A Força Aérea Brasileira divulgou foto dos caças F-39 Gripen equipados com mísseis ar-ar Meteor estacionados nos hangaretes da Base Aérea de Natal-RN. É a primeira vez que os F-39 do 1° GDA aparecem equipados com o míssil.

Sete aeronaves Gripen participaram do exercício EXTEX COMAO da FAB na BANT, realizando múltiplas sortidas diárias. Essas aeronaves operacionais estão em Natal para participar do exercício multinacional CRUZEX e estão executando com sucesso missões ar-ar, dentro do cronograma de desenvolvimento acordado com a FAB.

O MBDA Meteor é um míssil ar-ar de longo alcance projetado para combates além do alcance visual (BVR), destacando-se pela precisão e desempenho contra aeronaves inimigas de alta manobrabilidade, drones e mísseis de cruzeiro. Equipado com radar ativo, o Meteor mantém o travamento no alvo mesmo em meio a interferências eletrônicas intensas.

Míssil MBDA Meteor Beyond-Visual Range (BVR)

Utilizando um motor ramjet, o Meteor atinge velocidades supersônicas de cerca de Mach 4 e conserva energia até a fase final do voo, garantindo um alcance superior a 200 km e alta probabilidade de acerto, mesmo contra alvos evasivos.

Além disso, o Meteor conta com um link de dados bidirecional que permite comunicação em tempo real com a aeronave lançadora, possibilitando retargeting e adaptações durante o voo. Com peso de 190 kg e compatível com caças como Eurofighter Typhoon, Dassault Rafale, Gripen e F-35, o Meteor oferece uma combinação de alcance, precisão e flexibilidade tática essencial para garantir superioridade aérea.

Subscribe
Notify of
guest

91 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments