Um caça Su-57 russo chegou ao aeroporto de Zhuhai para o Airshow China 2024, marcando a primeira exibição internacional da aeronave fora da Rússia.

O Su-57, que já foi testado em combate na Síria e no conflito ucraniano contra sistemas de guerra eletrônica ocidentais, deve atrair o interesse de delegados da Ásia, África, América do Sul e Oriente Médio. Apesar de a China ter seu próprio caça stealth, o J-20, o Su-57 pode se destacar no evento pelo seu histórico de uso em combate.

A Rússia estabeleceu uma linha de montagem para produzir 76 unidades do Su-57 para suas Forças Aeroespaciais, com planos de explorar o mercado de exportação. O estreitamento das relações com a China, especialmente após a guerra na Ucrânia, pode abrir portas para colaborações futuras no desenvolvimento de armamentos entre os dois países.

VÍDEO: Chegada do Sukhoi Su-57 ao aeroporto de Zhuhai

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Guilherme Lins

“não é um caça de 5º geração”.
Indianos, que conhecem o avião desde a prancheta.

Maurício.

E os indianos sabem do que estão falando, eles varreram dos céus os Eurofighter dos britânicos com seus Su-30, não deu nem pro começo, foi uma humilhação.

Orphel

Não há evidências concretas e imparciais que comprovem uma vitória definitiva dos SU-30 indianos sobre os Typhoon britânicos. As declarações sobre um placar de 12 a 0 são controversas e devem ser vistas com cautela. O resultado de um confronto aéreo depende de uma série de fatores e é difícil estabelecer um vencedor absoluto.
A menos é claro que prove que estou errado.

Luís Henrique

A menos é claro que caças russos percam para os ocidentais. Ai os resultados são verdadeiros e transparentes.

C G

Mas não é mesmo, a questão é tecnica, (ainda) não é uma aeronave steath em todas as dimensões!

Sergio Machado

OTAN na Ucrânia discorda um pouco. E de uma maneira não muito feliz.

Felipe

Discorda do que? De que ele é um caça stealth só se for!! Su 57 não tem nem um motor de 5 geração, pois usa motores de 4 geração! Deixa o fanatismo de lado a aceite a realidade!!

Last edited 1 dia atrás by Felipe
Marcos Silva

Difícil estes sobrinhos do Tio Ivan aceitarem alguma coisa. A aeronave é perfeita. Veja,os russos nunca divulgaram nenhum tipo se probl…
..ooopsss!

Sergio Machado

Fanatismo ocorre quando você afirma algo sem embasamento, de encontro com evidências e fatos, baseado numa preferência emotiva. O Su 57 é uma evolução clara Su 35, classificado publicamente pelo comandante da Força Aérea Ucraniana como “ uma maravilha da engenharia”. Em suma, a aeronave arranca já do mais alto nível. Possui 3 radares aesa de diferentes bandas, com o principal derivado do Irbis de 20kw do Su 35. Das aeronaves Stealth, é o único que transporta mísseis de cruzeiro internamente e o único realmente experimentado em combate de alta intensidade, recentemente flagrado voando no profundo espaço aéreo contestado da… Read more »

Just looking

Os F-35 tentaram atacar o Irã, deram meia volta quando um radar desconhecido travou neles

C G

Da onde vc tira uma informação dessa?

Macsuel bruno

Se vc soubesse de algo, saberia que não existe avião 100% stealth.
Existe avião que gera dificuldade de engajamento dos radares.
Avião stealth só é stealth contra paises que sequer tem defesa aérea.
Outro ponto é que no teatro de operações é impossível utlizar esses aviões, mesmo que furtivos, as defesas aereas portáteis e comuns vão adorar.
A nao ser que se tenha supremacia aérea.
No mais, stealth é só um nome chique.
Valeuuuuuuuu

Last edited 16 horas atrás by Macsuel bruno
Sergio Machado

Na realidade, quando alguém faz afirmações sob tecnologia militar não consolidada ou experimentada, é 100% chute, achismo ou ignorância, pois se a Inteligência de países pouco sabem, porque um forista saberia?
O que se pode fazer é deduções lógicas sobre fatos, informações vindas da Inteligência adversária e resultados advindos do TO.

Underground

Cara, a Rússia está tentando comprar aeronaves Sukhoi vendidas ao exterior para recompor sua frota.
Alguma coisas vai mal por lá!!!

Marcos Silva

Quinta geração é sim. Furtivo? Nem-à-pau-Juvenal.

Alfredo Araujo

Para um avião ser considerado de 5º geração, uma das maiores, talvez a maior, característica técnica, é o baixíssimo RCS, o tornando furtivo aos radares.
Se o Su-57 não é furtivo, então ele é mais um 4g++

Marcos Silva

É isso. O que se sabe sobre o revestimento dele? Praticamente nada.

BLACKRIVER

Em termos de charme e elegância, é uma loira russa de olhos azuis!

Willber Rodrigues

Se é realmente de 5° geração, eu não sei.
Mas que é o 5° geração mais bonito, isso é.

Heinz

Em quesito beleza, o F-22 ganha disparado, na minha opinião.

Hamom

”A beleza está nos olhos de quem vê”
Este é o poder do amor, até o patinho feio pode se transformar em um cisne branco…

Last edited 1 dia atrás by Hamom
Felipe

Mais bonito é o f22!!

Marcos Silva

Pra um desenho russo,ele no máximo bonitinho. Dado o show de horrores que são as aeronaves russas. Parecem desenhadas por uma criança de 5 anos.

Nilo

Notícia que revela ao estabelecer a produção do SU-57 para 76 os desenvolvedores chegaram a um nível tecnológico satisfatório, como o F-22 dúvido que seja um equipamento de fácil acesso, a exportação virá, como o F-35, com Sukhoi Su-75 Checkmate que está ainda dentro do campo de visão de interesse da Índia.

Just looking

A Rússia usará o SU-57M, que entre outras coisas terá o novo motor. Isso abre a possibilidade de venderem a versão original, padrão pré-produção

Fabio Araujo

Dos caças stealth esse pode ser considerado o mais fraco se comparado aos chineses e americanos.

Machado

O mais fraco é o F-35

Fábio CDC

Teve problema até na portinha do canhão…

C G

Confia!

Felipe

Vc fala dos f35 que adentraram no espaço aéreo do Irã sem serem detectados? Deixa o fanatismo de lado ______________

EDITADO

Last edited 1 dia atrás by Felipe
Jaguar

Até pq o espaço aéreo do irã é bem protegido… Confia. Simplesmente usaram guerra eletrônica. mísseis anti radar. O F15 israelense já faz isto.

Magno

Pelo que fiquei sabendo eles atacaram.np espaço do Iraque, que é manipulado pelo Tio Sam

Eduardo Neves

Entraram????

Just looking

Eles não entraram, deram meia volta quando um radar desconhecido travou neles

Alexandre Costa

Uns tempos atrás eu me referi aos pró-EUA como Mickey Boys. Sem me dirigir diretamente a ninguém. Os moderadores excluíram meu comentário e me deram uma advertência.
Então chamar alguém de russete, inclusive sendo ataque direto, pode. Legal, achava que a trilogia fosse menos parcial.

Marcos Silva

Não é stealth.

Eduardo Neves

E daí???? Será que o seu rcs baixo, mesmo não sendo stealth juntamente com seus sistemas de detecção não compensam isso????

Ser stealth é importante mas não é a única tecnologia, será que o radar do SU 57 não detecta o F-22????

Marcos Silva

Não sei! Diz vc ______________

EDITADO

Leandro Costa

O problema não é esse, Eduardo. Que detecta, todo mundo sabe que detecta. Mas a qual distância? Esse é o X da questão.

Léo Neves

Fraco na capacidade stealth mas no restante dificilmente fica para trás

Manus Ferrum

O Su-57 já transformou mais de um jato ucraniano no céu em bola de fogo.

Last edited 1 dia atrás by Manus Ferrum
Macgaren

Será que é ele mesmo ou outro caça rebitado estilo Irã?

C G

Ele é rebitado mas estilo Russo!

Marcos Silva

Se olhar de longe fica a nítida impressão de ser tosco e rebitado. Olha dl de perto,parece que está olhando de longe.

Léo Neves

Mandaram um dos primeiros protótipos , provavelmente será só para demonstração de vôo pois este protótipo tem um acabamento bem ruim comparado a versão de produção.
Mas realmente o Su-57 é o caça de quinta geração mais testado em combate e “próximo” a ameaças sérias de defesa aérea .

Felipe

Kkkkkkkkkkkkkkkk pegou essa informação a onde? Sputnik? Como que o su 57 é o caça de quinta geração mais testado sendo que o f22 é 20 anos mais velho que ele? E f35 quase 10!

Léo Neves

F-22 já fez quantos vôos sobre território inimigo com defesas AA modernas e já abateu quantos caças inimigos ?

Marcos Silva

A melhor arma é feita para não se usar. No momento que comvocarem o F-22 pro combate,até vcs,orcs brasileiros,irão torcer por ele.

Last edited 1 dia atrás by Marcos Silva
Jaguar

Quero ver responder… Voar sobre território onde no máximo tem manpads (Afeganistão) é easy.

Leandro Costa

Quando houve necessidade?

Léo Neves

Em nenhum momento critiquei o F-22 ao mercado ver ele é o melhor no quesito furtividade de todos os de quinta geração.
Só disse que o que mais se expôs e abateu aeronaves inimigas foi o Su-57 , mas sei que se precisar o F-22 e F-35 provavelmente eles vão dar conta do recado.
Não digo o mesmo dos chineses que tem muito menos experiência que os russos e desenvolveram o J-20 em tão pouco tempo que dá até dúvida das suas reais capacidades.

Eduardo Neves

Qual adversário decente que o F-22 enfrentou ???? Quando vc me responder aí podemos conversar, o F-22 nunca enfrentou uma aeronave alto desempenho de 4,5 geração, vc não tem parâmetro pra falar meu caro, se baseia no que diz a força aérea dos EUA kkkkkk.

Só achismo mesmo.

Marcos Silva

E o se achismo é baseado em que russete? Acredita em tudo que seu Tio Ivan diz?

Just looking

O F-22 foi diversas vezes surpreendido pelo SU-35 na Síria, onde os dois se encontraram com frequência fazendo patrulhas

Bernardo

Mais testado em combate? pô Os Adir voaram sobre Teerã uns 6 meses depois de entrarem em serviço na IAF. Isso foi em 2018. Depois disso na Síria, Iraque, Líbano, Iêmen. E alguns desses lugares até alegam ter defesas aéreas (inclusive russas e chinesas). Se você não considera essas ameaças sérias…. tudo bem, eu concordo com você em partes. Mas você vai ter que falar isso sempre daqui pra frente, não vale voltar atrás e dizer que S-400 (que supostamente a Rússia anunciou ter mandado pro Irã antes do último ataque) e S-300 são bons (aqui nem comento). Em ar-ar… Read more »

Eduardo Neves

Voaram sobre Teerã kkkkkkkk

Léo Neves

F-35 nunca vôo sobre o Teerã amigo , não duvido que consiga mas nunca fez.

MGNVS

Como os F-35 Adir voaram sobre Teerã? Fonte? Poste o link. Quantos reabastecimentos em voo os caças israelenses teriam que fazer? E esse reabastecimento seria sobre qual país? Syria, Iraq? Os F-35 podem ser stealth e difíceis de serem detectados no radar, mas os aviões de reabastecimento não. Quantos caças Israel enviariam como escolta para os aviões reabastecimento? Uma força atacante dessa magnitude seria identificada pela Rússia e eles repassariam isso para o Iran. Então é bem provável que não houve um ataque desses F-35 em espaço aéreo iraniano, talvez tenha sido executado um ataque a longa distancia usando os… Read more »

Ramon

Como assim, ele não é de quinta geração ?
Mês passado um SU-57 teve que abater um drone stealth mais para “dentro” do espaço aéreo ucraniano…
Ou seja, se ele é capaz de voar incólume num TO eivado de S-300, Patriot e IRIS-T e se opera drones integrados, não está provado que é de quinta geração ?

Fábio CDC

Deixa, o pessoal gosta de falar mesmo. É como aquela turma que compra Onix LTZ e se comporta como se fosse muita coisa, e fala mal do vizinho, que comprou uma BMW 320i 2025 zero bala dizendo que não é lá essas coisas e só aponta os defeitos do carro dos outros.

Ramon

Pois é… Os JF-17 Block III virão com radar AESA… Não falta muita coisa pra bater de frente com os nossos F-39. E o pessoal tá achando que é a última bolacha do pacote.

C G

Fonte?

José 001

Arial 12.

C G

Quero saber dele voando incólume realmente dentro Ucrânia, radar AESA não é novidade pra ninguem, nao se faça de bobo!

Léo Neves

Provavelmente não é tão stealth quanto um F-22 ou F-35 mas provavelmente é o suficiente .
Deve confiar mais nos sensores… Só pelo fato de ter 6 AESA cobrindo 360 graus da grande vantagem em combate bvr onde ele pode disparar o míssil e fugir mas ainda fugindo consegue manter o alvo travado mantendo o míssil com informações sobre o alvo até chegar na marca do gol para ativar seu próprio radar evitando que o alvo saiba que tem um míssil próximo até o ponto onde não dá mais tempo de fazer algo a respeito.

Just looking

Furtividade passiva é secundária ao uso de EW, facilitando o trabalho deste

Felipe

O drone era amigo, uma aeronave russa, e não inimigo, mas teve que ser abatido devido problemas q ele apresentou, os russos tinham o controle sobre ele, e o drone foi abatido em donetsk região fronteiriça com a Rússia, longe dos radares de defesa ucraniano!!

Léo Neves

Foi abatido em Donetsk mas sobre o território controlado pela Ucrânia e caiu em território sob controle da Ucrânia então estava voando onde havia radares da Ucrânia.

Marcos Silva

Inclusive os ucranianos recuperaram os restos desse lixo.

José 001

Muitos especialistas dizem que não é 5° Geração.

Será que o motivo é porque não tem vídeos dele abatendo balões com sistemas de inteligência/espionagem ultramodernos?

Ramon

Eles dizem que não é de quinta geração por causa do formato “comum” dos motores. Se o critério for esse, o J-20 também não é stelth (sem falar dos J-31, J-35 e Boaramae) e nem o F-35 é…
comment image

Last edited 1 dia atrás by Ramon
José 001

Tem outro motor sendo testado.

Menor e mais potente que o atual.

Last edited 1 dia atrás by José 001
groosp

É menor?

Just looking

Mais curto, porém mais largo, e com menos partes

Léo Neves

Não só o motor , pois o revestimento do motor é ” fácil” corrigir.
O problema do su-57 é o formato e acabamento.
As entradas de ar do motor colocaram treliça para resolver parte do problema de reflexão.
Enfim o Su-57 não é tão furtivo quanto o F-22 mas é bem mais furtivo que qualquer caça de 4,5 geração e o su-57 é mais focado em seus sensores modernos do que na furtividade.

Leandro Costa

Boramae não é 5ª geração. Nunca foi anunciado como tal. Versões futuras poderão vir à ser. E não se trata apenas dos motores, mas sim de um monte de coisas no projeto, que a bem da verdade, melhorou muito depois dos testes com os protótipos. Materiais, ângulos, projeto de canopy, etc. Até o RCS divulgado deles (que não é o verdadeiro, óbvio) admite que o RCS é bem maior que um F-22/F-35 da vida, mesmo que seja bem inferior ao RCS de uma aeronave de 4ª geração do mesmo tamanho como um F-15 ou família Su-27. Não significa que seja… Read more »

Luís Henrique

Qual seria a Rcs divulgada por eles ?

Leandro Costa

Se me lembro bem, acho que 0,1 a 1m²

Luís Henrique

Eu me lembro de um russo importante que disse que a RCS do Su-57 era de 0,4 m². Isso há muitos anos atrás. Na época muita gente aqui no Brasil comentava que a RCS era semelhante aos eurocanards europeus. Mas o que o pessoal ignorou é que na mesma frase o tal russo disse: a RCS do F-35 é de cerca de 0,3 m² e a do Su-57 é de 0,4 m² Na verdade ele apresentou uma informação colocando a RCS do caça russo como ligeiramente superior, cerca de 30% superior. Mas os foristas da época pegaram apenas o 0,4… Read more »

Felipe

Não é o formato, mas, o tipo de material que é construído, o su 57 usa motores antigos de 4 geração, e são muitos expostos, diferença do f35!

Luís Henrique

Ano que vem, em 2025, o Su-57 serão produzidos no padrão Su-57M com os novos motores.

Leandro Costa

É por isso que são especialistas, e você não é.

José 001

Não sou mesmo.

O conhecimento técnico é seu.

Marcos Silva

Nota-se que vc não é especialista!
Talvez em Supertrunfo. Talvez na cozinha,porquê,vai gostar de abrobrinha assim lá na Rússia!

José 001

Calma __________________

EDITADO

Marcos Silva

Calabreso? Isso deve ser algum termo esquito da sua roda de amizades?
Não tem argumentos mesmo…

C G

É pq ele so tem baixo RCS vindo mas não indo, ele poderia trabalhar tranquilamente como um interceptador em território russo mas se jogar na Ucrania pra fazer superioridade aéreas ele tem boas chances de ser travado nos radares como qualquer 4.5g, é por isso que ele ainda não é um 5g!

Bigliazzi

Parece um guarda roupa com asas

José 001

Tem muitas mães de oficiais da OTAN e Ucrânia que choram por saber que seus filhos podem morrer por causa de um armamento disparado de um “guarda roupa” desse, e sem saber de onde veio o disparo.

Aliás, alguns já devem ter morrido.

Coitadas dessas mães.

Trágico.

Marcos Silva

Quanta baboseira…. Cara,na boa,esse seu comportamento está ficando ridículo.

José 001

Tente manter o respeito por gentileza.

Marcos Silva

Onde está a falta de respeito?

Diogo Araujo

É bonito e tal mas o j20 e j31 são muito mais avançados e não precisa ser expert pra perceber, se pegar a foto dos 3 e mostrar pra um chimpanzé ele vai apontar para os chineses.

Luís Henrique

Um general americano disse que é impossível saber a furtividade de uma aeronave apenas olhando para ela.

Ângulos e formatos podem ser importantes mas os materiais RAM utilizados são desconhecidos.

Eu fico com o general americano.

Outra coisa, ainda que seja inferior ao F-35 em furtividade, pode ser superior em outras coisas.

Rinaldo Nery

Creio que qualquer engenheiro aeronáutico sabe disso. Não precisa ser General americano.

Luís Henrique

Sim, mas aqui no portal tem dezenas de “ispecialistas” que analisam um rebite e concluem que é uma porcaria.

Jorgemateus77

ótimo
agr quer o ver os russos terem coragem de mandarem ele voar nos céus da Ucrânia….

José 001

Tem matéria aqui e com vídeo.

Basta procurar.

C G

Conversa, ações midiaticas isoladas, nem ele, nem armata é até o tal bisonho terminator sumiu!

Bispo de Guerra

Tem uns por aqui que metem o pau no caça russo e aplaudem a possibilidade de aquele “teco-teco” italiano, M346 ser adquirido pelo Brasil… alto niRvel de discernimento.

Vou ver Lioness 2ª temporada 🙃

Esteves

“O Su-57 é equipado com um arsenal variado para combate aéreo e missões de ataque ao solo. 1. Mísseis Ar-Ar R-77M: Míssil guiado por radar ativo, similar ao AIM-120 AMRAAM, destinado a combate além do alcance visual (BVR). R-73: Míssil de curto alcance guiado por infravermelho, usado em combate próximo (dogfight). K-74M2: Versão atualizada do R-73, com maior alcance e precisão para combate a curta distância. R-37M: Míssil de longo alcance (300-400 km), desenvolvido para abater aeronaves estratégicas como aviões de alerta aéreo e bombardeiros. 2. Mísseis Ar-Solo Kh-38M: Míssil guiado por infravermelho, laser ou satélite, projetado para alvos terrestres… Read more »

Just looking

Esse mini Kinzhal eu não tinha visto qualquer coisa sobre. Eu sei que estão desenvolvendo o Gremlin, que é mais ou menos um mini Zircon

BraZil

O mais provado em combate de sua geração e agora, com novos motores. E a experiência em combate contra os melhores sistemas ocidentais, deve acrescentar mais melhorias

DSC

Cara, menos… Três coisas: 1) O novo motor do Su-57 ainda não está pronto e os últimos Su-57s entregues à Força Aérea Russa ainda possuem os AL-41F1; 2) A experiência em combate do Su-57 até ao momento é igual a do Su-35S: os russos tem apenas seus Su-57 para lançamento de misseis de cruzeiro contra alvos ucranianos sem passar para lá das linhas da frente de combate. Esse tipo de missão e tarefa é muito mais simples, fácil de executar e de bem menor risco do que penetrar fundo dentro do espaço aéreo do inimigo e aí permanecer por período… Read more »

Last edited 10 horas atrás by DSC
Léo Neves

Os abates de caças da força aérea da Ucrânia são tudo na base da pedrada ?
Os caças russos detém muito mais abates que as defesas AA, muitos abates usando mísseis de longo alcance creditados aos Su-35 , su-30sm2 e Su-57.
E o su-57 abateu o drone S-70 dentro do espaço aéreo controlado pela Ucrânia em grande atitude comprovando que pelo menos uma vez ele operou em espaço aéreo contestado.

Luís Henrique

Os russos divulgaram em dezembro de 2023 que todos os testes do AL-51 foram concluídos e que o motor já estava pronto para ser entregue à partir de 2024.

Também foi divulgado posteriormente que todos os caças fabricados à partir de 2025 já viriam no padrão Su-57M com os novos motores.

Kkce

Tem um vídeo rolando pela internet mostrando de perto a lataria toda rebitada. Deve brilhar no radar igual um SU-35.

Léo Neves

Este sim , é o terceiro ou quarto protótipo de quase 10 anos atrás , a versão de produção está bem diferente …

DSC

Não. Os atuais Su-57 de produção em série são exatamente iguais aos protótipos de segundo estágio na silhueta, forma e design exteriores. E os protótipos de segundo estágio por sua vez não tem diferenças nenhumas nos detalhes e qualidade de construção em relação aos protótipos de primeiro estágio. As únicas diferenças exteriores entre os protótipos de primeiro estágio e os protótipos de segundo estágio/Su-57 de produção em série são apenas a forma do espigão na traseira e o design de alguns painéis e portas de acesso na superfície do avião. Apenas isso. A qualidade de construção do Su-57 nunca foi,… Read more »

Last edited 10 horas atrás by DSC
Samuel Asafe

Mlk, ninguém quase nunca nem viu o caça de perto, e tu falando como se fosse da CIA. Tu não sabe de absolutamente nada, assim como qualquer outro aqui; sabemos tão somente que esse caça aí, que tu descascou a pau falando que é de 4ª geração, voou em território sob domínio da Ucrânia pra abater um drone e não foi engajado pelas defesas AA, tudo além disso é especulação. Simples.

Léo Neves

Há imagens e vídeos mostrando a comparação de acabamento entre os protótipos e a versão de produção e a diferença é nítida.
A diferença entre os últimos protótipos (510) para o 504 é nítida em muito mais coisas do que você citou .
Assista um vídeo em boa qualidade dos últimos protótipos e o 504 e verá a diferença em acabamento entre outras coisas.

Marcos Silva

Sim,só está com pintura fosca…

Rafael

Não deixa de ser engraçado o fato que deve ter mais Gripen voando no Brasil que Su57 na Rússia