receptores deva ser superior a 1.500
Ou seja, um radar AESA bem maior que o AESA dos nossos Gripen E.
Então, ainda que o Gripen E tenha vantagem com um RCS menor e com o IRST, os F-15 devem ter alguma vantagem no desempenho do radar.
Realmente é jogo de cachorro grande.
O protótipo Gripen NG (ainda não se sabe ao certo quando estará totalmente operacional) consegue ser menor do que o F16, que já é pequeno…
Comprimento Gripen E: 15.2 metros
Comprimento F-16: 15 metros
Com certeza quem comenta essas coisas nunca viu a aeronave de perto.
E mesmo que fosse menor, o Gripen E é superior em tecnologia embarcada em relação a todas as versões do F-16, com exceção da versão Viper, que é concorrente direta e TALVEZ se iguale.
Sem contar o RCS menor e a capacidade supercruise que o F-16 não possui.
Que tal comparar capacidade de carga, empuxo do motor e área das asas? Faça isso e vc verá a diferença. O comprimento é apenas um parâmetro irrelevante.
Belíssima foto da matéria!!