FOTO: Caças F-39 Gripen da FAB com mísseis Meteor em Natal-RN
A Força Aérea Brasileira divulgou foto dos caças F-39 Gripen equipados com mísseis ar-ar Meteor estacionados nos hangaretes da Base Aérea de Natal-RN. É a primeira vez que os F-39 do 1° GDA aparecem equipados com o míssil.
Sete aeronaves Gripen participaram do exercício EXTEX COMAO da FAB na BANT, realizando múltiplas sortidas diárias. Essas aeronaves operacionais estão em Natal para participar do exercício multinacional CRUZEX e estão executando com sucesso missões ar-ar, dentro do cronograma de desenvolvimento acordado com a FAB.
O MBDA Meteor é um míssil ar-ar de longo alcance projetado para combates além do alcance visual (BVR), destacando-se pela precisão e desempenho contra aeronaves inimigas de alta manobrabilidade, drones e mísseis de cruzeiro. Equipado com radar ativo, o Meteor mantém o travamento no alvo mesmo em meio a interferências eletrônicas intensas.
Utilizando um motor ramjet, o Meteor atinge velocidades supersônicas de cerca de Mach 4 e conserva energia até a fase final do voo, garantindo um alcance superior a 200 km e alta probabilidade de acerto, mesmo contra alvos evasivos.
Além disso, o Meteor conta com um link de dados bidirecional que permite comunicação em tempo real com a aeronave lançadora, possibilitando retargeting e adaptações durante o voo. Com peso de 190 kg e compatível com caças como Eurofighter Typhoon, Dassault Rafale, Gripen e F-35, o Meteor oferece uma combinação de alcance, precisão e flexibilidade tática essencial para garantir superioridade aérea.
Eita foto que dá orgulho…a FAB mostrando os dentes.
Uma boca banguela!
Temos de aguardar os implantes. Mas nas conversas de bastidores dizem que será dentadura. E a dentadura é definitiva.
É como se tivesse colocado lentes de resina, tá bonito na foto, mas por trás é um estrago, não temos mais nada, é apenas isso aí da foto e acabou.
Os caças estão sendo entregues,mesmo a conta gotas e deve ter o segundo lote e eu acho uma boa aceitar a oferta dos Rafale também.
Você já fez as contas? Já viu que se seguir nesse cronograma só teremos os 36 depois de 2050?
São 40 e pagando o banco eles vem rápido.
São 36, ou seja, pagando a conta, chegam mais rápido ainda.
Cara, NÃO SÃO 40!!! Já te corrigi várias vezes e tu continua escrevendo algo que não é verdade!! São 36 aeronaves! Ponto!
36 com a possibilidade de mais dois lotes de 36…..mas nesse conta a gota aí que mais parece uma sacanagem pra entregar os míseros 36…..não sei não
36 apenas.
Matheus cara deixa de “exagero” já recebemos 8… falta 28, recebendo 2 por ano em media vai levar só mais 14 anos! Ate 2038 teremos todos os 36 caças… EBA 😐
Isso…só que em 2038 este caça já será considerado um teco teco de MEIA geração….
Ridícula está demora…..venho acompanhando essa entrega a anos e já era pra todos serem entregues em 2024…..
Interferência americana nisso ai
Esse comentário valeu o troféu
Pérola do Ano.
Meia dúzia de dentes.
Quanto orgulho…
Realmente, creio que pela primeira vez…temos tanto um dos melhores aviões e tambem o melhor missil…antes, ou era um ou outro e nunca ambos juntos….
Se formos olhar o conjunto da coisa:
F-5M
Gripen
E-99
Meteor
Link-BR ( esse ainda tá em desenvolvimento, mas será um imenso diferencial quando implementado )
A FAB tem ótimos meios e “dentes”. Seu problema MESMO é a pouca quantidade desses meios, mas sobre a qualidade em sí, está excelente.
Bom dia. Carvalho, creio que nas décadas de 70 e 80 tivemos também uma ótima conjunção (míssil e caça), na forma dos Mirrage e Matra, mas depois, só piorou.
Rapaz….já ouvi falar tão mal do Matra…..nem no começo…nem depois…parece que o Matra não fazia jus aos excelentes aviões que o transportavam…
Pois é, mas foi uma das combinações mais TOP que já tivemos. Imagine as piores…
Segundo a Airbus, em dois anos ela consegue entregar um A330ACJ novinho em folha… Segundo as conversas de hangar nossos militares aprovam a compra uma vez que uma máquina dessas só voa para aeroportos bons, cidades boas e ainda trás um upgrade de carteira e experiência para que assim se aposentarem irem voar na aviação comercial ou executiva onde podem aceitar salários abaixo da média pois já estão com o vento de cauda da aposentadoria garantido! Um planejamento sério de longo prazo que contempla: Infraestrutura composta por: pistas, radares e comunicação Uma rede de vigilância e monitoramento composta por: satélites… Read more »
“Segundo as conversas de hangar…” Ai… Que hangar é esse? “Onde podem aceitar salários abaixo da média…” Numa empresa aérea regular não existe salário diferenciado. É o mesmo para todos, militares ou civis. Quando eu fui pra reserva, em 2010, fui voar na Líder, onde meu salário era igual ao dos outros comandantes de Premier. Em 2011 ingressei na Azul, e meu salário era igual ao dos demais comandantes de ATR. Em 2023 fui voar um Eclipse pruma construtora, e não pedi salário abaixo da média.
Prezado, não acredite nisso.
Essa é mais uma AFA de internet…
Falta a dentição estar completa! Comprar o segundo lote….
Será um exercício com um legue abrangente de testes, próximo exercícios da Cruzex espero que tenhamos a nova versão do Rafael quem sabe o F-35.
Esquece F-35,nem os EUA querem vender para gente e nem a FAB e muito menos a MB querem,Rafale pode ser que venha junto com mais Gripen.
O F-35 foi oferecido ao Brasil.
O Brasil só não tem dinheiro nem pra comprar nem pra operar
Esquece f35….nada de americano….negócio com eles só tem treta….e impedimentos
Nada de caças americanos. Temos tratados com eles que restringe nossas possibilidades caso compremos material deles…. Cheio de regrinhas tipo ” não pode fazer isso, não pode fazer aquilo, não pode vender pra x nem y….sai fora
Estava lembrando da MB punindo seu oficial que divulgou uma imagem de um F35 do EUA em S.Pedro da Aldeia…
Reparei que a imagem foi divulgada pela FAB
Essa foi f…da, isso parece mais questão pessoal que de segurança/ inteligência, o F35 nem é um projeto ultra secreto,têm tanta foto.
Nada me tira da cabeça que o cara que tirou a foto tinha “pisado no calo” de alguém da MB, e ele, ou eles, se aproveitaram disso….
Ou vai me dizer que esse tipo de coisa não acontece nas FA’s?
Não acontece
Tem gente aqui nesse Blog que jura de pés juntos que não acontece essas coisas nas FAAs, e se alguém falar que discorda é chamado leigo e de achismo
Na verdade, nem foi o militar que tirou a foto que foi punido. Foi um que compartilhou a imagem.
Sim, porque a foto divulgada no whatss em grupo de amigos, foi extraida da que foi encaminhada para a inteligencia…e como inteligencia..ok?…percebe a diferença? Se ele tivesse postado a foto de um site que replicou, de outra origem, estaria de boa…mas ele replicou de uma fonte (outro assesor de inteligencia que o havia comunicado) interna oficial…ai…é não tem como não levar cascudo… vou traduzir de forma facil….fosse em 1990, seria como abrir uma pasta suspensa de papelada daqueles arquivos de ferro, abrir os papeis e a pasta na mesa, tirar uma copia da foto, independente dela ser boba e mandar… Read more »
Pois é…
Imagina todo mundo tirando foto dentro das OMs…..e colocando em rede social.
Punição de caráter educativo.
Foto do avião pode nao ser sensível..
Mas onde ele está, e por quê motivo…..sim.
crreto…não era sobre aviao…era sobre o rito que no minimo tinha de ser obedecido a quem é chefe de depto de inteligencia….podia ser um Neiva Regente….não era sobre avião…
Aonde? Não vi.
https://www.naval.com.br/blog/2024/09/26/divulgacao-de-imagem-de-caca-f-35-gera-punicao-de-oficial-na-marinha-do-brasil/
https://www.naval.com.br/blog/2024/09/26/divulgacao-de-imagem-de-caca-f-35-gera-punicao-de-oficial-na-marinha-do-brasil/
País de caranguejos no balde. Foto sem sigilo, divulgada impessoalmente num grupo privado. Fosse comigo o oficial. Tirava a minha vida, mas primeiro de quem me puniu, assessores, de seus familiares e filhos de preferência também e de quem não me ouviu e ajudou e qualquer um que estivesse por perto. Essa é a melhor forma de justiça nessa país.
Taí um dos motivos pelos quais esse país não vai para a frente. Muita gente que acha que pode fazer tudo o que quiser porque acha ‘justo.’
Já tomou seu remédio hoje ?
Mestre Fulcrum, provavelmente não leu a materia e analises ao final…eu detalhei lá…
Digo, afirmo e repito…trabalho numa area de dados, se o Gerente da auditoria interna copiar um slide do material que eu lhe enviar a ele e ele divulgar, mesmo que um slide de piada no meio de 10 outros importantes…ele seria despedido por JC…pois o material era de uso interno….
E o Iris-T nas pontas das asas!
O Gripen com o Meteor vai fazer a mesma coisa que os Mirage 2000 fizeram na primeira Cruzex com os Mica!
Misseis Meteor e Iris-T , nunca estivemos tão bem servidos, são ambos top em suas categorias. Uma pena não estarmos pagando devidamente para receber os aviões mais rápido, devia ter uma solução econômica para isto. Temos que receber no mínimo 4 aviões anualmente nos próximos anos para chegar a 36 unidades em 2031, o ideal seriam 6 para 2029 ter todos entregues.
A exibição ativa de caças F39 E gripen NG da FAB com armamento ar- ar completo, qual seja misseis IRIS T e BVR meteor é um alerta para certos países limítrofes que andam tentando nos intimidar. A entrada em serviço do link BR 2 e revo entre KC 390 e Gripen, além, é claro da integração dos gripen com o os R 99M formam uma defesa aérea formidável, sem competidores à altura, no hemisfério Sul.
Aposto nos 8 Gripen E que temos em relação aos Su-30 da Venezuela, que se tiverem 10 voando ja é muito.
Os SU30 voarão perto de casa e cobertos por S300. É a mesma vantagem dos T72 deles, estão (em massa) perto de casa. Nossas forças por lá são praticamente expedicionárias.
Mas eu confio muito mais nos nossos pilotos.
E-99M
No hemisfério existem outros com capacidade semelhante,mas quanto a América Latina,você está correto.
Essa briguinha entre os presidentes é tudo fachada.
Parece muito até ser uma jogada combinada para gerarem um pequeno incidentezinho, destruírem uns coitados bois de piranha, para a imprensa explorar e aumentar muito a suposta tensão, alguns militares comprarem a ideia e aumentar, assim, o teatro, tudo podendo ser com o objetivo símples de decretarem Estado de Guerra ou outro que aumente os poderes dos presidentes de forma legítima e aí ambos possam ignorar eleições e se manterem no poder.
Não descarto…e atenção geral:
parece uma bela historia… mas por enquanto é uma suposição..
Agora que a entrevista do Cel Fórneas ao Fox3 Kill ficou sem sentido. A não ser que a tal atualização para eles portarem armas foi realizada no último mês. Ou a versão de manejo também simula o míssil durante o exercício, como o trilho do derby faz . Vai saber…
Provavelmente mísseis de manejo.
é…..tá todo mundo comemorando o que ! olha a dificuldade que rússia esta tendo sendo uma potência. agora alguém vai se dar bem na reunião do g-20 não é canhotinhas.
O Gripen E, equipado com Meteor, é sombra de dúvidas o melhor vetor de combate ar-ar da América Latina
Dá pra entender porque o EUA quer melar o negócio da Embraer com a Saab da Suécia. Demos um salto bem grande. O admissível para eles ter essa independência e soberania
Olá Machado… eu creio que os EUA estão pouco preocupados com a venda de Gripens para o Brasil mas com as futuras licitações nos quais o F16 disputará com o Gripen,… parece-me que o objetivo é acessar informações sensíveis que possam privilegiar a Lockheed no futuro.
Concordo plenamente… os EUA têm vários F16 estocados no deserto, muitos em operação em várias forças aéreas pelo mundo… possuem também uma linha ainda em produção e como o F35 está sendo empurrado goela abaixo dos integrantes da OTAN eles (EUA) têm que empurrar os F16 para os outros países (Argentina, Ucrânia, talvez Colômbia etc.) para se “livrar” desse inventário todo (novo ou usado). Bom, e nesse campo o F39 é um concorrente a altura e a ser batido. São negócios… e para ganhar uma concorrência eles podem usar os meios lícitos e ilícitos para ganhá-las.
Natal tem toda uma infraestrutura para um esquadrão de Gripen
A Região Norte do País faz muito mais sentido tem um esquadrão de primeira linha por motivos óbvios. O Nordeste merece uma segunda esquadra da MB.
Segunda? Temos uma primeira?
Qualquer tensão que venha a necessitar o emprego de caças na Região Norte (ou no Sul ou em qualquer lugar) não acontece de ontem pra hoje. Ocorre uma escalada. Dá tempo de mover os caças pra lá.
Enquanto não se tem tantas unidades assim, seria um desperdício de dinheiro montar toda uma estrutura para um esquadrão de Gripen em qualquer lugar dobrando a que já existe em Brasília.
A hora que estiverem os 36 aqui, aí faz mais sentido.
Como o esquadrão Pacau foi reativado com o Gripen,outro lote pode ir para Manaus ou Belém.
“Como o esquadrão Pacau foi reativado com o Gripen…”
Não foi reativado. A intenção é reativá-lo, mas por enquanto não foi.
Exato.
Natal é o ponto mais distante de qualquer fronteira do Brasil.
Em compensação, para a Marinha, é um ponto que precisa ser mais valorizado, pois é a parte do território que mais avança no oceano.
Com muita fé, em breve um esquadrão completo!!!
Breve,breve. Logo ali,em 2050.
Deveria comprar uns j-20 da china já que nós estamos fazendo parte do BRICs
Ter um J-20 traria o pesmo problema da Turquia em tentar possuir o S-400 e F-35 ao mesmo tempo…ninguem aprovaria ter tecnicos de um lado e outro testando um e outro de tão perto….vetariam para manter ambos os segredos de cada um….
um J20 fecharia o mercado de fornecedores ocidentais ao Brasil….até a India se fecharia….pois seus sistemas antiaereos estariam compartilhando espaço e tecnicos chineses em testes aqui….e estamos namorando os sistemas anti aereos deles…
Só falta os raffales oferecidos pela franca
Só faltam os outros 33 Gripens. 🤡
33? A matemática mudou? A FAB já recebeu nove. 36 – 9 é 33??
Esse míssil aí não é aquele projeto que os brasileiros gastaram Bilhoes para desenvolver ( Mectron/Odebrecht) e depois de terminado agora deram de brinde para os Árabes?
Mestre Augusto, não…
Muito Feliz em ver os Gripen em um exercício deste nível, é sua estreia na América Latina , a SAAB deve esta desdobrada dando apoio técnico!
Será a melhor vitrine até então, e uma excelente oportunidade de marcar um gol na concorrência da Colômbia e Peru!
O Gripen com essas armas impõe respeito, não é a toa que os EUA mandaram o F-15 para testar nossa capacidade.
Mais ou menos, mestre Fabio…estes F-15 ai, apesar de todo o nome e respeito que se impõe a tradição de seu nome, são F-15 da Guarda Area Nacional….se não me engano…então não sei se podemos classificar como o Time “A” de excelencia e se estes em específicos estão bem atualizados e modernizados…
Já o F-39, eu tenho fé e realmente acredito que esteja em grande superioridade de pacote, pois alem de estar com o melhor arsenal no momento, ele é novo novissimo em eletronica….
Que tenham um bom treinamento. Todos os nossos Gripens na ativa estão em Natal? Ficou algum em Anápolis?
De 8 na FAB, 7 estão em Natal.
Então o único que não foi é aquele da campanha de testes da Embraer (o 00).
Não…o “00” não conta.
Os da FAB são os 01 até 08…desses, 7 estão em Natal, de acordo com as últimas notícias, e um deve estar em Anápolis….treinamento ou manutenção…
Devem ser se manejo, não faz sentido colocar misseis reais em um exercicio. Existem sensores que simulam o armamento. Devem ser para treinar as equipes de solo.
estou acompanhado Nos sites de rastreio, e não consegui identificar exclusão área/limitação do tráfego aéreo da área em Natal.
Agúem tem a área de operação/ raio da Cruzex ?
Uma das principais (se não a mais importante e significativa) vantagem do sistema GRIPEN é justamente a sua característica de operar integrado em rede com outros vetores (incluindo, espero, E-99, F5 etc), assim como com as bases e outros elementos em terra e mesmo na água (navios, etc). Essa integração logicamente se dá por intermédio de softwares especializados tais como, se espera, com o Link-BR2. Essa integração digital em rede inclui, logicamente, a ligação entre o próprios misseis instalados em um ou mais GRIPENs para que se tenha todo o enlace de controle e comando operativo entre eles e os… Read more »
Só para relembrar de um post recente aqui mesmo no excelente AEREO: Estudo do modelo Lanchester de combate aéreo com o efeito da probabilidade de acerto de armas dependentes do alcance – Poder Aéreo – Aviação, Forças Aéreas, Indústria Aeroespacial e de Defesa